Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

weslleysolo

Illustrator e photoShop - Qual a diferença!!!

Recommended Posts

Conhece Corel Draw o Illustrator é semelhante, trabalha com vetor, o photoshop não, apesar de ter como criar vetores, mas é trabalhoso demais;Photoshop = tratamento de imagemillustrator = Vetor

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

para criações de layout.. .webdesign.... recomendo o photoshop ! e ele simula vetor (vexel) tb..... então se precisar fazer algo. nao precisa abrir o illustrator, exportar, abrir no photoshop importar e tal... no photoshop tb tem a opção de slice.... você monta o layout todinho do jeito que ficara o site, fatia ele todo e depois somente exportaele ja exporta como html e com as imagens tb...... bem mais prático !illustrator é mais para vetor de pessoas, ilustrações, catalogos, logotipos, ..... nao trata imagem (brilho, cor, saturação, niveis...etc etc)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pegando carona neste post, encontrei o texto abaixo em um outro fórum e dei uma editada pra fazer sentido aqui, apesar de ser assunto bem batido, acho que sempre vale a pena a gente conversar sobre isto e principalmente se atualizar, já que algumas coisas mudaram de uns tempos pra cá.

Gostaria de ouvir a opinião da galera mais experiente.

 

Diferenças entre vetor e bitmap

 

Bom, muitas pessoas confundem o que é vetor e bitmap ou sequer sabem diferenciar uma da outra.

Isso é o que sei sobre o assunto, o que li e o que muitas vezes suponho, portanto há possibilidade de haver informações incorretas e peço a colaboração dos colegas do fórum para corrigi-las!

 

Bitmap – também conhecida como imagem de varredura – é uma imagem criada através de uma mapa de Bits – unidade mínima de informação que um computador pode captar. A imagem é criada através de pontos luminosos minúsculos, o famoso Pixel!

 

Pixel ou Picture Element - é a menor parte de uma imagem, onde cada pixel ou ponto possui uma informação que diz qual é sua cor. Essa cor é definida através da escala RGB (Red, Green e Blue), que varia de 0 a 255 e é a mistura dessas 3 cores que determinará a cor final do pixel.

 

Sobre Resolução: resumidamente, resolução implica em qualidade! Sua definição é a seguinte: número ou quantidade de pixels e cores que são geradas pela placa de vídeo e aceitas no monitor. O número de cores e pixels de uma imagem implica diretamente na nitidez da imagem, que podemos traduzir como Qualidade!

 

DPI, a unidade de medida da resolução - DPI (doths per inch ou pontos por polegada) é a unidade de medida da resolução! Ao dizer que uma imagem tem 300 DPI queremos dizer que em cada polegada da imagem há 300 pontos.

 

Quando setamos nosso monitor para 800 x 600 isso quer dizer que cada linha Horizontal tem 800 pixels e cada linha Vertical possui 600 pixels! Os modos de cor são: 256, 16 bit (65.536) e 32 bit (mais de 16 milhões de cores).

 

Curiosidade: o olho humano é capaz de diferenciar 10 mil tipos de cor. Então para que colocar 32 bit de cor no monitor? Simplesmente para dar maior nitidez/definição à imagem!

 

Curiosidade 2: Ao trabalharmos com Web, a resolução mais utilizada é de 72 DPI.

 

Agora, um assunto polêmico que é digno de discussão! Há quem afirme que de nada adianta scannear uma imagem com 600 DPI, pois não haverá aumento de qualidade e sim um aumento de definição da imagem! Essas pessoas ainda dizem que a solução seria setar o scanner para digitalizar a imagem em 300 DPI mas com um zoom de 200%. Fica a minha pergunta aos colegas do fórum: Ao termos um aumento de definição, não teríamos automaticamente um aumento na qualidade da imagem? Ao scanearmos uma imagem com 300 DPI mas em escala de 200% não estaríamos obtendo um resultado semelhante à de 600 DPI, já que a proporção é a mesma?

 

 

A transição entre os elementos de uma imagem em um Bitmap é mais suave do que num Vetor, daí a sua aplicação em fotos. Na imagem Bitmap cada pixel é pintado para formar uma figura, mas cada vez que essa figura é redimensionada ela perde qualidade! Sabe-se que é seguro aumentar uma imagem Bitmap até 25% do seu tamanho real – dependendo é claro de sua resolução – e que mais do que isso seria suicídio, já que os pixels começam a “estourar”.

 

 

Formatos de arquivos Bitmaps

 

Podemos encontrar os seguintes formatos de Bitmap:

 

GIF: suporta 256 cores e pode ser animado. Suporta transparência!

 

JPEG: Joint Photographers Expert Group. Altas taxas de compressão mas com perda significativa de informações

TIFF: Tagged Image File Format. independe da arquitetura de um computador, sistemas operacionais e plataformas gráficas. Além disso, o usuário pode configurar as taxas de compressão

PSD: Formato do Photoshop que tem a vantagem de manter camadas. Porém, o tamanho do arquivo é grande, justamente por guardar todas as informações do arquivo.

EPS: O Formato EPS é mais usado profissionalmente como arquivo fechado para Revista e Jornais.

BMP: formato do Windows, arquivo antigo e pobre em termos de qualidade

PNG: Suporta transparências (canal alfa) e sua compressão é muito boa.> >

 

 

Programas para Bitmap

 

Para Bitmaps utilizamos programas como:

 

- Adobe Photoshop >>

 

- PhotoPaint>>

 

- Gimp (eca)(Free)>>

 

Programas para Vetores

 

Já para vetores temos: >>

 

- Macromedia Freehand>>

 

- Adobe Illustrator>>

 

- CorelDRAW

 

Lembrando que PageMaker tem vetor dentro dele e que o Flash trabalha com criação de vetores.>>

 

> >

 

Porque o CorelDRAW é considerado amador entre os profissionais

 

> >

 

Em primeiro lugar gostaria de dizer que não estou expressando minha opinião, e sim, colocando o que sempre ouço na área.

Muitos consideram o CorelDRAW um software amador por que ele não se compromete apenas a trabalhar com vetores, ao contrário da Adobe por exemplo que possui um software para Bitmap (Photoshop) e outro para vetores (Illustrator). O CorelDRAW tenta ser um software do tipo que faz de tudo um pouco. Em sua suíte podemos encontrar software para edição de Bitmaps (Photopaint), software para animação (RAVE) e até mesmo software para vetorizar Bitmaps (TRACE). Dentro do próprio CorelDRAW temos recursos para adicionarmos efeitos Bitmaps aos trabalhos, efeitos estes que geralmente saem “porcos” na impressão. É daí que começaram a surgir os famosos “paus” do Corel. Em contrapartida, o CorelDRAW é um software intuitivo, de fácil aprendizado.

 

Verdade, mentira? Fica aí mais uma oportunidade para abrirmos uma discussão sobre o assunto!

 

Abraços,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ha, e outra coisa...por exemplo, muitos tem suas logomarcas e mascotes, para tal feito o photoshop, nestes casos, é o mais acoselhável?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

não !!!logotipos aconselho uso de ferramentas vetoriais....(corel/illustrator)primeiro que depois se você precisar fazer uma impressão em tamanho maior não perderá NADA de qualidadeo photoshop tem o vexel..... que tb dá pra fazer...... mais ai tu vai ter que usar os paths... e sempre salvar eles pra se quiserredimensionar no futuro não perder qualidade da imagem..... !pra esse tipo de trabalho EUUU prefiro um belo corel draw !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

qual a diferença básica entre vetor e vexel?

 

boa pergunta...

 

Pelo visto temos que ter entao tando o Photoshop como o Illustrator....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Irei aki fazer de forma resumida o que é um Vetor

 

 

Vetor é desenho MATEMATICAMENTE desenhado logo posso escalona-lo sem preder qualoidade, logo PS faz Vetor tb!

 

 

Bitmap é um MAP of BITS ou MAPA DE PONTOS na tela formando uma imagem

 

 

VeXEL = VEctor + PiXEL

 

 

foi uma fusão de duas palavras logo para se fazer um VEXEL basta começar em vetor e terminar com brushes por cima da imagem q já não é mais um "VETOR PURO" é VETOR com BRUSH, logo VETOR + Pixel, logo "veXEL"

 

 

abrassss

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigos...so uma coisa...

 

Photoshop vetoriza sim!

 

Apartir da versão 7 com export para o ilustrator alem dos pdfs..

 

ja ouvi isso muitas vezes alias em um seminario na propria adobe que alias para quem tem em mãos o manual do photoshop, existe um topico explicando exatamente como isso funciona.

 

Quem tiver orkut e quiser conhecer mais a respeito dessa polemica:

 

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=412...;na=1&nst=1

 

claro um nao substitui o outro, com o photoshop criamos sim vetor, mas se é necessario um vetor com mais detalhes como no Ilustrator não pense duas vezes.

 

Outras polemicas para quem nao sabe.

 

*O Photoshop edita videos e fontes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

qual a diferença básica entre vetor e vexel?

 

boa pergunta...

 

Pelo visto temos que ter entao tando o Photoshop como o Illustrator....

Vetor: objeto criado com base em algoritmos, que permite alterações de tamanho sem perda de qualidade.

 

Vexel: vetor + pixel - termo usado para designar o tipo de vetor feito pelo photoshop, ou seja é vetor pelo processo criativo mas é bitmap pelo software que o criou, pois o photoshop só dá saida em formatos de imagem bitmap.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

editar videos, curioso.......entendir a explicao de vetor, bitmap e vexel....Agora, essas ferramentas (Illustrator & Photoshop) trabalha tbm com pluguins tipo o firefox? é fácil de instalar?...nao querendo desmerecer nenhum software, mas com relacao o firefox, pode-se trabalhar profissionalmente com ele?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom acho que o assunto se desviou do tema principal!**** ****Como instalar plugins quanto ao firefox, acho que aqui não é o lugar certo para perguntar sobre ele,

acho q num determionado momento o amigo Wesley se confundiu Firefox com Fireworks...e Wesley é facil sim... mas qdo for disviar totalmente o asssunto basta criar um novo tópico ou melhor ainda pesquisar na base de dados do imasters pra ver se ja tem este topico ou similar bele?leva a mal isso aki não é so pra manter uma organização para referencias futuras..abrass cara!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigos...so uma coisa...

Photoshop vetoriza sim!

Apartir da versão 7 com export para o ilustrator alem dos pdfs..

ja ouvi isso muitas vezes alias em um seminario na propria adobe que alias para quem tem em mãos o manual do photoshop, existe um topico explicando exatamente como isso funciona.

Quem tiver orkut e quiser conhecer mais a respeito dessa polemica:

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=412...;na=1&nst=1

claro um nao substitui o outro, com o photoshop criamos sim vetor, mas se é necessario um vetor com mais detalhes como no Ilustrator não pense duas vezes.

Outras polemicas para quem nao sabe.

*O Photoshop edita videos e fontes.

sim ele vetoriza......

 

Imagem Postada

 

mais é considerado uma ferramenta vetorial ?

esse é o grande debate la no topico e em outros lugares que ja vi

uns falam que é pq se faz vetor é ferramenta vetorial outros falam que não já que trabalha com bitmap !

 

cara só sei de uma coisa esse post do orkut... esse alexandre é um monstro mermao... p****.... tem coisa que fiquei

simplesmente boiando ali....... parece manjar do bagulho pena ser otario de se rebaixar em briguinhas de orkut....

 

cara tenho que aprender muito... puts ... me senti um leigo no ultimo !

 

--------

 

editar video e fonte ???

 

mostra ae entao aeuhaeu

sou o famoso são tomé xD

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.