Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

roberto182

Bate Papo sobre CSS

Recommended Posts

Boa Noite a todos,Estou escrevendo uma monografia cujo tema é: CSS para manutenção de layouts.Tenho algumas hipóteses sobre o assunto, baseado em leituras de livros e muitos web sites que tratam do assunto juntamente com XHTML, Padrões Web e afins.Gostaria de realizar aqui, um bate papo sobre os assuntos relacionados ao tema da minha monografia e também sobre minhas hipóteses. Minha experiência é acadêmica, então caso você tenha alguma experiência profissional que possa contribuir, por favor, escreva-a.Minhas hipóteses são:- Com o uso dos padrões web é possível uma maior produtividade no processo de desenvolvimento.- Utilizando-se do CSS é possível o reuso de soluções já desenvolvidas.- A utilização separação da marcação e formatação do conteúdo gera economia de armazenamento de arquivos.- Utilizar o CSS para formatação do conteúdo possibilita diminuição da taxa de transferência e aumenta a velocidade de acesso do site.- O CSS facilita a etapa de manutenção de um layout web e permite desenvolvimento em camadas.- Não há limitações quanto às possibilidades de criação utilizando CSS.- É possível gerar qualquer layout feito com tabelas utilizando o conceito do Tableless.PS: São muitas as hipóteses, mas pode escrever apenas sobre alguma(s) delas.OBS: Caso em seu post conste um conteúdo que venha de alguma referência bibliográfica, por favor, informe o endereço ou nome do livro, revista, apostila.Abrass,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

- Embora possa não parecer, os padrões facilitam a compatibilidade do site com browsers diferentes

 

No meu blog eu fiz um post sobre produtividade com padrões: http://www.web2ponto0.com.br/antes-ou-agor...enos-pratico-2/

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou deixar um parecer pessoal sobre o assunto, talvez você possa ponderar um pouco na sua monografia. Pode ser por vício, ou por utilizar uma ferramenta inadequada (acostumei a utilizar o Go Live), porém pra mim está sendo bem difícil e complexa a transição do padrão "sujo" para webstandards. Sei q é o futuro passa pelos padrões (não tão padronizados) e pela distinção de conteúdo x layout dos sites, tanto para melhorar a navegação como a inclusão das páginas em ferramentas de busca, porém alguns pontos eu deixo em aberto:-> a tal uniformidade continua não existindo: sites aparecem de um jeito no IE, de outro no FF e tenho até medo de testar num Safari ou num navegador de celular, por exemplo-> algumas características visuais facilmente implementadas do método "old-school" são mais complexas ou as vezes inviáveis de se aplicar em css-> facilidade de manutenção?! pode até ser q sim, porém nos meus sites antigos eu mudava uma vírgula em um arquivo e ele se repetia por diversas páginas q era utilizado... -> reutilização: alguns "módulos" de sites q eu desenvolvi anteriormente eu conseguia reutilizá-los tranquilamente, mudando apenas atributo como cores ou nome da fonte. Enfim, pra resumir o meu ponto de vista, acho q acima do site ser feito respeitando os padrões ou não, o q conta muito é a sua experiência q você tem e o principalmente um planejamento prévio, já q muitos "webdesigners" simplesmente sentam no micro, desenham seu site e o codificam, sem pensar em facilitar a sua própria vida para futuros upgrades ou alterações.Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bom Billie_Joe,Seu relato será de grande valia.A idéia é essa, partilhar nossos conhecimentos e experiências em algo que não seja somente uma palavra bonita no curriculum(tableless) mas sim um conceito bem fundamentado.Abrass,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É interessante que aquele que for dar seu relato diga quanto tempo de experiência tem no assunto, pois a falta de conhecimento do mesmo gera comentários "preconceituosos" e/ou distorcidos ;)[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O #INSIDE# já mandou a contribuição dele, e você gio!?Manda um relato, comentário ou experiência sobre alguma das hipóteses. =DAbrass,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa Noite a todos,

 

Eu formulei esta pesquisa e vou desenvolver uma página .aspx para realiza-la.

Gostaria da contribuição de vocês para melhorar minha pesquisa.

 

http://robertoosantos.aqui.in/pesquisa.htm

 

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/excl.gif PS: Nem pensem em olhar o código html desta página. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/excl.gif

 

Abrass,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fui enviar e apareceu um erro bem feio de server-side, mostrando uma boa parte do seu código... =/

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fui enviar e apareceu um erro bem feio de server-side, mostrando uma boa parte do seu código... =/

 

[]'s

Infelizmente, por se tratar de uma hospedagem gratuita, eu tive alguns problemas com tratamento de erros mesmo... :(

Eu não posso hospedar páginas com codebehind ou que necessitem de alterações no webconfig e talz...

Mas, em fim, por favor, verifique se foram preenchidos todos os campos e se idade foi preenchida somente com números.

Outro ponto que deve ser observado é se seu navegador autoriza cookies.

 

AbrasS,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde,

 

Envio link para pesquisa da minha monografia: <pesquisa encerrada>

 

Conto com a colaboração de todos.

 

Grato,

Boa Noite,

 

Conseguiu responder #INSANE#?

 

Se tiver mais problemas e quiser entrar em contato msn: robertoosan@hotmail.com

 

Abrass!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Demorou mas está aí!

 

Obrigado a colaboração de todos.

 

Infelizmente não saiu do jeito que queria e tal...

 

Mas graças a colaboração de vocês foi possível deixa-la muito melhor!

 

Comentem aí. E perdoem os erros de português... estes sempre aparecem depois que a gente imprime um texto!

 

Abraço!

 

http://robertoosantos.brinkster.net/monogr...monografia.aspx

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seus graficos de conhecimento estão fora da realidade!

 

Pois se você pesquisa em um forum de CSS... certamente a grande maioria conhecerá a respeito... isso que deve ter ocorrido!

 

80% conhecem padrões... eu acho fora da realidade!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seus graficos de conhecimento estão fora da realidade!

 

Pois se você pesquisa em um forum de CSS... certamente a grande maioria conhecerá a respeito... isso que deve ter ocorrido!

 

80% conhecem padrões... eu acho fora da realidade!

Boa Tarde,

 

Seu questionamento é interessante.

 

Fiz a pesquisa realmente bastante direcionada. Ela foi realizada em Fóruns de desenvolvimento web, em grupos de discussão por e-mail além da própria FATEC-Jundiaí.

 

O número 80% é realmente alto se considerarmos o universo de pessoas que estão na área de informática e que já vieram a fazer um site ou sabem ao menos o que é HTML. Mas analisando que a pesquisa foi direcionada, o número 80% é um número baixo, pois, provados todos os benefícios da utilização dos padrões e também levando em consideração que esta é a maneira correto de se desenvolver uma página, é de se estranhar que o número não seja de 100% que seria o correto. Cabe ressaltar ainda que a pesquisa questionava, nesta pergunta, apenas o conhecimento dos padrões web independente da utilização de softwares WYSIWYG ou tabless.

 

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como eu sempre digo, 80% é um número muito baixo. Todos os desenvolvedores devem trabalhar nos padrões (se bem que aqueles que não trabalham nos padrões não devem nem ser considerados desenvolvedores).

Padrões existem para ser seguidos, assim como há padrões na área de arquitetura, mecânica, medicina, enfim... na nossa área também =]

 

Achei muito interessante seu trabalho

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como eu sempre digo, 80% é um número muito baixo. Todos os desenvolvedores devem trabalhar nos padrões (se bem que aqueles que não trabalham nos padrões não devem nem ser considerados desenvolvedores).

Padrões existem para ser seguidos, assim como há padrões na área de arquitetura, mecânica, medicina, enfim... na nossa área também =]

 

Achei muito interessante seu trabalho

 

[]'s

Muito Obrigado Inside,

 

Como você disse, todos deveriam seguir os padrões. Esse foi um ponto abordado apresentação do meu trabalho. Focando que cabe a nós estudantes e profissionais da área, desenvolver corretamente e cabe aos professores, o ensino dos padrões como a maneira correta de desenvolvimento.

 

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.