Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

rafa_master(tio)

você acredita em dom?

Recommended Posts

daw pessoal .

de tanto as pessoas me dizer nossa como desenhas bem ,você tem o dom, achava meio injunto aquilo ,pô eles nau viam q eu treinava quase todo dia!!!. comecei a refletir sobre o assunto e tirei uma cocluzão.

e passei minhas ideias pro papel .

espero q gostem.

 

 

 

Você acredita em dom ?ou é porque a pessoa treinou muito para aprender o que faz?

 

 

 

Esse é um assunto bem complicado, quando fazemos algo muito bem feito as pessoas dizem :você tem dom para isso.

Mas sera que é um dom , ou seja já nasceu com a gente ou nós com o passar do tempo fomos nos aperfeiçoando?

Na realidade é a união dessas duas teorias , ou seja quando nascemos já temos tendência em fazer algo. por exemplo: eu sou um cara paciente e criativo ,mas no entanto sou distraído e tímido. Isso exatamente o que precisa para ser um bom desenhista .mas não serviria para muitas outra coisas como por exemplo comerciante , não daria certo .

As pessoas fazem bem o que gostam de fazer e fazem o que gostam com freqüência , com isso se aperfeiçoam e fazem melhor do que antes. isso é um ciclo

se a pessoa faz uma coisa e não gosta do resultado ela não vai fazer mais ou não vai se empenhar como deveria, mas se faz e gosta do resultado ela se empolga e se empenha porque teve prazer em fazer aquilo . É assim que funciona.

Mas nós podemos driblar em que podemos ser bom ou não. mesmo que não gostemos do resultado podemos continuar tentado ate começarmos a gostar do resultado e assim gerar o ciclo.

mas isso se torna muito maçante nos adaptarmos a fazer algo que não gostamos é vamos dizer chato.

Por que o Brasil é cheio de crac do futebol ?

 

A resposta é simples toda criança que nasce no Brasil já nasce com uma bala no pé ja vai para os estadios de futebol com seu pai ,joga pelada na rua descauço

quando os adultos achan que suas crianças estão apenas brincando na realidade elas estão treinado o que gastão de fazer , quando se tornarem adultas se tornarão muito boas naquilo que elas brincavam quando crianças .

Aquele menino que adora destruir coisas ,não para nada funcionado em suas mão , ele adora demontar só para ver como funciona , então ele esta aprendendo .quando se tornar adulto sera um ótimo mecânico ou eletricista.

 

Airton sena sempre gosto de carros você sabia ?

Vivia brincado de carrinho fingindo que estava dirigindo .ele tinha o dom ou ele treinou desde criaça?mas o que fez com que ele treinasse desde criança ?

O que fez foi o prazer de fazer aquilo .nenhuma outra coisa agradava mais ele do que brincar de carrinho.

O que todo mundo chama de dom na realidade é aquela vontade de fazer aquilo mais do que qualquer outra coisa , aquela forcinha estra de persistecia que deus nos Dá.

Por isso é muito importante você fazer o que gosta , porque mesmo sem você saber você treinou a sua vida toda sem se dar conta.

porque achas que és tão bom?

 

 

autor:rafa_master(tio)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

daw pessoal .

de tanto as pessoas me dizer nossa como desenhas bem ,você tem o dom, achava meio injunto aquilo ,pô eles nau viam q eu treinava quase todo dia!!!. comecei a refletir sobre o assunto e tirei uma cocluzão.

e passei minhas ideias pro papel .

espero q gostem.

Verdade tudo é questão de treinamento, mais para haver esse treinamento você deve primeiro interessar-se, gostar. Acrédito que dom é isso

Você acredita em dom ?ou é porque a pessoa treinou muito para aprender o que faz?

Acredito que dom como falei anteriormente é querer! Ai vem o treinamento. Não acredito que dom seja a pessoa nascer sabendo...

 

Na realidade é a união dessas duas teorias , ou seja quando nascemos já temos tendência em fazer algo. por exemplo: eu sou um cara paciente e criativo ,mas no entanto sou distraído e tímido. Isso exatamente o que precisa para ser um bom desenhista .mas não serviria para muitas outra coisas como por exemplo comerciante , não daria certo .

As pessoas fazem bem o que gostam de fazer e fazem o que gostam com freqüência , com isso se aperfeiçoam e fazem melhor do que antes. isso é um ciclo

Cara eu sempre fui reservado, nunca gostei de ta conversando com muitas pessoas, vamos se dizer que fui um jovem tímido também, não gosto muito de estar rindo pra qualquer um que é o caso do vendedor, só que eu fui obrigado a aprender a rir e aprender a melhor me relacionar com o público, pois passo dia todo com ele... sou professor de informática e essa profissão exige que o cara seja "amigo de todos". Não é um coisa que gosto muito mas aprendi. Diferente de desenhar que acho que comecei desde quando nasci (risos), num lembro bem quando comecei a rabiscar, mas na minha lembrança é dos tempos que passava os cavaleiros do zoodiaco que passava se não me engano no canal "Manchete". Mais eu não via um só individuo desenhando tudo vinha espontaneamente.

 

Airton sena sempre gosto de carros você sabia ?

Vivia brincado de carrinho fingindo que estava dirigindo .ele tinha o dom ou ele treinou desde criaça?mas o que fez com que ele treinasse desde criança ?

O que fez foi o prazer de fazer aquilo .nenhuma outra coisa agradava mais ele do que brincar de carrinho.

O que todo mundo chama de dom na realidade é aquela vontade de fazer aquilo mais do que qualquer outra coisa , aquela forcinha estra de persistecia que deus nos Dá.

Por isso é muito importante você fazer o que gosta , porque mesmo sem você saber você treinou a sua vida toda sem se dar conta.

porque achas que és tão bom?

Não sei se na familia de Airton Sena já tinha alguém que era piloto, mas na hipotese de que não tinha, vamos imaginar o seguinte por que ele Brincava daquilo? Será se era porque ele tinha um dom, ou seja aquilo sempre fascinava ele? Claro ele desde criança já se exercitava fazendo aquilo!

 

Mas acho que ser bom numa coisa não é ter dom ser bom numa coisa é se dedicar, lógico que dom que não minha opinião como já falei dom=gostar nos ajuda a ter vontade de exercitar.

 

Bom é um assunto bem confuso mesmo, mas essa ai é minha opinião.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E ai Rafa, cara acho que isso aqui vai lhe ajudar a entender melhor, esse é um trecho do livro: Desenhando com o lado direito do cerebro de Betty Edwards

 

O Desenho Como Habilidade Mágica

Uma vez que somente uns poucos indivíduos parecem possuir a capacidade de ver e desenhar, os artistas são tidos,

muitas vezes, como pessoas dotadas de um talento raro, concedido por Deus. Para muitas pessoas, o processo

de desenhar parece misterioso e algo além da compreensão humana. Por sua vez, os artistas pouco fazem para afastar o mistério. Se perguntamos a um artista (ou seja, a alguém que desenha bem devido a um longo treinamento ou à descoberta casual da maneira de ver de um artista), "Como você faz para desenhar uma coisa de modo que ela pareça real — digamos um retrato ou uma paisagem?", é provável que o artista responda: "Bem, acho que é um dom que tenho", ou "Não sei. Começo e vou compondo as coisas à medida que trabalho", ou ainda "Bem, eu simplesmente

olho (a pessoa ou a paisagem) e desenho o que vejo". Esta última resposta parece lógica e sincera. Contudo, se a examinarmos bem, veremos que ela não explica o processo — e continuamos com a sensação de que a habilidade de

desenhar é uma coisa vagamente mágica Embora esta atitude de admiração ante o talento artístico faça com que as pessoas apreciem os artistas e seu trabalho, pouco faz no sentido de encorajar as pessoas a aprenderem a desenhar; e não ajuda os professores a explicar aos estudantes o processo do desenho. De fato, muitas vezes as pessoas acham que não devem fazer um curso de desenho pelo fato de já não saberem desenhar. Isto é como decidir que não se deve freqüentar uma aula de francês pelo fato de já não se saber francês, ou que não se deve fazer um curso de carpintaria pelo fato de já não se saberconstruir uma casa.

 

O Desenho Como Habilidade que Pode Ser Aprendida e Ensinada

... a capacidade de desenhar é algo que pode ser aprendido por qualquer pessoa normal

dotada de visão e coordenação manual medianas — com habilidade suficiente, por exemplo, para enfiar uma linha

numa agulha ou atirar uma bola à distância. Ao contrário do que geralmente se pensa, a habilidade manual não é

um dos fatores fundamentais no desenho. Se a sua caligrafia é legível, ou até mesmo se você é capaz de escrever

legivelmente em maiúsculas, então você é amplamente hábil para aprender a desenhar bem.

E isto é tudo o que precisamos dizer a respeito das mãos; a respeito dos olhos, porém, jamais poderíamos falar

demais. Aprender a desenhar é algo mais do que aprender a habilidade em si; estudando este livro, você aprenderá

a ver — ou seja, aprenderá a processar as informações visuais daquela maneira especial utilizada pelos artistas. É

uma maneira diferente daquela pela qual você geralmente processa as informações visuais e, aparentemente, exigeque se use o cérebro de modo diferente daquele pelo qual ele normalmente é usado.

Você aprenderá, portanto, algo acerca de como o seu cérebro lida com informações visuais. As últimas pesquisas

começam a lançar uma nova luz científica sobre essa maravilha de capacidade e complexidade que é o cérebro humano. E uma das coisas que estamos aprendendo com essas pesquisas é como as propriedades especiais de nosso cérebro permitem-nos desenhar imagens de nossas percepções.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

é cara acho q você entendeu a mensagem q eu queria passar , mas meu pesamento é um poco mais profundo q isso .

tipo eu figo pensando .

porq eu sou bom no desenho?

resp:porq eu treinei

mas o q me fez q eu treinasse?

resp:primeiramente eu vi alguem fazendo e achei legal.

mas então se fosse assim teria muitos desenhistas por ai .todos saberiam desenhar.existem tantaas coisas legais mas q nau consigo fazer porq logo eu fui ser tão bom em desenho e nau otra coisa ?o q te emporga em faze algo ?no qual quanto mais você faz mais voce gosta e quanto mais gosta mais faz ?

voce percebeu q é um ciclo? algo infinito é uma coisa q nau acaba mais

 

nau sei se você sente isso mais quando estou desenhando eu me cinto melhor no desenho cada desenho meu é melhor q o anterior o cara percebe q se superou e isso nau acaba . senpre vai vindo um desenho melhor q o outro ,quando fasso um super desenho "nossa q massa acho q foi meu melhor desenho nau vo consegui faze um melhor "na semana senguinte eu vo la e fasso um melhor. e se nau for melhor eu invisto nele ate q se torne melhor ......

a minha fonte de inpiração surgiu com minha prima ela desenhava muito, eu tinha uns sete anos e vendo aquilo eu comessei a notar q tanbem podia fazer desde então nau parei mais . to até hoje....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi perfeitamente brother a sua indagação...

É coisa que acredito que não der para se explicar assim tão facilmente.

 

Olha uma vez um cara que cria passaros, para ser mais preciso "Curió", ele tinha impresso uma matéria que lá falava sobre como o curior aprender a cantar, lá dizia que um passaro mesmo em cativeiro, sem nunca ter contato com outros passaros, ou seja criado totalmente isolado ele um dia irá cantar o canto selvagem dele, que os ciêntistas acreditam que ele aprender ainda antes dele sair do ovo. Quando ainda se encontra dentro da fêmea.

 

"Pode ser" que com nós seja algo parecido, talvez isso é uma especie de herança talvez meu tataravô gostava de desenhar, ou pessoas bem antes dele... Na minha familia por exemplo no lado materno não conheço ninguém que desenhe, na parte paterna tenho uns 3 irmãos que "gostavam" de desenhar só sei de histórias que eles gostavam de desenhar acredito que tem mais de 20 anos que eles não desenham mais...

 

Talvez isso não tem uma explicação muito compreensiva para nós é a mesma coisa de perguntar sobre a existencia do mundo da vida de nós, como você mesmo falou é uma coisa infinita...

 

Um exemplo: Você perguntar assim como nós chegamos ao mundo, uma pessoa responde: por Deus, você pode perguntar e como Deus veio ao mundo, provavelmente vão falar assim: Ele sempre existiu. Normalmente nossa reação é dizer: Mas como se tudo tem um inicio, e ainda pra piorar a situação você pode dizer e quem criou Deus e quem criou o que criou Deus.

 

Cara você fica é DOIDO, isso parte para o lado da Filosófia.

Acredito que a resposta lógica uma resposta conformadora para sua pergunta, creio que não encontrará...

 

Mais se um dia conseguir divida ela comigo...

Ah ai vai meu msn: lung_shih@hotmail.com

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara você fica é DOIDO, isso parte para o lado da Filosófia.

Acredito que a resposta lógica uma resposta conformadora para sua pergunta, creio que não encontrará...

na real acho q eu so um poco filosofo.huahuhua sempre gostei de filosofia . sabia q todas as materias q nós aprendemos na escola antes era uma só a folosofia !

nau mas na real mesmo é q eu prabalho em uma fabrica de gesso e o trabalho é muito repetitivo ,dai fico automatico eu fasso as coizas sem percebe ..eu to la trabalhando de boa quado percebo ja fiz umonte de placa ! sabe placa de gesso?de forra a casa? então

a mente do cara fica flutuando fica "vasia" , e dai eu fico pensando essas coizas sem sentido.

 

pô e valeu pelo msn eu ia pedir mesmo ja add..falow

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem, acho que o dom exite, mas se não for trabalhado não evolui e se torna nada frente ao esforço e dedicação.

Estes são os pilares para o sucesso em qualquer área. No desenho não é diferente, não basta ter o dom, deve-se apromorá-lo dia-a-dia.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ter o Dom pra coisa faz com que você aprenda com mais facilidade

 

Mas isso não exclui que não tenha o dom de fazer obras incríveis

 

Agora sem treino a coisa complica para os 2 lados

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ter o Dom pra coisa faz com que você aprenda com mais facilidade

 

Mas isso não exclui que não tenha o dom de fazer obras incríveis

 

Agora sem treino a coisa complica para os 2 lados

é isso mesmo concordo com você!

tem q treina e treina

e pra treina tem q gosta

se nau gosta do q faz,

nau a santo q de jeito..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só um toque: escreva certo... 'crac' ,'descauço' e 'gastão' foram difíceis...

 

Por que o Brasil é cheio de crac do futebol ?

 

A resposta é simples toda criança que nasce no Brasil já nasce com uma bala no pé ja vai para os estadios de futebol com seu pai ,joga pelada na rua descauço

quando os adultos achan que suas crianças estão apenas brincando na realidade elas estão treinado o que gastão de fazer , quando se tornarem adultas se tornarão muito boas naquilo que elas brincavam quando crianças .

 

A minha teoria sobre os moleques que passam a infância jogando bola é divida em duas categorias: a dos que não querem estudar e a dos que têm grana p/ ficar pagando escolinha de futebol. E o problema maior é justamente não ter vontade de estudar e associar isso à "carreira corrida": no final de tudo o cara vai acabar como o Ronaldo Gordo,com os dois joelhos estourados e sem nenhum conhecimento p/ usar no resto da vida caso o final de carreira venha aos 30 anos. As realizações dele vão ser devidas somente ao nome. Aqui no Brasil é realmente difícil associar habilidade esportiva com estudo,mas com tanta grana sobrando,por que ao invés de enfiar tudo em Ferraris e relógios com preços proibitivos p/ a maioria dos mortais, essas pessoas não tentam bolsa nas universidades americanas?

 

E não é só no futebol.

 

Aquele menino que adora destruir coisas ,não para nada funcionado em suas mão , ele adora demontar só para ver como funciona , então ele esta aprendendo .quando se tornar adulto sera um ótimo mecânico ou eletricista.

 

Nem sempre. Não é porque ele fica destruindo coisas que ele vai fazer um serviço que preste. Eu sei. Meu pai foi instrutor no SENAI e quando chegava a hora de indicarem algum aluno, não tinham ninguém.

 

Airton sena sempre gosto de carros você sabia ?

Vivia brincado de carrinho fingindo que estava dirigindo .ele tinha o dom ou ele treinou desde criaça?mas o que fez com que ele treinasse desde criança ?

 

Eu nado desde os 6.

Desenho desde os 6.

E tô fazendo Ciência da Computação,sendo que eu nunca programei um computador antes de entrar na faculdade. Comecei um curso de desenho aos 12 e fiquei 1 semana porque o cara não ensinava chondas e não acreditava que eu desenhasse daquele jeito à mão livre.

 

 

Essas coisas de "fazer o que gosta" passa muito por incentivo de terceiros e principalmente,compreensão. Aqui no Brasil,por exemplo,música não é profissão. E só mês passado o governo decidiu tornar obrigatório o ensino de Música no ensino fundamental.Aí o nego chega na 4a série,dá adeus e nunca mais volta a tocar, porque a educação é direcionada a "habilidades analíticas" (vamos chamar assim) ,sendo que 80% delas é jogada no ralo depois do vestibular. E conservatórios bons são caros e existe o custo dos instrumentos;uma criança de 5 anos não toca num violino 4/4.Vá falar p/ seus pais que você quer fazer Filosofia...Compare a reação de quem diz que vai fazer Medicina.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só um toque: escreva certo... 'crac' ,'descauço' e 'gastão' foram difíceis...

cara eu nunca fui bom em português mas to me esforçando!

dai de vez em quando sai essas coisas ai http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/grin.gif

 

Essas coisas de "fazer o que gosta" passa muito por incentivo de terceiros e principalmente,compreensão. Aqui no Brasil,por exemplo,música não é profissão. E só mês passado o governo decidiu tornar obrigatório o ensino de Música no ensino fundamental.Aí o nego chega na 4a série,dá adeus e nunca mais volta a tocar, porque a educação é direcionada a "habilidades analíticas" (vamos chamar assim) ,sendo que 80% delas é jogada no ralo depois do vestibular. E conservatórios bons são caros e existe o custo dos instrumentos;uma criança de 5 anos não toca num violino 4/4.Vá falar p/ seus pais que você quer fazer Filosofia...Compare a reação de quem diz que vai fazer Medicina.

é você tem razão tem muita coisa pra levar em consideração ..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara joguei basquete 7 anos e jogo futebol americano a 3... Quando jogava basquete quase fui pra seleção da minha cidade segundo o próprio técnico eu não fui por causa da minha genética(eu jogava de pivô com 1,74m de altura) mas sempre me diziam que eu jogava bem e tal.

 

Quando falam em dom eu fico com um pouco de raiva porque isso tira todo o mérito da questão. Ninguem falava que eu tinha dom quando eu chegava no clube as 2h da tarde e saia as 8h da noite depois de ter treinado em todos os treinos que deixavam. Ninguem falava nisso quando eu jogava bola na tabela e esperava o tempo certo pra pegar o rebote porque não tinha mais ninguem no clube pra arremessar. Pra mim não existe dom ou você está treinado ou você não está. O máximo que acho que existe é a facilidade que pode vir por vários fatores... Eu jogo futebol americano bem porque tenho facilidade com esportes graças ao basquete. A filosofia que eu sigo é disciplina e dedicação aprendi isso com os melhores dos esportes que eu jogo e no desenho sigo a mesma linha.

 

Enfim dizem que eu tenho facilidade pra escrever música mas que facilidade é essa que eu precisei fazer mais de 1000 poesias só pra começar a gostar do que tava escrevendo? Se isso é facilidade eu tenho dó de quem não tem porque teria que escrever ainda mais para chegar num nível parecido com o meu(que não é alto). Se dom for realmente a aprada de interesse isso eu tenho mas se for habilidade com a parada acho que adiquiri com a repetição e não acredito nisso de dom.

 

Só pra expor minha opinião mermo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu já acredito em dom...

Não como uma força divina agindo sobre nós... Mas uma coisa especial... tipo... Isso tudo o que vcs fdalram tá certo, mas se você num tivesse o chamado dom, ou jeito pra coisa, você nunca teria continuado a exercer isso... Mesmo que o resultado fosse muito satisfatório, se você tivesse demorado muito pra fazer, poderia achar chato, monótono...

Como no comentário do Livro, é como em uma aula... Você, quando acha algo chato ou monótono, não aprende direito, mesmo tentando.

 

Eu acredito em dom, mas ter o dom e não colocar em prática pra desenferrujar não adianta nada

 

;D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vale lembrar que muitos treinam.... treinam.... mais não conseguem fazer um desenho com qualidade, mais concordo com o LunG_ShiH quando ele diz que dom é o prazer pelo que esta fazendo, sem isso certamente o resultado final não será bom.

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acredito em dom sim, mas da seguinte forma, dom é algo que deixa você com uma facilidade maior em determinada coisa, mas não vejo isso como um ponto para pensarmos de forma negativa, não é porque alguém não tem dom para algo que o mesmo não conseguirá fazer, com a prática todos adquirimos a facilidade para qualquer coisa.

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acredito em dom sim! Claro que se você tem um dom para uma tal coisa você deve procurar se aperfeiçoar cada vez mais!

 

Eu por exemplo já tentei tocar guitarra e violão, mas por mas q tentei e gosto de música não obtive sucesso, pq sou ruim demais! Não tenho ritmo, fui convidado a me retirar da banda! sou péssimo de coordenação motora! pra escrever a mão e desenhar então..sem chance!! Talvez com os melhores cursos e muita dedicação poderia progredir um pouquinho.

 

Aliás...tô pra descobrir algum tipo de "Dom" meu!! ehe he

 

Acredito q quem gosta de artes, desenhos, pinturas, música etc tem um dom sim dado por Deus, acho que são pessoas com um pouco mais de "senso sensitivo"..

 

Olha este cara aqui, artista plástico.. As obras deles são muito boas!! Isto eu chamo de Dom!

 

www.panachao.com

 

"Todos nós somos um pouco artistas...de um certo modo...

 

Enquanto uns pintam, outros esculpem, escrevem, fotografam, interpretam, gravam, projetam, constroem....

 

E existem ainda aqueles, que são os mais talentosos...:

Os que trazem na alma, a difícil arte..., de saber viver ...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dom é o que a maioria falou... é ter facilidade para aprender algo.

 

Todo mundo pode aprender a tocar guitarra, a cantar, a desenhar, a jogar futebol, e a fazer muitas outras coisas. Mas quem tem o dom vai aprender isso mais rápido ou até sozinho sem precisar de aulas, e aprenderá de uma maneira bem mais fácil. O mais bacana do dom é se mesmo a pessoa aprender sozinha, ela conseguirá fazer melhor do que aquela que ficou horas fazendo aulas mas que não tinha o "dom".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.