Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Paulo Mendes

Removendo e Bloqueando Pen Drive

Recommended Posts

Bom Dia Colegas.

 

Como podem ver sou novo aqui no iMasters, mas não significa que sou novo em conhecê-lo. Desde meu tempo de técnico acesso o fórum para as mais diversas soluções.

 

Estive procurando no fórum e não consegui encontrar uma solução para remoção segura de pendrive pelo windows2000 ou XP. Bem, posso ter me equivocado, mas o fato é que eu realmente não consegui achar nada.

 

Fiz vários contatos com colegas meus, e eu e mais um outro colega conseguimos dismistificar o uso de pendrives com o VB6, e isso nos abriu algumas novas possibilidades de desenvolvimento.

 

Gostaria de disponibilizar para o pessoal, entretanto ainda não tenho nenhuma conta em nenhum compartilhador de arquivo, se alguém que tivesse uma conta e pudesse fazer esse favor para mim, eu mandaria por e-mail esse sistema e essa pessoa disponibilizaria para todos através de um compartilhador ou coisa assim.

 

meu e-mail: paulo.mendes87@gmail.com

 

O código está como GPL, ou seja, está aberto para todos fazerem algum tipo de melhora ou modificação, mas gostaria que nos avisassem para termos noção de como está o sistema.

 

Sujestões são bem aceitas.

 

Saudações Colegas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde Colegas.

 

Somente para dar um Up. Estou disponibilizando o link para download

 

http://rapidshare.com/files/106711299/habi...ive1-0.zip.html

 

se alguém tiver um disco virtual melhor seria bom hehe.

 

Dentro do Zip vocês encontrarão o projeto, os módulos, as classes, o reg.exe (caso seja necessários) e a licença.

 

Como tinha dito antes, fiquem a vontade para tirar dúvidas a respeito e implementar novas idéias.

 

Valew pessoal, e vamos continuar a contribuir para a comunidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Interessante. Seria lega você postar como que funciona o programa, eu abri aqui e apareceu uma telinha pra colocar a senha. E ai? foi pra perto do relógio... mas nao sei o que mais tem que fezer

 

E depois que eu rodei sumiu meu pen drive, e num reconheceu mais nem o pen drive e nem meu mp4. :lol:

 

Mas de qualquer forma boa iniciativa.

 

Flw

--

 

edit:

 

agora consegui entende como funciona... só fica habilitado as portas quando ta rodando o programa... bacana o projeto.

parabéns!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é.

 

Na verdade a iniciativa maior foi postar o projeto para o entendimento do código. Você pode mudar o programa do jeito que quiser.

 

Do jeito que o programa está ele habilita o pendrive somente enquanto está rodando o programa. Depois que você para ele ele desabilita.

 

O Massa é poder remover o pendrive via código, o que realmente é muito bom, além de conseguirmos ter o evento OnChange para o deck de discos.

 

Se abirem o código vão ver que está todo comentado.

 

Desculpe por não postar como funciona, mas já estou preparando um review para ajudar o pessoal.

 

Caso não tenham conseguido reabilitar o pendrive, é só rodar o programa no projeto e parar a execução dele no meio, ou ir direto na chave e alterar o valor como o programa faz.

 

essa é a chave:

HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\USBSTOR

 

e o valor que o Start tem que assumir é 3 para habilitar todos os pendrives e 4 para bloquear os pendrives....o interessante que não bloqueia a porta usb, permitindo o uso de impressoras e web cams, ou mouse e teclados usb.

 

Já estou preparando, ainda hoje eu posto.

 

-----------------

 

edit: Muito obrigado por dar sua opinão scorpio!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde Colegas.

 

Realmente, depois que o Scorpio falou, eu percebi que o projeto está um pouco estranho...mas eu o adptei para se tornar didádico, eu não estou tendo tempo de postar um manual completo por causa do trabalho, mas enfim, o projeto como está fala por si só, ainda vou postar o manual completo de como trabalhar com pendrives no VB6.

 

http://rapidshare.com/files/107982348/Habi...ive1-1.zip.html

 

esse link é o projeto de um modo mais simples.

 

Explicando de maneira bem rápida.

 

Ele tem 5 botões.

 

O Primeiro Botao remove o pen drive com segurança, no código do botão está apontando para a função direto que remove o pen drive, sem muitas complicações. é só usar as classes direitinho que não tem erro.

 

O Segundo e o terceiro habilitam e desabilitam o pen drive na máquina respectivamente. Entretanto se você estiver com um pendrive plugado na máquina e apertar o botão desabilita, o desabilita só será válido para os próximos pendrives que você encaixar.

 

o Quarto minimiza para a bandeija.

 

O quinto sai do programa, mas ele não volta sua máquina do jeito que estava, ainda vou colocar isso, mas não deu tempo, então se não quiser ficar com o pen drive desabilitado, aperte o botão para habilitar o bixinho.

 

Outra coisa que fiz foi, no momento em que você pluga o pen drive é ativada uma chamada de função, nessa chamada verifico se você injetou ou não o pen drive. Se ejetou, crio um arquivo texto chamado x_trava_x que fica aberto durante o tempo em que o programa estiver executando.

 

Isso para demostrar que é possível fazer algo na hora da injeção do pendrive. Isso também impede o usuário de remover o pendrive pela bandeja de sistema. Mesmo que ele saiba que esse arquivo é o que está impedindo de ejetar o pen drive, ele não poderá excluí-lo pois o programa está com o arquivo aberto. Logo, a única maneira de ejetar o pendrive é pelo programa, o qual fecha o arquivo aberto no pendrive e ejeta-o automáticamente, com segurança e sem problemas.

 

Restando ainda alguma dúvida por favor, postem, gostaria de saber se está sendo útil.

 

Saudações

 

--

 

edit: não tem como alterar o titulo do tópico, acho que pen drive está escrito errado hehe!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A chave está com todos os valores de anteriormente???

 

seguinte. Salva um arquivo de text como .reg com esses valores e executa cara.

 

Windows Registry Editor Version 5.00

[HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\USBSTOR]
"Type"=dword:00000001
"Start"=dword:00000003
"ErrorControl"=dword:00000001
"ImagePath"=hex(2):73,00,79,00,73,00,74,00,65,00,6d,00,33,00,32,00,5c,00,44,00,\
  52,00,49,00,56,00,45,00,52,00,53,00,5c,00,55,00,53,00,42,00,53,00,54,00,4f,\
  00,52,00,2e,00,53,00,59,00,53,00,00,00
"DisplayName"="USB Mass Storage Driver"

[HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\USBSTOR\Security]
"Security"=hex:01,00,14,80,90,00,00,00,9c,00,00,00,14,00,00,00,30,00,00,00,02,\
  00,1c,00,01,00,00,00,02,80,14,00,ff,01,0f,00,01,01,00,00,00,00,00,01,00,00,\
  00,00,02,00,60,00,04,00,00,00,00,00,14,00,fd,01,02,00,01,01,00,00,00,00,00,\
  05,12,00,00,00,00,00,18,00,ff,01,0f,00,01,02,00,00,00,00,00,05,20,00,00,00,\
  20,02,00,00,00,00,14,00,8d,01,02,00,01,01,00,00,00,00,00,05,0b,00,00,00,00,\
  00,18,00,fd,01,02,00,01,02,00,00,00,00,00,05,20,00,00,00,23,02,00,00,01,01,\
  00,00,00,00,00,05,12,00,00,00,01,01,00,00,00,00,00,05,12,00,00,00

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ufaa pensei que não fosse conseguir mais voltar ao normal.auhauha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Puxa vida.

 

Eu me impressiono toda vez com esse tópico, Me desculpem por dar UP nele hehe.

 

Mas é que até hoje as pessoas mandam email pra mim a respeito desse programa.

 

Só pra deixar claro, esse é um programa não comercial, ele é apenas para ensinar o pessoal que programa a como bloquear o pendrive de uma máquina com VB, bem como executar aplicações que façam uso disso. Saber quando o pendrive foi colocado, quando foi retirado, em que unidade está.

 

Tudo está muito bem explicado no código fonte !

 

Fiquem na Paz !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu gostei dele achei bem interessante o código dele todo comentado...pode ajudar o pessoal a desenvolver alguma coisa parecida se precisar...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.