Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

FHL

O que é RAW? é útil?

Recommended Posts

Os arquivos RAW são cópias das informações gravadas pela luz no CCD. Eles não sofrem tratamento posterior dentro da câmera e, portanto podem ser processados a posteriormente.Como não recebem nenhum tipo de tratamento, nem compactação, normalmente ocupam grande espaço, podendo facilmente chegar a 20 megabites.Toda câmera digital que produz arquivos RAW, traz junto um CD com programas para processamento destas imagens e conversão para formatos de arquivos mais populares.A vantagem deste tipo de arquivo é que toda decisão de tratamento como aplicação de filtro como nitidez, cor ou contraste pode ser feitas depois sem que haja perigo de erro por pressa ou desconhecimento do fotógrafo.Fabricantes e puristas dizem que um arquivo feita em RAW e depois tratado no computador tem mais qualidade que um arquivo feito em JPG. A realidade é que a maciça maioria dos fotógrafos não usa RAW, por que o ganho de qualidade se não é imperceptível, pelo menos é bem próximo disto.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os arquivos RAW são cópias das informações gravadas pela luz no CCD. Eles não sofrem tratamento posterior dentro da câmera e, portanto podem ser processados a posteriormente.

Como não recebem nenhum tipo de tratamento, nem compactação, normalmente ocupam grande espaço, podendo facilmente chegar a 20 megabites.

Toda câmera digital que produz arquivos RAW, traz junto um CD com programas para processamento destas imagens e conversão para formatos de arquivos mais populares.

A vantagem deste tipo de arquivo é que toda decisão de tratamento como aplicação de filtro como nitidez, cor ou contraste pode ser feitas depois sem que haja perigo de erro por pressa ou desconhecimento do fotógrafo.

Fabricantes e puristas dizem que um arquivo feita em RAW e depois tratado no computador tem mais qualidade que um arquivo feito em JPG. A realidade é que a maciça maioria dos fotógrafos não usa RAW, por que o ganho de qualidade se não é imperceptível, pelo menos é bem próximo disto.

O arquivo RAW é o negativo digital e oferece inúmeros parametros para edição da fotografia.

O JPG é compactado e oferece bem menos opções de ajustes do que o RAW, embora o ganho de qualidade não seja tão relevante assim mas os ajustes disponíveis fazem do RAW a melhor forma de fotografar.

Um exemplo é o White balance, ajuste de exposição sem mexer no levels, e muitos outros.

Sem sombra de dúvida fotografe em RAW, salvo os casos de fotógrafos de eventos, jornalistas, que movimentam grande quantidade de fotografias, e que muitas vezes têm que enviar para a redação imediatamente após o evento fotografado.

Em moda, se não for médio formato é RAW sem dúvida.

Compartilhar este post

Link para o post

aqui onde trabalho depois que aprendi um pouco mais sobre RAW falei com meu gerente para o fotografo começar a fazer as capas de revista tudo em RAW

tivemos um ganho enorme, pq as vezes o fotografo faz uma 'cagadinha' e você tem opção por exemplo de trabalhar com a exposição, se ficou muito clara sem a perda de qualidade

pois estamos trabalhando no "negativo" da foto, o grande porém é ainda a compressão feita para JPG onde há uma perda de qualidade bem considerável, as vezes no impresso muitas vezes nem é muito perceptível, mais para quem montou o layout ou tirou a foto e viu antes a qualidade em RAW sabe que tem diferença

dizem que é melhor trabalhar com .PSD do que em .JPG , já que o TIFF e o JPG tem a mesma % na compressão.... alguem confirma isso ?

Compartilhar este post

Link para o post

aqui onde trabalho depois que aprendi um pouco mais sobre RAW falei com meu gerente para o fotografo começar a fazer as capas de revista tudo em RAW

tivemos um ganho enorme, pq as vezes o fotografo faz uma 'cagadinha' e você tem opção por exemplo de trabalhar com a exposição, se ficou muito clara sem a perda de qualidade

pois estamos trabalhando no "negativo" da foto, o grande porém é ainda a compressão feita para JPG onde há uma perda de qualidade bem considerável, as vezes no impresso muitas vezes nem é muito perceptível, mais para quem montou o layout ou tirou a foto e viu antes a qualidade em RAW sabe que tem diferença

dizem que é melhor trabalhar com .PSD do que em .JPG , já que o TIFF e o JPG tem a mesma % na compressão.... alguem confirma isso ?

Já que ninguém respondeu, vou dar minha opinião. Com certeza é muito melhor trabalhar com PSD do que com JPG. Você não perde nenhuma informação da imagem. Além disso, consegue retornar alterações. Quando eu não tenho certeza de ter terminado uma imagem, eu salvo em PSD.

Agora essa do TIFF e JPG ter a mesma % na compressão não sei não. Pelo que eu sei, quando você salva em TIFF, não perde nada.

Olha o que eu achei:

TIFF mantém a qualidade: o formato de compressão de imagem TIFF é reverenciado porque é “sem perda”, ou seja, nenhuma informação é perdida durante a compressão (ao contrário da compressão “com perda” de JPEG). Arquitos TIFF são maiores do que JPEGs comparáveis, mas jamais um pixel ou matiz é perdido quando você cria, edita ou salva um TIFF.

Ao usar TIFF, você não tem que lidar com a bagagem extra que acompanha o formato RAW (que abordaremos adiante); tampouco precisa se preocupar que parte da informação de cor seja desprezada toda vez que você salva uma foto, como acontece com JPEG. Para obter a qualidade máxima, configure sua câmera para salvar as fotos como arquivos TIFF e continue a salvá-las neste formato depois. Ou salve fotos na sua câmera com a qualidade JPEG mais alta e, após editá-las no PC, escolha Arquivo, Salvar como e selecione TIFF. Talvez você perca um pouco de qualidade, quase imperceptível, no primeiro JPEG salvo, mas, depois que o arquivo está no formato TIFF, a qualidade é preservada.

Há desvantagens, porém: arquivos TIFF são muito maiores do que arquivos JPEG e o formato TIFF não é tão universal quanto JPEG. Você ainda terá que salvar uma cópia da imagem TIFF como JPEG se quiser compartilhá-la via e-mail ou colocá-la na web.

Fonte: http://forum.wmonline.com.br/index.php?showtopic=155471

Compartilhar este post

Link para o post

então é que eu fui a um curso (Alexandre Keese) há algum tempo ...e provaram por A + B que o JPG tem a mesma taxa de compressão do JPG......

e visualmente falando o TIFF perdeu o mesmo tanto de qualidade que o JPG....

eu fotografei já em TIFF e em JPG tb, não vi diferença alguma... ou seria nesse caso acima citado somente pela conversão do RAW para TIFF/JPG e não pelo registro direto da foto nesas compressão ???

Compartilhar este post

Link para o post

então é que eu fui a um curso (Alexandre Keese) há algum tempo ...e provaram por A + B que o JPG tem a mesma taxa de compressão do JPG......

e visualmente falando o TIFF perdeu o mesmo tanto de qualidade que o JPG....

eu fotografei já em TIFF e em JPG tb, não vi diferença alguma... ou seria nesse caso acima citado somente pela conversão do RAW para TIFF/JPG e não pelo registro direto da foto nesas compressão ???

Vou dar outro chute. Acho que a compressão não quer dizer tudo. Talvez o método de compressão mude. E de qualquer forma, se o percentual é o mesmo, como se explica que a imagem em TIFF é maior do que em JPG? Não faz sentido. Vou fazer alguns testes pra ver.

Quanto a qualidade visual entre as duas, provavelmente você só vai ver alguma diferente em grandes crops. Visualmente uma foto em JPG é perfeita. Especialmente na tela do computador, sem crop. Agora, se você cropar ela, já vai perceber alguma diferença.

Compartilhar este post

Link para o post

ummm não tinha pensado por esse lado do crop..... realmente a comparação que fizeram foi somente na foto original, talvez em crop o TIFF "segure" melhor cores e resolução

Compartilhar este post

Link para o post

Coxa, TIFF é incompravelmente superior o JPG.

JPG é um formato com inumeras vantagens, a maior delas é sua incrivel compressão e com boa qualidade.

Mas você perde "area de atuação" com editores de imagem. Agora um RAW ou TIFF você edita ela muiiiiiiiiiiiiiiiiito e mesmo assim continua numa qualidade absurda.

Vai exagerar na edição de um JPG 60% para você ver o que ocorre.

O TIFF você meche com Levels, curves para la e para ca e tudo fica na boua...

teste isso coxa.

Abração

Compartilhar este post

Link para o post

vcs falaram sobre CROP.

Q É ISSO?

Sou totalmente por fora do assunto fotografia. agora q tô começando a estudar.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.