Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

GCTS

Prova da UFRJ (Teste de habilidade específica)

Recommended Posts

Olá!

 

Este ano farei vestibular na ufrj para Desenho Industrial - Programação visual. Eu realmente adoro essa área!

 

A prova é exatamente daqui a 1 mês. E como eu só fiz uma vez um curso ( na verdade umas aulas) de desenho, fiquei com algumas dúvidas na prova. É uma prova eliminatória, não conta como nota, ou seja, se eu for bem, continuo, senão perco a vaga.

 

Eu separei as 3 últimas provas aqui:

http://rapidshare.de/files/29454484/ufrj.rar.html

 

Pelo que observei nas provas, elas seguem o mesmo padrão. Uma questão com uma interpretação de texto, outra para desenhar um conjunto de objetos que eles darão na hora da prova e outra de planificação/perspectiva.

 

O problema é, eu sei muito pouco de perspectiva. Assim, eu até consigo fazer um ponto de fuga e traçar as linhas, mas gostaria de uma ajuda nisso. Sem querer abusar da boa vontade de vocês, alguém poderia me mostrar um esboço ou algum guia que me ensine a fazer essas questões de perspectiva e planificação? é nisso que eu tenho mais dúvidas, no restante até que eu consigo me safar.

 

Pegando a prova de 2006 como exemplo, ele destaca várias palavras em dois textos como "beleza de sorriso", "amendoeira" e "a cadeira de balanço" para a seguir a pessoa fazer uma composição de uma cena com elas. Eu posso ser livre pra fazer a cena que desejar? Por exemplo, uma cadeira de balanço pendurada numa amendoeira com uma boca sorrindo em cima dela (só a boca). Ou seria melhor fazer uma cena mais tradicional, como um jardim com uma amendoeira e uma pessoa feliz se balançando na cadeira?

 

Mas a minha dúvida principal é em relação à perspectiva e planificação. Quem puder me ajudar nisso, ficarei eternamente grato!

 

Também tem uma versão da prova de 2006 aqui:

Imagem Postada

Imagem Postada

 

abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

olá!! bom eu tb faço D.I. e essas perspectivas são mais fáceis do que você imagina -.opara vista frontal, superior e lateral é só você pensar em 3D... uma dica é... pega algum objeto na sua casa e tente desenhá-lo de várias vistas diferentes... (de cima, na diagonal, e etc...)como uma caixa por exemplo... a vista frontal é a mais próxima do observador (no caso você)... a superior seria neste caso na abertura da sua caixa... e dai por diante!!treine bastante... desenho é como matemática.... se non fizer exercícios não se consegue nada -.oquanto a desenhar a perspectiva... é o caso dos pontos de fuga mesmo... como você havia dito.... cria um ponto onde o exercício especificar (no caso da prova de 2006 não foi dito nada, ou seja, livre) e vá traçando as retas.... retas visíveis são contínuas e as invisíveis tracejadas -.otreine bastante q da certo -.o boa sorte -.o

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.