Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

3Rs

Forms 6i - Não conecta

Recommended Posts

Olá galera, sou iniciante em Oracle. baixei o Oracle XE no site da Oracle e também o Forms 6i. Me disseram que tinha que instalar o FOrms antes do Banco, e assim fiz.O Banco está rodando legal, mas quando vou abrir o forms ou o SQL Plus, e informo usuário: system, senha: XXX e String do Host: XE, não consigo conectar no banco. Nem via Forms, nem via SQL Plus.O que pode ser?Dá um erro: TNS: não foi possível determinar o nome do serviço.Obrigado.Renato

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, deu certo de resolver o erro acima, tive que criar uma string no arquivo tnsnames.ora em c:\orant\NET80\ADMIN.XE = (DESCRIPTION = (ADDRESS_LIST = (ADDRESS = (COMMUNITY = tcp.world) (PROTOCOL = TCP) (Host = 127.0.0.1) (Port = 1521) ) ) (CONNECT_DATA = (SID = XE) ) )Agora quando vou conectar, o aplicativo fecha, dá que o aplicativo não pode ser executado(aqueles erros de windows que pede para enviar relatorio para a microsoft). Dá esse erro tanto no forms builder quanto no SQLPlus. Sera que é o Java ou algo parecido? Minha versão do Java runtime enviroment é 1.1.7.15.1 e o JDK Applet viewer é 1.1.7.31oObrigado.Renato

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá galera, acabei descobrindo com solucionar meu problema e resolvi postar para que ninguém passe o sufoco que eu passei para descobrir isso.Não sei porque cargas d'agua, o Oracle 10g XE que baixei foi o Oracle 10g XE universal Edition, e essa versão não foi compatível com o forms 6i(não sei se com outras versões do forms ela é compatível). Para que você possa conectar o Forms 6i ao banco, você deve baixar e instalar a versão Oracle 10g XE (Western European) e não a (Universal).Isso resolveu meu problema.T+ para todos.Renato

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse problema ocorre com o XE Universal por causa do CARACTERSET do banco de dados que não é compactivel com do FORM 6i. É um problema interno mesmo do Oracle XE que será corrigida no próximo release da versão. Abraços, ^_^

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nem precisaria instalar uma outra versão do XE para resolver este problema bastaria apenas alterar o character set do banco para UTF8.

 

sqlplus /nolog
SQL> connect / as sysdba
Conectado.
SQL> shutdown immediate
SQL> startup restrict
SQL> alter database character set internal_use UTF8;
SQL> shutdown immediate
SQL> startup
Eu fiz o teste e funcionou perfeitamente. :yes:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Nem precisaria instalar uma outra versão do XE para resolver este problema bastaria apenas alterar o character set do banco para UTF8.

 

sqlplus /nolog
SQL> connect / as sysdba
Conectado.
SQL> shutdown immediate
SQL> startup restrict
SQL> alter database character set internal_use UTF8;
SQL> shutdown immediate
SQL> startup
Eu fiz o teste e funcionou perfeitamente. :yes:

 

Rodolfo é mesmo preciso instalar o forms 6i antes do banco? Se não, como faço para fazer a conexão, no meu dá erro de listener não existente, mesmo eu tendo colocado o tnsnames do exe na pasta net80\admin na instalação do oracle forms.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.