Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Cristina Jacó

Responda: Quanto tempo você levou para começar a desenhar bem?

Recommended Posts

Olá pessoal, esse post é só para fazer um levantamento rápido junto às pessoas que se interessam pelo desenho realista (respeitando normas acadêmicas e figurativas). Se você se interessa por este tipo de arte, e está fazendo seus trabalhos buscando a "perfeição" (do tipo desenhar como se fosse uma fotografia) me diga:

 

1 - Já está desenhando bem (seus desenhos são realistas e quase fotográficos)?

Resposta1 = SIM ou NÃO

 

2 - Quanto tempo faz que você estuda e/ou pratica desenho realista?

Resposta2 = XX anos ou XX meses

 

3 - Qual a frenquência em q você pratica desenho?

Resposta3 = faço XX desenhos por semana ou XX desenhos por mês

 

POR FAVOR RESPEITEM A FORMATAÇÃO DESTE TÓPICO, colocando o número da pegunta na frente da resposta e respondendo objetivamente para fazermos um levantamento legal. Aguardo a participação de todos que se interessam por este tipo de arte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1 - NAO (mas pretendo)

2 - não posso responder pois nunca parei para praticar de verdade( quem sabe nao é agora?)

3 - idem ao 2

 

 

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1 - sim(alguns)

2 - 10 anos

3 - 1 por semana(nen todos são do tipo realista eu fasso de tudo um poco,mas o q mais gosto são os realintas e personagens inventados ,mas esses utimos nau são muito realistas)

 

você mando muito bem com esse post cristina gostei muito !!!

 

mas e você ?

gostaria q responda essas perguntas pra nós..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mas e você ?

gostaria q responda essas perguntas pra nós..

Pois é me esqueci de responder. Bem:

 

1 - Sim (mas nem todos)

2 - 17 anos

3 - 1 desenho por semana (mas isso varia, tem semanas que desenho quase todo dia).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sabe o que não intendo ...

O desenho precede a fotografia... historicamente, tecnicamente!

Quando você diz desenhar como uma fotografia, o que você quer dizer?

 

Os renascentistas desenhavam e pintavam como uma fotografia?

Assim como os hiperrealistas?

???????????

 

É impossível desenhar como uma fotografia... desenho é desenho... fotografia é fotografia e tem mais câmera digital não faz fotografia, faz infografia...

 

Acho que além das questões técnicas devemos também nos preocupar em obter algum conhecimento de história e história da arte principalmente... tomar conhecimentos de alguns conceitos fundamentais da mesma... e até mesmo nos preocupar com algumas questões epistemológicas... é um horror ver um certo desconhecimento generalizado ser perpetuado...

 

Sabe Cristina, eu gosto das questões que você coloca, acho que elas polemizam e portanto são relevantes...

Mas, me diga uma coisa...

 

Qual a relação entre desenhar bem e desenhar "realisticamente"? coloco ainda entre aspas, porque na história da arte a idéia de realismo tem uma conotação diferente da que você esta utilizando...

 

Obs. Um desenho realista não é necessariamente acadêmico...

A figuração tb nem sempre é realista...

 

Além do mais você cita: normas acadêmicas e figurativas... que normas são essas?

 

Desculpe fugir da formatação do post, se os administradores acharem por bem, depois de lido apagam isso aqui...

Quero deixar claro que minha intenção não é detonar ninguém... simplesmente apontar que algumas coisas que são ditas são senso comum e não são nem um pouco estruturadas a partir de um conhecimento lógico.

 

Nós precisamos transcender o senso comum... e só faremos isso repensando sobre nossas próprias afirmações...

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cristina,

Eu li seu cv no seu site...

você tem conhecimento, agora entendo menos ainda porque perpetua algumas bobagens...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em relação ao seu "temor" de censura por parte dos administradores ou moderadores. Venho dizer que, o espaço é livre para esse tipo de discussão. Seu ponto de vista é bem interessante, acho por bem deixar que todos leiam e entendam bem sobre o que você está falando.

Obs: câmera digital faz fotografia sim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Italberto.

Câmera digital faz infografia. Isso é grafia da info... escritura da informação... A base da infografia é o pixel (unidade de informação)

A base da fotografia é a photo (luz) portanto grafia da luz... A fotografia tem como base uma superfície emulsionada onde a luz queima a gelatina criando diferentes graduações... a fotografia você REVELA o negativo, amplia e revela a imagem...

 

Na infografia você não tem o processo de revelação da imagem... você trabalha a informação em algum programa para MANIPULAÇÃO de imagens.

 

O tipo de manipulação que você consegue na infografia é totalmente diferente do que você consegue na fotografia e eu poderia citar vários exemplos disso (talvez eu faça isso mais tarde)...

 

Existe uma diferença no meio da captura e na forma de construção da imagem... portanto apesar de próximas são coisas muito diferentes.

Bem... A Lúcia Santaella tem alguns escritos muito legais sobre a virtualidade da imagem digital entre outras questões.

Então eu afirmo sim câmera digital, não faz fotografia.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1 - Nao. Na verdade eu não gosto dos meus desenhos,mesmo metade do mundo dizendo que tá bom.

2 - Mais ou menos uns 11 anos.

3 - 1 a cada semestre. Depende muito do stress porque falta tempo por causa da faculdade. Já passei 3 anos sem encostar num lápis.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1 - Não

2 - 2 anos (mas sempre começo e paro porque me acho meio bruto...)

3 - Prático 4 vezes por semana mas um desenho completo deve ser uns 2 ou 3 por mês e olhe lá

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cristina,

Eu li seu cv no seu site...

você tem conhecimento, agora entendo menos ainda porque perpetua algumas bobagens...

Oi minha querida, você tem toda a razão em polemizar e discutir tudo o que ver/ler nos foruns da sua vida. É pra isso que eles servem, para provocar discussões, para alertar, debater, etc. e você é ótima nisso. Mas vejamos do ponto de vista do público: quem lê este forum, também me manda e-mails com as mesmas colocações que devolvo para o fórum. Quem está prolongando discussões ultrapassadas aqui? Acho que é o público leigo no assunto ARTE, não é? Que bom que você já leu meu CV na plataforma LATTES.

 

Outra coisa, o meu projeto de EAD para ensinar desenho é direcionado a todos que não são pesquisadores de artes, não são "entendidos" do assunto, e tudo que desejam é desenhar "legal", algo perto do Renascimento mesmo. Eles querem conhecer os materiais tradicionais, como em Durer, Da Vinci, etc.? Depois que conseguem isso "desenhar como se fosse realista tal como uma máquina" é que aceitam trocar idéias comigo sobre ARTE CONTEMPORÂNEA, sobre seu significado e seu discursso teórico-prático. O POVO que me procura lá quer as técnicas figurativo-realistas e os materiais empregados por eles (os tradicionais). O que é perfeitamente viável do ponto de vista do FAZER POR HOBBY. Pois elas (as técnicas) são cumulativas e não se perderam ao longo dos anos. Saiba ainda, minha querida colega, que os conceitos são flexíveis, se alteram dependendo do contexto. Tente se informar mais sobre NEO-CONCEPTUALISMO, PINTURA DIGITAL, DESENVOLVIMENTO DE PERSONAGENS PARA GAMES, quer algo mais atual? Quer algo mais figurativo-realista? E Salvador Dali, o que acha?

 

Antes de sair questionando com reticências e empurrando seus conceitos de dicionário artístico, procure saber com quem está falando. Meu sobrenome é HISTÓRIA DA ARTE, MEU NOME DO MEIO É SEMIÓTICA, MEU SEGUNDO NOME É TECNOLOGIA DA IMAGEM, uma das coisas que faço é manter um site simples de arte-educação, outra coisa que faço é continuar pesquisando arte a fundo e produzindo meus trabalhos, que ainda não coloquei na Internet para amadurecer melhor as idéias. Você não viu nem uma unha do bicho que sou. Não coloco tudo na net não, fofa! Coloco só o que eu quero e não tenho nóia se copiarem ou detonarem.

 

Os Renascentistas não desenhavam como fotografia, é até desumano comparar o homem com uma máquina limitada. Os hipper-realistas não são realistas, são mais que isso, trata-se de uma idealização e da manipulação da realidade.

 

Outra coisa, câmera fotográfica faz infografia somente se houver o uso do processo químico sobre papel, caso contrário (na tecnologia digital) faz foto = fotografar é pintar com a luz. Quem disse isso foi Rosa Berardo, DOUTORA no assunto, fotógrafa da NetGeo, minha orientadora na esp. em cinema que estou pretendendo entrar. DETALHE, vou entrar nessa LATU SENSO depois do STRICTU SENSO pra poder criar games e FAZER O DOUTORADO EM ARTES, sacou?

 

Mas, cá entre nós, você sujou com a minha enquete, heim!?

 

Porque que você não responde a enquete pra falar se você desenha? KA KA KA KA KA Acho que você não sabe desenhar BEM e tem nóia com isso. Vi seus desenhos e estão meio fracos, mas a temática erótica incomoda, então você vai ter sucesso, se seu objetivo é esse. Só lamento!

 

Eu só quero desenhar e pintar sossegadinha no meu cantinho. E quem quiser fazer isso comigo está convidado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1 - Não

2 - 2 anos (mais ou menos)

3 - Depende muito, talvez 5 por mês finalizados, e uns 10 esboços

 

-------

 

Gostei muito do tópico, acho interessante discutirmos isso, é claro, para quem está interessado em fazer desenhos realistas. Quando li o nome do tópico até imaginava que viria alguem tacando pedras, já que muitos artistas não gostam de falar sobre tal assunto, mas vamos continuar com as respostas!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gostei muito do tópico, acho interessante discutirmos isso, é claro, para quem está interessado em fazer desenhos realistas. Quando li o nome do tópico até imaginava que viria alguem tacando pedras, já que muitos artistas não gostam de falar sobre tal assunto, mas vamos continuar com as respostas!

Oi hao, como vai?

Pois é, o tópico dá pano pra manga. Mas sabe, quando a gente se posiciona e escolhe o próprio caminho (tipo eu = só quero desenhar e pintar bunitim dentro e fora do micro, tudo que der na teia), fica mais fácil se aceitar nesse mundo artístico e os outros que façam o que quiserem, cada um na sua praia. Não fico enfiando guela abaixo o que eu acredito, acho que meu site tá ai como uma opção apenas. Se não gostar, vá pra outra URL. Isso é briga de foice, tem anos que é assim. Mas é bom se posicionar, escolher o que curte fazer, pra se especializar mais, pra se encontrar como indivíduo que faz arte, que cria arte. Só acho graça que um dia um filósofo falou que, ao surgir a máquina fotográfica, a pintura ia morrer. Uai siô! E morreu? Onde é que foi o interro, que eu num fui?

 

E outra coisa, desenhá e pintá em várias mídias é difícil, leva tempo, dá um trabáio danado, suja as mãos, faz suar. Tem gente que prefere não fazer isso né? Uai, vamo soltar um pum no papel e falar que é arte, uai!

 

Desenhá e pintá bunitim é bão tamém cumpade. Cada um faz o que gosta. Ou você tem satisfação a dar por ai? A gente tem que achar nosso lugar no mundo, num adianta ficar batendo de frente dos merdas que só filosofam e não produzem nada de mais palpável. Se carapuça servir, vista quem quiser.

 

Abraços,

Cris

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nossa Cristina pare de tagarelar tanto senao nao dá tempo de eu ler tudo e responder...

rrsrsrsrss

 

 

Ohh moça polêmica essa Cristina e ainda pega outra como a Monica ai ja viu ne nao vai prestar...

 

rsrsrs

 

 

Só gente fera neste tópico e eu aqui como o Bial sempre diz: "Só espiando..."

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nossa Cristina pare de tagarelar tanto senao nao dá tempo de eu ler tudo e responder...

rrsrsrsrss

Ohh moça polêmica essa Cristina e ainda pega outra como a Monica ai ja viu ne nao vai prestar...

rsrsrs

Só gente fera neste tópico e eu aqui como o Bial sempre diz: "Só espiando..."

Kakakakakaka

Foi a Mônica que cumeçô!

Aqui era uma enquete lembra?

rsrsrs

bjs

deixa nóis UAI

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.