Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Jeff.Jones

Object reference not set to an instance of an object.

Recommended Posts

Dae galera beleza?

 

Seguinte, to com um erro aqui na minha aplicação asp.net c# ... sei q o erro esta dando porque a pagina nao encontra a referencia do objeto q estou usando, mas gostaria de saber pq da esse erro e como posso dar um jeito de arrumar isso.

 

Então, tenho uma pagina Usuarios.aspx ... e uma outra NovoUsuario.aspx ... qdo cadastro um usuario eu dou o seguinte comando:

 

Response.Redirect "Usuarios.aspx?m="+texto.ToString();

E na página Usuários.aspx faço a verificação:

 

if (Request.QueryString["m"].ToString() != "")
		{
			mensagem.Visible = true;
			mensagem.Text = Request.QueryString["m"].ToString();
		}
		else
		{
			mensagem.Visible = false;
		}

Só que ai qdo eu acesso a pagina Usuarios.aspx diretamente, sem cadastrar um novo usuario (ou enviar o parametro m pela querystring) ele me da esta mensagem de erro:

 

Object reference not set to an instance of an object.

Description: An unhandled exception occurred during the execution of the current web request. Please review the stack trace for more information about the error and where it originated in the code.

 

Exception Details: System.NullReferenceException: Object reference not set to an instance of an object.

isso acontece tbm qdo tento verificar uma Session se ela esta vazia ou nao sem declarar ela em uma pagina anterior, como posso fazer estas verificações sem dar este erro ?

 

Quem puder ajudar, muito obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Testa se a Session é nula antes de acessar o valor dela!

 

if (Session["blablabla"] != null) Response.Write(Session["blablabla"].ToString());

OK..!!?? T+...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nessa ordem vai gerar excessão novamente quintelab.

Ele deve testar primeiro o status de null, assim:

 

if (Session["blablabla"] != null && Session["blablabla"].ToString() != "")
Response.Write(Session["blablabla"].ToString());

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Testa se a Session é nula antes de acessar o valor dela!

 

if (Session["blablabla"] != null) Response.Write(Session["blablabla"].ToString());

OK..!!?? T+...

 

Valeu Vagner ... entao sempre que eu quiser exibir uma Session ou uma Request.QueryString eu preciso test-la para ver se ela não é nula (!= null) perfeito!?

 

Show de bola ... valeu mesmo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso acontece pq voce naum esta passando um valor para o QueryString e o mesmo esta vindo com nulo, digita qualquer valor para efetuar um teste e faço o devido tratamento..

 

abs

Alex

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

... entao sempre que eu quiser exibir uma Session ou uma Request.QueryString eu preciso test-la para ver se ela não é nula (!= null) perfeito!?...

É sempre bom testar primeiro, mas você também pode utilizar um controle de exceção.

Só depende como você quer tratar o retorno nulo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vagner eu acho que no código que eu postei não irá gerar excessão pq não usei Session e sim Request.

Eu utilizo o código do jeito que eu postei e não da erro, o código que eu postei não é referente ao erro da Session e sim do Request.

Agora se eu tivesse utilizado Session aí sim você tem toda razão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

so por curiosidade voce esta redirecionando para a pagina certa??

voce disse q tem duas paginas Usuario.aspx e redireciona para NovoUsuario.aspx no caso

deveria ser Response.Redirect "NovoUsuario.aspx?m="+texto.ToString();

abs

Alex

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vagner eu acho que no código que eu postei não irá gerar excessão pq não usei Session e sim Request.

Eu utilizo o código do jeito que eu postei e não da erro, o código que eu postei não é referente ao erro da Session e sim do Request.

Agora se eu tivesse utilizado Session aí sim você tem toda razão.

Eu me referia a aplicação com Session. Só destaquei a outra sintaxe pq ele disse que tb tinha problemas com a Session.

Na ordem que eu postei funciona nos dois casos.

 

OK..!!?? T+...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.