Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

sr.silva

Separar php do html

Recommended Posts

Pessoal,

 

Uma ajuda simples: Como faço em minhas páginas para separar o código php do html?

 

Exemplo:

 

Tenho uma página listaClientes.php, onde lista os registros da tabela de cliente.

 

Basicamente para executar o SELECT e iniciar o loop pra listagem faço da seguinte maneira:

 

include("executa-lista.php");
  
codigo htm....

O "problema" está na parte do html. Já que eu devo imprimir os campos, irei misturar os código, certo?

 

Como faço a separação, deixando o meu código limpo?

 

Até!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Da uma olhada em Frameworks MVC, acho que isso que você esta procurando, caso contrário, não tem como não misturar os códigos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hehehe..talvez não tenha expressado corretamente minha dúvida :blink: .

 

A questão toda é:

 

- Hoje temos vários artigos dizendo que o código PHP fica separado do HTML e por isso que o PHP é melhor que o ASP(não vamos discutir ok!! ) http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

 

Como o Wanderson Regis Silva respondeu: "são separados pelos delimitadores <?php ?>". Certo, todos sabem disso.

 

Mais a dúvida é toda essa, porque se for levar em conta o ASP assim como as linguagens que existem são separadas por delimitadores.

 

Porque dizem que o ASP fica no meio do HTML e o PHP não? Será por causa das Frameworks existentes..como citou o Gerep?

 

Exemplo de código:

 

<?php
  foreach(){
	 echo "<a href=\'#\'>". $var." </a>";
}
?>

ou assim..

<?php
   foreach(){
?>

<a href="#"><?php echo  $var ?> </a>

<?php
}
 ?>

[]´s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você pode fazer esta separação de várias maneiras:

 

  1. Usando um framework MVC, que separa as views (HTML) dos controllers e models (código PHP);
  2. Na marra, criando chamadas AJAX com Javascript que vão buscar os resultados dinâmicos gerados pelo código PHP e "injetam" estes resultados em espaços específicos do seu layout;
  3. De maneira um pouco menos completa, mas ainda assim eficiente, evitando escrever código PHP dentro das página diretamente e apenas incluindo-o com "include" ou "require".

No caso (2) é bom lembrar que um grande número de chamadas assíncronas com AJAX pode prejudicar a performance do seu site, se as coisas não forem muito bem organizadas. Convém estudar um pouco o assunto antes de fazer isso. Você vai encontrar muitas metodologias e opiniões contraditórias se pesquisar o assunto na web. Achar a sua maneira certamente dependerá de alguma experimentação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.