Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Pantoja

[ENTREVISTA] Adilson Porto Jr. - Variant73

Recommended Posts

Adilson Porto Jr., cujo codinome é Vatiant73, possui mais de 8 anos de experiência com Photoshop e Dreamweaver, nível avançado em Illustrator. Essa é a base para sua criação.

 

Também utiliza flash, InDesign, Corel Draw, além de diversos outros softwares relacionados à outras aplicações de design.

 

Formado em Desenho Industrial pela USJT, em São Paulo além de cursos de pre-press por algumas das maiores gráficas do país, como a Pancrom, entre alguns outros cursos. Atualmente está buscando o certificado mais cobiçado entre os utilizadores de softwares da ADOBE, o ACE(Adobe Certified Expert).

 

Passou por três agências onde se dedicou ao máximo e aprendeu muito do que sabe hoje. Uma de webdesign e tecnologia, onde permaneceu por 1 ano. A outra é uma das agências mais pioneiras de design e publicidade do país, com mais de 30 anos no mercado e atualmente é diretor de criação em uma agência de design e branding.

 

 

Tudo que foi dito acima pode ser comprovado pelos Trabalhos realizados pelo Adilson. Vejam Alguns de seus trabalhos:

Nissan 350Z

 

Imagem Postada

 

Street Dancer

Imagem Postada

 

MR Sports Web Site

 

Imagem Postada

 

 

Essas e muitas outras em sua galeria de artes na internet.

http://variant73.deviantart.com/gallery/

 

Alerta:

todas artes aqui postadas são de autoria e responsabiliza de Adilson Porto Jr. Vulgo,variant73. Por favor, não use, reproduza, imprima ou edite de qualquer maneira sem a expressa autorização do seu criador, autor.

 

 

 

 

 

Vamos às perguntas e respostas agora. Espero que vocês gostem.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

iMasters: Logo de cara vamos a uma pergunta polêmica pois muitos dizem não ter definição: você saberia dizer o que é arte?

Adilson Porto: Tudo pode ser arte. As pessoas associam arte quase sempre somente à música e trabalhos mais tradicionais de arte, como pintura e arte plástica geralmente, mas em tudo que existe bom gosto e exige o desenvolvimento de uma habilidade, dosagem, técnica, aperfeiçoamento, é arte, portanto absolutamente tudo pode ter arte se aplicado esses conceitos da parte de alguém.

 

 

 

iMasters: O que você mais aprecia em uma peça de arte: técnica, composição, criatividade ou tudo junto?

Adilson Porto: A harmonia entre esses conceitos é o que faz da obra uma arte. Não se desenvolve um bom trabalho sem os três.

 

 

iMasters: Quem são, em sua opinião, os grandes mestres da arte de todos os tempos? Você acha que eles nos influenciam até os dias atuais?

Adilson Porto: Leonardo DaVinci. Existiram ótimos artistas depois dele, ótimos pintores, ótimos desenhistas, engenheiros, arquitetos, enfim, mas ele era tudo. Acho que é isso que o designer deve buscar hoje.

 

 

 

 

iMasters: Como descobriu seu dom para artes visuais? Se é que considera arte um dom.

Adilson Porto: Dom eu não sei, mas nasci com gosto pela coisa pelo menos (risos). Eu sempre gostei de desenhar. Toda criança gosta, mas eu gostava um pouco mais). Era uma das minhas principais diversões quando criança e eu sempre tive reconhecimento dos colegas de escola e etc. Sempre que olhava um objeto de desenho interessante, como um relógio ou carro me despertava interesse e era assim pra absolutamente tudo, vinhetas de TV, eletrodomésticos, outdoors, etc. Logo percebi que eu simplesmente gostava de tudo que havia sido projetado pra ser bontio, seja uma composição visual ou um objeto.

 

 

iMasters: Na internet existem muitos tutoriais ensinando várias técnicas interessantes. Você já fez ou pretende fazer algum tuto? Se tiver, deixe registrados o link para seu tutorial. Ou caso prefira deixe um que o agradou bastante.

Adilson Porto: Fiz pouco tutoriais até hoje por vários motivos, incluindo falta de tempo, paciência pra isso e porque não vejo muita graça em mostrar alguma técnica minha. Na verdade nunca entendi direito a graça de fazer centenas de tutoriais. Acho que assim como eu, muitos profissionais desenvolvem sua própria forma de trabalhar com determinado software e seu próprio estilo e prezo essa particularidade, mas ainda assim fiz alguns e a maioria relacionada à área de arte gráfica para desenvolvimento de jogos até como uma forma de incentivo a esse mercado no Brasil e às poucas comunidades existentes desse ramo, o qual sempre me interessou e foi um dos caminhos que me levou ao design. Segue o Link de um Tutorial que fiz. Espero que gostem.

 

 

iMasters: O que aconselha aos iniciantes no mundo da arte que queiram chegar onde você chegou?

Adilson Porto: Vontade, persistência e cuidar bem para sempre ter pelo menos um dos olhos. Só.

 

 

iMasters: Suas obras deixam óbvia a originalidade de um grande mestre. Qual (ais) sua(s) fonte de tamanha inspiração e criatividade?

Adilson Porto: Nossa, obrigado ! Eu sempre me inspirei no trabalho de outros artistas, mas não tenho somente alguns focos de inspiração. Tudo me inspira, tudo aquilo que acho bonito me inspira e vejo beleza em muita coisa. Tudo que me cerca pra mim é bonito por algum motivo. Eu vivo inspirado (risos).

 

 

iMasters: Adilson Porto, você já fez alguma arte baseada em livro, filme ou música? Conte-nos essa experiência e caso não tenha feito ainda, pretende?

Adilson Porto: Nunca fiz mas sempre quis. Provavelmente já me inspirei em algum filme ou música sim para começar algo. Músicas sempre me inspiram, me trazem lembranças ou me fazem entrar no clima e isso acaba resultando em algum projeto pessoal, mas não com o assunto diretamente relacionado à música ou ao filme. Aliás, na faculdade tive de fazer um trabalho relacionado a isso, no qual eu devia fazer um material promocional de algum músico e fiz sobre Miles Davis.

 

iMasters: Você se considera um artista completo já que a grande maioria dos artistas lidam com apenas uma linha de trabalho e você tem várias vertentes como: Vetores, manipulações e imagens e Layout para WEB belíssimos. O que mais pretende fazer e aonde quer chegar daqui a alguns anos?

Adilson Porto: Me considero um artista versátil primeiro porque eu tenho gosto por tudo que se qualifica como design, portanto faço com gosto porque faço o que gosto. Eu hoje tenho um foco, mas sempre estarei estudando e desenvolvendo diferentes estilos de arte, até porque isso irá me trazer uma boa universalidade quanto à técnicas e estilo, além de agregar valor e qualidade à meu trabalho sempre.

 

 

iMasters: Você meche muito com Design além de Arte e Sabemos que Design de um modo geral não recebe a atenção nem o valor que merece. Como você acha que o artista/Designer poderia ser mais valorizado, nos dia de hoje?

Adilson Porto: Falar de arte ou artista é muito genérico, já que artistas muitos são, mas posso opinar sobre o designer. O design é novo e está começando a ser reconhecido sim. Atualmente só pelas grandes empresas até porque estas tem um departamento criado para cuidar disso, já nas demais empresas é preciso que o empresário entenda como o design pode ser interessante para seu negócio e não podemos exigir isso. Não penso em nada que possa ser feito de urgência para sanar esse problema, é algo que leva tempo. Vejo que o design está sendo cada vez mais valorizado pois as pessoas estão começando a comprar design, o que deve começar a despertar o interesse de empresas e cria-se assim demanda para para os profissionais da área que conseqüentemente serão mais valorizados.

 

 

iMasters: Como você vê a arte digital, mais especificamente quem faz design seja ele páginas para web, produto, layout de revista, etc daqui a uns anos? O que pode ocorrer já que a cada dia mais e mais gente ingressa no mundo digital com: câmeras ultra modernas, equipamentos dos mais diversos como celulares de imagem com alta qualidade e softwares cada dia mais poderosos e automatizados?

Adilson Porto: Vejo tudo isso como uma evolução natural e iminente da arte. O design está se fundindo ao ambiente, à tudo que nos cerca e o que compramos. A tecnologia só vai expandir os horizontes do design, que vem para agregar valor à tecnologia e a tecnologia agrega valor ao design. É um ciclo interminável portanto. A tecnologia trás novas aplicações para o design e quebra limitações técnicas.

 

 

iMasters: Como você lida com artes free-lance? Seu cliente interfere diretamente nos trabalhos ou apenas passa o “briefing” e o resto é com você? Conte-nos um pouco desse processo.

Adilson Porto: Eu apanhei muito nas épocas em que fui free-lancer por falta de experiência com o mercado e me perdia um pouco, mas quando já tinha um pouco mais experiência defini uma linha de trabalho bem eficiente onde eu coletava o briefing do cliente, fazia minhas sugestões tendo detectado o que o cliente precisava e apresentava à ele uma proposta já graficamente resolvida e, se interessasse, seguíamos a linha.

Essa segurança e tato só veio com experiência e foi quando, ironicamente parei de fazer free-lancers. Eu tenho evitado trabalhos free-lancers até porque hoje estou bem resolvido com uma agência, com um trabalho muito sério e profissional e isso é difícil se conseguir com free-lancers.

 

 

 

iMasters: Agora falando em livros técnicos, você tem algum preferido que usa para consultas e referências que possa recomendar para seus leitores adquirirem pois você o julga de grande valia Para quem quer se aperfeiçoar no mundo das artes/design?

Adilson Porto: Como já disse, eu tenho interesse por muitas diferentes aplicações do design e para cada uma delas tem um livro interessante pra se ler. Eu não devoro livros de design, mas estou lendo um agora essencial que chama “O valor do design”. A maioria dos livros que leio sobre design é mais pra ter referências visuais mesmo e são ótimos pra isso. São sempre compilações do melhor do design.

 

 

iMasters:

Adilson, resuma em uma palavra ou um único pensamento, os itens abaixo.

 

Arte – vida

Vida - arte

Mulher bonita – difícil...Mariana Ximenez.

Esporte – futebol, corridas e judô.

Morte – cruzar o caminho de um Scania desgovernado ou do Charles Bronson, mesmo que ele esteja morto (só pra evitar o clichê).

Presente – foco. Tenho procurado viver e fazer agora.

Futuro – colher o que busquei no presente.

cor - preto

Lugar – São Paulo. Amo.

Comida – pão, manteiga e café.

 

 

iMasters: Espaço iMasters reservado a Adilson Porto. Sinta-se a vontade para comentar sobre o que desejar. Talvez sobre algum ponto que nossa entrevista não abordou, mas que você gostaria de comentar, ou qualquer outra coisa. Variant73, o espaço aqui é seu.

Adilson Porto: Bom, pra quem tiver o interesse de visitar minha galeria, obrigado e fique à vontade. Infelizmente fico devendo os projetos mais sérios já que essa galeria é provisória, pessoal e bem descompromissada. Os trabalhos que tenho lá são todos bem antigos embora algumas postagens sejam recentes. Tem pouquíssima coisa até porque evito mostrar os trabalhos feitos pela agência, mas em breve trago novidades e uma boa palhinha da nova safra de trabalho que tenho realizado nessa nova fase, trabalhos que estão bem legais e pretendo divulga-los juntamente ao novo site da agência o quanto antes.

Obrigado à vocês do iMasters e parabéns pelo pioneirismo e pela grande força que vocês dão a profissionais como a gente.

 

 

 

 

 

Obrigado pela sua disponibilidade Adilson, você demostrou que além de um grande artista é muito profissional. Parabens por tudo e boa sorte na vida pessoal e profissional.

 

 

 

Bem, galerinha o momento agora é de vocês. Caso queiram fazer uma pergunta para o Variant73 fiquem a vontade. Caso as perguntas sejam muitas, serão selecionadas apenas as 5 mais bem formuladas. Torça para a equipe de moderação escolher a sua. ^^

 

 

 

 

 

Abraços e até breve em nosso próximo encontro.

 

 

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pôô!! Muito massa a entrevista! Obrigado Pantoja por trazer mais essa entrevista para nós!!

 

O Adilson Porto (Vatiant73) é fera mesmo, já acompanho os trabalhos dele a um tempo, o cara é FERA!

 

Um dia ainda consigo ser que nem vocês, podem escrever à caneta!

 

Abraço http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bela entrevista, esperamos mais ;)[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá,Boa entrevista :).Sucesso Cara.Cumps \o/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

boa entrevista essa... gostei bastante, enriquecedoras as respostas, bom pra abrir a cabeça de quem esta começando e renovar um pouco as ideias de quem ja esta na area !!apesar de todos os porens né seu fanfarrão te admiro como designer .... profissa pacas.... grande abrasss...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado a todos pelos elogios apesar de achar que todos eles devam ser para os entrevistados já que os mesmo que são os feras da internet brasileira e porque nao mundial.Abraços e até um próximo encontro aeee!^^

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapazxx eu queria saber com quantos anos você começo a mexer com programas gráficos no pc e se você já tentou aprender outra coisa que não gosto tpw programação etc...

 

Em relação ao melhor do mundo é constatado mundialmente que os melhores no pc é Brasil em 1 India quando empatando ^^ Os Melhores Hackers do mundo é do Brasil Um desse melhores está aqui no fórum os nomes ^^ mais são 2 que eu conheço pelo menis

 

E queria dizem também que existe muitos caras que conheço que criam fóruns por brincadeira que é ferá em PS 3D e nunca penso em trabalha para uma empresa grande ele pode ser considerado um dos melhores de pernanbuco se fosse revelado ^^

 

Balaka

E

Jow

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.