Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

rafa_master(tio)

[Resolvido] quanto devo cobrar

Recommended Posts

dai pessoal espero q me ajudem , muita gente principalmente meus amigos me pedem pra min fazer desenhos pra eles . augun eu fasso de graça porq realmente gosto de desenhar, mas tem gente q se aproveita da citução e dai ficam me encomodado vou comessar a cobrar dai vomo ver se melhora a cituação ,ou eles paran de pedir desenho ou eu vo comessa a galha dinhero com o q fasso.

mais dai surge uma duvida quanto eu devo cobra?

eu tenho vergonha de cobra , penço " pÔ ele ´´e meu amigo nau custa nada faze o desenho. mas por otro lado ninguen trabalha de graça .e eu quero trabalhar nesse ramo do desenho. como eu vo comessa a galha dinheiro se nau combra ?

ai pessoal o q vcs acham?

gostaria de suas opinioes..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

dai pessoal espero q me ajudem , muita gente principalmente meus amigos me pedem pra min fazer desenhos pra eles . augun eu fasso de graça porq realmente gosto de desenhar, mas tem gente q se aproveita da citução e dai ficam me encomodado vou comessar a cobrar dai vomo ver se melhora a cituação ,ou eles paran de pedir desenho ou eu vo comessa a galha dinhero com o q fasso.

mais dai surge uma duvida quanto eu devo cobra?

eu tenho vergonha de cobra , penço " pÔ ele ´´e meu amigo nau custa nada faze o desenho. mas por otro lado ninguen trabalha de graça .e eu quero trabalhar nesse ramo do desenho. como eu vo comessa a galha dinheiro se nau combra ?

ai pessoal o q vcs acham?

gostaria de suas opinioes..

Cara você deve pensar o seguinte: Amigos é amigos e negócios à parte!

Mais ta ai uma coisa que eu também nunca fiz foi desenho com fins lucrativos (R$)! Já vi uns caras fazendo desenhos, achei muito barato. Só que quem tava fazendo os desenhos era aqueles caras que são chamados de "hiper", que normalmente moram pelas ruas, dormem em praças, acho que é isso, ele combrava R$ 10.00 conto por pessoa, ou seja eles desenhavam um casal era R$ 20.00. Na boa eu achei serviço praticamente que free! Também tenho essa curiosidade de como avaliar um desenho, eu conheço um cara que ele cobra e pelo tipo do desenho, primeiro ele ver a foto que vai ser desenhada depois que ele dar o preço se não me engano as fotos simples ele cobra R$25.00. Mas também não tou dizendo que você tem que cobrar esse preço. Acho que quem pode dar melhor não sou eu, tem outros usuários que frequentam o fórum que faz esse tipo de serviço, tenho certeza que tem!

 

Aproveitando o embalo do tópico se alguém poder responder isso ficaremos grato.

 

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá amigos, olha num dá pra ficar cobrando qualquer 10 pilas pro seu desenho não.

Tente se valorizar mais. Uma boa dica seria:

 

Custo do material que você usou (o preço do papel, do lápis, da borracha)

+

Preço do seu trabalho (quantas horas gastou pra fazer o desenho)

+

seu lucro.

 

Um exemplo simplificado disso seria:

Desenho A4 com grafite = preço do material 5,00

Tempo dedicado em cima do desenho = 2 a 3 horas, a 15,00 a hora

Seu lucro de 50%

 

TOTAL DISSO SERIA = 5,00 + 45,00 + 25,00 = 75,00

 

É isso: de 70,00 a 100,00 tá bem pago pra um "artista" que não é famoso. Esse é um preço indicado também para estudantes de artes de faculdades fazerem retratos em grafite e papel A4.

 

Dependendo da sua região (se for uma cidade turística por exemplo) dá até pra inflacionar o preço mais um pouco, digamos para R$ 150,00.

 

É isso ai.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá amigos, olha num dá pra ficar cobrando qualquer 10 pilas pro seu desenho não.

Tente se valorizar mais. Uma boa dica seria:

 

Custo do material que você usou (o preço do papel, do lápis, da borracha)

+

Preço do seu trabalho (quantas horas gastou pra fazer o desenho)

+

seu lucro.

 

Um exemplo simplificado disso seria:

Desenho A4 com grafite = preço do material 5,00

Tempo dedicado em cima do desenho = 2 a 3 horas, a 15,00 a hora

Seu lucro de 50%

 

TOTAL DISSO SERIA = 5,00 + 45,00 + 25,00 = 75,00

 

É isso: de 70,00 a 100,00 tá bem pago pra um "artista" que não é famoso. Esse é um preço indicado também para estudantes de artes de faculdades fazerem retratos em grafite e papel A4.

 

Dependendo da sua região (se for uma cidade turística por exemplo) dá até pra inflacionar o preço mais um pouco, digamos para R$ 150,00.

 

É isso ai.

Excelente post Cris. Isso me ajudou muito e com certeza vai ajudar muitos aqui.

Grato

 

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Excelente post Cris. Isso me ajudou muito e com certeza vai ajudar muitos aqui.

Grato

Pois é amigos, olha só eu já vi de tudo nesse mundo.

Os hippes que cobram R$ 10,00, uns malucos que vão para feiras e eventos e fazem caricaturas a R$ 30,00

Uns caras que são meio metidos a artista e que gastam material vagabundo e cobram R$ 350,00

Uns caras bons pra caramba que só vivem disso e usam o que há de melhor, fazem graduação, pós e tudo e só usam material importanto, inclusive vendem obras pro exterior, fazem exposições, etc. e cobram R$ 750,00 por um retrato A4. E se o modelo está sorrindo o preço é outro (ainda mais caro). E se o modelo tem cabelo enrolado sobe mais ainda... E se ele tiver que atender o telefone ai já viu. E se acordar de mau humor então!

Uns outros que nunca estudaram arte de verdade e se acham o tal e cobram R$ 1.500,00 por um peido.

 

Tudo isso falando de desenho com grafite pra fazer retrato ou caricatura de pessoas.

 

Acho que vai muito do bom senso mesmo.

 

MAS ACIMA DE TUDO, vai do conhecimento que o artista tem, e da qualidade do seu trabalho.

 

Só que o fato de você fazer uma carreira (num to falando nem de fazer faculdade de artes) pois tem muito autodidata bom pra caramba. Falo de virar profissional da coisa (seu ganha pão mesmo, investir seu tempo, dedicação e algum dinheiro para montar um estúdio) isso te ajuda a se impor em questão de preço. Pro caso do seu cliente xiar você falar pra ele, cara "EU VIVO DISSO". Isso tampa a boca de qualquer malandro e joga a conversa noutro nível.

 

Eu não sei se entendi bem esse post. Mas se o rafa ta falando de cobrar dos amigos, quando eles te pedem um desenho depois de ver seu caderno, qualquer coisa acima de R$ 30,00 vai espantar os malas que estiverem de sacanagem. E se eles realmente te levarem a sério pagam isso com certeza. Ai compensa você dar um desenho mais caprichado, em papel bom (tipo canson, debret ou montval), usando mais de uma graduação de lápis e caprichar mesmo, fazer uma dedicatória carinhosa no verso, etc.. É cobrando barato que a gente começa. E os amigos que nos financiam são sempre nossos incentivadores. Mas não aqueles que ficam pedindo tudo de graça. Te fazendo trabalhar atoa e depois não valorizam o que você produziu. Isso é um desrespeito com você e com o que você faz. Só sei duma coisa não dá nada de graça não. Tenta impor respeito e se comportar como um profissional, isso vai espantar os babacas.

 

E outra dica seria procurar fazer um curso artístico (tipo escola de arte) aprender sozinho é muito doloroso. E por pior que seja uma escola de arte, as dicas e orientações de um professor que sabe mais que você valem muito.

 

Olha eu estou tocando um projeto on-line veja meu site: www.desenhotudo.com.

 

Tem mais, achei um cara na net que faz desenhos a preços bons veja: http://desenhoretrato.spaceblog.com.br/

Esse cara é autodidata (ou seja nunca estudou arte formalmente) e tem um trabalho muito bom, a preço razoável. Mas dá uma olhada nas fotos do blog dele, pra sacar o nível do desenho do cara. Ele cobra 50,00 por um desenho A4. Acho uma pechincha pra um profissional de tanto tempo de carreira e capricho.

 

Mas é isso, o Brasil não paga coisa cara a não ser que seu nome vire nome de carro, de prédio, de rua. Só que eu acho que tem que morrer pra isso né rsrsrsrs Tamo fudido de qualquer jeito. ahahahahah

 

Vale mais uma dica, pense duas vezes antes de seguir uma carreira artística profissional. Artista tem sempre problema com dinheiro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá a todos!

To meio sumido mas vou aproveitar o post.

Cristina, a conversa é está mesmo, tem que impor respeito pelo trabalho, e aqui no brasil o artista só tem problemas com dinheiro por causa do próprio artista.

A maioria não se impõe, faz serviços por qualquer "ninharia", deixa de cobrar o devido por "medo" de perder o cliente ou ser taxado de "careiro" ou "só penso em dinheiro", mas não dá pra trabalhar como artista e ter um segundo emprego pra poder comer, fala sério!

Não digo que você precise cobrar horrores, mas cobrar o que o trabalho realmente vale (ai entra todos aqueles calculos acima), afinal você usou algum material, gastou seu tempo, levou varios anos pra aprender aquilo que você faz (com ou sem escola), e é isto que ninguém vê, pensa que é já que para você é fácil tem que ser "di gratis".

Desculpa, isto me revolta...

Vou colocar o link do "Guia do ilustrador", ele não te dá um valor pro trabalho, mas mostra como proceder profissionalmente pra isto:

 

 

http://www.guiadoilustrador.com.br/guia.html

 

Espero que ajude

 

Segue mais um, pra descontrair um pouco:

 

http://www.ifd.com.br/blog/2005/09/23/deza...abela-de-preos/

 

boa diversão!

 

Até

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

http://www.guiadoilustrador.com.br/guia.html

 

Espero que ajude

 

Segue mais um, pra descontrair um pouco:

 

http://www.ifd.com.br/blog/2005/09/23/deza...abela-de-preos/

 

boa diversão!

 

Até

Grato pelos sites V_Leal.

Excelente.

 

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

os amigos que nos financiam são sempre nossos incentivadores. Mas não aqueles que ficam pedindo tudo de graça. Te fazendo trabalhar atoa e depois não valorizam o que você produziu. Isso é um desrespeito com você e com o que você faz. Só sei duma coisa não dá nada de graça não. Tenta impor respeito e se comportar como um profissional, isso vai espantar os babacas.

pô cristina é bem isso q tá acontecendo comigo . as pessoas pedem pra min faze desenho .

bom faze eu fasso de boa se o desenho fica comigo, mas entrega o desenho q é f*** ,dai eu cóbro .

o primero desenho q fiz e cobrei foi pra minha professora

ela me pediu pra min faze o desenho e eu fiquei empougado eu era novo naquela escola e queria mostrar o q podia fazer

levei a foto dela pra casa e fiz o desenho , mas quando fui entrega o desenho pra ela me deu uma angustia . pô eu tinha perdido meu tempo meu esforço pra nada ! so pra galera fala nossa q massa e pedir mais desenho ?

dai meus amigos me incentivaram a cobrar o desenho mas acabo saindo quase de graça eu pedi 5 pila.

fiquei feliz tinha conseguido faze dinheiro . mas sabia q era muuito poco sabia q meu trabalho valia mais .

mas nunca tive uma noção de presso sempre que pedem pra min faze um desenho eu evito fazelo.

a nau ser q o desenho fique comigo .ou quando eu to afim de faze o desenho de verdade .

valeu pela ajuda ,vou seguir seus conselhos ...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

http://www.guiadoilustrador.com.br/guia.html

 

Espero que ajude

 

Segue mais um, pra descontrair um pouco:

 

http://www.ifd.com.br/blog/2005/09/23/deza...abela-de-preos/

 

boa diversão!

 

Até

pelo o q olhei por cima parece bem legais os sites vou dar uma estudada neles valeu pela ajuda..flow

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cristina você trabalho com desenho ?se trabalha .

me conte um poco como você faz .

as pessoas te procuram ? como funciona?

 

ahhh e gostei muito do seu site...tem muita coisa boa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É, esse é um assunto muito difícil, pois vê-se de tudo, como já foi dito neste tópico. Gente cobrando um absurdo por "porcaria".

Gostei do tópico, pois atualmente estou pensando em dedicar minhas horas livre para aprimorar um pouco a técina, principalmente os acabementos, a fim de iniciar o comércio de meus desenhos. Ainda tenho que analisar o mercado local para obter informações mais detalhadas das cifras negociadas, para não cobrar além nem aquém.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi pessoal, pois é eu faço trabalhos de arte. Tenho uma empresa de tecnologia ( http://www.piresejaco.com.br ), junto com meu sócio da área de T.I.. Recentemente convertemos nossa empresa para trabalhar somente com dois projetos, o meu: http://www.desenhotudo.com para ensino de artes on-line e o do meu sócio: http://www.espacotech.com para ensino de tecnologias de rede (em desenvolvimento).

 

Enfim, não sou nenhuma garotinha mais, fiz artes visuais+design na faculdade e outros cursos (de pós). Meu grande sonho sempre foi ser ARTISTA. Mas tomei vários caminhos na vida até que resolvi voltar ao eixo (não tenho portifólio artístico ainda, vou fazer isso só quando achar que criei algo meu, mas vcs podem ver alguns trabalhos no http://cristinajaco.blogspot.com). Estou como vocês, batalhando para melhorar minhas técnicas, produzo cursos do que já sei e tenho experiência. Mas esse caminho é difícil para todos.

 

Acabei de responder à pergunta de um cara no Yahoo Respostas. É exatamente o mesmo problema nosso (aqui nesse post), vejam: http://br.answers.yahoo.com/question/index...25110547AAXmBeN

 

A minha resposta lá é a mais longa (como sempre) escrevo pra caramba (desculpe). Então tudo que eu queria falar pra vocês já escrevi lá pra esse cara também. Dá uma olhada pode ajudar.

 

E já vi muita preocupação sobre isso na Internet. O que me motivou a montar um projeto só pra gente falar de arte, pra ajudar quem está aprendendo, fazer amigos, dar atendimento on-line e tudo mais (infelizmente não posso fazer isso de graça no meu projeto, ele é meu ganha-pão então cobro assinatura e tem gente que tá gostando muito).

 

Olha, nós que gostamos de arte e temos pretenções artísticas não estamos sozinhos, quem deseja seguir uma carreira artística sempre tem dúvidas e medos, mas na verdade é tudo uma questão de acreditar em si mesmo, se manter firme e praticando e se valorizar (não ser snobe e metido) mas se valorizar para se respeitar (e os outros te respeitarem) e ter boa autoestima (o que é diferente de ter supervalorização). Você tem que ser o maior crítico do seu trabalho, você tem que ter consciência se está realmente bom ou não. Em vez de ficar falando pra si mesmo "nossa tá lindo" "sou demais"e na verdade não ser isso tudo. Quando vocês conseguirem isso a qualidade do trabalho vai melhorar muito.

 

O mais engraçado é que entrei na faculdade de artes para aprender uma coisa (como desenhar, pintar, etc.) e nada disso foi ensinado lá... (porém aprendi muitas outras coisas, por isso não é certo falar que faculdade não presta, tem que ter calma) Tudo vai depender do que você quer fazer. Enfim, acabei aprendendo o que queria mesmo fazer, fora da faculdade (por isso respeito e valorizo o artista autodidata). Vocês estão no caminho certo. Pratiquem, comprem livros de desenho, copiem desenhos dos outros, se um não ficar bom tente de novo é assim mesmo.

 

Outra coisa que seria importante vocês experimentarem é não fazer um desenho mais elaborado numa sentada só. Dei essa dica para uma aluna e ela mostrou grandes melhoras. Se vai fazer um desenho, comece pelo esboço, noutro dia, aplique os tons, noutro dia trabalhe mais um pouco nele. Nesses intervalos você vai conseguir enchergar as falhas, dar mais detalhamento onde precisa. E só o tempo (3 dias pra um desenho A4) pode te refrescar a mente para a cada dia olhar seu desenho com novas exigências. Eu faço isso e é ótimo. E isso ninguém me falou na faculdade, é coisa que se aprende no rala.

 

Olha, estou sempre por aqui, podem conversar comigo quando quiserem, gosto de ajudar e dar dicas (naquilo que conheço).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cristina você trabalho com desenho ?se trabalha .

me conte um poco como você faz .

as pessoas te procuram ? como funciona?

 

ahhh e gostei muito do seu site...tem muita coisa boa.

Pois é Rafa, eu trabalho no meu projeto de ensino de arte. Ele me ocupa tempo integral. Quando ele me ocupar menos vou desenvolver meus trabalhos artísticos pra valer. Mas olha, num tem jeito a coisa é assim, "Ah você é artista! então mostra" entende.

 

Tem que ter um conjunto de trabalhos, algo pra mostrar pros outros e quem sabe vender. Monta um blog com seus melhores desenhos e fala pros amigos que você tá fazendo por encomenda (o que mais vende é RETRATO de pessoas) faz isso pras tias... avós... e capricha. O RETRATO é também um bom exercício pra caricatura, pra estudo de anatomia, expressão facial e tudo mais. Dá pra defender uma graninha com isso no começo.

 

Mas o BÃO mesmo é se firmar num estilo, fazer uma exposição dos trabalhos junto com outros colegas artistas e divulgar seu nome. Entendeu? A melhor propaganda é o boca a boca, as pessoas nos procuram. Sempre pinta um ou outro trabalho pra eu fazer (retrato, pintura, ilustração de livro), mas eu não gosto de arte por encomenda, é um saco: "Ah você podia pintar umas casinhas pra mim no alto de um morro..." Ou então: "queria uma pintura de copo de leite, aquela flor, só que cor de rosa, pra combinar com a estampa do meu tapete..." faço quando sobra tempo (mas até evito, porque essas pinturas muito encomendadas nem me agradam). Mas isso é critério seu.

 

Tem quem desenha e pinta só por encomenda. É você quem escolhe o que vai ser. Ou pelo que vai ser conhecido. Eu sou chata, não gosto de obedecer cliente, sempre mando tudo a p q p, por isso to numa pindaiba lascada. Cliente gosta de puxação de saco. Uma vez fiz um retrato pra um cara (era um desenho) ele tinha uma verruga eu fiz a verruga, ele mandou apagar, então eu mandei ele ir no médico passar a faca nela, ele ficou com raiva e não pagou o desenho... rsrsrs Ai eu rasguei o desenho na cara dele... ahahahahahah e falei que ele era muito feio e que tinha gastado material atoa. Depois disso não vendi uma tela pra irmã dele. Entendeu! rsrsrsrsrs ahahahaha Tem que ter muito saco e jogo de cintura, fazer "amizades falsas com que você não gosta mas que pode comprar seu trabalho" como eu não faço isso, quero acreditar que meu trabalho vai se vender pela qualidade. Sou romântica e sonhadora. Acho que sou louca também. E vai pau no rabo rsrsrsrsrs ahahahaha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sabe, ainda não passei pela experiência de negociar qualquer desenho\pintura que tenha feito, mas já presenciei várias. Meu pai era artista plástico e, ao longo de vários anos, o via negociar com pessoas de todo tipo. Embora aqui e acolá viessem a pechinchar (sem sucesso) por um preço mais baixo, nunca vi nenhuma dessas pessoas dizer coisa do tipo "Você está louco! Não vou pagar um preço desses por um pedaço de pano e um monte de tinta!". Isso por que ele já tinha conquistado uma boa clientela e feito seu nome. Lembro-me de que ele, vez ou outra, presenteava alguém com seus quadros ou artesanatos. Não era apenas gentileza, era sua forma de fazer sua própria "vitrine", e assim conseguir mais clientes interessados. Não digo que ele era mercenário. Longe disso. Apenas conseguiu ver um oportunidade e soube aproveitá-la, da forma certa. Afinal, foi vendendo seus quadros que ele conseguiu criar a mim e a meu irmão e dar boa vida a toda sua família.

 

Então galera, acho que para quem quer vender, vender e vender; além de ter o talento (nato ou inato) do desenho e\ou pintura, deve ter espírito de negociante, empreendedor, montar sua "vitrine" e fazer seu nome.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sabe, ainda não passei pela experiência de negociar qualquer desenho\pintura que tenha feito, mas já presenciei várias. Meu pai era artista plástico e, ao longo de vários anos, o via negociar com pessoas de todo tipo. Embora aqui e acolá viessem a pechinchar (sem sucesso) por um preço mais baixo, nunca vi nenhuma dessas pessoas dizer coisa do tipo "Você está louco! Não vou pagar um preço desses por um pedaço de pano e um monte de tinta!". Isso por que ele já tinha conquistado uma boa clientela e feito seu nome. Lembro-me de que ele, vez ou outra, presenteava alguém com seus quadros ou artesanatos. Não era apenas gentileza, era sua forma de fazer sua própria "vitrine", e assim conseguir mais clientes interessados. Não digo que ele era mercenário. Longe disso. Apenas conseguiu ver um oportunidade e soube aproveitá-la, da forma certa. Afinal, foi vendendo seus quadros que ele conseguiu criar a mim e a meu irmão e dar boa vida a toda sua família.

 

Então galera, acho que para quem quer vender, vender e vender; além de ter o talento (nato ou inato) do desenho e\ou pintura, deve ter espírito de negociante, empreendedor, montar sua "vitrine" e fazer seu nome.

É isso mesmo italberto. As pessoas precisam perder o medo de tratar a arte como mercadoria. ELA É UMA MERCADORIA. Deve ser negociada, vendida, revendida, usada para conquistar clientes maiores. Por isso os artistas devem se profissionalizar, deixar um pouco o lado emocional e aprender mesmo a vender o que produzem. Senão caem nas mãos de malandros. Cuidado galera. Ninguém vai te ajudar a sustentar família!

 

Por outro lado, também não dá pra ficar se sujeitando a tudo, há que haver respeito. Até hoje nunca ninguém me insultou com meu trabalho, as pessoas que compram arte, em geral são mais educadas, porém são muito vaidosas também. Isso tudo é uma questão de conhecer seu público, com quem você está negociando. Não sou contra fazer uma "pseudo cirurgia plástica na cara de um sujeito", só pro quadro ficar mais bonito e o cliente sair satisfeito. Até mesmo o J.D. Hillberry (daquele livro "drawing realistic textures in pencil") fala que apagou muitas rugas nos desenhos de retratos, para que o cliente ficasse mais satisfeito. Acho que tem que fazer isso sim. É um negócio tentem pensar desse jeito a gente sofre menos. Eu estou tentando... é difícil... mas chego lá.

 

Agora uma coisa já pude ter experiência: o artista que faz a obra e depois de pronta vende, passa menos apuros do que o artista que faz a obra por encomenda. Fazendo por encomenda há sempre mais risco e mais stress com o cliente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem quem desenha e pinta só por encomenda. É você quem escolhe o que vai ser. Ou pelo que vai ser conhecido. Eu sou chata, não gosto de obedecer cliente, sempre mando tudo a p q p, por isso to numa pindaiba lascada. Cliente gosta de puxação de saco. Uma vez fiz um retrato pra um cara (era um desenho) ele tinha uma verruga eu fiz a verruga, ele mandou apagar, então eu mandei ele ir no médico passar a faca nela, ele ficou com raiva e não pagou o desenho... rsrsrs Ai eu rasguei o desenho na cara dele... ahahahahahah e falei que ele era muito feio e que tinha gastado material atoa. Depois disso não vendi uma tela pra irmã dele. Entendeu! rsrsrsrsrs ahahahaha Tem que ter muito saco e jogo de cintura, fazer "amizades falsas com que você não gosta mas que pode comprar seu trabalho" como eu não faço isso, quero acreditar que meu trabalho vai se vender pela qualidade. Sou romântica e sonhadora. Acho que sou louca também. E vai pau no rabo rsrsrsrsrs ahahahaha

huahuahua sou seu fâ..

eu tbn nau gosto quando eu vo desenha a pessoa e ela fica exigindo coisas

"ai me deixa mais magra ,tira os pés de galinha ,diminui meu nariz..nau so sirurgião plastico pô..

a mae de meu amigo me pediu pra desenha ela e pediu q eu fizesse umonte de mudança no rosto dela ..cocluzão nau fico nada parecida com ela .. as pessoas vão na casa dela olhan o desenho e perguntam "quem é a mulher da foto?"

pô q graça tem se as pessoas nau conhecem..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rafa concordo com você cara, sempre meus amigos me pediam essas coisas, e as vezes nós ficamos sem graça né?

Mas coma tatuagem você tbm tem muito disso, de cobrar por trabalho, você tem q ver o trabalho q ele vai te dar...

 

E essa parada de modificar a pessoa no desenho tbm nem rola né, a graça ta na perfeição =D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

é cara é bem isso mesmo.

quando a pessoa pede o desenho o cara acha q não vai dar trabalho .

Oi! Olha, vou te dar uma dica de malandragem. Em vez de ficar batendo boca com o cliente falando do trabalho que o troço vai dar. Passa a falar dos materiais caros que você vai gastar pra fazer o tal desenho. Isso é malandragem, mas muda o foco do papo e ai ele não vai ficar te enchendo o saco. O lance é que ninguém acha que fazer arte dá trabalho, o povo acha que é pura diversão e que sai tudo muito fácil, afinal eles acham que você tem dom então num tem nem que se esforçar pra esfregar os lápis no papel né? Isso é pura nóia do povo mala que não quer te pagar. Mas muda o rumo do papo pro lado do material empregado no serviço ai num tem pra onde eles correrem de te pagar. Sacou?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

é cara é bem isso mesmo.

quando a pessoa pede o desenho o cara acha q não vai dar trabalho .

Oi! Olha, vou te dar uma dica de malandragem. Em vez de ficar batendo boca com o cliente falando do trabalho que o troço vai dar. Passa a falar dos materiais caros que você vai gastar pra fazer o tal desenho. Isso é malandragem, mas muda o foco do papo e ai ele não vai ficar te enchendo o saco. O lance é que ninguém acha que fazer arte dá trabalho, o povo acha que é pura diversão e que sai tudo muito fácil, afinal eles acham que você tem dom então num tem nem que se esforçar pra esfregar os lápis no papel né? Isso é pura nóia do povo mala que não quer te pagar. Mas muda o rumo do papo pro lado do material empregado no serviço ai num tem pra onde eles correrem de te pagar. Sacou?

 

Gostei da dica! Realmente vai deixar o cara sem muitos argumentos pra baratear...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.