Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Ådriano

Mainmenu

Recommended Posts

Não entendi direito o q você quis dizer....é a primeira vez que uso a conexão dbe e tabelas paradox....to meio perdido....eu pensei que seria igual a conexão com a paleta ADO e tabela access.....Então preciso de uma maozinha para saber o que quer dizer com validar o campo......AA mensagem de erro?????se entendi direito é o que ele retorna???? se for escreve assim:invalid use of keyword.token:checkemprestimoline number : 4...agora que se "dano" tudo.....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

query1.Close;

query1.SQL.Clear;

query1.SQL.Add('select *');

query1.SQL.Add('from dados');

query1.SQL.Add('where dados.dtemprestado between :dtInicio and :dtFim');

Query1.SQL.Add('and Dados.Checkemprestimo');

query1.ParamByName('dtInicio').asDate:= dtInicio.Date;

query1.ParamByName('dtFim').asDate:= dtFim.Date;

query1.Open;

 

 

 

ta vendo bem a linha em vermelho???

 

então, ali você está fazendo as condições da query, ai você colocou:

 

onde a data do emprestimo está entre datainicio e datafim... bom, até ai beleza, mas na linha debaixo... (em vermelho) você continuou a condição.... E Check emprestimo o que????

 

 

não acha que está faltando uma condição nesse campo????

 

and checkemprestimo = 'S' sei lá????

 

 

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/assobiando.gif/>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

deu certinho.....achei......tomara que você não tenha ficado nervoso comigo......apenas sou um iniciante....te garanto que procurei antes mas não achei nada relativo....como disse estava usando componente ADO e access....Massssssss....muito obrigado mesmo...pela mão....e pelas linhas em vermelho..............rsrsrsrsrsrs..................Valeu100+ Ådriano....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que isso cara....nervoso???rsrs.... nunca... curto ajudar os outros...precisando é só postar aew...coloquei bem destacado para que você possa ver bem o local...só isso!!!té mais!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sem probrema.....rsrsrsrsrs..............estamos ai para o que você der e eu vier....KKKKKKKKKKKKK......

mas só pode ter dormido com o bozo....ta engraçado demais em!!!! AHahuHAuHAUAhuHuahuHUhuAHuAHUA!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e ai consegui limitar o usuario e fazer todas as pesquisas...mas.....comentei uma vez com o Marcio sobre um componente que tinha visto que você num Treeview o rapaz listava todo o menu e lá você escolhia o que você queria liberar para o usuario.....Eu simplismente queria "enfeitar" mais o meu projeto aqui.....será que é facil fazer isto....LIstar o menu num treeview e ainda liberar para o usuario o q eu quisre??????

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É só me mandar o código que testo.....pois eu ainda não aprendi como usar um treeview e será que tem como colocar um checkbox junto para abilitar ou desabilitar o que quero?????....valeu ....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode-se colocar no OnCreate do seu form o seguinte:

 

procedure TfrmPrincipal.FormCreate(Sender: TObject);var  Cont1, Cont2, Cont3, cont4, cont5, cont6: integer;  node1, node2, node3, node4, node5: TTreeNode;  s: string;beginfor cont1:= 0 to MenuPrincipal.Items.Count -1 do	begin	s:=MenuPrincipal.Items[cont1].Caption;	Delete(s,pos('&',MenuPrincipal.Items[cont1].Caption),1);	node1:=tvMenu.Items.Add(nil,s);	for cont2:= 0 to MenuPrincipal.Items[cont1].Count - 1 do		begin		s:=MenuPrincipal.Items[cont1].Items[cont2].Caption;		Delete(s,Pos('&',MenuPrincipal.Items[cont1].Items[cont2].Caption), 1);		if s <> '-' then			begin			node2:=tvMenu.Items.AddChild(node1,s);			for cont3:=0 to MenuPrincipal.Items[cont1].Items[cont2].Count - 1 do				begin				s:=MenuPrincipal.Items[cont1].Items[cont2].Items[cont3].Caption;				Delete(s,Pos('&',MenuPrincipal.Items[cont1].Items[cont2].Items[cont3].Caption),1);				if s <> '-' then					begin					node3:=tvMenu.Items.AddChild(node2,s);					for cont4:=0 to MenuPrincipal.Items[cont1].Items[cont2].Items[cont3].Count - 1 do						begin						 s:=MenuPrincipal.Items[cont1].Items[cont2].Items[cont3].Items[cont4].Caption;						 Delete(s,Pos('&',MenuPrincipal.Items[cont1].Items[cont2].Items[cont3].Items[cont4].Caption),1);						 if s <> '-' then							begin							node4:=tvMenu.Items.AddChild(node3,s);							for cont5:=0 to MenuPrincipal.Items[cont1].Items[cont2].Items[cont3].Items[cont4].Count - 1 do								begin								s:=MenuPrincipal.Items[cont1].Items[cont2].Items[cont3].Items[cont4].Items[cont5].Caption;								Delete(s,Pos('&',MenuPrincipal.Items[cont1].Items[cont2].Items[cont3].Items[cont4].Items[cont5].Caption),1);								if s <> '-' then									begin									node5:=tvMenu.Items.AddChild(node4,s);									for cont6:=0 to MenuPrincipal.Items[cont1].Items[cont2].Items[cont3].Items[cont4].Items[cont5].Count - 1 do										begin										s:=MenuPrincipal.Items[cont1].Items[cont2].Items[cont3].Items[cont4].Items[cont5].Items[cont6].Caption;										Delete(s,Pos('&',MenuPrincipal.Items[cont1].Items[cont2].Items[cont3].Items[cont4].Items[cont5].Items[cont6].Caption),1);										if s <> '-' then											tvMenu.Items.AddChild (node5, s);										end;									end;								end;							end;						end;					end;				end;			end;		end;	end;end;

No caso ele vai fazer a leitura de um TMainMenu ou então um TPopUpMenu, sendo criado a estrutura no TreeView...

No evento OnDblClick do TreeView faça algo do tipo:

 

procedure TfrmPrincipal.tvMenuDblClick(Sender: TObject);var	Cont1: integer;	s: string;beginfor cont1:=0 to ComponentCount -1 do	begin	if Components[cont1] is TMenuItem then		begin		s:=TMenuItem(Components[cont1]).Caption;		Delete (s,Pos('&',s),1);		if tvMenu.Selected.Text = s then			TMenuItem(Components[cont1]).Click;		end;	end;end;

A respeito do CheckBox no TreeView, pode ver neste link, têm um exemplo de como criar TCheckBox ou TRadioButton em um TTreeView, no caso ainda existem componentes que já contemplam isto, mas não sei se vale a pena instalar um novo componente somente para isto...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bl..funcionou bl...agora o check box do link que você me mandou eu simplismente não consegui colocar ação neles.......mas to tentando....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha só no que você me mandou funciona tudo bl no que clicar funciona bl...mas no caso do checkbox não vai...Teria uma outra pergunta: como faria para somar valores de uma consulta entre datas ???tipo como no código que tem acima do nosso amigo Hugo...query1.Close;query1.SQL.Clear;query1.SQL.Add('select *');query1.SQL.Add('from dados');query1.SQL.Add('where dados.dtemprestado between :dtInicio and :dtFim');Query1.SQL.Add('and Dados.Checkemprestimo');query1.ParamByName('dtInicio').asDate:= dtInicio.Date;query1.ParamByName('dtFim').asDate:= dtFim.Date;query1.Open;eu tenho um campo chamado valor e queria somalo para jogar num edit por exemplo.....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

você gostaria de criar um campo que recebesse a somatória de um valor???

 

se for segue abaixo um exemplo...

 

SELECT Sum(Valor_produto) as total_em_valor FROM `vendas`.`produtos`

 

nocaso, se houverem mais campos no select alem do campo de soma, eles devem ser incluidos na cláusula group by...

 

SELECT Codigo_Prod, Sum(Valor_produto) as total_em_valor FROM `vendas`.`produtos`Group By Codigo_ProdWhere Data Between :ParData1 and :ParData2

qq coisa é só falar...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu simplismente queria jogar a soma nun edit no form....tipo faço a pesquisa do cliente e neste sisteminha que estou terminando e ai ele me lista os cheques do cliente pelas datas escolhidas e soma os valores que no caso vai para um dbgrid e jogaria num edit....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No caso basta realmente fazer um Sum sobre a coluna desejada, e então atribuir a um edit, bem como o ami Hugo explicou, no caso acho que você quer fazer uma coisa um pouco diferente, no caso você quer listar os registro e então efetuar a soma, se for isto, você terá de fazer tudo normal, no caso o SQL e mostrar, mas logo depois que abrir, você terá de fazer um while sobre a qry somando o campo desejado, e então atribuir ao seu edit...obs.: No caso quando você quer relatar um novo assunto, é mais interessante abrir um novo post, para não haver confusões no tópico... Obrigado pela compeenção...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.