Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Jackson Dias

[Resolvido] Ampliação

Recommended Posts

Gostaria de sabe a opinião de vocês em relação a ampliação do desenho através de quadros...

Sempre desenhei só olhando para a imagem que quero copiar só que já faz alguns anos um "velhinho", no sentido literal da palavra me ensinou a fazer os quadrinhos para o desenho não sair torto, o sistema que a pessoa faz vários quadrinhos de por exemplo 0,5 cm na imagem original e na folha onde vou ampliar o desenho fazer a mesma quantidade de quadrinhos só que em tamanhos maiores como por exemplo 2 cm cada quadrinho...

 

Bom, resumindo, o que gostaria assim de saber é quem usa esse metódo e para os que usam e para os que não usam qual as opiniões em relação a esse metódo....

 

Grato por respostas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal sua dúvida. Vê bem, uso esse método nos desenhos que faço. A técnica de grade é usada somente para que o artista não perca a proporção do seu desenho, e não só para aumentar as dimensões da imagem que se deseja reproduzir. Essa técnica é usada desde renascença, quando para desenhar um modelo vivo o artista colocava uma grade de barbantes na frente de sua(seu) modelo.

O que você tem que ter em mente é que essa técnica não vai diminuir o mérito de seu talento, pois o desenho vai além das linhas, então use sempre que sentir necessário.

Uma dica. Não faça traços fortes nas linhas da grade, empregue o mínimo de forma necessária para deixar uma linha suave, pois alguns tipos de papéis são muito sensíveis e o traço forte das linhas de grade podem estragar seu desenho.

Boa sorte!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Também uso. A técnica funciona... então é boa. Eu tinha um professor chamado Neviani que gostava de usar losangos em vez de quadrados.

Se você tiver uma mesa de luz, nem precisa fazer os quadrados no papel de desenho. Você faria o quadriculado num papel definitivo (que seria reutilizado inúmeras vezes), colocaria por baixo do papel onde seria feita a ampliação, ligaria a luz da mesa e "voalá", apagar o quadriculado não seria mais problema.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal sua dúvida. Vê bem, uso esse método nos desenhos que faço. A técnica de grade é usada somente para que o artista não perca a proporção do seu desenho, e não só para aumentar as dimensões da imagem que se deseja reproduzir.

Verdade, essa parte ai eu já entendia, expressei-me mal.

 

Essa técnica é usada desde renascença, quando para desenhar um modelo vivo o artista colocava uma grade de barbantes na frente de sua(seu) modelo.

Hum, legal isso Italberto nunca ouvi nada sobre isso...

 

O que você tem que ter em mente é que essa técnica não vai diminuir o mérito de seu talento, pois o desenho vai além das linhas, então use sempre que sentir necessário.

 

Já indaguei sobre isso. Um dia fiz essa técnica para o meu irmão, que tava se interessando por desenho (ele não manja nada de fazer desenho), foi mesmo que nada ele não deu conta e desistiu..

 

Uma dica. Não faça traços fortes nas linhas da grade, empregue o mínimo de forma necessária para deixar uma linha suave, pois alguns tipos de papéis são muito sensíveis e o traço forte das linhas de grade podem estragar seu desenho.

Boa sorte!

Em relação a isso em fazer esses traços fortes aprendi a fazer traços suaves para serem apagados facilmente com meu proprio erro, na primeira vez que eu fui fazer isso Italberto, cara fiz cada traço forte só na anciedade de ver como ia ficar meu desenho... O desenho ficou "do meu agrado", aí quando fui apagar os traços, pense! tava quase furando a folha. (risos), hoje em dia faço um desenho e não tem quem diga que já teve un traços ali naquele desenho.

 

Sobre essa mesa de luz é bem interessante também já ouvi comentários mais nunca usei e nem vi alguém usando...

 

Você tem alguma dica ou algum tutorial ou coisa do tipo de qual preço vender um desenho?

Na verdade de quando em quando aparece alguém querendo que eu faça desenhos só que nunca faço normalmente só desenho pra mim mesmo, só por questão de hobby.

 

Obrigado pelas dicas.

 

 

Jackson Dias

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha, eu sei que é "permitido" usar as grades, noa vejo o menor problema em usá-las. Mas eu estou treinando sem elas a principio pois julgo ser melhor no momento e se algum dia precisar eu usarei sem medo.

 

^^

 

 

Abraços e siga firme nos estudos com grade ou sem elas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é eu acho o seguinte, o método de grades é bom e te dá um ponto de partida mais seguro. Você vai desenhando quadro a quadro, comparando em seu desenho e no modelo. E como disseram ai isso não desmerece seu desenho hora nenhuma, é apenas uma opção de um jeito para começar o desenho.

 

Mas honestamente eu não gosto de usar. Tem horas que confio mais no olho. Uma dica é usar essa técnica somente para lançar o desenho bem de leve no papel, isso se seu objetivo for fazer uma cópia, e depois traçar livremente, apagando a grade, e soltando sua mão. Essa técnica pode ser usada para copiar fotos, para copiar layouts, e mesmo para observar o mundo real. A técnica da grade se chama "Artifício de Dürer" esse artista é da Renascença alemã, contemporâneo de Da Vinci, e usava esse método desse jeito aqui:

 

Imagem Postada

 

Veja que porque ele copiava a coisa real (e não uma ampliação de um desenho ou foto) ele tinha que ficar com a cabeça parada em um ponto quando observava o modelo, dai memorizava o que tinha visto através da grade e baixava a cabeça pra riscar o papel. Acho muito sacrifício e uma coisa meio mecânica. Mas os artistas daquele época faziam. Hoje dá pra fazer isso com muito mais facilidade, como vcs mesmos sabem.

 

É isso, só queria contribuir com a discussão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.