Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

anador

Instalar php5+apache2.2 de forma pratica e rapida

Recommended Posts

Tutorial de instalação do php5 + apache 2.2

 

O objetivo deste tutorial e ensinar de forma mais clara e rápida o que já esta no manual do php.net, ate o momento são as versões mais recentes dos dois programas, espero que seja de grande ajuda aos que estão iniciando, mas para saber mais não deixe de ler o manual de ambos, pois todo tanto que você aprender não e desperdiçado.

Primeiramente baixe os dois programas aqui estão os links que já foram testados:

Php5: http://baixaki.ig.com.br/site/dwnld42156.htm

Apache 2.2: http://baixaki.ig.com.br/site/dwnld2632.htm

 

1. Primeiramente instale o php5, crie uma pasta na unidade c:\ com o nome php5. Exemplo: c:\php5

2. Agora descompacte a pasta php5 que você acabou de baixar nesta pasta que você acabou de criar.

3. Agora você tem que colocar o caminho do php no path do Windows (tem outras formas de fazer isso, mas este e o mais garantido para facilitar reparos de segurança no futuro), clique com o botão direito do mouse no ícone meu computador agora vai em propriedadesavançadoe clique no botão variáveis de ambiente, tem duas telas vai em variáveis de sistema, tem uma variável com nome Path, de um duplo clique nela, vai abrir uma janela, agora no campo ambiente da variável, vá ate o final da linha e adicione esse caminho ;C:\php5 , agora reinicie o Windows.

4. Agora vá ate a pasta do php5, e selecione o arquivo php.ini-recommended e renomeie ele para php.ini,

5. Agora vamos instalar o apache 2.2, antes de tudo desabilite o firewall do Windows e desabilite o antivírus do seu PC, agora clique no executável do apache, o apache e fácil de instalar só na parte de escolha de nome de domínio que você vai digitar: no primeiro campo você digitara localdomain, no segundo campo você digitara localhost e na terceira você digitara seunome@localdomain.com, ai e só clicar e next ate começar a instalação.

6. Depois de instalado o apache va em C:\Arquivos de programas\Apache Software Foundation\Apache2.2\conf e abra o arquivo httpd, e faz esta mudanças que vou mostrar: acrescente estes caminhos perto dos loadmodules

# Para o PHP 5:

LoadModule php5_module "c:/php5/php5apache2_2.dll"

AddType application/x-httpd-php .php

Agora localize o nome DirectoryIndex index.html no arquivo e mude o nome index.html para index.php e salve o arquivo, reinicie o apache, vá em menu iniciartodos os programasapache http server 2.2control apache server, e clique em restart.

7. Agora vá neste caminho C:\Arquivos de programas\Apache Software Foundation\Apache2.2\htdocs , e nesta pasta que ficara os arquivos do sistema web, note que dentro dela esta o index.html, renomeie ele para index.php, e abra o arquivo como bloco de notas e apague o que esta la dentro e digite estes códigos:

<?php

Echo “Ola mundo eu estou funcionando!!!”;

?>

Salve o arquivo, agora abra o seu brownser de navegação da internet, e digite na barra de endereços: localhost se abrir uma pagina escrito Ola mundo eu estou funcionando!!! Esta tudo Ok, o apache e o php estão funcionado perfeitamente, se aparecer o código que você digitou então algo esta errado, reveja os passos, pois eu acabei de instalar e funcionou perfeitamente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Algumas obervações:

 

Recomendo baixar os arquivos dos sites oficiais. Assim temos certeza de que são os mais recentes e estáveis. :)

 

É melhor renomear o php.ini-dist para php.ini, por que o dist é mais recomendado para programadores, pois vem com exibição de erros ativada, output_buffering desativado e outras vantagens. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

 

É necessário editar o php.ini para carregar extensões, como mbstring, gd, mysql, mysqli, postgrersql e outras.

 

É necessário adicionar mais este linha no httpd.conf:

PHPIniDir "C:\php5"
Insira o caminho ao diretório do php.ini. Coloquei esse, pois é o padrão usado no tutorial.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.