Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

alessandrocs

Como Aumentar resolução de DPI ?

Recommended Posts

Pessoal, é o seguinte: Tenho uma foto .JPG de 2048 X 1575 em resolução de 72 dpi, perguntas:1 - Como faço, no PS, para aumentar a resolução em DPI ?2 - Qual o melhor formato para material a ser impresso, é o .TIF ? porque?3 - Qual o modo de cor do material impresso, CMYK, RGB ? porque?desculpa todas perguntas galera, mas to querendo me aprofundar no assunto.PS. Ah, que souber links de sites que explicam e/ou falam sobre as perguntas 2 e 3 e puder postar ai, fico agradecido.valewww

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como faço, no PS, para aumentar a resolução em DPI

--> Num dá, escaneia a imagem em 300 ou mais

Qual o melhor formato para material a ser impresso, é o .TIF ? porque?

--> Tem gráfica que aceita PSD mkas geralmente é TIF mesmo

Qual o modo de cor do material impresso, CMYK, RGB ? porque?

---> CMYK pruque é a lei do OESTE

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como faço, no PS, para aumentar a resolução em DPI

--> Num dá, escaneia a imagem em 300 ou mais
Mano obomba, valeu pelas dicas...Mas um cara amigo meu me disse que em qualquer programa de tratamento de imagens eu poderia aumentar a resolução de DPI... e ele citou o PS e o Corel por exemplo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Poxa pede pra ele ensinar isso pra nós.... acho que a maioria não sabe coo fazer isso :lol:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Imagem-> Tamanho da imagem -> resolução ai tu seleciona DPI (polegadas)e tranquilo!CMYK é o que pedem por que sao as cores que vão nas impressoras das gráficasó lembro q o M é de Magentavo pesquiza aqui e respondo melhor!! se a marta não o fizer hehehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Imagem-> Tamanho da imagem -> resolução ai tu seleciona DPI (polegadas)e tranquilo!CMYK é o que pedem por que sao as cores que vão nas impressoras das gráficasó lembro q o M é de Magentavo pesquiza aqui e respondo melhor!! se a marta não o fizer hehehehe

valeu Hyper... agora ta clareando mais as coisa aqui na caxola... hehhe essa tchurma do iMaster é tudo irmão mermo... fala sério... valeu turma..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caros colegas, é impossivel aumentar o DPI de uma imagem, se está imagem nasceu com 72 dpi, ela vai morrer com 72 dpi.

Imagem-> Tamanho da imagem -> resolução ai tu seleciona DPI (polegadas)e tranquilo!

Não é porque tem essa opção no PS q isso é possivel, você pode diminuir os DPI, mas não aumentar eles... ;) E arquivo pra impressão em grafica tem q ta a 300... O q c pode fazer é, se você tiver a foto (tirada com uma camera objetiva de preferencia) você scanei a 300 dpi e já era, um jpg de uns 400 x 400 a 300 dpi pesa uns 2 mega..., ai você tem q converte a escala de cores pra CMYK, RGB não pode i pra grafica (ai tem todo um embasamento q depois eu posto aqui umas apostilas pra você sabe o por que), mas basicamente é porque o papel nao refle luz, igual ao monitor, entao é impossivel criar cores q se cria com as cores primarias, ai nesses casos tem q usar cores especiais (da escala Pantone), mas isso já é outra treta... C - Cian, M - Margenta, Y - Amarelo, K - preto...E pra manda pra grafica, os melhores formatos são EPS, PDF, e CDR, e TIFF...Qualque duvida posta ai, q esse negocio de fecha arquivo pra grafica é mó treta, no começo eu tomava altos pau nisso...[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

RGB não pode i pra grafica (ai tem todo um embasamento q depois eu posto aqui umas apostilas pra você sabe o por que), E pra manda pra grafica, os melhores formatos são EPS, PDF, e CDR, e TIFF...

Dan, aguardarei por suas apostilas, qualquer coisa, sei que poderá me ajudar muito, e se quiser pode mandar pra acs.designer@terra.com.br. Voce poderia me explicar o que significa cada estensão dessa... o PDF eu sei... e o CDR tb q é do Corel Draw, e as outras ?obrigado por tudo gente...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando v. pega uma foto de 72 dpis e aumentapara 300 dps é como pegar uma camisinha e colocar umaum taco de baisebol dento dela, v. estica daqui e dalie o troço acaba entrando, mas você nunca mais poderáusa-la das maneiras convencionais, pois ela estarátoda deformada, esticada e ferrada. O que você pode fazer é:Pegar sua imagem com 2048x1575 ir em image size, aí mudar a quantidade de dpis dela de 72 para 300com o RESAMPLE IMAGE sem ticar. o tamanho (em proporções) de sua imagem vai diminuir, mas desta forma não haverá perda nem interpolação....Entendeu ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E bom...conversei com meu tiu (Publicitário e trabalha numa Gráfica)PSD porque podemos mexer, mas tem que se tomar cuidado pois qualquer um pode mexer CMYK pois o sistema de impressão é baseado nas 4 cores que são C cianM magentaY yellowK Black O RGB é mais usado quando se trata de fotografia

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando v. pega uma foto de 72 dpis e aumentapara 300 dps é como pegar uma camisinha e colocar umaum taco de baisebol dento dela, v. estica daqui e dalie o troço acaba entrando, mas você nunca mais poderáusa-la das maneiras convencionais, pois ela estarátoda deformada, esticada e ferrada. O que você pode fazer é:Pegar sua imagem com 2048x1575 ir em image size, aí mudar a quantidade de dpis dela de 72 para 300com o RESAMPLE IMAGE sem ticar. o tamanho (em proporções) de sua imagem vai diminuir, mas desta forma não haverá perda nem interpolação....Entendeu ?

Entendi Marta... você disse para aumentar os DPI´s e diminiuir o tamanho da imagem é isso?... ai eu terei a mesma imagem com mais resolução porem num tamanho menor..? O que é Interpolação ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com o RESAMPLE desligado automaticamente a imagem vai diminuir sozinha, v. não vai precisar mexer no tamanho.Interpolação, talvez tenha colocado o nome errado, mas é assimquando v. pega uma foto de 5x5 cm com 72 dpis, ela tera 72 pontos por inchs, (eu acho que é isso)se você aumentá-la para 300 dpis ela terá que pegar aqueles 72 e aumentar para 300, acontecerá o seguinte: ela vai criar os 228 pontos que não existiam com cores aproximadas aos pontos que existiam,por isso que quando v. aumenta muito uma imagem, ela fica toda manchada, pois não há imagem alí somente pontos interpolados, pontinhos com cores parecidas com a imagem, mas não a imagem...é a historia da camisinha, você estica ela, mas deforma.è mais ou menos isso, deu pra entender?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual a diferença do EPS pros outros formatos tipo JPG e TIF??O TIF é uma especie de JPG sem compactação né?!Tiago.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A explicação da Marta foi perfeita sobre os dpi's, é q eu não tinha reparado no seu primeiro post q o tamanho da sua imagem era tão grande, você vai te bastante espaço pra encolhe ela, e vai precisa, porque ela vai encolhe proposrcionalmente ao numero de dpi q vai aumenta, ou seja, vai enche umas 3 vezes e poco...Sobre as cores é isso q eu já tinha falado no primeiro post, com as cores pimarias (RGB), voce gera qualquer cor existente no mundo, mas essas cores só são corretamente visualizada onde se reflete luz (monitor, e televisão por exemplo), e o papel não reflete luz, então a escala de cores para impressão é outra (CMYK), mas voce nunca vai conseguir alguns tons q se consegue com RGB em CMYK, em CMYK fica tudo meio q sem vida... pra dar vida precisa de cores Pantone (ai tem um monte de detalhe, em relação ao numero de cores q serão impressas na grafica, e quanto mais cores, mais caro fica!!!)...Sobre estenção EPS, é um Post Script, o arquivo q gera o PDF, é o melhor tipo de arquivo para se mandar para a grafica!!!! O jpg é compactado, e geralmente sem resolução, ele tem uma limitação no numero de cores q podem ser usadas (não me lembro ao certo, mas acho q são 256), enquanto TIFF(eu acho) e EPS não tem limites!!!Qualque coisa grita, q tamo ai....[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só, então o JPG é maior... ;) heheheh[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

KCT que aula meu tive agora.... sabia que era assim, mas não sabia tão bem....Eu simplesmente pego as imagens em 300 dpi faço a parada mando pra gráfica e já era... em psd mermo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sinceramente, não aconselho mandar em .psd mesmo:1º. Qualquer pessoa pode mexer no arquivo, e depois você não tem como provar o contrário.2º. Tem muita gente folgada por, você pode encontrar sua arte em outros lugares por aí,sem nem mesmo ter sido consultado. 3º. Se sua arte tiver muitas layers, dependendo do fotolito, pode dar pau, aí ninguémse responsabiliza.4º. E o Texto ? Texto abaixo de 10pixels, em photoshop, nunca fica perfeito, você teria quecriar todas as imagens no photoshop, e os textos, num arquivo de vetor, eu uso o corel...Se fizer tudo no photoshop, o texto pode ficar feio, serrilhado embaçado, ou alguma coisa ruim...5º. Normalmente não se manda arquivo aberto p/ ninguém, dependendo do cliente, nem pra ele.Você ainda pode ganhar uns trocados mais tarde, se mandar aberto, qualquer um pode mexer,e ainda levar os seus créditos, dizendo que foi ele que fez tudo, sendo que só trocou uma virgula...Entre outros... ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom galera esta quase tudo muito bem explicado. Eu particularmete faço assim quando termino um projeto para impressão eu mando em *.TIFF mas as vezes fica enviavel quando se é maior que 5 MB que é o limite do meu e-mail. Então eu salvo em *. JPG em máxima qualidade.Agora quanto ao tamanho, eu faço assim eu acho mais pratico. Para se ter uma idéia da diferença entre 72 dpi e 300 dpi. Eu abro uma imagem bem grande com 72 dpi ai eu crio um arquivo novo com 300 dpi isso dá pra estipular quando se criar um arquivo novo, ai eu arrasto a imagem de 72 dpi para o novo que esta aberto e configurado com 300 dpi. Repare que no arquivo com 72 dpi a imagem esta grande com a visualização em 100 %, já no arquivo com 300 dpi a visualização em 100% a mesma imagem vai esta pequeninha. Desta forma se tem a real idéia de 72 dpi para 300 dpi.O lance das palhetas de cores RGB e CMYK o pessoal já explicou bem ... :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordando com o amigo obomba, eu também tive uma #@?$%~ aula agora... se bem que eu não sabia nada antes, como ele.... mas poxa ... a galera ai esta de parabens mermo.. Marta, Dan, obomba, Wesley, toda a galera que me ajudou nesse assunto.. acho que só ficou uma coisinha pendende... o significado das estensões...tif, .eps, etc...abraços e salute a todos...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.