Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Amy Lee²¹

Desenhando com o lado direito do Cérebro

Recommended Posts

Putz Pester.... é uma pena saber disso....talvez possamos axar ainda nos sebos... ainda não tive tempo de procurar... assim que tiver correrei atras hihihi=**

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

acho q ainda tenho esse livro aqui em casa o.Oposso ateh dar uma olhada no estado dele e ve c a dona dele (minha mae) tem enterece em vender....(c você ainda quiser é claro...) em pensar q nunca li ele (ultima vez que eu vi ele foi a uns 7 anos atras o.O

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

acho q ainda tenho esse livro aqui em casa o.Oposso ateh dar uma olhada no estado dele e ve c a dona dele (minha mae) tem enterece em vender....(c você ainda quiser é claro...) em pensar q nunca li ele (ultima vez que eu vi ele foi a uns 7 anos atras o.O

Boa!!! é isso ae...o povo se ajudando!parabens ae pela intenção!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi, eu também já procurei este livro em todos os lugares possíveis!Alguém pode me ajudar, me vender! Estou precisando muito!!Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O livro "Desenhando com o lado direito do cérebro" que está disponível pra download por link ou pelo e-mule é a primeira versão do livro (de capa vermelha - 1979) - este livro está com o conteúdo defasado, não compensa fazer o download do livro (eu o tenho em PDF).

 

A versão mais nova do livro (edição do 20º aniversário, com "capa amarela" - publicado pela ediouro em 2004), possui mais de 50% de material novo (é muita coisa - que não possui na versão pra download). A versão atual tem por exemplo um capítulo completo ensinando a avançar do desenho em "preto e branco" para o colorido. Enfim... se realmente quer investi nesse livro, compre o original na livraria - eu o tenho e em nenhum momento me arrependi de ter comprado (comprei na siciliano e paguei na época R$39,90 - acho um preço baixo, se comparado ao conhecimento que terá), pra mim o livro foi extremamente útil...

 

Postarei aqui alguns desenhos eu fiz seguindo as técnicas - frequentemente uso o que aprendi no livro, pra galera que tem dúvidas se vale a pena ou não comprar o livro darei alguns exemplos práticos (veja os desenhos). Pro que eu desenhava antes (era completamente sem noção http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/shifty.gif ) a evolução foi grande - pelo menos eu acho.

 

Desenhos feitos antes da leitura do livro

* Estes desenhos são pedidos no início do livro (antes de qualquer instrução) p/ fazer a comparação do "antes e depois" das técnicas aprendidas - pra esses desenhos não há nenhuma técnica ou informação de como desenhar - isso é exatamente como eu desenhava antes. Cada desenho abaixo foi feito com muita dedicação apesar de não ter "ficado bons".

 

Imagem Postada

 

Imagem Postada

 

Desenhos feitos durante e após a leitura do livro

* Estes são alguns dos desenhos que foram feitos utilizando as técnicas do livro. Todos esses desenhos são exercícios que fazem parte do conteúdo do livro, alguns você desenha de cabeça pra baixo, outros usando técnicas de sombreamento, proporção, espaços negativos, etc... São muitos os exercícios propostos no livro.

 

Imagem Postada

 

Imagem Postada

 

Imagem Postada

 

Imagem Postada

 

Obs.: Dê uma olhada nos 2 primeiros desenhos e nesses 4 - dá pra perceber uma evolução grande (tá certo que os desenhos não ficaram perfeitos ou de boa qualidade, mas a evolução do antes e do depois do uso das técnicas são evidentes (pelo menos pra mim http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/ermm.gif)

 

Últimos Desenhos

* Últimos desenhos feitos, já com técnicas mistas aprendidas em outros livros e cursos direcionados ao desenho a lápis (O livro ajudou bastante na hora de assimilar novas técnicas)

 

Imagem Postada

 

Imagem Postada

 

http://i33.photobucket.com/albums/d93/pester10/Desenhos/grazzi.jpg

 

 

Todos os desenhos foram feitos unicamente com papel, lápis e borracha (além das técnicas ensinadas pra usar corretamente os materiais, é claro"). Acho que pra quem gosta de desenhar e não tem muita noção de desenho, o livro com certeza é pode ajudar bastante. É claro que o livro por si só não faz milagre - ele exige muita dedicação. Se vai comprar o livro pensando que somente por ler, irá aprender a desenhar DESISTA DESDE JÁ. Pra desenhar, só depende de uma coisa - DA SUA PRÓPRIA VONTADE DE QUERER APRENDER A DESENHAR.

 

Espero que o post, possa ajudar a quem tem dúvidas a decidir se vale a pena ou não adquirir o livro. É claro que o que funcionou pra mim, pode não funcionar pra todo mundo, por isso - procure a opinião de outras pessoas que já leram o livro. Precisando de algo, entre em contato http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif .

 

_____________

Victor Hugo

-------------------------------

Pester, parabéns!

Você chegou a um nível invejável!

Você disse que os últimos desenhos foram feitos com a ajuda de outros livros e cursos. Poderia dizer quais foram?

Quanto tempo você dedica por dia?

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pester, parabéns!Você chegou a um nível invejável!Você disse que os últimos desenhos foram feitos com a ajuda de outros livros e cursos. Poderia dizer quais foram?Quanto tempo você dedica por dia?[]'s

Bom, eu suspeito que um dos cursos que ele se refere é o www.nelves.com.flw.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pester, parabéns!Você chegou a um nível invejável!Você disse que os últimos desenhos foram feitos com a ajuda de outros livros e cursos. Poderia dizer quais foram?Quanto tempo você dedica por dia?[]'s

Bom, eu suspeito que um dos cursos que ele se refere é o www.nelves.com.flw.
Cara, valeu pela dica! Tô pensando seriamente em fazer esse curso!flw.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pester, parabéns!Você chegou a um nível invejável!Você disse que os últimos desenhos foram feitos com a ajuda de outros livros e cursos. Poderia dizer quais foram?Quanto tempo você dedica por dia?[]'s

Bom, eu suspeito que um dos cursos que ele se refere é o www.nelves.com.flw.
Cara, valeu pela dica! Tô pensando seriamente em fazer esse curso!flw.
Cara, se você tiver "bala na agulha", manda ver.. pq acho que compensa sim.. eu to tentando juntar uma graninha aqui pra fazer o curso!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pester, parabéns!Você chegou a um nível invejável!Você disse que os últimos desenhos foram feitos com a ajuda de outros livros e cursos. Poderia dizer quais foram?Quanto tempo você dedica por dia?[]'s

Bom, eu suspeito que um dos cursos que ele se refere é o www.nelves.com.flw.
Cara, valeu pela dica! Tô pensando seriamente em fazer esse curso!flw.
Cara, se você tiver "bala na agulha", manda ver.. pq acho que compensa sim.. eu to tentando juntar uma graninha aqui pra fazer o curso!!!
É por isso mesmo que ainda não fiz a inscrição... Será que esse curso dispensaria a compra do livro "Desenhando com o lado direito..."?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É por isso mesmo que ainda não fiz a inscrição... Será que esse curso dispensaria a compra do livro "Desenhando com o lado direito..."?

Ah cara, eu acho que não heim.. você deveria comprar o livro, e depois fazer o curso.. digamos que o livro é o básico para quem quer se tornar bom em desenho.. e o curso do nelves é o avançado, pra te deixar "o cara" no desenho.Eu comprei o livro primeiro, pra ir treinando e pegando prática, depois eu vou dar um jeito de fazer o curso do nelves, quero até o fim do ano estar crack em retratos e desenhos..Flw.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É por isso mesmo que ainda não fiz a inscrição... Será que esse curso dispensaria a compra do livro "Desenhando com o lado direito..."?

Ah cara, eu acho que não heim.. você deveria comprar o livro, e depois fazer o curso.. digamos que o livro é o básico para quem quer se tornar bom em desenho.. e o curso do nelves é o avançado, pra te deixar "o cara" no desenho.Eu comprei o livro primeiro, pra ir treinando e pegando prática, depois eu vou dar um jeito de fazer o curso do nelves, quero até o fim do ano estar crack em retratos e desenhos..Flw.
Você comprou o da capa amarela? Tá gostando?Sucesso![]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O livro "Desenhando com o lado direito do cérebro" que está disponível pra download por link ou pelo e-mule é a primeira versão do livro (de capa vermelha - 1979) - este livro está com o conteúdo defasado, não compensa fazer o download do livro (eu o tenho em PDF).

 

A versão mais nova do livro (edição do 20º aniversário, com "capa amarela" - publicado pela ediouro em 2004), possui mais de 50% de material novo (é muita coisa - que não possui na versão pra download). A versão atual tem por exemplo um capítulo completo ensinando a avançar do desenho em "preto e branco" para o colorido. Enfim... se realmente quer investi nesse livro, compre o original na livraria - eu o tenho e em nenhum momento me arrependi de ter comprado (comprei na siciliano e paguei na época R$39,90 - acho um preço baixo, se comparado ao conhecimento que terá), pra mim o livro foi extremamente útil...

 

Postarei aqui alguns desenhos eu fiz seguindo as técnicas - frequentemente uso o que aprendi no livro, pra galera que tem dúvidas se vale a pena ou não comprar o livro darei alguns exemplos práticos (veja os desenhos). Pro que eu desenhava antes (era completamente sem noção http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/shifty.gif ) a evolução foi grande - pelo menos eu acho.

 

Desenhos feitos antes da leitura do livro

* Estes desenhos são pedidos no início do livro (antes de qualquer instrução) p/ fazer a comparação do "antes e depois" das técnicas aprendidas - pra esses desenhos não há nenhuma técnica ou informação de como desenhar - isso é exatamente como eu desenhava antes. Cada desenho abaixo foi feito com muita dedicação apesar de não ter "ficado bons".

 

Imagem Postada

 

Imagem Postada

 

Desenhos feitos durante e após a leitura do livro

* Estes são alguns dos desenhos que foram feitos utilizando as técnicas do livro. Todos esses desenhos são exercícios que fazem parte do conteúdo do livro, alguns você desenha de cabeça pra baixo, outros usando técnicas de sombreamento, proporção, espaços negativos, etc... São muitos os exercícios propostos no livro.

 

Imagem Postada

 

Imagem Postada

 

Imagem Postada

 

Imagem Postada

 

Obs.: Dê uma olhada nos 2 primeiros desenhos e nesses 4 - dá pra perceber uma evolução grande (tá certo que os desenhos não ficaram perfeitos ou de boa qualidade, mas a evolução do antes e do depois do uso das técnicas são evidentes (pelo menos pra mim http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/ermm.gif)

 

Últimos Desenhos

* Últimos desenhos feitos, já com técnicas mistas aprendidas em outros livros e cursos direcionados ao desenho a lápis (O livro ajudou bastante na hora de assimilar novas técnicas)

 

Imagem Postada

 

Imagem Postada

 

http://i33.photobucket.com/albums/d93/pester10/Desenhos/grazzi.jpg

 

 

Todos os desenhos foram feitos unicamente com papel, lápis e borracha (além das técnicas ensinadas pra usar corretamente os materiais, é claro"). Acho que pra quem gosta de desenhar e não tem muita noção de desenho, o livro com certeza é pode ajudar bastante. É claro que o livro por si só não faz milagre - ele exige muita dedicação. Se vai comprar o livro pensando que somente por ler, irá aprender a desenhar DESISTA DESDE JÁ. Pra desenhar, só depende de uma coisa - DA SUA PRÓPRIA VONTADE DE QUERER APRENDER A DESENHAR.

 

Espero que o post, possa ajudar a quem tem dúvidas a decidir se vale a pena ou não adquirir o livro. É claro que o que funcionou pra mim, pode não funcionar pra todo mundo, por isso - procure a opinião de outras pessoas que já leram o livro. Precisando de algo, entre em contato http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif .

 

_____________

Victor Hugo

-------------------------------

cara soh em ver os resultados dah pra ver que esse livro ensina muita coisa!! a diferença é muito grande!! só em ver aquele sapato já me deixou com esperanças!! muito bom os desenhos!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara soh em ver os resultados dah pra ver que esse livro ensina muita coisa!! a diferença é muito grande!! só em ver aquele sapato já me deixou com esperanças!! muito bom os desenhos!!

Então.. o aumento de percepção é fenomenal.Agora quanto á foto da grazi.. aquilo acho que ele aprendeu com o nelves.com.br...rsrAbs.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala droidd, beleza? Primeiramente queria agradecer pelo elogio que postou e pedir desculpas pela demora em responder a sua mensagem. Já não tenho tanto tempo pra freqüentar o fórum tanto quanto eu gostaria, mas sempre que dá, eu dou uma passada pra conferir as novidades. Quanto as suas dúvidas, deixa tentar te ajudar.

 

Sempre tive vontade de fazer desenho a lápis à grafite e esse sempre foi o meu objetivo quando decidi aprender a desenhar (se colocar qualquer outro material na minha frente ñ sai nada), mas nunca tive dinheiro pra gastar com cursos de desenho. A sorte é que a técnica que escolhi é extremamente barata em relação a outras existentes. Como quem não tem cão (dinheiro), caça com gato a solução foi pesquisar e muito em fóruns de discussão, reviews de livros, métodos e materiais. Quase todos os fóruns de desenho que eu pesquisava (nacionais e internacionais) me levavam aos mesmos métodos sempre indicados como os melhores atualmente no mercado. Não pense que irá aprender a desenhar sem ter que gastar nada, pra minha sorte o que eu comprei e investi (muito pouco se comparado a um curso presencial) foi muito bem gasto e hoje não me arrependo de ter comprado nenhum dos itens que vou lhe dizer segundo minha experiência com os memos. Aqui são eles:

 

#1 “ Desenhando com o lado direito do cérebro. Esse foi o primeiro livro/método que eu comprei com base em indicação de vários fóruns e reviews que li (foram muitos mesmo). Indicado em todos os fóruns que eu pesquisei como o método mais eficaz e mais rápido pra se aprender a desenhar. Minha opinião: Sinceramente jamais pensei que um livro fosse capaz de ensinar a desenhar, mas como eu estava determinado a aprender e como tinha visto tanta indicação do mesmo, resolvi arriscar. O livro é um saco http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/upset.gif “ chato pra burro (chequei até querer desistir de ler), no entanto o que importa é que ele funciona e o melhor de tudo, você vê o resultado aparecendo rápido. Todos os exercícios propostos (dezenas deles) são graduais e feitos passo a passo com ampla explicação do porque de você está fazendo aquele exercício e com uma conclusão do antes e após o exercício. Sinceramente acho de extrema importância pra quem quer aprender a desenhar, comprar este livro antes de qualquer outro método. O livro é abrangente e eficaz se feito TODOS os exercícios com seriedade e vontade, você sair desenhando pelo menos uns 50% melhor é mais do que certo. Sem falar que ele facilita e muito a assimilação de novos métodos de desenho. Se você não o tem, e acha que não desenha bem, compre-o primeiro. Apesar da chatice, vale cada centavo gasto. É igual datilografia (na minha época) :unsure: “ chato pra kcte, mas funciona :rolleyes: .

Obs.: Recomendo se possível comprar junto com esse método, o livro de exercícios da mesma autora Exercícios pra desenhar com o lado direito do cérebro“ Livro contendo 40 novos exercícios todos comentados que reforçam o método proposto.

 

Valor que paguei: Desenhando com o lado direito do cérebro R$39,90 “Livraria Siciliano (O Weverton, conseguiu achar o livro no site da Editora e me parece que ele continua o mesmo preço); Exercícios p/ desenhar com o lado direito do cérebro R$44,44 (incluindo frete)“ Lojas Americanas. (Os valores até a data desta postagem continuam os mesmos)

#2 “Curso Nelves de Desenho a Lápis. Excelente curso de desenho a lápis grafite em apenas 4 aulas - todo o curso pode ser visto numa sentada (no bom sentido http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/shifty.gif ). O curso é rápido, direto e objetivo e tem como foco o desenho a partir de fotos (desenho de observação). Com método inovador o curso é Indicado para pessoas de todos os níveis de conhecimento com a vantagem do acompanhamento constante do professor. Assim como no primeiro método é imprescindível a dedicação do aluno. Minha opinião: O curso é extremamente eficaz e no meu caso que não gosto de perder tempo com teoria e bla bla bla, foi perfeito. Apesar de eu achar que não é um curso indicado pra iniciantes (sem nenhuma teoria ou prática) esse com certeza é um curso de extrema importância e um "devo fazer" pra quem realmente quer aprender a desenhar com lápis grafite. No entanto, recomendo antes de fazer esse, a leitura do método #1 (DCLDC) descrito acima. Acredito que a leitura do mesmo, facilita e muito o aprendizado e o sucesso dentro do curso. O método #1 também é indicado dentro do curso Nelves. Enfim, valeu cada centavo gasto.

 

Valor que paguei: R$140,00 à vista “www.nelves.com (Valor atualizado até a data da postagem: R$250,00)

 

#3 - Drawing Realistic Textures in Pencil, J. D. Hillberry. Esse foi o primeiro método que comecei a seguir em outro idioma. Pelo que li, o refinamento do seu desenho a lápis começa aqui. O livro é extremamente útil e ensina técnicas diversas pra um melhoramento do seu desenho com o uso de outros materiais. O livro é do tipo passo-a-passo e a rapidez com que os desenhos (de qualidade) são conseguidos e com facilidade é um forte atraente pra quem quer aprimorar ainda mais o desenho a lápis. Esse foi indicado em diversos fórums e reviews como o melhor livro do gênero para quem quer fazer desenho realístico a lápis. Não tive tempo de ler o livro por completo e me dedicar inteiramente a todos os exercícios, mas li o suficiente para retirar muitas dicas boas e muitas técnicas que complementam os outros métodos que tive a oportunidade de ver. Com certeza é um excelente complemento pra "fechar com chave de ouro" o estudo inicial do desenho a lápis. Assim que terminar de ler (ando meio sem tempo, sem falar na preguiça absurda http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/shifty.gif ), postarei um review mais completo, mas só pelo que eu vi até agora... esse valeu cada centavo gasto.

 

Valor que paguei: $16.49 + frete na Amazon (aproximadamente R$67,00 incluindo frete - continua o mesmo valor)

 

Enfim, acho que não errei em nenhuma das escolhas e gastei muito pouco ou quase nada em relação ao benefício de ter os melhores métodos disponíveis em relação custo/benefício. Estou contente com o progresso que eu tive e principalmente pela rapidez no qual esse progresso foi alcançado. Depois que postei essa mensagem (sobre o livro), recebi muitos emails elogiando e pedindo dicas de como aprender a desenhar. O que eu tento responder em todas é que não há uma fórmula secreta pra aprender a desenhar. O que tem funcionado pra mim, pode não funcionar da mesma forma pra outras pessoas ou pode até funcionar melhor pra outras mais. Mais uma coisa é certa, não adianta ter nas mãos o melhor método disponível sem que haja vontade e esforço para aprender. Qualquer pessoa pode aprender desde que haja muito esforço e dedicação. Como em qualquer aprendizado, desenhar exige sacrifícios e horas de dedicação. Espero que a mensagem ajude alguém e peço desculpas pelo jornal. Raramente venho ao fórum e quando venho e/ou tenho tempo, aproveito pra passar tudo o que tenho .

 

_____________

Victor Hugo

-------------------------------

Gosta de Desenhar, Origami e Mágicas?

Visite a Pester's HP e conheça um pouco mais sobre essas novidades!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

zecomeia , eu agradeço o elogio. O exercício que você se refere é feito bem no começo das instruções do livro e pelo que me lembro (não tenho muita certeza) esse exercício ajuda o cérebro na percepção dos detalhes, volumes e segundo o livro, é a partir daí (do exercício de meros contornornos) que se começa a desenhar de verdade, apesar de você já ter feito vários exercícios anteriores).

 

_____________

Victor Hugo

-------------------------------

Gosta de Desenhar, Origami e Mágicas?

Visite a Pester's HP e conheça um pouco mais sobre essas novidades!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

zecomeia , eu agradeço o elogio. O exercício que você se refere é feito bem no começo das instruções do livro e pelo que me lembro (não tenho muita certeza) esse exercício ajuda o cérebro na percepção dos detalhes, volumes e segundo o livro, é a partir daí (do exercício de meros contornornos) que se começa a desenhar de verdade, apesar de você já ter feito vários exercícios anteriores).

 

_____________

Victor Hugo

-------------------------------

Gosta de Desenhar, Origami e Mágicas?

Visite a Pester's HP e conheça um pouco mais sobre essas novidades!!!

vlw por explicar pester!!

Então se esse é um dos primeiros exercícios o livro deve ser incrível!!

não é à toa que é muito difícil de se encontrar o livro nas livrarias!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala droidd, beleza? Primeiramente queria agradecer pelo elogio que postou e pedir desculpas pela demora em responder a sua mensagem. Já não tenho tanto tempo pra freqüentar o fórum tanto quanto eu gostaria, mas sempre que dá, eu dou uma passada pra conferir as novidades. Quanto as suas dúvidas, deixa tentar te ajudar.

 

 

 

_____________

Victor Hugo

-------------------------------

Gosta de Desenhar, Origami e Mágicas?

Visite a Pester's HP e conheça um pouco mais sobre essas novidades!!!

Fala, Pester!

Cara, valeu pelo "jornal"! Era exatamente o que eu queria! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

Na verdade, eu comprei o livro DCLDC há mais de 15 anos (!), utilizei-o mais ou menos até a metade e entre muita preguiça e muitas mudanças de endereço, acabei por perdê-lo e também, por um bom tempo, "esquecendo" do gosto pelo desenho.

Agora, depois de tantos anos e por diversos acontecimentos (dentre eles, tenho uma cunhada que gosta muito de desenhar e lhe indiquei esse livro), reacendi o desejo de desenhar realisticamente. Isso me fez realizar várias "buscas" pelo livro perdido, até que o reencontrei! Pude ver, na internet, que havia uma edição revisada e ampliada do mesmo e também descobri este fórum (e nele, o seu "depoimento"). Aí me deu mais ânimo ainda pra recomeçar a leitura e as lições daquela excelente obra! Fiquei ainda mais com gana de aprender quando o Weverton me deu a dica do curso do Nelves. Era exatamente aquilo que eu procurava!

Entretanto, de cara, fiquei com algumas dúvidas: deveria comprar a edição mais atualizada do DCLDC? Deveria fazer o curso do Nelves de imediato? Agora, depois de ler o seu "jornal", tomei algumas decisões: continuarei utilizando aquele meu velho e bom livro (a menos que descubra que a edição revisada seja imprescindível); coprarei a "continuação" dele, "Exercícios para Desenhar com o Lado Direito" (ainda não o encontrei em lugar algum); já fiz o pedido na Amazon do livro em inglês que você indicou (apesar do meu inglês ser precário - espero que dê pra desenrolar!); por fim, se este último livro não for suficiente, farei o curso do Nelves (no momento, estou em contenção de despesas! :rolleyes: )

Bem, só espero desta vez ter disciplina e força de vontade suficientes pra seguir o plano à risca! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/grin.gif

Ah! Outra coisa: você utiliza o material que o Nelves indica? Onde posso conseguí-lo?

Mais uma vez, obrigado pela atenção e se tiver mais alguma dica, não se acanhe! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/grin.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa droidd, fico feliz que o texto tenha lhe ajudado :rolleyes: . Utilizo sim o material indicado pelo Nelves junto com outros que são indicados no livro #3. Eu os compro aqui mesmo em Brasília numa loja/atelier de arte. Há sites que vendem esses e outros materiais pela internet – Casa Cruz e Companhia do Papel são exemplos. Eu nunca comprei, mas fiquei sabendo que são bastante seguros. Qualquer dúvida, entre em contato.

 

_____________

Victor Hugo

-------------------------------

Gosta de Desenhar, Origami e Mágicas?

Visite a Pester's HP e conheça um pouco mais sobre essas novidades!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.