Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

cassius_fpu

Levantamento de informações para construção de sites

Recommended Posts

Olá pessoal, tudo em paz?

 

Seguinte, sempre que vou iniciar um site tenho uma certa dificuldade no levantamento de informações. Sei que o sucesso das página dependem de um projeto bem elaborado, e para fazer isso é preciso um levantamento de informações bem feito.

 

Gostaria de "ouvir" a experiência de outras desenvolvedores no que tange os procedimentos iniciais de confecção de sites comerciais.

 

Encontrei algumas dicas interessantes em http://unix.wmonline.com.br/iniciantes/projeto_sites.htm , entretanto, pareceram-me um pouco vagas...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha, realmente, o que eu acho essencial pra desenvolver a parte estética do site é obter do cliente: LOGO, CORES DESEJADAS, ESTRUTURA DESEJADA, ANIMAÇÃO OU NÃO, MENUS que irá compor o site, entre muitas outras coisas...Enfim, você não vai fazer um questionário ao seu cliente é lógico, você tem que saber dialogar com ele, e no meio do diálogo, catar estas informações, e nunca, nunca deixe de anotar tudo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Minhas experiências estão sendo trocadas no "tutão" =]O que eu geralmente faço é a boa e velha 'entrevista' com o cliente, nada melhor que isso, dar uma de psicólogo e captar o que o cliente espera, o que ele gosta, etc...[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

não entendi porque você não concorda com elaborar um questionário para o cliente responder. Acho a idéia atraente...

Tipo, primeiramente, eu acho que o cliente é uma pessoa normal como qualquer, e não uma máquina de respostas heueheuehe...Outra, é que na maioria das vezes, meus clientes não entendem inhaca de internet ou computadores... então um questionário destes só iria vir à atrapalhar...Bom, e uma conversa, muitas vezes discontraídas (não sei pq, maioria dos meus clientes são moh zuera), dá pra captar melhor os pontos que o cliente quer e tal...+/- isto rsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Antes de tudo prepare um bom briefing só isso que eu falo o resto veja no Web2Ponto0 !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Adaptei o seguinte questionário:1.Dados da Empresa:•Nome e razão social;•Endereço;•Telefone;•Ramo de atividade;•Que produto(s) a empresa oferece? Qual a colocação desse(s) produto(s) no mercado? •Descreva o(s) produto(s) (não poupe detalhes):•A empresa possui logomarca?•A empresa possui slogan?•Deseja complementar alguma informação?2.A empresa já possui domínio registrado?3.Já foi escolhida empresa para hospedar o site? Se sim, forneça um contato para que possamos ter acesso às configurações do servidor.4.Qual é o principal objetivo do site? (Informar, Oferecer algum serviço) Mencione detalhes.5.Que itens o menu deve conter?6.Já existe algum site similar? Se sim, especifique o endereço.7.Quem fornecerá o conteúdo do site?8.Qual é o perfil dos usuários que você espera ter acessando seu site? (Faixa etária, interesses, capacidade técnica, etc)9. Deseja usar algum arquivo já existente? (Imagem, Slide, etc)10. Sobre as cores a serem utilizadas, tem alguma preferência ou ficará a nosso critério?11. Alguma informação do site deverá ser atualizada eventualmente? Se sim, com que freqüência?12. Quem aprovará o projeto? (dados para contato)13. Qual o orçamento disponível?14. Quem dará manutenção no site?15. O site ficara no ar por prazo pré-determinado?16. Quando o site precisa estar pronto?Creio que para responder tais questões não é preciso ser um gênio, basta estar envolvido nas atividades da empresa. Esse, portanto, seria meu "Briefing". Estou pretendendo adotar a seguinte conduta a partir do próximo projeto:Encaminho meu "Briefing" para o cliente, por e-mail mesmo, pedindo que ele respoda o questionário, sem compromisso, só para eu me situar naquilo que o cliente busca.Em seguida, e com base nas respostas dele, elaboro o escopo do projeto, já com uma previsão de tempo e custo, para apresenta a ele e submter à aprovação. A aprovação faço pessoalmente, naquela famosa conversinha... Nela, peço que o cliente assine que está de acordo com o escopo.Feito isso parto para implementação (Wireframes, layout, confeção do código, etc).Alguém enxerga alguma desvantagem nesses procedimentos?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu...Vejo que muita gente leva ao pé da letra uma tradução de briefing... em alguns cursos, eles ensinam algo como "jogo de perguntas e respostas"...Porém, eu acho que o briefing não deve ser algo como um questionário... mas sim um contato direto com o cliente, que eu acho que é a melhor forma de captar o que ele deseja e tal...É nesta conversa que você tem que aplicar o seu briefing... afinal, um briefing para mim, seria os pontos bases que você ou sua empresa, utilizam para produção dos sites... porém, estes mesmos devem ser aplicados numa conversa, como dito...Bom, isso tudo é opnião pessoal minha e de como procedo... não estou dizendo para você atuar desta forma, afinal quem irá traçar seu caminho é você próprio...Boa sorte!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma idéia é levar um gravador portátil e gravar a reunião com o cliente, assim como os repórteres fazem :)[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.