Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

NaPraia

Enigmas

Recommended Posts

O Problema dos Abacaxis

Dois camponeses, A e B, encarregaram um feirante de vender duas partidas de abacaxis. O camponês A entregou 30 abacaxis,

que deviam ser vendidos à razão de 3 por R$ 1,00; B entregou, também, 30 abacaxis para os quais estipulou preço um pouco mais caro,

isto é, à razão de 2 por R$ 1,00. Era claro que, efetuada a venda, o camponês A devia receber R$ 10,00 e o camponês B, R$ 15,00.

O total da venda seria, portanto, de R$ 25,00.

Ao chegar, porém, à feira, o encarregado sentiu-se em dúvida. - Se eu começar a venda pelos abacaxis mais caros, pensou, perco a

freguesia; se inicio o negócio pelos mais baratos, encontrarei, depois, dificuldade para vender os outros. O melhor que tenho a

fazer é vender as duas partidas ao mesmo tempo. Chegado a essa conclusão, o atilado feirante reuniu os 60 abacaxis e começou a

vendê-los aos grupos de 5 por R$ 2,00. O negócio era justificado por um raciocínio muito simples:

- Se eu devia vender 3 por R$ 1,00 e depois 2 também, por 1,00, será mais simples vender, logo, 5 por R$ 2,00.

Vendidos os 60 abacaxis, o feirante apurou R$ 24,00. Como pagar os dois camponeses se o primeiro devia receber R$ 10,00

e o segundo R$ 15,00?

Havia uma diferença de R$ 1,00 que o homenzinho não sabia como explicar, pois tinha feito o negócio com o máximo cuidado.

E, intrigadíssimo com o caso, repetia dezenas de vezes o raciocínio feito sem descobrir a razão da diferença:

- Vender 3 por R$ 1,00 e, depois, vender 2 por R$ 1,00 é a mesma coisa que vender logo 5 por R$ 2,00 !

E o raio da diferença de R$ 1,00 a surgir na quantia total! E o feirante ameaçava a Matemática com pragas terríveis.

Veja se você é capaz de resolver este problema.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

é que ele vendeu 5 acacaxi que seria 2 por 1 erra a 5 por 2 reais....

pois

3 por 1.00 daria 10 vendas

2 por 1 daria 15 vendas

sendo assim na 10ª venda ele vende todos os 3 por 1 e 25 por 1, sobrando assim 5 de 2 por 1 .

Compartilhar este post

Link para o post

é que ele vendeu 5 acacaxi que seria 2 por 1 erra a 5 por 2 reais....

pois

3 por 1.00 daria 10 vendas

2 por 1 daria 15 vendas

sendo assim na 10ª venda ele vende todos os 3 por 1 e 25 por 1, sobrando assim 5 de 2 por 1 .

eu q tava aqui pensando neste enigma, você conseguiu me confundir ainda mais... :blink:

Compartilhar este post

Link para o post

parabéns cristiano, achei que não ia ter acertador nessa.

tinha que ser conterrâneo mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

SOLUÇÃO

Explicando melhor a solução.

são 60 abacaxis, 30 custam 3 por 1.00 e 30 custam 2 por 1.00

Como ele vai vender 5 por 2.00, ele fará 12 vendas.

Na primeira venda ele vende 3 baratos (do 3 por 1) e 3 caros (do 2 por 1)

na segunda venda a mesma coisa, ele vende 3 baratos (do 3 por 1) e 3 caros (do 2 por 1)

assim sucessivamente até a décima venda. Depois da décima venda, ele já vendeu 30 abacaxis baratos

e 20 caros. Sendo que faltam vender ainda 10 abacaxis caros, mas ele não pode aumentar o preço.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.