Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Fredinneli

Aprenda Python

Recommended Posts

Irei criar uma série de tópicos para que os interessados na linguagem possam aprende-la.

 

Vamos lá:

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Porquê Python?

Acontece que Python é uma bela linguagem para aprender. A sintaxe é simples e tem algumas particularidades que o tornam numa linguagem muito poderosa. Suporta muitos estilos de programação, desde as coisas mais simples aos mais elaborados projectos programação orientada a objectos. Corre em várias plataformas - Unix/Linux, Ms Windows, Macintosh etc. Tanbém tem uma comunidade muito amigavél e disposta a ajudar. Tudo isto junto faz com que seja uma linguagem ideal para um principiante.

 

Contudo Python não é só uma linguagem para principiantes. A medida que a tua expriência vai aumentado como utlizador do python, não só para obter um resultado final, ou como prototipo. Existem muito poucas coisas que o Python não pode fazer.

 

Início do curso

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O que irei precisar, para poder iniciar no mundo da programação?

 

Em principio não irás precisar de nada, para fazer este curso a não ser um computador com ligação a internet - o que presumo que tenhas uma vez que estas a ler este documento - O que mais poderás precisar é o um estado de espirito e disposição para programar. O que quero dizer com isto é que para programar, duas coisas são fundamentais, uma curiosidade inata acerca das coisas, e um pensamento metodológico. estas são as duas pedras fundamentais, para um programador de sucesso.

 

O factor da curiosidade vem de encontro com a vontade de procurar e encontrar respostas para problemas, o que as vezes pode significar procurar em documentos "obscuros" por ideias e informação necessários para completar uma determinada tarefa.

 

O pensamento lógico entra em jogo porque porque os computadores são intrinsecamente estúpidos. Eles não conseguem fazer mais nada a não ser adicionar dígitos e mover byte de um lugar para outro. Felizmente para a nossa sorte alguns programadores muito talentosos escreveram uma quantidade enorme de programas que acabam por esconder a estupidez inata dos computadores. Mas claro que tu como programador poderás cair na situação em que terás que enfrentar um computador no seu grau mais básico de estupidez. Numa situação dessas não resta mais nada a não ser tu pensares em tudo. Ou seja, tens que saber qual a data a ser manipulada, como deve ser manipulada e quando de ver ser manipulada, enfim tudo.

 

Isto quer dizer um adeus a filosofia! Contudo se quiseres aproveitar ao máximo este tutorial, terás que ir seguindo os exemplos. Dos quais tens duas soluções ou vais copiando e colando da Web para um editor e texto, ou então vais escrevendo os exemplos que vão aparecendo num edito de texto. Depois é só correr o programa para veres os resultados. Para tal terás que ter o Python instalado no teu sistema ( e talvez o Tcl e o QBASIC se quiseres fazer comparações.)

 

Python

 

Python versão 1.5.2 foi o último lançamento antes de eu começar a escrever este tutorial, e já vem equipado com o Tcl/Tk versão 8.0 e tudo isto de graça. Isto porque o sistema de programação(Tkinter) do Python GUI's vem construído em cima do Tcl/Tk. Para os nossos propósitos isto é muito bom, mas também significa que o download do Python ainda é bastante grande (cerca de 5Mb para versão binária do Windows. Para os sistemas Linux/Unix podes obter a source code e instala-la - consulta o teu administrador de sistema para isso)

 

O site principal do Python é:

 

http://www.python.org/

 

Tcl/Tk

 

Como foi acima mencionado o Python 1.5.2 para Windows já vem com o Tcl/Tk incluído. Portanto não deve haver problemas. Em caso qeu tenhas uma versão mais antiga de Python ou então tens uma plataforma onde o Tcl/Tk não esta incluído, sempre podes obter Tcl/Tk a partir de Scriptics:

 

http://www.scriptics.com

 

QBASIC

Este não iremos tratar tanto no decorrer do curso. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

 

Se faz necessário:

Irá precisar de um pensamento metodológico e uma curiosidade inata para poderes programar;

Python, Tcl e QBASIC (Só em Windows) estão todos disponíveis e sem custos.

Os pontos em comum de todos os programas

 

Era uma vez um senhor chamado Edsgar Dijkstra e ele apareceu com um conceito chamado structured programming. que dizia que todos os programas podiam ser estruturados das seguintes quatro maneiras :

 

Sequências de instruções

-Loops

-Branches

-Módulos

 

Juntamente com esta estrutura, os programas também precisam de mais algumas coisas para que se possam tornar utéis:

 

-Data

-Operações (somar, subtrair, comparar, etc..)

-Capacidade de Input/Output (para poder dispor os resultados)

Uma vez que compreendas estes conceitos e como cada linguagem em particular as implementa, então estarás apto para escrever um programa nessa linguagem.

 

 

No próximo módulo, iremos começar a abordar sobre Python.Até a próxima, aguardem http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem interessante Fredinneli, excelente iniciativa.Bom que eu lhe indiquei ao fórum. ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.