Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Solay

Criar Banco de Dados e/ou Schema

Recommended Posts

Olá pessoalEu vi que já existe outro tópico aqui sobre Criar Banco de Dados, mas ainda não entendi como funciona isso no Oracle XE, estou começando agora a trabalhar com Oracle XE e não entendi como funciona essa parte de schema e usuário, onde crio o banco e como vejo as tabelas dele......se alguem puder me esclarecer as dúvidas ou me indicar algum material sobre o assunto ficarei muito grata.OBS:Já trabalhei com outros bancos, SQL Server, MySQL, Interbase e recentemente estive utilizando o firebird, mas o oracle xe é diferente.....não entendi ele..... :(

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá,

 

O XE (Express Edition) é diferente das outras versões da Oracle, pois é uma versão limitada e mais "engessada".

 

O XE trabalha com recursos limitados como:

 

- 4 GB de armazenamento de dados.

- Só pode criar uma única instância e banco de dados, denominado XE.

- A instância pode ter somente no máximo 1GB, somando PGA e SGA.

- Não trabalha com particionamento de dados.

- Restrições em alguns pacotes administrativos encontrados nas versões Enterprise e Standard.

- Pode trabalhar somente com um único processador. Não aceitando Paralelismo.

 

A dúvida em relação aos conceitos:

 

Um usuário é quando de acessa um banco de dados, com opções somente de DML. Quando esse usuário passar a ter privilegios de criação, instruções DDL, ele passa a seu um ESQUEMA (SCHEMA) e também ser proprietario (OWNER) de seus objetos.

 

Um exemplo abaixo pode ilustrar esse conceito:

 

BANCO DE DADOS ________________				| 	  USUÁRIO				 _________________				 |-> TABELAS		   |				 |-> ÍNDICES			  -> USUARIO.OBJETO 				 |-> PROCEDURES	|			 |-> OWNER				 _________________						  ESQUEMA

Abraços, :o

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Me desculpe a ignorância, mas se eu entendi direito como funciona o oracle xe, após a instalação do Oracle XE ele mesmo cria um banco de dados padrão chamado XE e eu não posso criar um novo banco de dados com outro nome, pois eu só posso rodar um banco de dados que é uma instância. O que eu posso fazer é criar usuários que serão donos de tabelas, cada usuário tem seus proprios schemas., é isso?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Exatamente!

 

No Oracle XE, é criado automaticamente um banco de dados chamado XE (DB e Instância), não pode criar um novo banco de dados como nas outras versões (Enterprise, Standard e Personal) e irá se limitar nos recursos citados acima.

 

Então, o que pode fazer é um SCHEMA para cada aplicação, no sentido da palavra (SCHEMA = OWNER = USUÁRIO).

 

Se tenho 2 aplicações que irão utilizar o banco de dados XE, O aplicativo APPRODRIGO e aplicativo APPALPHA, para utilizar o XE, posso criar dois usuários.

 

SQL > CREATE USER APPRODRIGO IDENTIFIED BY RODRIGO DEFAULT TABLESPACE TBS_APPRODRIGO_DATA; SQL > GRANT CREATE SESSION, CONNECT, RESOURCE TO APPRODRIGO; SQL > ALTER USER APPRODRIGO QUOTA UNLIMETD ON TBS_APPRODRIGO_DATA; SQL > ALTER USER APPRODRIGO QUOTA UNLIMETD ON TBS_APPRODRIGO_INDEX;

e

 

SQL > CREATE USER APPALPHA IDENTIFIED BY ALPHA DEFAULT TABLESPACE TBS_APPALPHA_DATA; SQL > GRANT CREATE SESSION, CONNECT, RESOURCE TO APPALPHA; SQL > ALTER USER APPALPHA QUOTA UNLIMETD ON TBS_APPALPHA_DATA; SQL > ALTER USER APPALPHA QUOTA UNLIMETD ON TBS_APPALPHA_INDEX;

percebe-se que tenho 2 aplicações rodando em cima do Oracle XE, separados por usuários (SCHEMA) e tablespaces, cada um tem sua tablespace de dados e índices para melhorar a organização do banco de dados e da aplicação.

 

Abraços, B)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.