Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Hanina

Operadores especias mod e div

Recommended Posts

Pessoal, eu tô precisando de uma ajudinha de vocês ^^É sobre os operadores mod e div.Até agora eu ainda não entendi como eles funcionam direito. Achei que tinha, mas quando fui fazer um algoritmo com eles só me enrolei.Gostaria de uma explicaçãozinha simples e, se possível, com um exemplo pra que eu possa praticar mais tarde. =]Ah, só em portugol mesmo. ^^Grata.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, eu tô precisando de uma ajudinha de vocês ^^É sobre os operadores mod e div.Até agora eu ainda não entendi como eles funcionam direito. Achei que tinha, mas quando fui fazer um algoritmo com eles só me enrolei.Gostaria de uma explicaçãozinha simples e, se possível, com um exemplo pra que eu possa praticar mais tarde. =]Ah, só em portugol mesmo. ^^Grata.

Bom Hanina n sei como se trabalha no portugol...acho q a base deve ser Pascal....particularmente prefiro o Delphi...mas vou colocar de uma forma facil e em portugues q de pra encaixar nesse parametro..E o seguinte o Operador MOD significa , o resto de uma divisão.Ex: 10 / 3o resto desta divisão é 1. Então o MOD de 10/3 é 1.Operador DIV . E o quociente da divisão.ex: 10/2=5o DIV desta divisão é 5. Pois 2*5=10.Aplicação operador MODex:faça um algoritimo q mostre o resto da divisao de um numero n por 2.varn:inteiro;inicioescreva('Digite um numero: ');leia(n);escreva('o numero digitado dividido por 2 teve resto: ',n mod 2);fim.Apilicacão Operador DIVex:faça um algoritimo q mostre o quociente da divisao de um numero n por 10;varn:inteiro;inicioescreva('Digite um numero: ');leia(n);escreva('O quociente da divisao desse numero por 10 e: ',n div 10);fim.Espero ter esclarecido sua duvida...qlqer coisa estamos ai..valeu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É sobre os operadores mod e div

Sinceramente eu nunca vi mod e div sendo executados como operadores. Em C pelo menos esses operadores são respectivamente:% e /div e mod até onde eu lembro eram apenas funcões que como o amigo acima disse retornam o quociente e o resto de uma divisão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É sobre os operadores mod e div

Sinceramente eu nunca vi mod e div sendo executados como operadores. Em C pelo menos esses operadores são respectivamente:% e /div e mod até onde eu lembro eram apenas funcões que como o amigo acima disse retornam o quociente e o resto de uma divisão.
Mas funciona sim...pode compilar o algoritimo acima no Delphi em modo console q funcionam...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas funciona sim...pode compilar o algoritimo acima no Delphi em modo console q funcionam...

eu não conheco Delphi, mas o correto em portugol é usar mod como funcão e div com o operador '/'.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas funciona sim...pode compilar o algoritimo acima no Delphi em modo console q funcionam...

eu não conheco Delphi, mas o correto em portugol é usar mod como funcão e div com o operador '/'.
É ai nesse caso ta certo .... pois n conheço portugol...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, eu tô precisando de uma ajudinha de vocês ^^

É sobre os operadores mod e div.

Até agora eu ainda não entendi como eles funcionam direito. Achei que tinha, mas quando fui fazer um algoritmo com eles só me enrolei.

Gostaria de uma explicaçãozinha simples e, se possível, com um exemplo pra que eu possa praticar mais tarde. =]

Ah, só em portugol mesmo. ^^

 

Grata.

 

 

Olá, Hanina!

Uma regra básica é que o DIV faz uma divisão exata, sem deixar quebrado e o MOD pega o resto que sobra. O DIV considera o que está à esquerda da vírgula e o MOD o que está à direita da vírgula.

Então, quando você quer resultados exatos, você usa o DIV ao invés de / .

 

Exemplo:

 

257 MOD 100 DIV 10

 

Resposta: 2,57 MOD 100 DIV 10 (porque anda duas casas por ser centena)

-----------

57 é o MODE, daí sendo DIV 10, anda uma casa no resultado obtido, ficando 5,7. Considerando que o DIV é o que fica è esquerda, o resultado é 5.

 

Então: 257 MOD 100 DIV 10= 5

 

Outro exemplo:

 

Dado NRO ( número de 3 posições), separar em C ( centena), D ( dezena) e U (Unidade)

 

C= NRO DIV 100 ----------> para aparecer a centena

D= NRO DIV 10 MOD 10

U= NRO MOD 10

 

Porque neste caso, se colocássemos C= NRO / 100, sendo NRO o número pedido, esta divisão não daria exata, daria um número quebrado.

 

Espero ter ajudado...

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nilda Diniz

 

Sei que a intenção foi boa mas este topico é de 2007

 

Se deseja realmente ajudar o forúm responda em topicos recentes onde os usuarios ainda precisam da resposta

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nilda Diniz

 

Sei que a intenção foi boa mas este topico é de 2007

 

Se deseja realmente ajudar o forúm responda em topicos recentes onde os usuarios ainda precisam da resposta

Ora! Eventualmente diversos usuários podem ter dúvidas e esclarece-las posteriormente com respostas de "tópicos de 2007" (antigos) como foi o meu caso nesse aqui.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo,

 

é o seguinte, como você tá falando de linguagem C, isso funciona um pouco diferente de outras linguagens. Temos em linguagem C, o operador DIV e o operador /, pois o operador / pode ser usado para números inteiros e reais, mas a variavel declarada como inteiro (trunca) o número. Já o operador DIV, realmente realiza a divisão correta, mas OBRIGATORIAMENTE deverá ser INTEIRO.

 

Portanto, teremos as situações

 

int num = 10, num1=0;

main ()

{

num = num mod 2;

num1 = num div 2;

}

 

Os valores apresentados para num será 0, pois o operador MOD será o resto da operação entao 10 dividido por 2 é ZERO. E o operador DIV traz o quociente da DIVISÃO, portanto 5. Este valor, 5, seria atribuido em num1.

 

Espero ter ajudado

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.