Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

hen-riki

criação de layout

Recommended Posts

Olá galera,como vcs fazem pra desenvolver o layout de um site, não estou falando de um botão ou uma barra, estou falando da concepção de layout como um todo, ou seja, toda a estrutura do site, fico vndo alguns layouts geniais e gostaria de saber como sào criados, o do imasters é um exemplo...valeu riki

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi hen-riki,

cada caso é um caso...mas todos seguem (vamos dizer) um padrão de criação.

 

Vou lhe passar o meu modo de trabalho e criação...como não trabalho em nenhum agência e tal...sou apenas freela (free-lancer) eu faço de tudo um muito. Do atendimento ao cliente até a entrega ou publicação do projeto.

 

O mais importante é seu cliente lhe passar o briefing da empresa, negócio ou produto dele.

// briefing: qual o fato principal do produto dele, os objetivos para o site, qual a concorrencia dele, qual o publico que ele pretende atingir...é importante você pedir a ele tbm a identidade visual (cartões de visita, blocos de notas, timbris...) tudo que ele possui que identifique a empresa...

 

com esse material você já tem uma boa fonte de estudos para iniciar a criação

 

você pode entrar no(s) site(s) do concorrente(s) dele para estudar os links...

 

depois entre em contato com o cliente novamente para estudar com ele quais links são importantes, quais estarão na index (home)...

 

basicamente a identidade visual que o cliente lhe passar será a base para o layout...o mais trabalhoso (porem é o que eu mais gosto) é criar a navegação, que é de estrema importancia para o sucesso do projeto.

 

 

Logo, logo nossos colegas vão postar mais dicas e sugestões...assim você vai ter uma boa noção...

 

Abraços e espero que lhe sirva de ajuda

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

olá hen-rikiNaum querendo parecer mau educado, eu acho que é a criatividade a principal ferramenta, depois qualquer bloco de notas dá pra fazer um ótimo layout, dependendo, é claro, da criatividade e capacidade.Como ferramentas Dream ou Ultradev que é execelente para fazer ótimos layouts Observar as mistura de cores, finalidade de cada item que você vai usar na página, colocar tudo de uma forma clara para que não confunda nem esconda certos detalhes, criar um padrão para as páginas, não encher de coisa desnecessarias como animações que ñ levam pra lugar nenhum, pensar na interação com o usuário, são coisas para partir para um bom layout, é bom pensar bem antes o que você deseja, fazer um esboço em um papel daquilo que você pensar pra naum ficar igual a min quando começei a mexer com isso, mudava de idéia sobre o layout a cada meia hora...é isso aí :P :lol: Se errei sobre aquilo você estava pensando..me desculpe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra layout eu uso o Corel Draw para fazer o boneco, exatamente como deveria estar na web, depois passo para o photshop e depois Dreamweaver.ADIOS!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tem jeito: Pra fazer um LAYOUT de um site TEM que ser com lápis e papel... Primeiro desenha, ou rabisca, as tuas idéias e mentaliza o que tu quer fazer, somente depois tu liga o computador e depois que a idéia estiver na cabeça não interessa qual o programa que vai ser usado, mas geralmente é necessário abrir um "template" (modelo pronto em html) de algum site que será usado como base para o site novo, o template tem apenas o frameset básico com as medidas dos frames que serão usados no site... Uma vez conhecidas as medidas EXATAS do futuro site, vamos ao photoshop, (se tiver imagens animadas vai direto no imageready ou fireworks) onde iremos desenhar a INTERFACE que já deverá ficar com a aparência definitiva (pois já sabemos o que queremos) e cujas imagens serão aproveitadas diretamente no editor de páginas html...

 

É importante frisar que NÃO SE FAZ LAYOUTS na frente do computador, o computador é uma ferramenta que só deve ser usada para EXECUTAR o trabalho, a criação feita no papel obriga a pessoa a se concentrar apenas no desenho ao inves de ficar quebrando a cabeça em como fazer aquele (d)efeito especial na imagem... Ao fazer layouts no computador tu gasta um tempo enorme e fica limitado apenas as soluções que os programas te deixaram usar, tu acaba pensando demais em como fazer uma imagem ao inves de pensar somente na imagem em si... sacou?

 

É um vício muito comum, o cara liga o micro, abre o programa e, olhando pra tela vazia imagina: e agora?

NÃO LIGUEM o computador até que a idéia esteja bem clara, no máximo olhem alguns sites para se "inspirar" mas anotem todas as boas idéias no papel...

 

(afinal, as grandes agências trabalham exatamente assim, eles devem saber o que estão fazendo não é?)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, muito boa a conversa e as opniões esplanadas até aqui. Para fazer meus layouts uso o Corel, imagens (photoshop) e para a programação uso o Namo Web Editor que não é um programa muito conhecido, mas não deixa a desejar, dá para trabalhar muito bem. Para quem tiver curiosidade acesse www.namo.com.br e baixe uma versão de avaliação, sem contar que ele custa um terço do concorrente. Valeu pessoal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ai vai 10 dicas...Os 10 pecados do Webdesigner:Existem certos pecados que ainda são cometidos por muitos sites de pequeno e até mesmo de grande porte. Na grande maioria são pequenos deslizes que quando esquecidos podem representar grandes perdas. Acompanhe nesse artigo uma seleção de apenas 10 dos muitos pecados dos webdesigners.1) Não troque a cor azul dos textos linkados. Pesquisas mostram que os links são menos eficientes quando se troca a cor padrão. O seu visitante simplesmente clicará menos sobre ele. O mesmo ocorre para links sem o sublinhado.2) Não use página de entrada ou boas-vindas. É comum encontrar sites que colocam uma primeira página contendo apenas a logomarca da empresa, uma mensagem de boas vindas e um link com o texto "ENTRAR". Evite isso. Quer saber porque? Veja nas estatísticas do seu site a quantidade de pessoas que simplesmente não clica no link "ENTRAR" e acaba abandonando o site. Você vai se assustar.3) Não utilize textos muito longos com fontes do tamanho 1. Muitos dos visitantes do seu site não vão ler o texto por dois motivos: o primeiro é porque não vão nem perceber que ele esta lá. O segundo é que se torna bastante incômodo ler textos com fontes muito pequenas.4) Não valorize mais o design do que o conteúdo. A maioria das pessoas quando visita um site está em busca de algum tipo de informação. O design de um site deve funcionar como uma ferramenta para facilitar o acesso e a compreensão da informação. Tudo bem que a primeira impressão é a que fica mas a frustração de não encontrar com facilidade o que se procura destrói qualquer boa impressão.5) Não use menu utilizando JAVA Applet. Java normalmente é um recurso que demora para carregar, consome recursos até o ponto de travar algumas máquinas menos potentes. É muito comum encontrar sites que utilizam recursos JAVA, Flash, DHTML na parte mais importante que é o MENU de opções.6) Não esqueça que a maioria das pessoas acessa Internet via Modem. Muitas produtoras de site trabalham com links de alta velocidade e os profissionais acabam esquecendo que a maioria das pessoas ainda acessam a Internet através de modens que não conseguem transferir mais de 3,3kb por segundo.7) Não complique a navegação. Você tem poucos segundos para convencer o seu visitante a continuar visitando o site. Deixe as opções de navegação na cara do visitante. Se o site possui muitas páginas coloque uma busca interna de páginas por palavra-chave. As pessoas além de acessarem via modem também pagam PULSOS telefônicos durante o acesso e não tem muito tempo a perder no labirinto de html's do seu site.8) Não comprometa a qualidade do seu site pela tentação de vender anúncios. Encher o site de banners animados atrapalha a visualização da informação e cansa a vista do Internauta. O resultado é que o visitante vai embora rapidamente, não volta mais para o seu site e as dezenas de banners que você colocou no site não serão clicadas e conseqüentemente seus anunciantes ficarão insatisfeitos9) Não use banners do tipo "ANUNCIE AQUI!". Banners desse tipo causam a impressão de que o site está louco por dinheiro e que ninguém visita aquele site. Um site bem visitado não precisa usar desses artifícios para almejar anunciantes. Os anunciantes vão até você, certos da qualidade do seu site.10) Não faça do seu site um festival de cores. Encontre a harmonia entre a sua marca e as cores utilizadas no site. Cuidado com a escolha das cores dos textos para que não torne a leitura desagradável.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, muito boa a conversa e as opniões esplanadas até aqui. Para fazer meus layouts uso o Corel, imagens (photoshop) e para a programação uso o Namo Web Editor que não é um programa muito conhecido, mas não deixa a desejar, dá para trabalhar muito bem. Para quem tiver curiosidade acesse www.namo.com.br e baixe uma versão de avaliação, sem contar que ele custa um terço do concorrente. Valeu pessoal.

O bom que tem todos gratis na net... ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara,

 

Tendo conhecimento das diferenets opções de ferramentas disponíveis, uma idéia criativa pode ser passada pra tela através de qualquer programa de desenvolvimento.

 

Com uma idéia na cabeça eu consigo reproduzir a mesma imagem em qualquer programa de meu conhecimento.

 

 

MAAAAAAAAAAAAAS, tudo tem suas periculosidades. Existem (experiência própria) em algumas agências, muitos preconceitos com a maneira de se trabalhar. Sejam elas grandes ou pequenas. No geral, você será menos "secado" se fizer TUDO no bom e velho Photoshop. Já vi muita gente relacionar CorelDraw (por ex.) com anti-profissionalismo. Mas na verdade, as funções do programa são as mesmas ou até mais, que seu concorrente Illustrator. Cada um com sua particularidade...

 

Pra mim o que importa é o resultado final, e não a maneira como foi feita.

Mas eu tô ligado que o preconceito existe, então a dica é não fugir do que "eles" querem: Photoshop Aways!

 

 

 

Abraço,

Cleber Zerrenner

ZERRENNER.NET

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Da mesma forma que na area vetorial o Corel eh mais difundido no brasil, na parte de edição de imagens o photoshop eh o primeiro do ranking...Mas quem usa photoshop prefere o illustrator na vetorização pq as ferramentas são similares.. os atalhos e tal..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1 - papel + lapis + cabeça ou meu favoritos pra inspirar.. tem o www.cwd.dk q eh legal!2 - photoshop3 - fireworks mx 2004 ou flash mx 20044 - dreamweaver mx 20045 - uhu!!! :P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1) Não troque a cor azul dos textos linkados. Pesquisas mostram que os links são menos eficientes quando se troca a cor padrão. O seu visitante simplesmente clicará menos sobre ele. O mesmo ocorre para links sem o sublinhado.

Disso eu discordo Chicão.....por exemplo o site da minha banda (consta na assinatura)...se eu deixasse o link padrao ia ficar horrivel... outro exemplo eh o site do nosso amigo Zero Cool...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Disso eu discordo Chicão.....por exemplo o site da minha banda (consta na assinatura)...se eu deixasse o link padrao ia ficar horrivel... outro exemplo eh o site do nosso amigo Zero Cool...

Mas num site de conteudo, um portal, o minimo q se pode fazer eh deixar sublinhado ou sublinhar no onmouseover o link..Link texto tem ideia de sublinhado.. sem duvida alguma

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Disso eu discordo Chicão.....por exemplo o site da minha banda (consta na assinatura)...se eu deixasse o link padrao ia ficar horrivel... outro exemplo eh o site do nosso amigo Zero Cool...

Mas num site de conteudo, um portal, o minimo q se pode fazer eh deixar sublinhado ou sublinhar no onmouseover o link..Link texto tem ideia de sublinhado.. sem duvida alguma
Sim claro....com sublinhado p/ diferenciar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1 - papel + lapis + cabeça ou meu favoritos pra inspirar.. tem o www.cwd.dk q eh legal!2 - photoshop3 - fireworks mx 2004 ou flash mx 20044 - dreamweaver mx 20045 - uhu!!! :P

eu faco a mesma coisa meu brother... mas mais risco papel do ke faco esboco nos softwares. hieruheuheuhe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1 - papel + lapis + cabeça ou meu favoritos pra inspirar.. tem o www.cwd.dk q eh legal!2 - photoshop3 - fireworks mx 2004 ou flash mx 20044 - dreamweaver mx 20045 - uhu!!! :P

eu faco a mesma coisa meu brother... mas mais risco papel do ke faco esboco nos softwares. hieruheuheuhe
eu curto fazer nos softwares.. ainda mais no flash. pra ter mais liberdade.. isso no brainStormming.. daih depois agente ve o q dah. eu acho massa criar componentes sabetipo criar caixinhas e tal.. esticaveis e tal .. pa e taldaih fica mais massa pra desenvolver genericamente pa e tal ninja jiraya!! uhuu.. hehe me empolgueifalowwwz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ainda mais no flash. pra ter mais liberdade.. isso no brainStormming.. num entendi esta frase?

Acho q é a hora da criação q ele se refere....

Tipo, vou criar no flash um layout...

Mas esta parte n é o brainbléimbléimbléim, é a parte de desenvolvimento n é?

 

 

.....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.