Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

MiZinho

Paginação no Indesign

Recommended Posts

Olá a todos, esta é minha primeira postagem (de muitas podem ter certeza)!!!

 

Desculpem-me se minha pergunta parecer "infantil", é porque realmente sou iniciante em Indesign.

 

Minha dúvida é a seguinte:

 

Exemplo: Eu tenho uma matéria que vai ocupar duas páginas.

Inicia em página impar e termina em página par.

 

Sei que tem o lance da imposição de páginas onde as páginas não impressas de maneira corrida tipo 1 e 2, 3 e 4, 5 e 6... e sim 1 e 12, 2 e 11...

Mais ou menos isso.

 

Então...

 

recentemente eu diagramei uma revista utilizando o Indesign e para que não desse nenhum problema na hora da impressão, eu já fui diagramando de maneira que as páginas ficassem na posição certa para montar a revista, ou seja, página 1 e 12, 2 e 11 etc...

 

Tenho a impressão de que tive trabalho a mais...

 

A dúvida em si é a seguinte...

 

Eu posso criar as páginas em seqüência normal... por exemplo 1 e 2, 3 e 4, 5 e 6 ? O que facilita na hora de ter um elemento visual como uma foto que ocupe as duas páginas.

 

ou

 

Eu realmente devo criar as páginas já nas posições como elas serão impressas? 1 e 12, 2 e 11, 3 e10? Nesse caso, existe alguma maneira de deixar essas páginas uma do lado da outra para que na hora da diagramação facilite a visualização da página inteira e consequentemente a distribuição dos elementos?

 

Espero que tenham entendido a minha pergunta... tenho a impressão de estar fazendo uma pergunta infantil... mas enfim, eu estou aprendendo a usar esta poderosa ferramenta, o Indesign.

 

Eu utilizo o ID CS3.

 

Grande abraço !!

 

MiZinho

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

olá...

 

estou trabalhando com isso no momento

 

pode fazer na ordem normal (1,2,3,4...) sim... depois o Indesign finaliza p/ você

 

não lembro exatamente como, mas amnhã posto com a explicação

 

^^'

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

olá...

 

estou trabalhando com isso no momento

 

pode fazer na ordem normal (1,2,3,4...) sim... depois o Indesign finaliza p/ você

 

não lembro exatamente como, mas amnhã posto com a explicação

 

^^'

meio certo, carolpoll, você pode fazer na ordem normal, mas o indd não finaliza pra você não.

 

esse processo final chama-se IMPOSIÇÃO, e se você quiser fazer ele terá que usar os plugins INBOOKLET ou IMPOSER PRO, conforme o tipo de imposição pretendida.

 

MiZinho, quanto à questão de páginas duplas com fotos eu prefiro criar o layout em SPREAD, ou seja páginas espelho, e no final, como a gráfica em que envio a maioria dos materiais aceita os PDFs separados por página, no final eu separo elas, isso me ajuda a visualizar a arte final, e é muito útil na hora de gerar um layout para o cliente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

olá...

 

estou trabalhando com isso no momento

 

pode fazer na ordem normal (1,2,3,4...) sim... depois o Indesign finaliza p/ você

 

não lembro exatamente como, mas amnhã posto com a explicação

 

^^'

meio certo, carolpoll, você pode fazer na ordem normal, mas o indd não finaliza pra você não.

 

esse processo final chama-se IMPOSIÇÃO, e se você quiser fazer ele terá que usar os plugins INBOOKLET ou IMPOSER PRO, conforme o tipo de imposição pretendida.

 

MiZinho, quanto à questão de páginas duplas com fotos eu prefiro criar o layout em SPREAD, ou seja páginas espelho, e no final, como a gráfica em que envio a maioria dos materiais aceita os PDFs separados por página, no final eu separo elas, isso me ajuda a visualizar a arte final, e é muito útil na hora de gerar um layout para o cliente.

 

onte meu professor mostrou como faz, só não lembro agora

 

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/natal_w00t.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

olá...

 

estou trabalhando com isso no momento

 

pode fazer na ordem normal (1,2,3,4...) sim... depois o Indesign finaliza p/ você

 

não lembro exatamente como, mas amnhã posto com a explicação

 

^^'

meio certo, carolpoll, você pode fazer na ordem normal, mas o indd não finaliza pra você não.

 

esse processo final chama-se IMPOSIÇÃO, e se você quiser fazer ele terá que usar os plugins INBOOKLET ou IMPOSER PRO, conforme o tipo de imposição pretendida.

 

MiZinho, quanto à questão de páginas duplas com fotos eu prefiro criar o layout em SPREAD, ou seja páginas espelho, e no final, como a gráfica em que envio a maioria dos materiais aceita os PDFs separados por página, no final eu separo elas, isso me ajuda a visualizar a arte final, e é muito útil na hora de gerar um layout para o cliente.

 

onte meu professor mostrou como faz, só não lembro agora

 

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/natal_w00t.gif

 

 

Primeiramente obrigado pelas respostas!!!

 

O INBOOKLET fica no menu Arquivo... certo??? Eu uso o CS3 em português... nunca usei as versões anteriores do ID, devo deduzir atravéws da lógica que este mesmo plug in vem com o nome de IMPRIMIR LIVRETO... no mesmo menu Arquivo, certo?

 

BEm sobre as páginas espelhadas... eu crio assim, só que eu já faço a imposição ao criar... rsrsrsrs , crio a página 1 e a última página... a página 2 e a penúltima... o que realmente dificulta a arte... daí minha dúvida... já parcialmente sanada.

Entao deixa ver se eu entendi... eu posso criar o documento inteiro com as páginas corridas... e depois o INBOOKLET (IMPRIMIR LIVRETO versão CS3) faz automaticamente a imposição. É isso? Vou tentar fazer isso hoje... e posto se tive sucesso ou não.... rsrsrs

 

Abraço carioca para todos!!! Sucesso !!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá

 

Desculpe a demora

 

É em File > Print Booklet

 

^^'

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ele não falou que queria saber em português?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

olá sou arte finalista e trabalho em obra de livro, ou seja imposição paginação e etc, ou fazer a paginação deve de fazer em páginas corridas e não já a imposição manual, o PDF deverá ser entregue na gráfica como página 1,2,3.... e assim por diante. Depois a gráfica terá com toda a certeza um programa de imposição (como o preps, ou o signasattion) que erá impor o trabalho correctamente. Receber trabalhos impostos só dá dor de cabeça e mais trabalho.

 

Falo com bastante experiência, envie somente o pdf corrido, nada mais, poderá num entanto criar um PDF com páginas lado a lado, mas isso só para visualização.

 

vista o meu site www.artesfinais.com e se tiveres dúvidas coloca um comentário ou envia um email.

 

rui@artesfinais.com http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/graduated.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola tudo bem? sou Coordenador do Depto de Pré-Impressão de uma gráfica em Curitiba e gostaria de dar uma opnião:

 

1- Use sempre páginas espelhadas

2- Nunca faça a página desta forma 1 com a 12, etc...

3- Só faça Pdf's usando as normas para isso (pdf1xa) ABTG

4- Todos os Bureaus de Pré-Impressão tem sistemas de imposição automáticos, como já foi citado (Prép's ou SignaStation)

5- Se fizer pdf cuide para que suas imagens estejam todas em CMYK

6- Se usar EPS cuide para estarem em CMYK, e de preferencia em curvas quando for importar para o ID

7- Cores especiais só se forem usadas na impressão (tipo assim você faz um laranja lindo e coloca ele como SPOT ou RGB, mas sua revista será 4 cores (CMYK)

entao corverta sua cor em padrão escala (CMYK) antes de fazer o PDF, ok

8- De preferencia as fontes de qualidade e que nao tenham restrição de uso (use sempre OT(open type ou T1(fonte Tipo Um "postscript")

9- E se for enviar seu arquivo nativo a grafica faça um Package, que ao fazer isso, e se você ler as informaçoes que ele te dá quando cria um Package, vai descobrir se seu arquivo tem erros.

10- Só faça Pdf usando o Distiller, nunca exporte um pdf

11- Não esqueça dos Bleeds, ou sangras, de 3 a 5mm

 

 

Teria mais coisa, mais por enquanto é isso

 

Abrçs a Todos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá, estava procurando informações de como paginar no InDesign e encontrei este fórum, desculpe minha ignorância, mas é que não trabalho com projetos de paginação extensa, trabalho mais no desenvolvimento de folhetos e cartazes, por isso perdoem minha pergunta, mas o que é na prática trabalhar com páginas espelhadas? ou seja, como aparece no InDesign páginas espelhadas?

 

Porque no InDesign aparece sempre a página 1 e ela não fica com uma página ao lado?

já a partir da página 2 elas aparecem de par em par...

Como é melhor trabalhar, com as páginas lado a lado? ou com as páginas aparecendo uma de cada vez?

Vocês sabem onde posso conseguir uma apostila de InDesign que seja completa?

 

Valeu e desde já agradeço a compreensão

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá

 

No InDesign a página 1 aparece sozinha, assim como a última, pois são a capa e a contra-capa.

 

Você trabalha com páginas espelhadas quando o material vai ter páginas espelhadas (como revistas, lçivros, etc)... já quando o trabalho será de apenas um lado da folha, sem espelhamento, você trabalha com as páginas separadas.

 

A própria Ajuda do InDesign é uma apostila!

 

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

...Vocês sabem onde posso conseguir uma apostila de InDesign que seja completa?

dá uma olhada nos tutoriais básicos que postei AQUI

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho uma dúvida ainda pessoal.

No caso do Indesign, a capa e contracapa estão separadas. Assim, se eu quiser fazer uma arte na capa e que continue na contracapa não vai dar problema com as sangrias depois?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.