Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

NaPraia

Pessoa Jurídica

Recommended Posts

Estou com uma dúvida, estou negociando para trocar de empresa, só que ela contrata como PJ.E eu não sei como funciona isso. Tenho que ir na receita para abrir, quanto que eu vou descontar, para saber se vale a pena sair da minha carteirinha assinada.Alguém pode me ajudar, ou algum lugar para consultar? Estou procurando na página da receita mas é complicado de entender.obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Procure obter informações de dois modos:1 ) consulte um órgão de leis trabalhistas e explique para eles o que você está fazendo.2 ) consulte a própria empresa. Depois faça os comparativos. Se a empresa omitir dados importantes, questione-os sobrre o motivo de omitir tais informações.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá NaPraia,

 

Pelo que entendi você está indo trabalhar em uma outra Empresa, e eles estão exigindo que você seja Pessoa Jurídica.Isso porque é uma forma de burlar as leis trabalhistas, muitas Empresas vem fazendo isso.

 

Contratar trabalhador como PJ é fraudar legislação

Contratar trabalhador como Pessoa Jurídica é fraudar a legislação trabalhista, além de induzir o empregado a aceitar um acordo que vai reduzir seus encargos trabalhistas, previdenciários e fiscais. O entendimento é da 4ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho. A Turma não acolheu recurso do SBT de Porto Alegre, que tentava suspender a decisão que reconheceu o vínculo empregatício de um gerente de programação.

 

Leia mais em: Consultor Jurídico

 

Isso é uma furada ao meu ver.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em alguns casos você ter carteira assinada, é que é furada (isso vai muito do salário que você ganha). Pois você trabalha quase metade do ano só para o governo. :o Em alguns casos é melhor você ter uma empresa aberta e prestar serviços a diversas empresas. Mas cada caso é um caso.Algumas empresas, esquecem que empresas individual (apenas uma pessoa física), causa vínculo empregatício, já que apenas uma pessoa está prestando serviços a empresa em questão, para "burlar" isso algumas empresas exigem que a empresa seja uma sociedade (dois ou mais sócios), para que isso não ocorra.Não vejo isso como uma "esperteza" dessas empresas, o custo de ter um funcionário no Brasil é alto, o governo também adora aumentar os impostos (como esse Super-Simples que é um grande sacanagem <_< ). Contratar como PJ acaba ajudando o custo final, e a empresa consegue pagar um valor melhor pelos seus serviços.Tem vantagens e desvantagens, tem que por tudo na ponta do lápis para comparar. Eu decidi ser PJ, pelos motivos apresentados acima. :)Algumas vantagens:- Você não tem chefe (quem tem chefe é índio);- Você pode especificar algumas coisas no seu contrato, horários mais flexíveis, não tem que ficar batendo cartão;- Quando você não quiser mais, encerra o contrato e acabou, presta serviço para outra empresa. (Não tem ninguém olhando o tempo que você ficou na empresa);Desvantagens:- Não tem 13 salário;- Se a empresa encerrar o contrato contigo, tem que correr atrás de outra empresa (sempre bom ter uns contratinhos de manutenção);- Não tem Previdência sócial (as vezes penso é vantagem).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Douglas,Logicamente que tem suas vantagens, mas a maioria delas são para as empresas que estão contratando, pois o trabalhador como PJ, além de ter que pagar impostos do mesmo modo, dependendo de seu salário até compensa ou não.O grande problema é não poder usufruir das leis trabalhistas e a Empresa pode encerrar o acordo com sua futura empresa a qualquer momento, dependendo do contrato de prestação e serviços.Quanto a vantagem de não ter chefe, de certa forma você continuaria tendo, pois estaria prestando serviços a outras empresas.Mas abrir empresa hoje é simples, e dependendo do objeto social, os impostos são mais amenos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas não é chefe, hehehe :) Você é visto de outra forma, pois agora você fornece serviços, não é um empregado. E você terá um portfólio de empresas que você já prestou serviços.Sobre o encerramento de contrato você pode especificar no contrato, aviso prévio de 30 dias úteis, multa caso o contrato seja encerrado no meio.// Sobre a abertura de empresas, depende do local, em alguns casos o CNPJ não sai em menos de 35 dias, depois dele tem outros órgãos que também são bem burocráticos.// Super-Simples que eu citei, por exemplo quem pagava 1,5% sobre cada nota agora paga quase 10%, e falaram que ele veio para nos ajudar...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O super-simples que era para ajudar, e as empresas que adotaram, já se arrependeram.Caso você não necessite de um endereço físico recomendo a www.cnpj.com.br eles registram a empresa, e os impostos são bem reduzidos mesmo, dentro de 7 dias sua empresa está registrada.Quanto a abertura da Empresa tem estados que são mais demorados, em Mato Grosso é o local onde mais demora algo em torno de 40 dias atualmente.Aqui no Rio de Janeiro correndo atrás dos documentos já abri em menos de 14 dias.Caso tenha dúvidas o ideal é consultar o www.sebrae.com.br de sua região, eles irão lhe orientar.Eu quis dizer que ele estaria prestando serviço da mesma forma, só que ao invés de ser pessoa física, como pessoa jurídica (Empresa), ele permaneceria tendo chefe de certa forma, porque caso não corresponda a empresa rescinde o contrato.Mas isso já entraria no conceito que cada um tem da palavra "chefe", "patrão".Neste caso você seria um prestador de serviços, mas quem paga é a Empresa da mesma forma.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal, meu pai é contador também, mas é funcionário público, o pouco que sei sobre a área aprendi com ele.As empresas que registrei fiz com auxílio dele, sempre utilizando seu CRC.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

NaPraiaEntre vantagens e desvantagens, procure um contador para saber se vale a pena, pois, voce sendo PJ, tera que abrir uma empresa (CNPJ e tudo o mais). Sera uma empresa, resumindo! E como toda empresa, voce terá custos: contador, Impostos Municipais, Estaduais e Federais.Mas volto a recomendar: procure um contador de confianca e procure saber mais, pois as leis nesta area sempre estao mudando!Boa sorteErika

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.