Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Amy Lee²¹

Desenhando com o lado direito do Cérebro

Recommended Posts

Olá! pessoal, beleza? já procurei o livro DCLDC na internet pra comprar e não acho em lugar nenhum? se vocês souberem de algum lugar...de preferencia q venda a ediçao mais nova...me avisem por favor...valeuu!!! tow precisando desse livro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aew galera.

Desculpem recussitar o tópico mas pra não criar outro achei por bem usar esse já q tem a ver com o assunto q eu tenho dúvida. É sobre o plano de imagem.eu fiz o q pester indicou mas na hora de usar não adiantou nada. eu estiquei o braço como a autora propôs mas eu não tinha um conforto na hora de desenhar e o desenho ficava pior que desenho de criança de 2 anos.

 

o outro assunto é sobre as aulas em dvd de charles laveso. O que vcs acham. Alguem já comprou e tem algum comentário a fazer. Estou pensando em comprar até o final do ano e espero q alguém q já utilizou responda informando se a didatica e o aprendizado são bons.

 

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiramente seja bem vindo ao fórum uousempre, é bom ter mais um contribuindo aqui. Sugiro que leia as REGRAS do fórum antes de qualquer postagem para uma boa participação e conduta dentro do mesmo.

 

Em relação a sua dúvida, eu lembro que realmente no plano de imagem, o contorno e linhas guias do desenho que irá fazer não ficam 100%. Elas ficavam um pouco tremidas sim, mas essas linhas só servem como guias na hora de passar o desenho pro papel. No papel, onde você tem mais controle sobre o lápis e com posição correta, é que você vai melhorar o seu desenho corrigindo essas pequenas diferenças que você conseguiu no plano de imagem. Enfim, que eu me lembre, é isso...ajudaria se postasse qual exercício está fazendo exatamente. Tente postar o seu desenho tremido no fórum (do plano de imagem) pra gente ter uma idéia qual ta sendo sua dificuldade, talvez assim agente possa propor uma melhor solução pra sua dificuldade.

 

Engraçado você perguntar sobre o Charles Lavesso, acho que poucos aqui possuem o material dele, mas por coincidência eu o comprei na semana passada. Estou esperando chegar pra dar uma olhada, assim que eu o tiver em mãos, te digo o que achei. Precisando de algo, entre em contato http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Putz… coincidência ou não… 5min depois que postei a mensagem acima o material chegou uousempre.

 

Pedi o conteúdo completo… com os 2 DVD’s + material.

Imagem Postada

 

Vou dá uma analisada aqui e depois te digo o que eu achei http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

UOU, UOU, UOU.

Fala grande pester hp, você é o cara! Seria muita cara de pau já ir perguntando mas no site ele(charles) diz que vem um bloco de folhas(noo material). É de boa qualidade? E os materiais são conforme o previsto? Aguardarei sim a sua avaliação.

Quanto ao DCLDC eu parei de fazer os exercícios por falta de orientação(me desestimulou) e por causa da faculdade que tá "puxando". Mas eu fiz os exercícios sem o plano de imagem e com o memsmo eu fiz a mão, somente.

Na hora de dividir em 4 partes eu não consegui um hidrocor para ficar "permanente" a tinta. Eu fui avançando mas quando chegou na parte dos rostos eu parei. Aliás era para eu ter terminado para entender a parte de "luz e sombra", porque eu já pesquisei muitas coisas e eu acho que a diferença entre um amador e um cara com experiência é justamente nessa parte.

Você falou sobre postar o desenho. Estava se referindo a escanear? Porque se foi eu não tenho impressora, e ainda sim eu não sei como postar pois o tópico sobre este assunto não contém mais os anexos(expiraram).

Eu tenho aqui o DCLDC, tenho como conseguir os "40 exercícios" e "Desenhando com o artista interior" (na facul), tb o "dinamyc anatomy" fora alguns livros. Estou mesmo empenhado e acho que juntando isto ao curso de charles eu acho que posso chegar perto de você, afinal você arrasa com um lápis e um papel.

Falando em material, eu passei no seu site e vi indicações sobre seus livros. Como faço para adquirí-los, já que apenas hillberry eu encontrei em livrarias e o da arte da caneta(este estava esgotado)? Você citou aqui o amazon mas seria bom um tutorial passo a passo já que está em inglês e não entendo nada(ainda). O preço citado lá é em dólares, euros ou reais? E como é que o livro chega?

Muito dos materias de boa qualidade estão em inglês. Vou me esforçar para adquirir tudo o que posso dos mesmos e investir.

Aguardo o seu retorno e obrigado por compartilhar a informação do curso. Um feedback de qualidade é muito importante.

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

uousempre, feliz de você que tem todos esses livros a disposição a hora que quiser. Tem muita gente procurando igual doido os livros da Betty Edwards, mas não conseguem mais encontrar por estarem esgotados nas livrarias. Já que está perto de terminar o livro, faça um esforço e termine os desenhos/exercícios... o livro realmente é chato (apesar de funcionar), mas vai desistir logo no final?

 

Sim, falei pra que você postasse os desenhos na galeria... muita gente faz isso e consegue boas dicas dos mais experientes e como conseqüência a evolução nos desenhos... o tutorial que o lung fez pra postar as imagens expirou, mas você poderá acessar outro tutorial clicando aqui (esse feito pelo Major Cueca).

 

Os produtos na Amazon.com são todos em dólar (aproveita que o dólar ta barato), e a compra é feita no próprio site, pra isso basta se cadastrar e ter um cartão de crédito internacional. No site há 3 tipos de frete, quanto mais rápido, mais caro será. Eu sempre escolho o mais barato, demora, mas até hoje todos que eu comprei chegaram em perfeitas condições – e já comprei muitos livros lá, o único que deu problema (foi extraviado), eu mandei um email reclamando da demora e eles imediatamente me mandaram uma segunda remessa com o mesmo material, só que desta vez na modalidade mais rápida. O frete custa por volta de $13.00 (o mais barato) e demora mais ou menos 1 mês/1 mês e meio pra chegar... (o prazo é de 16 a 30 dias úteis) – curiosamente quando você compra algo a mais, o frete é rateado entre os produtos, ou seja, se comprar 2 livros o frete sai aproximadamente $8.00 cd, vale a pena comprar 2 ou 3 livros de uma única vez – há algumas restrições de produtos para America Latina, não é tudo o que você pode comprar. Livros de desenho custam em média $16.00 (geralmente sai por volta dos R$50,00/R$60,00 (reais) cada livro, incluindo já o valor do frete para chegar até sua casa). Muitas das vezes, um livro na Amazon mesmo com o frete, sai mais barato que um livro comprado aqui.

 

Em relação ao material do Charles Laveso... é enviado quase tudo o que você precisa pra fazer um excelente desenho – o que não é enviado, você encontrará facilmente em papelarias e lojas de arte. Os lápis são da Staedtler da linha tradicion – ainda não testei os lápis, só uso os da linha Mars Lumograph, mas se tratando da Staedtler, tenho certeza que são de ótima qualidade – o desenho do segundo DVD foi todo feito com os lápis enviados e o resultado final é fabuloso. O bloco de papel enviado, contem 20 folhas – é o Canson Universal Student, ideal para o aprendizado. Os desenhos de olhos e bocas que eu postei há alguns anos atrás aqui mesmo neste tópico, foram feitos neste mesmo papel e apesar de indicados para iniciantes ainda hoje conservam os desenhos exatamente como foram feitos... sem perder a tonalidade. Em relação ao material... pela relação custo benefício/eu acho que é uma excelente compra. O material que recebi junto com os DVDs são:

 

Lápis: H, HB, B, 2B e 4B (Staedtler) (veio 1 de cada, como expliquei acima, acredito ser um bom material)

Caneta-Borracha (Pentel) (boa qualidade)

Lapiseira 0,5 mm (Tris) (a minha veio uma tal de tecnocis, achei podre..., mas suficiente pra quem está aprendendo)

Caixinha de Grafite 0,5 mm 4B (Pentel - o meu veio 3B ao invés do descrito)

Esfuminho nº 3 (Trident)

Bloco de Papel Canson A4 200 gm

 

Em relação aos DVDs – É possível ver o esforço que o Charles teve pra que tudo ficasse o melhor possível. O DVD é muito bem filmado, as imagens (desenhos, detalhes) podem ser vistas facilmente e é muito agradável de vê, porém a sensação que dá, é que tudo é feito muito corrido e o aluno mais desatento e com pouca experiência poderá ter algumas dificuldades e momentos de dúvidas. Fazer um desenho realista, é uma tarefa que demora horas e até dias pra ser concluída, imagina ter 6 aulas tratando de assuntos diversos e ainda fazer um desenho realista em um único DVD em menos de 2h – ainda assim, ele faz um excelente trabalho e qualquer um com vontade de aprender poderá tirar proveito do material que a meu ver está entre os melhores que temos disponíveis pra nosso idioma, além do fato que por se tratar de um DVD, você sempre poderá voltar e rever o que teve dificuldade pra tentar entender melhor o que foi explicado. Mas nada disso tira os méritos dos DVDs, eles são excelentes – sem falar que por ser uma arte visual, eu acredito que vê uma pessoa desenhando unindo a isso as explicações de o porquê, e como está sendo feito, tudo isso ao mesmo tempo... sem sombra de dúvidas ajuda muito qualquer um que tem interesse em aprender. Apesar de eu usar métodos diferentes pra fazer esse tipo de desenho, a sensação que eu tive e que ele passa, é que usando os métodos que ele usa, qualquer pessoa pode fazer esse tipo de desenho – dá vontade de tentar imediatamente após assistir os DVDs.

 

Em suma: Não é fazendo propaganda.... não ganho nada com isso e não tenho nenhuma participação (apesar de saber,que ele ganhará clientes com base neste comentário postado), mas devo reconhecer que um cara que passa anos estudando e desenvolvendo seus métodos num esforço e dificuldade lascada pra lançar um dos melhores materiais que temos disponíveis no nosso idioma (dos que eu conheço) em 2 DVD’s + quase todo o material (de qualidade) necessário pra desenhar por R$150,00 que ainda pode ser dividido em troscentas vezes... um caboco desse deve ter seu reconhecimento...

 

Esperto ter ajudado. Precisando de algo, entre em contato http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala Pester!

É meu velho...

Livros de betty são difíceis de achar.

Um desenho que eu fiz foi esse que está no avatar. Fiz através de um livro sobre figuras cômicas, nada realístico. Agora que eu posso scanear com praticidade eu vou postar os que eu for fazendo. Vou começar com o de espaço negativo. Mas só vou postar daqui a 2 semanas porque semana que vem já é semana de prova aqui na faculdade. Mas sempre que eu rabiscar qualquer coisa eu posto aqui pra análise.

Abraços.

Está ai um desenho.

 

Imagem Postada

 

Nada profissional mas ficou nojento legal.

Mas já que eu postei eu queria tirar uma dúvida. Essa parte do cabelo, ou do ouvido, onde tem uma parte muito escura, e a parte do olho, eu fiz meio que uma "pintura". Eu queria saber se existe alguma técnica ou se é pra pintar mesmo. E se der pra dar umas dicas ai de luz e sombra pra desenhos variados eu agradeço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só não esqueça de usar a Galeria da Criação (Desenhos à mão) para a postagem dos seus trabalhos, para que possamos sempre manter o fórum com um visual limpo, estando sempre bem organizado.

 

Aguardo ansioso pelos seus trabalhos

 

 

Att.,

 

Jackson

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala Pester!

É meu velho...

(...) vou postar daqui a 2 semanas porque semana que vem já é semana de prova aqui na faculdade. Mas sempre que eu rabiscar qualquer coisa eu posto aqui pra análise.(...)

 

Estaremos no aguardo ;)

(...)já que eu postei eu queria tirar uma dúvida. Essa parte do cabelo, ou do ouvido, onde tem uma parte muito escura, e a parte do olho, eu fiz meio que uma "pintura". Eu queria saber se existe alguma técnica ou se é pra pintar mesmo. E se der pra dar umas dicas ai de luz e sombra pra desenhos variados eu agradeço.

 

Como o Lung bem lembrou aí em cima, poste seu desenho na Galeria, lá é o local correto para este tipo de análise e com certeza aparecerá dicas dos mais experientes pra te ajudar com suas dúvidas. Precisando de algo, entre em contato http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi pessoal,

 

 

eu já adquiri o livro Desenhando com o Lado direito do cerebro e já faz ano que estou procurando os outros dois:

Desenhando com o Artista Interior

Exercícios para Desenhar com o Lado Direito do Cérebro

 

A editora informa que eles encontram-se esgotados, sem previsão de reimpressão e sugere que o procure em sebos.

 

Eu já procurei em tudo quanto é lugar em sebos da minha cidade e sebos online e não encontro-os. Será que alguem poderia indicar um lugar onde os encontro? Ou um link para download, já que a editora parece não se interessar pela reimpressão?!

 

Senão, será que alguem que possui estes livros poderia scanea-los e disponibiliza-los para download? Eu pagaria pelo serviço...

 

Vejam que o problema é que não tenho problemas em pagar pelos livros, não estou querendo incentivar pirataria nem nada disso, mas os livros não são mais encontrados...

 

Se alguem os tiver usados e quiser vender tambem estou interessado.

 

 

 

 

Até mais!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá csi_br,

Seja bem-vindo ao fórum iMasters!

Para uma melhor participação recomendo que conheça as regras do fórum.

Regras: http://forum.imasters.com.br/index.php?app=core&module=help

----------------------------------------------------------------------------

 

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/seta.gif

 

É fácil encontrar o livro para download http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/excl.gif

Mas não leve esse assunto a frente no fórum, veja uma das regras do fórum:

 

 

#

04ª Regra

 

É proibido postar qualquer mensagem que faça apologia à pirataria ou contenha link para site de pirataria. Caso isto ocorra o tópico/mensagem será excluído e o membro suspenso de 1 a 30 dias a critério da administração. No caso de cadastro para este único fim o membro será banido.

 

É uma forma de sempre mantermos o fórum limpo e legal. Assim todos nós podemos compartilhar de conhecimentos do maior fórum de Tecnologia e Informação do Brasil.

 

 

Caso tenha alguma duvida quanto as regras, envie uma MP para um moderador da área ou Moderador Global.

 

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/excl.gif

Jackson Dias

Moderação Global iMasters

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

olá pessoal sou novo aki

um prazer conhecer todos ...

bem sou um grande fã assim como todos vcs

de realismo tipo se alguem tiver algum dvd do charles laveso

poderia colocar em algum bolg para os membros que

estão interessados baixar eu so um deles rrsrs

se alguem pode me mandar seja de qualquer forma por favor entre em contato primeiro aki pelo forum

ou melhor mandem uma ,sg =)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

olá pessoal sou novo aki

um prazer conhecer todos ...

bem sou um grande fã assim como todos vcs

de realismo tipo se alguem tiver algum dvd do charles laveso

poderia colocar em algum bolg para os membros que

estão interessados baixar eu so um deles rrsrs

se alguem pode me mandar seja de qualquer forma por favor entre em contato primeiro aki pelo forum

ou melhor mandem uma ,sg =)

 

Seja bem vindo ao fórum Max desenhista, sugiro que antes de qualquer postagem, leia as REGRAS para uma boa conduta e participação dentro do mesmo. Vendo a sua solicitação, peço que preste uma atenção maior a 4ª Regra e a 06ª Regra.

 

Os DVD's do Charles Laveso podem ser comprados direto deste site (link) e não há (acredito eu) outra forma de consegui-los. Neste fórum temos o costume de preservar e respeitar o trabalho dos outros, pois quem realmente desenha ou vem tentando aprender, sabe o trabalho e o esforço necessário para alcançar um nível digno de admiração. Por esse motivo tenho certeza que pelo menos por aqui, o seu pedido não será atendido publicamente. A não ser que você convença o próprio Charles Laveso a postar o material dele gratuitamente para todos fazerem o download - se conseguir tamanha caridade, avise que estou precisando de um jogo de lápis e um bloco de desenho sobressalente - vai que ele anda generoso a tal ponto ;).

 

De qualquer forma, enquanto ainda não aparece alguém que se dispõe a pagar do próprio bolso pra fazer caridade no Rapidshare ou Megaupload, ou se realmente tem interesse em aprender a desenhar e é um fã do trablaho do C.L. tenho certeza que irá "dar seus pulos" para conseguir o que deseja de forma lícita. Se precisar de mim pra algo, conte comigo ;)! Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal.

 

Alguem pode me dar uma dica de como fazer aquele tal "visor de cartolina" que é pedido no começo do livro?

Eu li e re-li a explicação e não consigo entender direito...

 

Valeu!

 

Ah, eu encontrei o livro. Para quem quiser:

 

https://www.lojasingular.com.br/catalog/product/view/id/1252

 

Não há segredo em fazer o visor Shadow, basicamente você pegará 2 pedaços de cartolina preta de tamanhos iguais (20X25cm) e irá retirar o centro da cartolina de acordo com as medidas indicadas no livro. De forma que dê pra você olhar o que vai desenhar através da cartolina - como uma moldura. Fiz um modelo de acordo com as medidas do livro pra você entender melhor... de uma olhada abaixo, caso ainda tenha dúvidas, é só dizer ;)!

 

Visor Grande

Imagem Postada

* Todo o centro do visor é vazado / recortado com um estilete.

 

Visor Pequeno

Imagem Postada

* Todo o centro do visor é vazado / recortado com um estilete.

 

Apesar do tempo que os meus foram feitos, eu ainda os guardo até hoje. Tirei uma foto e estou postando abaixo para que possa entender melhor.

Imagem Postada

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Olá pessoal.

 

Alguem pode me dar uma dica de como fazer aquele tal "visor de cartolina" que é pedido no começo do livro?

Eu li e re-li a explicação e não consigo entender direito...

 

Valeu!

 

Ah, eu encontrei o livro. Para quem quiser:

 

https://www.lojasingular.com.br/catalog/product/view/id/1252

 

Não há segredo em fazer o visor Shadow, basicamente você pegará 2 pedaços de cartolina preta de tamanhos iguais (20X25cm) e irá retirar o centro da cartolina de acordo com as medidas indicadas no livro. De forma que dê pra você olhar o que vai desenhar através da cartolina - como uma moldura. Fiz um modelo de acordo com as medidas do livro pra você entender melhor... de uma olhada abaixo, caso ainda tenha dúvidas, é só dizer ;)!

 

Visor Grande

http://i961.photobucket.com/albums/ae92/newimaster/vis01.png

* Todo o centro do visor é vazado / recortado com um estilete.

 

Visor Pequeno

http://i961.photobucket.com/albums/ae92/newimaster/vis02.png

* Todo o centro do visor é vazado / recortado com um estilete.

 

Apesar do tempo que os meus foram feitos, eu ainda os guardo até hoje. Tirei uma foto e estou postando abaixo para que possa entender melhor.

http://i961.photobucket.com/albums/ae92/newimaster/SDC10007.jpg

 

Valeu mesmo pester.

Ajudou bastante. Vou tentar aqui.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá, pessoal, tudo bem ?

Sou novo no forum, mas participando em foruns gringos (wetcanvas) eu encontrei esse livro DCLDC há um tempo atrás (uns 2 anos). Realmente, é um livro muito bom, mas chato!!! Aí eu tinha desisto no metade do livro há um ano atrás (grande besteira!) e agora estou começando de novo... Ainda mais que eu vi os desenhos do Pester, que me animaram ainda mais...

 

Mas responda, Pester, quanto tempo você demorou para chegar no seu estágio atual ? Pensou em desisti muitas vezes ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá, pessoal, tudo bem ?

Sou novo no forum, mas participando em foruns gringos (wetcanvas) eu encontrei esse livro DCLDC há um tempo atrás (uns 2 anos). Realmente, é um livro muito bom, mas chato!!! Aí eu tinha desisto no metade do livro há um ano atrás (grande besteira!) e agora estou começando de novo... Ainda mais que eu vi os desenhos do Pester, que me animaram ainda mais...

 

Mas responda, Pester, quanto tempo você demorou para chegar no seu estágio atual ? Pensou em desisti muitas vezes ?

 

Opa vonscale, seja bem vindo ao iMaster, vai ser bom contar com mais um artista por aqui. Sugiro que leia as REGRAS, antes de qualquer postagem para uma boa conduta e participação dentro do fórum.

 

Eu fico feliz que de alguma forma os meus desenhos te deram um animo... agradeço por compartilhar. Eu também participei do wetcanvas um tempo atrás (excelente fórum), hoje não mais, mas isso é outra história - sem falar que não tem nada melhor do que estar em casa ;).

 

Mas quanto a sua dúvida... eu decidi aprender a desenhar tarde, com 26 anos e desde então não parei mais, sempre pesquiso por novos métodos - hj estou com 30. Os desenhos que fiz de quando estava seguindo o método foram feitos relativamente rápidos, se observar pelas datas, os exercícios pedidos no livro foram feitos quase que seguidos um do outro - somente pelos exercícios postados aqui dá pra ter uma ideia. O primeiro que fiz foi em abril - auto retrato, logo depois de ler o livro fiz o dragão (em novembro), sendo que fiquei um bom tempo sem desenhar nada nesse período (acho que expliquei em algum lugar aqui neste tópico) e o da Grazzi foi no final de dezembro começo de janeiro. Estipular um tempo é complicado, pois depende de cada um... mas acredito que se o "caboco" correr atrás, dá pra aprender muito rápido - em questão de semanas / meses. Aqui no fórum temos vários exemplos disso - só dá uma procurada na Galeria de Criação que verá muita gente que teve seus desenhos melhorados da água pro vinho.

 

Não te culpo por ter desistido de ler o livro - ele realmente é muito chato de seguir - cheio de bla bla bla, mas o mais importante é que independente disso, ele tem funcionado pra muiiiita gente, é só observar nos diversos relatos que se acha pela net. Eu não me lembro ao certo, mas acho que tbm dei um tempo quando eu o estava lendo - se não me engano eu cheguei a comentar neste tópico, mas é aí que tá a diferença, tem gente que desiste, e tem gente que termina o livro e procura melhorar ainda mais - lembrando sempre, que o livro é somente um pontapé pra um caminho certo... uma boa bicuda, é verdade rs.

 

Como dito acima, se der uma olhada na Galeria aqui no fórum, verá que temos muitos outros exemplos de que com orientação correta e força de vontade QUALQUER PESSOA, pode aprender a desenhar num prazo relativamente curto. Faça os exercícios do livro e poste na Galeria, verá que rapidamente você também evoluirá. Precisando de algo, entre em contato ;)!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nosssa, que melhora rápida! De abril para novembro! Caramba! Agora que eu termino o livro mesmo! rsrsrs...

 

Valeu Pester!

 

(Outro artista ? Você tá sendo muito otimista! :D )

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.