Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

fábia

Algoritmo de nomes e notas

Recommended Posts

Olá alguém poderia resolver para mim esta questão??

 

Dado uma relação n de alunos de uma turma, cada um possuindo amesma quantidade x de notas(você deve solicitar que seja digitada a quantidade de notas),faça um algoritmo que leia o nome e as notas dos n de alunos e mostre na tela:

 

O nome e média dos alunos

Quantidade de alunos aprovados (média para aprovação: >=7.0), quantidade de alunos reprovados (média para reprovação<=2.0) e quantidade de alunos em recuperação(média de recuperação:2<média<7.0).

Média geral da turma

 

Valeuuuuuuuuuuuuuuuu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

só uma dúvida.. você é o Fábio amaral ? ou estuda na mesma sala que ele ???

 

bom...dúvidas a parte aqui está a resolução do problema ....postado originalmente no tópico que o Fábio amaral fez com EXATAMENTE a mesma questão ...

 

 

Inicio
VARIAVEIS:
NOME
QTD_ALUNOS
MEDIA_ALUNO
MED_TURMA
QTD_ALUNOS
QTD_NOTAS
APROVADO
REPROVADO
RECUPERACAO
ALUNOS_APROV
ALUNOS_REPROV
ALUNOS_REC
SOMA
CONTA
ALUNO
VALOR_NOTA
numérico

escreva: (Digite a quantidade de alunos da turma)

leia:(QTD_ALUNOS)

escreva: ("Quantidade de notas que cada aluno possui”)

leia: (QTD_NOTAS)

SOMA <- 0

ALUNOS_APROV <- 0

ALUNOS_REC <- 0

ALUNOS_REPRO <- 0

	   enquanto ALUNO <= QTD_ALUNOS faça

							escreva: (“Digite o nome do aluno”)
					
							leia: (NOME)

	   para VALOR_NOTA de 1 até QTD_NOTAS faça
	
							escreva: (“Digite o valor da nota do aluno”)
		  
							leia: (NOTA)
	
							SOMA <- SOMA + NOTA
  
	  fim-para

	 MEDIA <- SOMA / QTD_NOTAS


	 escreva:( “Aluno: ", NOME, " media: ", MEDIA)


   se MEDIA > = 7.0 então
			
					 escreva: “Aluno Aprovado”
			
					ALUNOS_APROV = ALUNOS_APROV + 1
  fim-se


  senão
			   se MEDIA < 7.0 e MEDIA > 2.0 então

							  escreva: (“Aluno em Recuperação”)

							  ALUNOS_REC = ALUNOS_REC + 1
  
			  fim-se

  senão
			
			  se MEDIA < 2.0 então
	  
							 escreva: (“Aluno Reprovado”)

							ALUNOS_REPRO = ALUNOS_REPRO + 1
			 fim-se

fim-enquanto

escreva ("Qtd alunos aprovados: ", ALUNOS_APROV)

escreva ("Qtd alunos em recuperacao: ", ALUNOS_REC)

escreva ("Qtd alunos reprovados: ", ALUNOS_REPRO)

lembre-se .. se você estudar com ele ..mude o algoritimo ...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

só uma dúvida.. você é o Fábio amaral ? ou estuda na mesma sala que ele ???

 

bom...dúvidas a parte aqui está a resolução do problema ....postado originalmente no tópico que o Fábio amaral fez com EXATAMENTE a mesma questão ...

Todos os professores de lógica acredito que utilizem este exercicio tambem ja tive ele... :wacko: quem não se lembra do exercicio de criar uma seguencia logica para telefonar??

lembre-se .. se você estudar com ele ..mude o algoritimo ...

Tambem aconselho a fazer isso pegando algoritimos prontos não lhe ajudara em nada na prova, ainda mais que este algarismo acima ta precisando descriminar o tipo das variaveis, se são inteiro, real, caracter, string etc.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

só uma dúvida.. você é o Fábio amaral ? ou estuda na mesma sala que ele ???

 

bom...dúvidas a parte aqui está a resolução do problema ....postado originalmente no tópico que o Fábio amaral fez com EXATAMENTE a mesma questão ...

Todos os professores de lógica acredito que utilizem este exercicio tambem ja tive ele... :wacko: quem não se lembra do exercicio de criar uma seguencia logica para telefonar??

lembre-se .. se você estudar com ele ..mude o algoritimo ...

Tambem aconselho a fazer isso pegando algoritimos prontos não lhe ajudara em nada na prova, ainda mais que este algarismo acima ta precisando descriminar o tipo das variaveis, se são inteiro, real, caracter, string etc.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

acrescentando a minha resposta lá emcima...

 

a pergunta "sobre você é o fábio?" ... foi apenas para expressar a minha surpresa com o fato de ser a mesma questão ...

 

não fique ofendida ok ??

 

^^ ...

 

:P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gente é o seguinte, faço faculdade de web desing e programação, à distância, o fábio deve ser da minha turma sim, meu nome é fábia abareu nunes, esse exercício é de um trabalho que eu tenho que mandar, mas como minha irmã morreu não pude estudar algumas unidades programadas para fazer esse teste. então eu postei aqui...mas como eu peguei a resposta que deram para o fábio e mandei, meu professor falou que estava errada...

Será que da para alguém resolver pra mim???

Meu msn é fabianunes8@hotmail.com

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não sei o motivo pra seu professor falar uma coisa dessas, mas a única coisa que vi que está realmente errado é esse trecho:

 

se MEDIA < 2.0 então

Troque isso, por isso:

 

se MEDIA <= 2.0 então

Além disso o algoritmo pede pra calcular a média da turma.

Isso não é um erro do algoritmo, simplesmente ele não está completo o que não tira o mérito por todo o desenvolvimento.

 

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara Fábia, suas duas primeiras questões estão corretas. A terceira você começou bem, mas acredito que você está fazendo confusão com os comandos de leitura e escrita. Também observei que você usou o "enquanto" para fazer a contagem de alunos aprovados, reprovados, e em recuperação. Da forma que você fez o programa vai ficar em looping e não vai conseguir contar a quantidade corretamente. Dê uma olhada nisso e me retorne o quanto antes.

 

bOM FOI ISSO QUE ELE ME ESCREVEU SOBRE O ALGORITMO

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara Fábia, suas duas primeiras questões estão corretas. A terceira você começou bem, mas acredito que você está fazendo confusão com os comandos de leitura e escrita. Também observei que você usou o "enquanto" para fazer a contagem de alunos aprovados, reprovados, e em recuperação. Da forma que você fez o programa vai ficar em looping e não vai conseguir contar a quantidade corretamente. Dê uma olhada nisso e me retorne o quanto antes.

 

bOM FOI ISSO QUE ELE ME ESCREVEU SOBRE O ALGORITMO

Quanto ao looping esta faltando realmente neste codigo a seguinte linha antes do fim-enquanto:

 

ALUNO = ALUNO+1

Pois assim que a variavel ALUNO chegar a QTD_ALUNOS ele ira parar o looping e imprimir os resultados de quantdade de aprovados, reprovados, recuperação e media da sala, aconselho a definir na declaração das variaveis o valor inicial de aluno como 0, para não pegar lixo.

 

Quanto ao que ele falou sobre confusão com os comandos de leitura e escrita, não entendi muito bem... so notei que ele esta pedindo somente:

DADO UMA RELAÇÃO N DE ALUNOS DE UMA TURMA, CADA UM POSSUINDO AMESMA QUANTIDADE X DE NOTAS(VOCÊ DEVE SOLICITAR QUE SEJA DIGITADA A QUANTIDADE DE NOTAS),FAÇA UM ALGORITMO QUE LEIA O NOME E AS NOTAS DOS N DE ALUNOS E MOSTRE NA TELA:

 

O NOME E MÉDIA DOS ALUNOS

QUANTIDADE DE ALUNOS APROVADOS (MÉDIA PARA APROVAÇÃO: >=7.0),

QUANTIDADE DE ALUNOS REPROVADOS (MÉDIA PARA REPROVAÇÃO<=2.0)

E QUANTIDADE DE ALUNOS EM RECUPERAÇÃO(MÉDIA DE RECUPERAÇÃO:2<MÉDIA<7.0).

mÉDIA GERAL DA TURMA

E o algoritmo assim mostra, alem de tudo isso se ele foi aprovado, reprovado ou esta em recuperação, porem vi agora que esta faltando uma variavel que acumule e faça a soma das medias dos alunos, para no final efetuar a media final do aluno, isso você tera que incluir, outra coisa que vi no que ele pede é que ele fala que é dado uma relação de N alunos e ele não pede que seja digitado a quantidade de alunos, como ele pede ref. a quantidade de notas, mas isso seria um detalhe acredito que ele não tenha se referido a isso, pois o codigo apresenta-se bem completo, mas isso depende de cada professor, tipo o meu pediria para eu descrever que tipo é cada variavel, se é inteiro, real, booleano etc, mais isso vai de cada professor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.