Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

quitZAUMMM

Indicando Linguagens para Iniciantes

Recommended Posts

Depois de 4 anos desse texto posso dizer que minha percepção sobre TI não mudou em nada, exceto por duas coisas que provavelmente serão mais dois pontos de ligação onde as pessoas que leram o post viram frases e situações desconexas:

 

"Language X fits your mind"

 

Se você não funciona com uma linguagem, não se sinta diminuído. Isso é natural. Explico: estudando Python desde 2008 e depois de um curso de Django com o Henrique Bastos ouvi a frase "Python fits your mind" algumas vezes. Vinda de 6 anos de C eu ficava frustrada toda vez que tentava estudar Java porque mesmo tendo um conhecimento básico de OO por causa das aulas de C++ parecia impossível entender qual tinha sido a idéia dos desenvolvedores da linguagem.

 

Como eu comentei um tempinho atrás num post intitulado "Linguagem mentirosa" (ou algo assim) no fórum de Java, perdi as contas de quantas vezes tentei estudar Java e nunca passei da parte de classes e interfaces. A cada vez que tentava a sensação de burocracia no código aumentava (e piorava quando via programadores mais experientes escrevendo programas maiores). Quem me conhece sabe que eu sempre tive essa impressão do Java (e até do C++ depois de algum tempo).

 

O que aconteceu foi que encontrei uma linguagem que funciona como eu, particularmente, acho que deveria ser programação. Mas como foi dito até pelos outros membros do fórum, ficar na zona de conforto é parar no tempo. E isso não funciona em TI. Por isso eu considero importante mesmo os iniciantes tomarem conhecimento de outras linguagens que suportam o mesmo paradigma de programação da linguagem X de um modo diferente e até mesmo de outros paradigmas de programação. Steve Jobs dizia que computadores são bicicletas p/ a mente (http://www.youtube.com/watch?v=9Z795Pm9fqs). Por que, ao invés de se perder em posts tendenciosos do tipo "X vs. Y", não tratar as linguagens/paradigmas como ferramentas que levam o programador a visualizar o mesmo problema em formas e níveis diferentes? Não é a diferença de percepção (traduzida como experiência) que faz a programação em par funcionar?

 

PS; Estou no derradeiro capítulo de interfaces do livro Big Java. Vamos ver se eu sobrevivo a isso.

 

 

 

 

"Mesmo rezando, o que não muda no fiel é a doença de querer parecer sábio"

 

Isso foi um ensinamento budista que vi no youtube:

 

Deixo livre a interpretação p/ que vcs vistam a carapuça em professores, colegas de trabalho, amigos, chefes, analistas de mercado, reviews de tecnologias...Enfim, a lista pode assumir o tamanho que vcs quiserem. A primeira imagem que me vem à cabeça são pessoas que insistem em recomendar uma prática/tecnologia como se fosse a solução para todos os problemas baseando-se apenas em teoria. Muitos aqui já viram isso: a pessoa faz um barulho enorme e quando dá tudo errado, some. A segunda imagem são professores. Creio que um dos meus, apesar de ser doutor, não merece muito crédito pelo que fala: para a simples pergunta "você já viu algum site grande mesclar Java com Groovy ou outras linguagens de script" a resposta foi dada com um certo desrespeito pelo trabalho de outros cientistas de computação responsáveis pela criação de linguagens de script. E vários outros professores também se encaixam nesse quadro por sequer conseguirem respeitar os alunos com dificuldades em entender as matérias.

 

Se quiserem comentar mais e compartilhar situações nas quais vcs tiveram que recomendar linguagens ou boas práticas, tanto para iniciantes ou programadores já experientes (na minha visão esses são os mais difíceis), postem.

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu ainda sou iniciante em programação, fluente mesmo só em DarkBasic, uma linguagem pouco usada, feita para desenvolver jogos 2D e 3D.

 

2 Linguaguens ótimas pra quem não tem noção nenhuma de programação, são, DarkBasic e Pascal, eu aprendi DB sem nunca ter ouvido falar em Pascal, hoje posso dizer que sou fliente em DB, porque se você me mostra algum código em DB, falho, provavelmente eu ache o erro.

 

Porque essas 2 são boas para começar?

 

Porque são simples e claras.

 

DarkBasic, provalvemente só não é muito usada na industria de games, porque seu compilador não é muito bom, porque a linguagem é ótima, Simples, clara e pouco limitada, apesar dos códigos serem fáceis de entender, você consegue fazer praticamente qualquer coisa nele, desde um software minúsculo, até jogos enormes.

 

Eu acredito que aprendendo uma dessas 2, você já vai ter uma ótima "Noção de Linguagens", Por exemplo:

 

Um amigo meu estava fazendo curso técnico de informática, e ele tinha uns exercicíos em Pascal. Ele não tava conseguindo fazer o código dele rodar, ele me mandou, e eu, que nunca tinha ouvido falar em Pascal, consegui arrumar o código dele. Porque? Simplesmente porque eu já tinha a tal "Noção de Programação", são detalhes e palavras-chave que fazem a diferença, coisas ridiculas até as mais complexas.

 

Aprendendo uma linguagem simples, você vai aprender desde o que são variaveis, até funções e cálculos complexos, e vai entender coisas do tipo, linguagens Case Sensitive (Que diferenciam maiúscula de minúscula), até outras linguagens em que todos os valores indicados a uma variavel tem que estar entre aspas ( " ). Ex.:

 

<div id"nomedadiv"></div>

 

Bem, é basicamente isso que eu queria dizer, se você não tem noção nenhuma de programação, comece com uma dessas 2 linguagens que você vai se dar bem.

 

Boa sorte a todos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Curti!

Imagino que a dificuldade de muitos seja a falta de exercícios que encontram para fazer, aí param por não conseguir causar uma evolução no seu aprendizado.

 

Por isso, eu estou focando em JavaScript usando o CodeCademy.com! (Não tenho qualquer relação com a empresa).

Não precisa aprender a configurar nada antes de começar a usar e os exercícios aumentam gradualmente de dificuldade (até é devagar demais...)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Curti!

Imagino que a dificuldade de muitos seja a falta de exercícios que encontram para fazer, aí param por não conseguir causar uma evolução no seu aprendizado.

 

Por isso, eu estou focando em JavaScript usando o CodeCademy.com! (Não tenho qualquer relação com a empresa).

Não precisa aprender a configurar nada antes de começar a usar e os exercícios aumentam gradualmente de dificuldade (até é devagar demais...)

 

Olá à Todos!

 

Sou novo aqui no Fórum, e tenho a seguinte sugestão!

 

Você citou o codecademy, um site que já usei bastante, porém como só está em partes traduzido para o português, e meu Inglês é de baixo nível(eu sei vou procurar estudar mais ;D) procurei na Web um meio de traduzir o site, e então achei o site http://translate.codecademy.com/translate/sign/in , que foi criado pela OneSky,

que é bem interessante, mostra o progresso da tradução, quantas palavras/frases foram traduzidas e quantas faltam para traduzir e muito mais. Traduzi bastante coisa lá, só que como é muita coisa, o ideal seria fazer um "mutirão de tradução", pois pelo que vi, nos cursos aprovados, falta cerca de 680 frases, distribuindo o trabalho entre todos, daria para traduzir rapidinho e todas as pessoas interessadas em programar poderiam usufruir dessa incrível tradução! Creio que a maioria aqui do Forum sabe algo de inglês então cada um ajudando um pouco na tradução seria muito rápida. Claro que depende do tempo e da boa vontade de traduzir, mas pensem, é um trabalho gratificante. Desde já agradeço aos de boa vontade! Abraços!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.