Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

nunobarros

MySQL + VS2005

Recommended Posts

Tenho utilizado ODBC para ligar aplicações web em ASP.NET (2.0) a bases de dados MySQL. Até aí tudo bem...

 

Agora: Instalei o Connector/Net 5.0.3 que descarreguei de www.mysql.com.

 

Está instalado. Consegui adicionar uma base de dados ao Server Explorer no VS2005. Depois de sair do VS2005 deixou de funcionar.

 

Dá o seguinte erro: "An unexpected error ocurred in the .Net Framework Data Provider for MySQL. Please contact the provider vendor to resolve this problem."

 

O que é que se passa? :huh:

 

Além disso: não deveriam aparecer na Toolbox os objectos MySQLDataAdapter, MySQLDataSet, etc.? Não aparecem... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/upset.gif

 

Já aconteceu isto a alguém? Alguém me pode ajudar?

 

Nota: Tenho também instalado "Tools for Visual Studio" descarregado também do site do MySQL.

 

Obrigado! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara, me desculpe não vou te responder mas sim perguntar.para fazer conexão asp net (vb) + mysql, como isso se faz?precisa de bibliotecas como system.data e system.data.oledb?ou são outras diferentes?esse conector é necessário mesmo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara, me desculpe não vou te responder mas sim perguntar.para fazer conexão asp net (vb) + mysql, como isso se faz?precisa de bibliotecas como system.data e system.data.oledb?ou são outras diferentes?esse conector é necessário mesmo?

Necessário não é.Eu tenho utilizado uma ligação ODBC (a ligação OLEDB pede tb ODBC :blink: ) mas descarreguei do site do MySQL o connector deles para .netInstalei e deu-me o erro que indiquei. Queria ver se este connector me ia facilitar a vida. :huh: Acho que vou voltar ao velho método "à unha"... como diz o português! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caro Nuno,

 

- Passei pelos mesmos problemas que você! Minha instalação trata-se da combinação: Vista+VS2005PRO+MySQL5.0+MySQL Connector.Net 5.06+MySQL Plugin Visual Studio 1.1.2.

 

- Após inúmeras instalações e desinstalações tentando contornar o problema, resolvi executando o comando devenv.exe /setup. A partir daí pude criar minhas conexões no Server Explorer do VS2005.

 

Ats,

Roger Costa

Analista de Sistemas

INNOVATUS TECNOLOGIA

BRASÍLIA - DF

 

 

 

Tenho utilizado ODBC para ligar aplicações web em ASP.NET (2.0) a bases de dados MySQL. Até aí tudo bem...

 

Agora: Instalei o Connector/Net 5.0.3 que descarreguei de www.mysql.com.

 

Está instalado. Consegui adicionar uma base de dados ao Server Explorer no VS2005. Depois de sair do VS2005 deixou de funcionar.

 

Dá o seguinte erro: "An unexpected error ocurred in the .Net Framework Data Provider for MySQL. Please contact the provider vendor to resolve this problem."

 

O que é que se passa? :huh:

 

Além disso: não deveriam aparecer na Toolbox os objectos MySQLDataAdapter, MySQLDataSet, etc.? Não aparecem... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/upset.gif

 

Já aconteceu isto a alguém? Alguém me pode ajudar?

 

Nota: Tenho também instalado "Tools for Visual Studio" descarregado também do site do MySQL.

 

Obrigado! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ué, uma pergunta aqui, eu instalei este conector, mais nao apareceu nada na minha paleta de componentes, eu estou usando chamando a classe no codigo, MySqlConnection ... e bla bla blacomo faz para os componentes serem instalados na patela para serem usados no modo visual??intalei ete msmo conector!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ué, uma pergunta aqui, eu instalei este conector, mais nao apareceu nada na minha paleta de componentes, eu estou usando chamando a classe no codigo, MySqlConnection ... e bla bla blacomo faz para os componentes serem instalados na patela para serem usados no modo visual??intalei ete msmo conector!

Botão direito na ToolBox, Choose ItensSeleciona a DLL e dá OKAbraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ué, uma pergunta aqui, eu instalei este conector, mais nao apareceu nada na minha paleta de componentes, eu estou usando chamando a classe no codigo, MySqlConnection ... e bla bla blacomo faz para os componentes serem instalados na patela para serem usados no modo visual??intalei ete msmo conector!

Na realidade não basta instalar só o conector. Em uma parceria da Microsoft e a MYSQL AB, foi desenvolvido o plugin http://dev.mysql.com/downloads/visual-stud...ugin/index.html, que deverá ser instalado após o conector. Este plugin irá configurar uma paleta de componentes em sua ToolBox especifica para o MySQL. Além disso, possibilitará você fazer conexões diretas, assim como no SQL Server, na configuração visual de seu DataSet, criando conexões diretamente com o servidor MySQL através da aba de servidores do VS 2005.Ats,Roger CostaAnalista de SistemasINNOVATUS TECNOLOGIABRASÍLIA - DF

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ué, uma pergunta aqui, eu instalei este conector, mais nao apareceu nada na minha paleta de componentes, eu estou usando chamando a classe no codigo, MySqlConnection ... e bla bla blacomo faz para os componentes serem instalados na patela para serem usados no modo visual??intalei ete msmo conector!

Na realidade não basta instalar só o conector. Em uma parceria da Microsoft e a MYSQL AB, foi desenvolvido o plugin http://dev.mysql.com/downloads/visual-stud...ugin/index.html, que deverá ser instalado após o conector. Este plugin irá configurar uma paleta de componentes em sua ToolBox especifica para o MySQL. Além disso, possibilitará você fazer conexões diretas, assim como no SQL Server, na configuração visual de seu DataSet, criando conexões diretamente com o servidor MySQL através da aba de servidores do VS 2005.Ats,Roger CostaAnalista de SistemasINNOVATUS TECNOLOGIABRASÍLIA - DF
eu instalei tudo.... o mysql.dll o plugin e mesmo assim nao aparece nada no meu tollbox???depois de instalado ainda tem q pegar a dll?mais um detalhe??como tarbalhar com profileeeeeeeeeeeeeeeeeeto ficando doidio!OBrigado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nao aparece essa BUC.....A pra mim, do um showALL

mostra a paleta MySQL q eu criei, e depois pandei abrir a MySQL.VisualStudio.dll

isso com o conector já instalado!!!!!

 

alguem poderia me dizer o q ta acontecendo de errado??

 

o suporte pra mysql é muito fraco em relação a .net... parece q mysql foi feito exclusivamente pra PHP

te fala viu....

Imagem Postada

 

eh soh tem esses componentes ai mesmo???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nao aparece essa BUC.....A pra mim, do um showALL

mostra a paleta MySQL q eu criei, e depois pandei abrir a MySQL.VisualStudio.dll

isso com o conector já instalado!!!!!

 

alguem poderia me dizer o q ta acontecendo de errado??

 

o suporte pra mysql é muito fraco em relação a .net... parece q mysql foi feito exclusivamente pra PHP

te fala viu....

Imagem Postada

 

eh soh tem esses componentes ai mesmo???

- Vamos por partes!!! Se você quiser desinstalar tudo, pode fazê-lo. A primeira coisa é instalar o connector do MySQL, depois é instalar o plugin, mas caso você esteja usando o Vista terá que executar o comando de linha "devenv.exe /setup" logo após a instalação deste plugin.

 

- Uma forma de você certificar-se que ocorreu tudo bem é observa a tela de splash do Visual Studio, onde são apresentados os componentes instalados. Se tudo estiver em ordem você verá logo embaixo do splash "Visual Studio Tools for MySQL".

 

- Com relação a paleta de componentes, eu não entendi muito bem. O plugin na realidade acrescenta a facilidade de conexão com um banco de dados MySQL no mesmo formato do SQL Server, ou seja, através da paleta "Server Expolorer", na qual você poderá montar sua conexão com a mesma facilidade do SQL Server, sem precisar apelar para ODBC e outros meios.

 

- Uma vez estabelecida a conexão, você poderá arrastar para seu DataSet visual as tabelas, views e queries que bem entender. Poderá ainda criar tableadapters de forma flexivel, e ainda poderá criar toda espécie de combinação e relacionamento com as tabelas do MySQL.

 

- Após criada a conexão e montado seu DataSet visual, você poderá fazer uso dos componentes da paleta "Data" da ToolBox e criar datasourcers, datareaders ou qualquer componentes que acesse dados.

 

- As DLL's que você está incluindo na sua paleta não são necessárias de forma visual. Caso você prefira montar sua camada de persistência de forma manual, bastará fazer referência às mesmas DLL's e adicionar os respectivos namespaces no início de seu código através da cláusula "using".

 

- E mais uma vez, certifique-se de que o plugin foi bem instalado através da informação "Visual Studio Tools for MySQL" na tela de abertura do seu Visual Studio.

 

 

Ats,

Roger Costa

Analista de Sistemas

INNOVATUS TECNOLOGIA

BRASÍLIA - DF

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

boas a tds preciso de ajuda para ligar o vb 2005 express edition ao mysqlja tentei de td a unica coisa k da é so o provider da corelab!pf alguem k me ajude.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caro Leandro,

 

- Estará correto dependendo em que ponto da IDE você estiver. Como disse antes na postagem de 24/04/2007 o plugin para o MySql é uma facilidade para você criar uma camada de persistência de dados, conexões, etc.

 

- De qualquer forma, por estes dias foi lançada a versão 5.1 do conector, a qual faz a instalação da DLL do mesmo e ainda por cima configura o plugin para o VS2005.

 

- Desinstale tudo o que você configurou com relação ao conector e ao plugin, baixe o arquivo do novo conector (5.1) através da página http://www.mysql.org/downloads/connector/net/5.1.html e proceda a instalação normalmente. Até a dificuldade de instalação para o Vista foi resolvida nesta versão.

 

- Lembro novamente que é preciso desinstalar qualquer outra versão de plugin previamente configurada, e também qualquer versão de conector encontrada em seu micro.

 

- O conector é compatível com versões de servidores MySQL iguais ou superiores a versão 4.1.

 

 

Ats,

Roger Costa

Analista de Sistemas

INNOVATUS TECNOLOGIA

BRASÍLIA - DF

www.vivashop.com.br - Sua melhor Compra!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

:unsure: por acaso alguen pode me ajudar depois de tudo instalado , visualiso server explorer com as tabelas. no server consigo alterar, criar, deletar, bom enfim tudo mas nao consigo criar dataset, nao abre tabelas como fazer istooque esta havendo onde erreiqueria apenas facilitar trabalhoando com datasource

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu já tenho o mysql-connector-net-5.1.6 instalado, ele já vem com o plugin MySQL.VisualStudio? Tentei instalar esse plugin agora e dá o seguinte erro:

 

"There is a problem with this Windows Installer package.

A program required for this install to complete could not

be run. Contact your support personnel or package

vendor"

 

Mas quando mando instalar novamente, vem a opção de reparar ou desinstalar, sinal que instalou...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu já tenho o mysql-connector-net-5.1.6 instalado, ele já vem com o plugin MySQL.VisualStudio? Tentei instalar esse plugin agora e dá o seguinte erro:

 

"There is a problem with this Windows Installer package.

A program required for this install to complete could not

be run. Contact your support personnel or package

vendor"

 

Mas quando mando instalar novamente, vem a opção de reparar ou desinstalar, sinal que instalou...

Tenta ir no painel de controle e remover por lá.

Talvez precise do Windows Instaler mais novo, mas por hora tente excluir pelo Control Panel.

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ok, desistalei e deu tudo certo agora. O mysql-connector-net-5.1.6 já vem com o plugin MySQL.VisualStudio?

O MySQL connector contém as bibliotecas necessárias para acesso a base de dados mysql.

No entanto, você pode adicionar ao Toolbar do seu VS, a DLL que contém as funções do MySQL, como mostrado acima.

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.