Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Chrnos

Gerador de Códigos SQL para leigos

Recommended Posts

Boa tarde colegas,

 

Estou com um problema aqui para resolver e preciso de auxílio (idéias, exemplos, o que puderem me ajudar)... preciso gerar um gerador de códigos sql para usuários leigos do setor de planejamento da minha empresa poderem montar suas consultas a base de dados sem escrever uma linha de código sql... o programa tem que ser do tipo que o usuário arrasta os campos que quer consultar de uma lista (pensei em usar uma treeview aqui pra isso), diz que condições quer usar (provavelmente já predefinidas em algum lugar) para filtrar os dados informando o valor dos campos e no fim, após carregar os dados, exporta para excel... alguém tem alguma dica para me dar??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá

 

Bom, depende da base de dados que você utiliza pode ter mais ou menos serviço para desenvolver isso que você precisa, e também dependendo das condições de pesquisa que pretende disponibilizar para os usuários, será uma atividade bem trabalhos.

 

Supondo que você use os componentes de conexão da paleta dbExpress, poderá utilizar os métodos de GetTables, GetFields entre outros métodos disponíveis com componente SQLConnection para exibir tabela, campos, etc e listá-los em componentes ListBox ou outro que preferir. Este até será um processo bem simples, mas que ao chegar na criação de relacionamentos (INNER JOIN, WHERE, ...) terá que usar um pouco da sua criatividade. Monte formulários onde o usuário possa aleatóriamente selecionar estes relacionamentos entre tabelas e a partir dos mesmos projete o comando SQL a ser executado.

 

Faça um esboço de como o sistema deverá funcionar antes de partir para a prática, isso evita que problemas inesperados sejam encontrados no decorrer do desenvolvimento. Pense nas "N" situações possíveis que o usuário poderá utilizar.

 

espero que isso lhe auxilie.

 

Att

 

Maikel

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu pelo post Maikel, eu já achei uma forma de fazer este gerador aqui... só vou ter um pouco de trabalho como já era previsto, mas até o fim de semana deve sair o beta pro pessoal hehehe.

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eae Chrnos tenhu um aki q gera SQL visual de interbase/firebird, MySQL, DB2 qualquer um pd usar se quiser ele me manda um e-mail com seu msn q eu passo p/ você

 

flw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu Yoshi, vou te mandar um e-mail depois pra que me envie este programa... dependendo eu anexo algo dele ao que estou fazendo aqui já hehehe.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.