Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

lailsonbm

Servlets, J2SE, J2EE...

Recommended Posts

Olá pessoal do Fórum Imasters,É com grande prazer que eu posto meu primeiro tópico (com certeza o primeiro de vários) neste fórum. Aqui eu ja pude acompanhar sobre vários temas relacionados a desenvolvimento web (minha área).Estou iniciando em JSP (haja vista que a plataforma Java se mostra muito promissora). Olhei alguns artigos sobre Java/JSP em alguns sites (recomendados neste fórum mesmo) e no próprio site da Java.Sun. A partir destas observações surgiram algumas dúvidas: - O que são realmente os Servlets? - Como o JSP interage com os Servlets? - Qual a diferença entre J2SE e J2SEE? - O que eu preciso para desenvolver JSP?Estava examinando a possibilidade de programar as Java Server Pages em conjunto com o Macromedia JRun. O que vocês acham? [será que o TomCat é melhor? :P ]Por fim gostaria de já agradecer ao pessoal do fórum pela atenção e oferecer minha ajuda aos desenvolvedores de ASP e ASP.net, linguagens que eu já tenho algum conhecimento.Lailson Bandeira

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá! Seja bem vindo ao fórum e a comunidade Java. Espero que na medida do possível possamos sanar todas as suas dúvidas. Vou tentar esclarecer um pouco as coisas e vou deixar de lado explicações muito técnicas que muitas vezes confundem um iniciante em JSP.Bem, Servlets são programas Java compilados que rodam no lado do servidor (server side) capazes de responder solicitações e fornecer output em HTML para o usuário. Um servlet também é capaz de responder solicitações simultaneamente (Multi Threading) e consegue persistir na memória do servidor. Ou seja, qnd um servlet é solicitado pela primeira vez, ele é instanciado e nas solicitações posteriores, como ele já está na memória, ele apenas processa a solicitação. Percebe como isso pode tornar sua aplicação rápida ? Mas programar servlets puros (esse não é o termo correto mas...) é complicado para dar manutenção uma vez que você precisa mexer no código fonte para alterar um link, ou uma tag por exemplo e recompilar o servlet. Para isso inventar o JSP que é uma tecnologia que "traduz" o código JSP em um servlet correspondente, isso é totalmente transparente para o programador. É claro que hoje existem diversas formas de apresentar conteúdo e definir as regras de negócio utilizando padrões como o MVC (separação entre modelo, apresentação e controle). Existem também diversas frameworks para se trabalhar com JSP/Servlets, Struts, Turbine, Velocity são alguns exemplos.J2SE quer dizer Standart Edition enquanto J2SEE é a Enterprise Edition, ou seja, são versões para aplicações diferentes do Java. Para desenvolver em JSP você precisa do J2SDK, que é o kit de desenvolvimento, aprender Java e entender bem o funcionamento dos Servlets e além disso, muita vontade. O Tomcat é excelente tanto para o aprendizado como para aplicações, o Resin também é muito bom...Espero ter ajudadoAté

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pela explicação. Ainda restam algumas dúvidas, mas creio que somente com a prática poderei entendê-las. Vou iniciar o desenvolvimento JSP com o TomCat, como recomendado por você. Mais uma vez agradeço pelo seu interesse.Lailson Bandeira

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.