Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Rosa Cristina

[Resolvido] PC esquentando muito...

Recommended Posts

Tenho um Pentium 4, processador 2,66 GHz, placa-mãe D915 PGN, fonte coolemaster RS-380-PCAR, um DVD-RW, HD SAMSUNG 250GB, e tenho notado o aumento exagerado da temperatura quando rodo alguns programas como spybot, limpeza de disco, ele chega até 80 graus nesses momentos e depois cai para uns 56. Mesmo com o gabinete aberto, não consigo entender o que está acontecendo, já limpei o cooler do processador, verifiquei a pasta térmica e continua aquecendo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rosa,nesse caso o problema pode ser: - fonte - processador - placa mãepra tirar suas dúvidas faça testes colocando o seu processador em outro computador de configurações semelhantes. Se esquentar é porque o problema está no processador senão pode ser a fonte ou a placa mãe. Para saber que está com defeito, vá fazendo os testes por reposição.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ok, como a fonte é nova, já comprei para verificar se o problema era dela, falta agora ver o processador, estarei com uma placa-mãe nova em menos de uma semana e verificarei se ocorre o problema, depois posto o resultado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

olá hinom, depois de recomeçar do zero (placa, processador, gabinete, fonte todos novos) pude observar o mesmo problema ocorrendo: quando ocorre um aquecimento (sendo que dessa vez a temperatura é ebm menor) o PC não funciona normalmente e às vezes nem mesmo quando renomeio arquivos. A placa é intel novamente... será que é problema da marca? vai aí a nova configuração e nova tentativa de entender o que acontece.

Placa-mãe Intel 975X bad axe 2; 2 memórias DDR2-SDRAM PC2-6400 (399 MHz) - [DDR2-800] 1024 MB - DIMM; processador Intel Core2 CPU 6600 2.40GHz Conroe; fonte Coolermaster RS-380-PMSR, doi gravadores de DVD LG; dois HDs SATA Barracuda 7200.8 de 250GB e Barracuda 7200.7 de 120GB; placa PCI Express de 250 Radeon X300. O problema é o mesmo quando rodo o spybot ou a limpeza de disco, ou às vezes até um filme, quando passo o mouse em qualquer ícone, no menu iniciar, no que quer que seja, o ícone fica piscando para ser renomeado, e muitas vezes só volta ao normal quando faço isso, já deixei um arquivo do word sem importância para renomear e o PC "voltar" ao normal pelo menos por um tempo ou novo aquecimento. O estabilizador é de 1Kva, teclado comum, e mouse sem fio. tenho acompanhado a temperatura e o máximo que chegou foi a 60º. Obrigada pela ajuda. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/natal_happy.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

olá.

 

ok

 

mas ainda nao entendi o que você fez .

 

como você fez o teste de integridade da voltagem da fonte ?

 

por onde está vendo a temperatura ?

 

fez teste de stress de memoria ?

 

encoste a mão a mão no hd, no drive de cd na placa de video ( nao encoste nos circuitos ). se estiver muito quente ( fora do normal ), provalmente tem algum componente provocando esse aquecimento. deve ser a fonte.

um equipamento novo não é sinal de garantia de bom funcionamento. Muitas vezes os produtos vêem com defeito da fábrica.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Rosa Cristina primeiramente responda as perguntas feitas pelo hinom são de grande importancia para resolvermos seu problema, gostaria tambem de perguntar quanto ao posicionamento dos dispositivos dentro do seu gabinete, vi que tem 2 hds e 2 gravadores de DVD gostaria de saber como esta o posicionamento destes dispositivos pois um hd em cima do outro pode causar aquecimento, sem um espaço entre os dois ha um aumento de temperatura significativo o mesmo vale para os gravadores de DVD, tambem o posicionamento dos hds devem estarem direcionados logo na direção das entradas de ar frontais do gabinete (a maioria dos gabinetes de hj em dia possui), a posição das malhas dentro do gabinete tambem influi na circulação do ar, o correto é estar preso o excesso com presilhas plasticas, veja esta materia do clube do hardware sobre aquecimento:

 

Gabinetes: Como evitar o superaquecimento

 

Porem como falei logo de inicio não descarto problemas como os que o hinom falou de superaquecimento por problemas em algum dispositivo, como fonte, plca de video, memoria, e hds etc. pois varios produtos vendidos no mercado podem vir com problemas de fabricação mesmo sendo novos, por isso necessitamos que as perguntas do hinom sejam respondidas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigada Edultra. Não fiz o teste de integridade da fonte... a temperatura é mostrada pelo programa que vem com o CD da placa-mãe(intel desktop utilities), para o stress de memória usei o MEMTEST, não acusou erro. Usando o programa AIDA, vi que a temperatura dos HDs estava em torno de 45° e 41°. O gabinete é o Elegance 6CN3 da Verycom. (http://www.dsystem.com.br/DKD482). Todas as precauções forma tomadas como: manter distãncia entre os DVDs, entre os os dois HDs e os cabos são os rounded cables, mais finos para não atrapalhar a circulação de ar. Tive todos estes cuidados ao montar este novo PC, o gabinete fica em cima de uma mesa totalmente livre, tem duto lateral e ventilador traseiro, não tem dianteiro, como comprei tudo novo, não experimentei o processador na placa-mãe anterior, já fiz a montagem direto. Como é a segunda vez que acontece a mesma coisa com placa e processador intel (ambos com garantia de 3 anos) estou achando que pode estar aí o problema, pois coincidentemente está acontecendo a mesma coisa que aconteceu com o PC anterior. primeiro achei que era a fonte, troquei por uma melhor, como continuava o problema, troquei tudo: placa, processador, gabinete. Os únicos itens que não são novos são os HDs, o estabilizador e um DVD-RW. OBS: uma coisa que acabo de verificar agora enquanto parei para verificar se era suportável colocar a mão para verificar a temp. foi que, ao colocar uma chave-teste nas paredes do gabinete, a luz ficou acesa... e agora? como vou achar o que está dando contato com as paredes do gabinete? Ai...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

OBS: uma coisa que acabo de verificar agora enquanto parei para verificar se era suportável colocar a mão para verificar a temp. foi que, ao colocar uma chave-teste nas paredes do gabinete, a luz ficou acesa... e agora? como vou achar o que está dando contato com as paredes do gabinete? Ai...

Vire a posição na tomada caso esteja utilizando uma tomada comum, para tomadas de três pinos tem que estar em uma posição se não da choque mesmo... dai tera que trocar a posição do fase e neutro, eis o esquema da tomada:

Imagem Postada

 

Como você esta aproveitando os hds da outra maquina o problema pode ser o aquecimento de um deles, você ja tentou utiliza-los um a um para ver qual esta esquentando, ou tente fazer o teste do toque para ver qual esta esquentando, faça o mesmo teste com os outros dispositivos mas sem encostar nos contatos, apenas aproxime a mão e verifique se esta havendo superaquecimento em algum destes, caso seja necessario instale um cooler de 120mm para ajudar na ventilação interna do gabinete.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

olah rosa

 

A dica que dei sobre colocar a mao para verificar se esté quente ou não, deve ser feito por pessoas experientes, pois não é algo aconselhável. Desculpe não ter alertado.

Não precisa necessariamente pegar no dispositivo, basta aproximar a mão que logo sentirá o vapor de ar quente. Esse vapor tende a ser mais quente nos casos de aquecimento acima do normal.

 

Quanto ao teste da fonte, existem aparelhos digitais a baixo custo que verificam a voltagem.

Não sei dizer se no brasil existe, mas recomendo o "Power Supply Test".

 

O aquecimento pode ser provocado por apenas 1 dispositivo ou por conflito entre 1 ou mais dispositivos. Assim como o Edultra comentou no post acima, pode ser que o HD antigo esteja provocando o aquecimento.

 

Por enquanto, você deve continuar com o diagnóstico, eliminando possíveis erros até encontrar a raíz do problema.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ok, vou mudar os fios da tomada e retirar um Hd e verificar. Apaguei o histórico anterior de alertas da Intel, mas ficaram estes, não sei se ajudam, mas vá lá:

29/12/2007 01:35:59 [falha] [E/S CPU (+1,5V)] fora do intervalo recomendado. (1,523V)

26/12/2007 20:13:51 " [NUC. CPU] " " " " (1,247V)

" 20:13:15 " " " " " " (1,306V)

" 20:13:09 " " " " " " "

" 20:12:55 " [E/S CPU (+1,5V)] " " " " (1,510V)

" 20:09:07 " [NUC. CPU] " " " " (1,329V)

 

Ainda não consegui o power supply test, estou tentando. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/natal_smile.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por enquanto retirei um HD, mas ao ligar hoje, deu o mesmo problema, depois de conseguir renomear um arquivo, estabilizou e está funcionando até agora sem alterações. Começo a asuspeitar também do estabilizador. É possível que ele interfira com a fonte? na semana que vem comprarei um filtro de linha e vou observar os resultados. Bom novo ano para todos da equipe, muita paz e realizações!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Troquei o estabilizador pelo filtro, o problema continua, mas agora pelo menos não perco horas tentando renomear os arquivos para o PC funcionar. Também descobri usando o PC Wizard que os dois módulos de memória são de 800MHz e a placa-mãe aceita no máximo 667MHz. Isso pode causar essa alteraração no PC? Pode causar o aquecimento excessivo?

Edit: /post mesclado:

Bom, só que de acordo com a informação da placa, D975XBX2, ela suporta sim DDR2 800, então, já estou descartando essa possibilidade. Só me resta uma opção: verificar se o processador da antiga placa vai dar o mesmo problema nesta nova, já que não posso testar o novo processador na placa antiga. Espero ter sorte!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Solução final- Olá Hinom e Edultra, no início de janeiro fiz mais uma descoberta: sempre que apertava uma tecla para renomear arquivo e fazer o PC trabalhar, observei que o modo como teclava às vezes dava certo e outras não. Fiz então a última tentativa: troquei o teclado (PS2 por um USB) e qualnão foi minha surpresa, tudo funcionou normal, sem aumento de temperatura, sem travar, nada. Rodei vários programas juntos, como spybot, os dois DVDs, um gravando e outro com filme e ainda rodei um joguinho, e... tudo perfeito. Estou usando o PC normal até agora. Minha conclusão é que o teclado estava com dfeito, mas não sei porque de algum modo aumentava demais a temperatura. Como volto a trabalhar daqui a 5 dias com outros computadores, vou testaro teclado em pelo menos 8 PCs diferentes e verificar como alteram a temperatura dos mesmos. Não tenho como medir a interferência mas poderei confirmar se o problema é dele. Até agora tudo funcionando perfeito! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que bom que conseguiu achar o problema, as vezes é onde menos esperamos... que bom que voltou e nos disse como resolveu o problema, quanto a este caso resolvido.

 

Lembro-me de um micro que consertei e quando estava comigo sempre funcionava corretamente quando ia entregar e conectava tudo ele nem ligava... até que descobri que a malha que ligava a conexão da impressora estava invertido isso apos umas 3 vezes que tentei entregar o micro, desde então reviso tudo e vou ligando cabo por cabo o que hoje com a interface USB é bem mais facil por poder conectar com o micro ligado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estranho isso...

 

um TECLADO fazer um PC fritar?

 

 

bem o q pode ter ocorrido é que o teclado ficava "pressionado" por algum defeito interno e fazia o processador ficar a 100% de funcionamento tornando a maquina muito quente.

 

 

Veja essa lista abaixo de temperaturas.

 

Seu processador nao pode ultrapassar a casa dos 60,0º senao pode queimar.

 

 

http://www.clubedohardware.com.br/artigos/645/5

 

 

bem de toda forma, apesar de nao fazer nenhum sentido essa história, ja resolveu seu problema agora é ser feliz.

 

 

^^

 

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.