Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Guilherme Strich

Briefing - Perguntas?

Recommended Posts

Amigos do iMasters, http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/grin.gif

 

Após um longo tempo ausente do fórum, estou retornando.

Atualmente tenho um briefing, no qual faço na primeira visita ao cliente, Após ter as resposta do cliente, eu faço o orçamento do website. Mas estou querendo saber, mais as perguntas corretas a fazer ao cliente? Sempre acabo me esquecendo de alguma coisa, vejam abaixo algumas perguntas que eu faço:

 

1. Qual o ramo de atividade?

2. Qual o público alvo?

3. Deseja um site: ( ) Moderno - ( ) Clean - ( ) Tradicional

4. Que Cores deseja no website?

5. Qual conteúdo pretende divulgar na página inicial?

6. Quais opções de menu deseja ter no website? Menu Horizontal ou Vertical?

7. Que conteúdo deseja que seja gerenciável?

8 Cite alguns websites de referência.

 

================================================

 

Teriam mais algumas perguntas para me passar, para ficar um briefing bem completão?

 

Valeu pessoal!

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, parece interessante também seu briefing, mas acredito que faltam algumas perguntas, veja esse aqui, segue abaixo um ótimo modelo de briefing disponibilizado pela revista Web Design.

 

Modelo de Briefing - WebDesign

 

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, parece interessante também seu briefing, mas acredito que faltam algumas perguntas, veja esse aqui, segue abaixo um ótimo modelo de briefing disponibilizado pela revista Web Design.

 

Modelo de Briefing - WebDesign

 

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Interessante esse da Revista WebDesign.

Gostei da observação, de não usar cores X e estilo Y e etc...

Antes das perguntas do meu briefing, tem os dados do cliente, onde eu peço endereço, razão social, telefones, e-mails, nome de responsável e etc...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, acho interessante também você descobrir quais são os concorrentes diretos.

 

Isso ajuda você a avaliar o posicionamento do seu cliente em relação a eles e que tipo de diferencial pode oferecer.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, acho interessante também você descobrir quais são os concorrentes diretos.

 

Isso ajuda você a avaliar o posicionamento do seu cliente em relação a eles e que tipo de diferencial pode oferecer.

 

É uma boa questão essa!!! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

está bom.

 

simples e direto.

 

a ultima questão trocaria

8 Cite alguns websites de referência.

 

8 sites que visita com frequencia.

 

 

e perguntar sobre logomarca

 

possui logomarca ?

sim, nao

 

se possuir logomar, ela pode ser modificada ?

sim, nao

 

 

uma pergunta indiscreta também não faz mal..

 

Possui orçamentos de outros prestadores de serviços ?

 

 

esse ultimo ajuda a identificar aqueles clientes que só te fazem perder tempo com orçamentos e atendimento.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

está bom.

 

simples e direto.

 

a ultima questão trocaria

8 Cite alguns websites de referência.

 

8 sites que visita com frequencia.

 

 

e perguntar sobre logomarca

 

possui logomarca ?

sim, nao

 

se possuir logomar, ela pode ser modificada ?

sim, nao

 

 

uma pergunta indiscreta também não faz mal..

 

Possui orçamentos de outros prestadores de serviços ?

 

 

esse ultimo ajuda a identificar aqueles clientes que só te fazem perder tempo com orçamentos e atendimento.

 

Boas questões também!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigos do iMasters, http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/grin.gif

 

Após um longo tempo ausente do fórum, estou retornando.

Atualmente tenho um briefing, no qual faço na primeira visita ao cliente, Após ter as resposta do cliente, eu faço o orçamento do website. Mas estou querendo saber, mais as perguntas corretas a fazer ao cliente? Sempre acabo me esquecendo de alguma coisa, vejam abaixo algumas perguntas que eu faço:

 

1. Qual o ramo de atividade?

2. Qual o público alvo?

3. Deseja um site: ( ) Moderno - ( ) Clean - ( ) Tradicional

4. Que Cores deseja no website?

5. Qual conteúdo pretende divulgar na página inicial?

6. Quais opções de menu deseja ter no website? Menu Horizontal ou Vertical?

7. Que conteúdo deseja que seja gerenciável?

8 Cite alguns websites de referência.

 

================================================

 

Teriam mais algumas perguntas para me passar, para ficar um briefing bem completão?

 

Valeu pessoal!

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

 

 

 

 

 

Guilherme, com certeza este é um briefing muito óbvio, eu tentaria ir um pouco além, iria colocar como exemplo:

 

Qual é a proposta da empresa?

Qual é o perfil dos clientes e prospects da empresa?

Qual é o objetivo do site? ( vendas, canal de relacionamento, etc...)

A empresa ja possuí quanto tempo de mercado?

Quais são as características mais marcantes da empresa?

 

Eu iria retirar a pergunta a respeito de cores, afinal as cores seriam usadas de acordo com o perfil, logotipo e caraterísticas da empresa ( Salvo a situação que fosse solicitado pelo CLIENTE)

 

( Adcionais: Estude a empresa, ligue para seus fornecedores e clientes, tenha um perfil completo de quem você esta para vender, afinal você é um vendedor de um serviço totalmente personalizado...Seja único na venda quanto na criação de seus sites e tenho certeza que terá muito sucesso!)

 

 

 

Suce$$so e Boas Venda$!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigos do iMasters, http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/grin.gif

 

Após um longo tempo ausente do fórum, estou retornando.

Atualmente tenho um briefing, no qual faço na primeira visita ao cliente, Após ter as resposta do cliente, eu faço o orçamento do website. Mas estou querendo saber, mais as perguntas corretas a fazer ao cliente? Sempre acabo me esquecendo de alguma coisa, vejam abaixo algumas perguntas que eu faço:

 

1. Qual o ramo de atividade?

2. Qual o público alvo?

3. Deseja um site: ( ) Moderno - ( ) Clean - ( ) Tradicional

4. Que Cores deseja no website?

5. Qual conteúdo pretende divulgar na página inicial?

6. Quais opções de menu deseja ter no website? Menu Horizontal ou Vertical?

7. Que conteúdo deseja que seja gerenciável?

8 Cite alguns websites de referência.

 

================================================

 

Teriam mais algumas perguntas para me passar, para ficar um briefing bem completão?

 

Valeu pessoal!

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Algo que muita gente costuma esquecer é tentar entender qual é o objetivo de negócios do site porque isso determina muito da estrutura.

 

Por exemplo:

O obejtivo do site é institucional?

É vender produtos ou serviços? se sim, como estes produtos são vendidos? pelo site ou não?

Quais os pontos de contato do site?

O site será um ponto de contato com os clientes? de que formas esse contato se dará? form? link para email? número de telefone? todas as anteriores?

O site é algo constantemente atualizado (como um blog, por exemplo), ou algo mais institucional?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Costumo ir mais longe...

 

coloco questões como:

 

- Qual o target do projeto? (qual o publico alvo?)

- Qual a imagem a ser passada para o usuario do projeto? (confiança, modernidade, tradição, leveza, etc)

- Como a empresa se define no mercado. (solidez, conceito, concorrencia e tal)

- Existe algum diferencial aos demais concorrentes ou se há algo que deseja dar destaque.

- Qual o objetivo a ser alcançado com o projeto? (MUITO IMPORTANTE, claro que a grande maioria vai responder aumentar a visibilidade e/ou as vendas... mas é importante definir... aumentar em quanto?)

- Qual a prioridade do projeto? (informar? vender? entreter o usuario? demonstrar um serviço? trabalhar a marca?)

- Ramo de atuação do cliente

- Objeções ( não usar tal cor, ou não fazer menção de tal frase por lembrar o concorrente)

- Deseja alguma funcionalidade no site?

- O Conteúdo do site, se encontra pronto?

- Qual será a frequencia de atualizações?

- Produtos/Serviços oferecidos

 

Além das basicas:

 

- Cores a serem utilizadas

- Referencias de sites da mesma área e/ou sites que o cliente goste

- Slogan da empresa

- Tempo de mercado

- Áreas do site

- O que gostaria que constasse na pagina inicial?

 

mas o mais importante de tudo MESMO, é VOCÊ preencher este briefing junto ao cliente, se for possivel presencialmente, melhor ainda, pois você pode conhecer a estrutura da empresa mais a fundo e tal, e também dar ideias, e cortar ideias dos clientes que você vê que vão de encontro ao bom senso ( exemplo, o cliente preenche que quer um site rosa, amarelo e preto, passando a imagem de leveza)

 

Um dos maiores motivos de reprovação de layouts, é o preenchimento errado do briefing... por isso, nesse momento, é importante você deixar bem claro pro cliente, que você tem experiencia nessa area, e você vai instrui-lo com ideias de bom senso, pra um resultado satisfatorio, outra coisa é que por mais que o cliente goste de uma coisa, o site dele, não é pra ele, e sim para o publico alvo dele, então não adianta nada você fazer um site todo em cinza e verde do jeito que o cliente te pediu, se o publico alvo são "garotas entre 12 e 16 anos", se mesmo assim ele insistir naquilo, deixe bem claro que você não pode garantir o minimo de resultado desse jeito... daí a escolha é dele!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.