Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

luciencc

Quanto devo cobrar por este site?

Recommended Posts

Boa tarde.

 

Trabalho com desenvolvimento web há aproximadamente um ano. Porém, a maior parte do tempo eu trabalhei para a própria universidade na qual estudo, por esse motivo, nunca vendi um site profissionalmente, o meu pagamento era apenas o próprio salário de estagiário.

 

Agora este estágio se encerrou e eu vou trabalhar numa empresa privada. Pretendo também fazer trabalhos em casa, como freelancer.

 

A questão é: não faço idéia de quanto devo cobrar. Gostaria que vocês avaliassem o valor do trabalho que, na minha opinião, é a jóia do meu portfólio e foi o que mais exigiu o meu empenho.

 

O endereço é: http://www.pg.utfpr.edu.br/setal

 

Sobre esse site:

  • Foi desenvolvido em XHTML/CSS
  • Tableless e estruturado de acordo com as normas da W3C. A maioria das páginas passa no validador XHTML 1.0 Strict.
  • Utiliza Javascript, PHP e MySQL (inclui acesso a banco de dados).
  • O layout também é de minha autoria (inclusive o cabeçalho e o logotipo)
  • Inclui um sistema de inscrição para o evento (participantes, mini-cursos, artigos científicos)
  • Inclui uma área administrativa onde os organizadores podem visualizar e editar os dados dos participantes e dos trabalhos científicos inscritos.
  • Exigiu atualizações quase diárias nas semanas que antecederam o evento. Porém, ficará inativo pelos próximos meses.
  • Tempo estimado de desenvolvimento: 4 meses.
Em suma, quanto esse site vale? Obrigado desde já pela ajuda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi luciencc

Eu acredito que entre R$2000,00 à R$3000,00 reais seria um preço justo

Lembrando que esse valor é muito relativo.

 

abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

R$2000 - R$3000 é bem próximo um do outro pra falar "é mais ou menos" mesmo :)

 

Quanto tempo você levou para faze-lo? pega o número de horas e multiplique por R$30,00 não acho que a hora deste job vale mais do que isto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha vou colocar aqui um texto que eu já coloquei aqui neste fórum em uma outra oportunidade, segue o texto com a minha lógica abaixo

 

Seguinte... tem muitos por ai que dizem que tem que valorizar a "profissão"... muitos também dizem que é para cobrar pelo valor de horas trabalhado no projeto...

 

Eu ja acho que o freela, tem que cobrar o valor que acha justo.

 

Eu particulamente tenho um conhecimento avançado em flash, e custumo entregar alguns trampos em uma ou duas semanas, vamos supor que um camarada não tenha o mesmo conhecimento que eu e começe a construir o mesmo projeto... vamos supor que ao invés de 2 semanas que nem eu o camarada termine o projeto em 4 semanas... agora veja bem... imagina se ele cobrasse por horas trabalhadas... ele teria que cobrar o dobro do que eu cobrei... entaum isso não é justo... além do mais ele poderia fazer um sistema inferior ao meu pois o mesmo não tem conhecimentos iguais a mim...

 

Portanto este esquema de cobrar por horas trabalhadas é furada... pois se todos tivessemos conhecimentos iguais isso sim valeria... nesse caso o que iria determinar o valor do trabalho é a competência do programador... ou seja... quanto mais conhecimentos ele tiver menor será o valor cobrado... enquanto quanto menos conhecimentos o programador tiver maior será o lucro...

 

Isso é totalmente injusto para a "profissão" tanto para o cliente.

 

Outra historia que me irrita, é cobrar um valor alto... so para valorizar a "profissão"... isso é totalmente sem sentido... não tem cabimento... o valor a ser dado pelo projeto é um valor justo... pois tem gente que faz ae umas 3 páginas contendo imagens... um formulario... e usando um txt como banco de dados... e ainda quer cobrar 500 reais... só para valorizar a profissão....

 

Apesar que muitos que dizem que cobram tal valor... é totalmente furada... mentira... pois hoje em dia os clientes não são tão bobos assim... por isso... eles falam isso só para se dizer que são os bons... enquando na verdade aceitam até esmola para fazer sites...

 

Por fim finalizo, dizendo que a melhor solução é você analizar o projeto, e achar um valor justo... para nos que entendemos desse meio é facil chegar num valor justo... basta você pensar um pouco e ver o quanto mais ou menos você pagaria por determinado projeto...

 

Também existem, cliente expertinhos... então sugiro a você que também não de mole nesses casos... coloque um valor justo e o mantenha... pois os clientes nunca estão satisfeitos com os valores.

 

Portanto.....

 

Cobre o Justo, com isso nem você nem seu cliente ira sair perdendo...

 

Seja Justo.

 

Sucesso e boa sorte.

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ótima linha de pensamento !

Mas isso só pode ser seguido por quem já trabalha na área há algum tempo, pois temos que ter uma noção de quanto cobrar.

Lembro que meu primeiro job cobrei R$200,00 e não sabia que poderia cobrar uns R$500,00 reais. Eu achava aquilo simples de fazer, daí cobrei esse preço. Nesse caso não levei em consideração todos os cursos de informática, as apostilas que eu tinha baixado, lido e a quantidade de horas que gastei aprendendo isso tudo.

 

Será que existe alguma tabela de referência ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, a um tempo atrás eu também participei de uma outra discussão referente a este assunto, para complementar irei postar aqui também a minha outra analize.

 

Esta discussão ocorreu no fórum flashmasters, se tiver uma oportunidade de uma lida nos tópicos lá pois acho que te ajudara mais um pouquinho, em relação a uma fórmula para cobrança deste tipo de serviço infelismente não existe.

 

http://www.flashmasters.net/forum/index.ph...st&p=200547

 

Segue abaixo o texto que eu postei lá

 

Tipo kfeh... ta ai cara eu havia falado 1.000 e você fez por 900, querer mais a gente sempre quer mais nem sempre isso é possível esse é um dos maus do ser humano achar que pode o que não pode ter... quando se faz um orçamento para uma empresa tem que se levar em conta vários fatores que vão influenciar no valor do projeto.

 

A primeira coisa que eu faço é saber um pouco sobre a empresa, se ela for uma empresa conhecida e grande... qual processo de interactividade eu irei utilizar... a média de horas que eu devo gastar para finalizar o projeto... e outras pequenas coisas...

 

Depois disso eu começo a fazer o orçamento... levando em consideração todos os fatores acima citatos.

 

Eu não faço orçamento pensando em cobrar valores altos so para valorizar a profissão... eu penso primeiramente em mim e depois na empresa. Penso em mim porque? porque eu sou o principal interessado no projeto é com ele que eu vou garantir meu extra no final do mês... e depois eu penso no cliente pois eu quero deixa-lo satisfeito isso também é um fator importante não só para deixa-lo satisfeito mais também para me dar referências futuras.

 

É ai que entra o meu lado profissional e pessoal... eu cobro geralmente o que eu pagaria se pedisse para alguém fazer. Valores altos devem ser cobrados para coisas exorbitantes que exigem muito do design e do programador... algo que poucos fazem... ai sim é um fator que me leva a cobrar um valor superior fora isso eu cobro o valor justo.

 

Cara em relação a sua pergunta sobre trabalhos isso depende muito, eu particulamente prefiro os trabalhos freelancers pois eles estão soltos por ae, sempre tem alguém precisando, geralmente o valor que eu cobro varia entre 400 a 600 mais isso depende... esse valor se refere a trabalhos únicos, mais eu também ja cobrei 100, 200 por adaptações em scripts e sistemas.

 

Dai você faz a soma... você pega uns 14 trampos por mes cobrando em média 300 reais vai dar 4.200 por mês, eu particulamente não pego trampos inteiros para fazer pois além de demorar um pouco para finalizar o trampo entra ai a negociação com o cliente que é sempre chat...

 

14 trampos por mês é uma média de 3 sistemas por semanas e para isso você tem que suar a camisa, tem dia que aparece trampos legais... mais tem outros dias que surgem altos pepinos...

 

Para conseguir bons trampos é sempre legal você fazer contatos, olhar os trampos oferecidos em fóruns. Eu dei a sorte de conhecer 2 donos de agencia que sempre me mandam trampos por isso fica mais facil eu conseguir... é ai que entra o justo na história... eu prefiro cobrar um valor médio e ser considerado pelo contratante do que fazer um trampo e o cara não me contactar mais sacou...

 

bom é isso cara... cada um é cada um....

 

enquanto eu faço 14 trampos baratos...

outros fazem 2 caro....

 

enquanto eu ganho 4.000...

outros ganham 2.000...

 

enquanto eu fico conhecido...

outros ficam esquecidos...

 

enquanto eu fico de bem...

outros ficam de mal...

 

enquanto eu vou pro céu..

outros vão para...... deixa quieto

 

hauauhauhauhaa brincadeirinha hein....

 

sucesso e ótimo trampos á todos... como eu disse cada um é cada um...

 

[]'s

Patrique

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

existe algo chamado precificação, existe outro algo chamado tempo e outro chamado variáveis.

 

estou convicto quando falo que é necessário levar o tempo como o principal elemento. Hoje nada é mais valioso que o tempo. Você pode ter escrito bem Patrique, mas não está correto. Esta linha de raciocínio é totalmente FURADA.

 

O tempo que você despende para determinada tarefa é precificada e não, em hipótese alguma, ser a mesma de outro profissional. Como você disse, você é fera em flash e demora duas semanas para fazer algo que um bundão levaria quatro, ok, sua hora trabalhada, por outro lado, custará o dobro. Por que? por que suas horas em estudos e madrugadas adentro foram muito maiores (ou pelo menos melhor aproveitadas).

 

neookano, estude um pouco mais sobre precificação, estude as variáveis que compõe os valores gastos para você desenvolver um projeto.

 

O Patrique tem sua razão enquanto freelancer morando na casa do pai, mas no dia que a conta de luz chegar com um valor por que o pessoal que cobra resolveu lhe repassar o custo pela razão deles "acharem" que você deveria pagar isso você vai ver.

 

É importante levar em consideração sim cada projeto e o cliente, mas NUNCA deixar de levar em consideração o valor de sua hora.

 

sinceramente, isso é um erro ERRO!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

RoXbY sinceramente o termo Pricing (Precificação) não se encaixa a todos os ramos expecificadamente se tratanto trabalhos freelas voltados para a web, no caso se fosse uma agência web ai sim este termo poderia ser considerado porém a área freela é muito diferente e diversificado.

 

Rapaz, em relação ao fator tempo este é o principal motivo para que eu não concorde com este método utilizado por cobrar levando em consideração o tempo gasto para finalizar o projeto.

 

Vou repetir minha analize que fiz no meu primeiro post...

 

Um exemplo:

 

Existem 2 programadores, sendo que o "primeiro" tem um nível de conhecimento 9 e o "segundo" tem um nível de conhecimento 4 e meio

 

Vamos supor que estes 2 freelancers recebam o mesmo projeto para fazer e vamos supor que o programador "primeiro" siga a minha metodologia e o programador "segundo" siga a sua metodologia.

 

O programador "primeiro" termina o projeto em 10 dias

O programador "segundo" termina o projeto em 20 dias

 

Sendo que como o programador "primeiro" tem um nível de conhecimento 9 e o programador "segundo" tem um nível de conhecimento 4 e meio presumo eu que o programador "primeiro" termine e projeto neste exemplo na metade do prazo que o programador "segundo" terminaria.

 

Ou seja, se fossemos fazer um calculo em cima de horas trabalhadas, o programador "primeiro" que é o mais experiente venderia o projeto por 500 reais fazendo o calculo em cima desses 10 dias, enquanto o programador "segundo" que é um programador menos experiente venderia por 1.000 reais fazendo também o calculo so que neste caso ao invéz de 10 dias ele faria o calculo em cima de 20 dias..

 

E por fim, eu não moro mais na casa do papai e da mamãe não viu, sou muito bem casado, OBRIGADO!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

não adianta discutir com você, nos últimos posts que participamos até agora discutindo não levou a lugar algum, só contradições.

 

Eu li cara o que você escreveu, mas aparentemente você não me interpretou da forma correta.

 

O programador de nível 9 cobra R$100,00 por hora, enquanto o ne nível 4 cobra R$30,00 por hora.

 

10h * R$100 = R$1000,00 em 10h trabalhadas. (dias não são considerados em freelancer pois sempre há projetos paralelos, sem levar em consideração que o horário de trabalho é totalmente diferente de um profissional contratado)

20h * R$35 = R$700,00

 

Além do tempo ser menor ao ponto do programador ter mais tempo para desenvolver outros projetos em paralelo. Nem que for 80 que no final o de nível 4 ganhará mais, mas mesmo assim o programador mais experiente terminou mais cedo e começou outro.

 

felicidades ao seu casamento X)~

 

ps. você não utiliza tempo pra precificar produtos já manufaturados, como trabalhamos com criatividade, use-a da forma que achar mais interessante, a minha é precificada =oP

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora eu entendi a sua analize, o que você esta querendo dizer é que o programador nível 9 cobre R$100 por hora trabalhada e que o programador nível 4 cobre R$35, ou seja o valor em horas trabalhadas seriam de acordo com o nível do programador.

 

Até ae beleza, eu até concordo, agora me diga como saber qual nível o programador é... pois a maioria dos programadores se gabam de seus projetos, díficil você encontrar um programador e por pior que seja o último site que ele fez ele sempre quer mostrar o seu grande trabalho, a diferença confusa da sua lógica apenas esbarra nesta barreira pois se você conhecer uma lógica em que puder apontar o nível de determinado programador tu ganhará o prêmio nobel da paz.

 

Até este momento eu conheço apenas 2 níveis de programadores, os bons e os ruins.

 

Infelismente é assim que a banda toca, este seu método será injusto pois nunca conseguira precisar o valor correto e justo a ser aplicado no projeto.

 

Outra coisa, note no seu primeiro post que você postou aqui neste tópico

 

R$2000 - R$3000 é bem próximo um do outro pra falar "é mais ou menos" mesmo :)

 

Quanto tempo você levou para faze-lo? pega o número de horas e multiplique por R$30,00 não acho que a hora deste job vale mais do que isto.

Note nesta parte do seu comentário

 

pega o número de horas e multiplique por R$30,00 não acho que a hora deste job vale mais do que isto.

Note que ao dar a dica de cobrança para o luciencc você não utilizou a sua metodologia, nitidamente você está dando a dica para o cara cobrar levando em consideração a complexidade do job, você pediu para o cara pegar as horas trabalhadas no projeto e multiplicar por R$30,00 sem fazer a analize do nível do programador, sem ao menos saber o nível do mesmo, tu apenas considerou a complexidade do trabalho, em nenhum momento você alertou o camarada de que o conhecimento abrangente na programação iria influenciar no valor.

 

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cada um cobra o que acha que vale a hora. Pega o custo da luz, pega o custo dos cafés, da depreciação do equipamento, telefone gasto com o cliente, gasolina do carro. Divida tudo isto pelas horas trabalhadas você tem o custo do seu projeto. Agora pegue o valor de sua hora (cada um tem a sua, se for egocêntrico ou não). No final, quem paga é o cliente e não será a primeira nem a última vez que um cliente sairá insatisfeito com o "profissional" caso o mesmo seja ruim. Quer ser honesto? seja! tem gente que não é!

 

é contra meus valores enganar meus clientes.

 

achei feio o site, por este motivo disse R$30,00 a hora.

 

R$2000,00 e R$3000,00 foi uma ironia, achei que foi um chute muito sem pensar do neookano. A diferença é estupidamente grande. R$1000,00, quanto tempo você leva pra ganhar R$1000,00 em um mês??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pega o custo da luz, pega o custo dos cafés, da depreciação do equipamento, telefone gasto com o cliente, gasolina do carro. Divida tudo isto pelas horas trabalhadas você tem o custo do seu projeto. Agora pegue o valor de sua hora (cada um tem a sua, se for egocêntrico ou não). No final, quem paga é o cliente e não será a primeira nem a última vez que um cliente sairá insatisfeito com o "profissional" caso o mesmo seja ruim. Quer ser honesto? seja! tem gente que não é!

Certo, mais aonde entra o nível de experiencia do usuário, e aonde esta experiencia ira influenciar no valor do projeto levando em consideração o total de horas trabalhadas no projeto, pois no seu primeiro e neste seu último post, você não referenciou o nível de conhecimento do usuário, sendo assim sua analize para mim se torna infundada pois como eu disse o injusto neste caso está entre a experiencia de um programador para o outro.

 

é contra meus valores enganar meus clientes.

idem, é por isso que eu não defendo este método de cobrar por horas trabalhadas.

 

achei feio o site, por este motivo disse R$30,00 a hora.

Feio? mais e quanto a programação tu não leva esse fator em conta não?

 

R$2000,00 e R$3000,00 foi uma ironia, achei que foi um chute muito sem pensar do neookano. A diferença é estupidamente grande. R$1000,00, quanto tempo você leva pra ganhar R$1000,00 em um mês??

Cara atualmente não trabalho mais como freela, poderia até esta trabalhando, porém estou me dedicando a um projeto pessoal, por isso sempre quando estou em casa nas horas vagas em me dedico a ele, mais certamente se estivesse trabalhando como freela ganharia 1.000 em no máximo 15 dias na pior das hipóteses, pode parecer lenga lenga minha porém é a mais pura verdade, pois a tecnologia que eu mecho "flash" interação com asp, xml, mysql, access é muito dificil encontrar programadores que deem conta do recado por isso é a coisa mais fácil se pegar trampos freelas em flash.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para manter um padrão de custo e ainda mais, conseguir realizar provisionamentos, aí chegamos ao ponto crucial da precificação relacionado ao número de horas trabalhados em um projeto.

Todo mundo tem um custo definido, e um "achismo" também é baseado em custos por tempo de desenvolvimento. O dinheiro hoje em dia não vale nada, o que vale é seu tempo, e por isso todo mundo corre para tentar trabalhar mais em um menor espaço de tempo.

O nível da experiência do desenvolvedor pouco importa, sim, pouco importa enquanto ele for freelancer. Você se acha muito bom, certo? quais as métricas que você utiliza para chegar a este status tão pomposo? eu não sei! do mesmo jeito que um outro programador ruim também acha que é bom, mas entre achar e realmente ser, vai da lábia de cada um conseguir vender um projeto.

 

O (a) Luciencc desenvolveu o site do jeito correto W3C? po, beleza! :D mas eu não acessei a ADM do site dele para saber o que tem lá dentro, para mim até então é um site simples e feio que ela hora de programação eu pago, mas pela hora do layout não! R$2000,00 acho muito pelo que é em uma primeira impressão do projeto, agora sem há um crm por de trás do site, o valor começa a ser justificado.

 

Eu levaria no máximo dois dias com tempo pra tomar um café se fosse desenvolver este site sem a área administrativa. Agora me diz quando eu cobraria? Se eu for parar tudo pra desenvolver este projeto apenas em fulltime, 80 /h de desenvolvimento. Quer um layout mais bonitinho, paga mais.

 

Por que 80? por que a oferta é maior do que a procura, se você quer, paga, se não quer.... busca outro. Não há métricas a fim de definir o conhecimento de uma pessoa, que é infinito, por isso a hora trabalhada.

 

Provavelmente já chegaram em você para pedir um site, mas quiseram apenas com você por que não servia outro, certo? você vai cobrar R$15,00 /h ou R$150,00 /h? Se chegou ao ponto de um cliente te procurar e colocar todas as fichas em sua pessoa é por que você é de confiança, logo, seu trabalho é reconhecido, logo, você não precisa vender almoço pra comprar janta.

 

ou você é realmente bom, ou tem lábia.. não tem como fazer um orçamento sem ter calculado uma hora de desenvolvimento.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, concordo em partes porém não concordo em por em prática, isto porque como eu disse e defendi desde o meu primeiro post aqui... eu já tenho minha fórmula que eu acho válida e justa para ambas as partes, dou por fim está discussão ("pelo menos na minha parte desta história") pois está óbvio que nem eu nem você iremos mudar nossas opiniões, isto porque você usando a sua metodologia está seguro, convicto e de consciência tranquila usando o seu método, do outro lado eu com os meus fatores sendo que na minha fórmula funcionam tranquilo da minha maneira, sastifazendo e agradando a mim quanto ao meu cliente.

 

Por fim é isto que importa.... o cliente e o freela satisfeitos, não importando a fórmula nem a temática utilizada para gerar os resultados o importante é ambos os lados estarem no mesmo nível da balança.

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.