Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Ådriano

Procurei mais não achei

Recommended Posts

Ola gente td bl?

Tenho um problema ....em meu pequeno grande programa tenho dois campos um é data atual e o outro hora atual...

pergunto:

Quando eu der novo na minha tabela os dbedits de data e hora ja vem preenchidos ou seja ja cáptura automaticamente e grava ....

facil pra vcs né...dificil pra mim por enquanto...

to estudando....

ai gente me ajudem por favor...

obrigado

 

 

 

Procurou mas não achou o que? coloque uma descrição no titulo do tópico.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom... se você quer preencher o campo com a data e hora atual, basta passar now para o campo... tipo:tbl.Insert;tblCAMPODESEJADO.Value:=now;no caso este campo deve de estar ligado com o seu edit.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sera que até para pegar a hora atual tb????mas mesmo assim agradeço a você por ajudar amnha assim que chegar do trampo vou testar Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

para estuda-lo um pouco faça o seguintecrie dois edits ou labels ou qualquer coisa que guarde texto e coloque o seguinte código em um botãoedit1.text:=datetostr(now);edit2.text:=timetostr(now);

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi....agora eu até consigo gravar os dados mas para quebrar o meu galho não daria para dividir istoex:o campo que pega a data atual é somente a data que grava e o campo que pega hora somente a hora atual....rsrsrsrs.....eu infelizmente tenho os 2 camposEntendi....agora eu até consigo gravar os dados mas para quebrar o meu galho não daria para dividir istoex:o campo que pega a data atual é somente a data que grava e o campo que pega hora somente a hora atual....rsrsrsrs.....eu infelizmente tenho os 2 campos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tentei mais não deuAdoquery1tal.value:=??????;Eu dei date e nada dei time e nada inventei e nada,.....rsrsrsrs.....e ai o grande mestre.....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim a data no caso eu até que ja tinha conseguido e a hora eu tb fiz do jeito que você disse MASSSSSSSSSSS....quando vai gravar só grava a hota ,pula os minutos e grava os segundos...gozado né Olha tabela que herdei o campo hora esta como texto e coloquei assim no codigoadoquerytal.value:=timetostr(Time);ai grava do jeito que te falei ....não mostra os minutos...para mim só mostrando a hora e minutos ta bom para que segundos .....e ai camarada...qual vai ser a carta que você vai tirar da manga agora......rsrsrsrsrs....acordado até agora já é um pouco tarde não....ou ta trampando igual a mim?????...rsrsrsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

você têm algum tipo de máscara no campo ? Ou então crie um outro campo na tabela, como por exemplo TESTEHORA char(8) e manda ele executar o adoquerytal.value:=timetostr(Time);

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha não tem mascara não......ele até guarda a hora certa no banco mas na hora de mostrar mostra errado estranho tentei varias vezes grava direitinho mas não mostra na tela direitinho ...tenho até o mesmo preoblema com o campo rg grava direito mas na hora de mostrar mostra errado..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom... No caso ele grava certo no BD, mas na hora de mostrar na tela mostra errado, e os campos não tem máscara, você teria como colocar um exemplo do que ele grava no BD e o que ele mostra na tela ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

poxa vida dei uma mancada grande quando você disse mascara de entrada eu fui olhar no db e esqueci que tinha um no dbedit...puxa vida tirei e deu certo....que mancada me desculpa por essa...mas para não perder a deixa...e mascara de entrada de rgvc tem uma a qual eu possa ussar aqui...e a ultima pra mim ir dormir pois a patroa ja esta chamando.....você em outro topico meu eu disse que quando "clonava"o registro os campos em branco davam erro . e você me deu um codigo para colocar la ai te pergunto o codigo é para colocar quando eu for cadastrar o cliente certo???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanto a máscara de RG eu pelo menos nunca utilizo, pois a quantidade de números pode variar, ele não é fixo como o CPF.No caso você queria clonar o registro, ele teria que ser colocado quando você iria salvar o registro, para que ele seja duplicado como você queria, mas o que você tb precisa cuidar é sobre quando alterar o registro, pois teria que editar o que foi duplicado tb.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bl ....ta tudo certinho como você disse ta gravando o unico erro que mostra é este...quando o cmpo esta vazio ele diz que não pode ser null....mas até ai passa ...tem como modifiacr as mensagens de erros do delphi para mensagens feitas por mim no meu programa...essa é a ultima mesmo tenho que ir se não eu apanho...rsrsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

você pode sempre verificar antes de mandar inserir o campo, tipo:if not tblCAMPOTAL.IsNull then tblAuxCAMPOTAL.Value:=tblCAMPOTAL.Value;As mensagens de erro do delphi tem sim como tratar, no caso acredito que você queira trabalhar com as mensagens de erro do BD de dados, neste caso tb depende da tecnologia que esta usando, se for BDE é de uma forma, e ADO de outra.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bl meu camarada agora vou deitar pois ja é tarde.....muitissimo obrigado pelas dicas.....fico só esperando pelo tratamento de erros que você ta me DEVENDo ........rsrsrsr........Boa noite

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.