Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

LiMaO

somar campos de tabela

Recommended Posts

como eu somo os valores de um campo de uma tabela feita no paradox?tenho o valor dos produtos dentro dessa tabela, quero somar esses valores e mostrar essa soma no meu programa, a pessoa vai escolher quais os produtos quer, entao tora hora que ela adicionar ou remover um produto essa soma muda... como faço isso?e tambem qual componente do delphi eu coloco para a pessoa escolher o produto que quer?por ex: eu listo todos os produtos a pessoa vai la e coloca um "x" no produto que quer e ele é incluso na minha folha de impressao

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ainda nao... ele da erro, pedindo a o campo SQLConnection, tipo eu quero que a pessoa indique qual o produto ela quer e conforme ela vai clicando o valor dos produtos é somado...ela clica nos itens que quer, depois clica em um botao e no evento do botao a soma aparece em um DBEdit por exemplo...aproveitando ja... qual componente eu posso fazer para mostrar todos meus produtos e ela clicar no produto que quer e ir adicionando ele pra lista de impressao?eu tenho eles listados em um DBGrid, mas nao quero que a pessoa exclua os itens para os que ficarem serem impressos, quero que de uma lista ela escolha alguns que serão impresso...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, muita coisa ai envolvida...Você poderia usar um DBGrid para listar os produtos, e usar o próprio DBGrid para a seleção, onde poderia fazer com que o usuário selecione o Ctrl e clique sobre o item desejado, depois de tudo clique em um botão final que totaliza a compra, precisa somente você definir qual a melhor idéia.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

acho que isso do ctrl é uma boa... mas depois como eu irei "jogar" esses produtos escolhidos para uma outra tabela e imprimi-los junto com a soma dos preços deles?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

marcio eu consegui aqui, tinha pego componente query erradoxDagora como faço pra exibir essa consulta em um DBEdit?edit-consegui tambem mostrar em um DBEdit, agora só mesmo aquele esquema do ctrl para mostrar os produtos que ela selecionar com o ctrl e a soma desses valores...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom...

No DBGrid coloque a propriedade dgMultiSelect que esta dentro de Options das opções do componente como True

 

Depois no botão que você vai totalizar faz o seguinte:

 

var	x: integer;	total: Extended;beginqry.DisableControls;for x:=0 to Pred(DBGrid1.SelectedRows.Count) do	begin	qry.Bookmark:=DBGrid1.SelectedRows[x];	total:=total + qryCAMPO.Value;	end;qry.EnableControls;end;
E depois atribui o valor TOTAL ao campo desejado...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

no dbgrid eu pego as informaçoes de componentes TTable e DataSource (tbTroca e DS_Troca)pra mostrar a soma em um DBEdit eu fiz como voce me disse no tópico antes, com a query...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

hm... mas isso que voce me passou serve só para calcular o total nao é?e para eu exportar as linhas selecionadas pra uma nova tabela como faz?porque o total acho que da pra fazer direto no quickreport...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.