Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

marketologo

Como cobrar? como fazer orçamento ? Quanto custa ?

Recommended Posts

É fi mas você nao pode pensar assim... são pessoas como você que detona o nosso mercado.....

 

agora imagina você com:

 

Empresa aberta e algumas contas para pagar todo mes

 

Fone

Internet

PC..

Funcionario

Secretaria

Contador

Força

13º

 

e mais uns 20 gastos que qualquer empresinha fuleira tem ....

 

esse 20 conto nao iria dar nem pro cheiro.....

KUROLE

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá para todos!

 

Me pediram para fazer um orcamento para o seguinte programa para uma clinica quimica:

 

tem cadastro de clientes, de materiais e de orcamentos

o programa é para cadastrar todos orcamentos de todos clientes, controlar quantidade de materiais disponiveis e imprimir nota fiscal. bom, num da pra especificar em detalhes o programa mas é basicamente isso..

 

quero fazer em php pq eles precisam urgente e tenho mais experiencia com php.. mas nao tenho a menor ideia de quanto cobrar! alguem sabe qnto posso cobrar, d onde tiro uma base?

 

vlww

 

 

kkk...to pensando fazer um projeto como esse...com meus colegas da facul...vou cobrar um valor razoavel...não vou entregar o codigo fonte... e tb vou cobrar uma mensalidade por mês...kkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

kkk...to pensando fazer um projeto como esse...com meus colegas da facul...vou cobrar um valor razoavel...não vou entregar o codigo fonte... e tb vou cobrar uma mensalidade por mês...kkkk

O que seria valor razoavel para você?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se você não enfiar 10.000 vai sair perdendo, eu tambem pensava em você, antes um site de um cantor eu cobrava 500, dai começei a perguntar a outros desenvolvedores e vi que tava me ferrando, ja perdi muita grana nesses trabalhos.

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo com os amigos, o melhor e você fazer cálculos de quantas horas você vai gastar, cobrando por hora de R$ 50,00 pra cima, ai fica mais fácil ter uma base.

 

Sempre vai ter algumas coisinhas que o cliente quer a mais e nada que um contrato bem elaborado para te dar segurança!

 

Abraços.

 

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sem falar que cliente fica desconfiado quando o preço é barato demais....

 

Imaginem uma loja de veículos te oferecendo um Ford Fusion por 30 mil... é de se desconfiar...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seguinte... tem muitos por ai que dizem que tem que valorizar a "profissão"... muitos também dizem que é para cobrar pelo valor de horas trabalhado no projeto...

 

Eu ja acho que o freela, tem que cobrar o valor que acha justo.

 

Eu particulamente tenho um conhecimento avançado em flash, e custumo entregar alguns trampos em uma ou duas semanas, vamos supor que um camarada não tenha o mesmo conhecimento que eu e começe a construir o mesmo projeto... vamos supor que ao invés de 2 semanas que nem eu o camarada termine o projeto em 4 semanas... agora veja bem... imagina se ele cobrasse por horas trabalhadas... ele teria que cobrar o dobro do que eu cobrei... entaum isso não é justo... além do mais ele poderia fazer um sistema inferior ao meu pois o mesmo não tem conhecimentos iguais a mim...

 

Portanto este esquema de cobrar por horas trabalhadas é furada... pois se todos tivessemos conhecimentos iguais isso sim valeria... nesse caso o que iria determinar o valor do trabalho é a competência do programador... ou seja... quanto mais conhecimentos ele tiver menor será o valor cobrado... enquanto quanto menos conhecimentos o programador tiver maior será o lucro...

 

Isso é totalmente injusto para a "profissão" tanto para o cliente.

 

Outra historia que me irrita, é cobrar um valor alto... so para valorizar a "profissão"... isso é totalmente sem sentido... não tem cabimento... o valor a ser dado pelo projeto é um valor justo... pois tem gente que faz ae umas 3 páginas contendo imagens... um formulario... e usando um txt como banco de dados... e ainda quer cobrar 500 reais... só para valorizar a profissão....

 

Apesar que muitos que dizem que cobram tal valor... é totalmente furada... mentira... pois hoje em dia os clientes não são tão bobos assim... por isso... eles falam isso só para se dizer que são os bons... enquando na verdade aceitam até esmola para fazer sites...

 

Por fim finalizo, dizendo que a melhor solução é você analizar o projeto, e achar um valor justo... para nos que entendemos desse meio é facil chegar num valor justo... basta você pensar um pouco e ver o quanto mais ou menos você pagaria por determinado projeto...

 

Também existem, cliente expertinhos... então sugiro a você que também não de mole nesses casos... coloque um valor justo e o mantenha... pois os clientes nunca estão satisfeitos com os valores.

 

Portanto.....

 

Cobre o Justo, com isso nem você nem seu cliente ira sair perdendo...

 

Seja Justo.

 

Sucesso e boa sorte.

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tanto um freelancer quanto uma pessoa jurídica não devem focalizar o dinheiro do cliente e sim a conquista dos interesses do mesmo.

Uma vez conquistado isso, ganhará um fiel ponto de sustentação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seguinte... tem muitos por ai que dizem que tem que valorizar a "profissão"... muitos também dizem que é para cobrar pelo valor de horas trabalhado no projeto...

 

Eu ja acho que o freela, tem que cobrar o valor que acha justo.

 

Eu particulamente tenho um conhecimento avançado em flash, e custumo entregar alguns trampos em uma ou duas semanas, vamos supor que um camarada não tenha o mesmo conhecimento que eu e começe a construir o mesmo projeto... vamos supor que ao invés de 2 semanas que nem eu o camarada termine o projeto em 4 semanas... agora veja bem... imagina se ele cobrasse por horas trabalhadas... ele teria que cobrar o dobro do que eu cobrei... entaum isso não é justo... além do mais ele poderia fazer um sistema inferior ao meu pois o mesmo não tem conhecimentos iguais a mim...

 

Portanto este esquema de cobrar por horas trabalhadas é furada... pois se todos tivessemos conhecimentos iguais isso sim valeria... nesse caso o que iria determinar o valor do trabalho é a competência do programador... ou seja... quanto mais conhecimentos ele tiver menor será o valor cobrado... enquanto quanto menos conhecimentos o programador tiver maior será o lucro...

 

Isso é totalmente injusto para a "profissão" tanto para o cliente.

 

Outra historia que me irrita, é cobrar um valor alto... so para valorizar a "profissão"... isso é totalmente sem sentido... não tem cabimento... o valor a ser dado pelo projeto é um valor justo... pois tem gente que faz ae umas 3 páginas contendo imagens... um formulario... e usando um txt como banco de dados... e ainda quer cobrar 500 reais... só para valorizar a profissão....

 

Apesar que muitos que dizem que cobram tal valor... é totalmente furada... mentira... pois hoje em dia os clientes não são tão bobos assim... por isso... eles falam isso só para se dizer que são os bons... enquando na verdade aceitam até esmola para fazer sites...

 

Por fim finalizo, dizendo que a melhor solução é você analizar o projeto, e achar um valor justo... para nos que entendemos desse meio é facil chegar num valor justo... basta você pensar um pouco e ver o quanto mais ou menos você pagaria por determinado projeto...

 

Também existem, cliente expertinhos... então sugiro a você que também não de mole nesses casos... coloque um valor justo e o mantenha... pois os clientes nunca estão satisfeitos com os valores.

 

Portanto.....

 

Cobre o Justo, com isso nem você nem seu cliente ira sair perdendo...

 

Seja Justo.

 

Sucesso e boa sorte.

 

[]'s

 

Patrique, concordo plenamente com voce.

mas tem um porem, eu não tenho a minima ideia do que seja um valor justo uma vez que nunca trabalhei de freelancer.. e esse trem de horas trabalhadas então, tenho menos possibilidade ainda de calcular já que não tenho experiência.. eu queria ter eh uma base, pois não quero que o cliente ria da minha cara com o valor alto que eu fala, ou feche o contrato alegremente e rapidametne com o valor baixo que eu poderia dar..

 

Repetindo o que vou fazer para quem ver o topico agora:

Sistema de clinica quimica, linguagem PHP 5 e banco MYSQL

funções:

->cadastrar clientes

->cadastarr clientes dos clientes (de onde vem as amostras a serem analisadas)

->cadastarr formulario de recebimento de amostras com os respectivas analises que eh para fazer com cada uma

-> relatorio de resultados dos exames

-> cadastrar novos usuários com tratamento de permissoes dentro do sistema

-> cadastrar/alterar as analises que os labs fazem com seus precos e propriedades

-> imprimir nota fiscal para cada cliente

queria saber um valor justo a se cobrar por esse sistema.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Patrique, concordo plenamente com voce.

mas tem um porem, eu não tenho a minima ideia do que seja um valor justo uma vez que nunca trabalhei de freelancer.. e esse trem de horas trabalhadas então, tenho menos possibilidade ainda de calcular já que não tenho experiência.. eu queria ter eh uma base, pois não quero que o cliente ria da minha cara com o valor alto que eu fala, ou feche o contrato alegremente e rapidametne com o valor baixo que eu poderia dar..

guilherme,

 

Quando comecei, fazia trabalhos "gratuitos".

Com o tempo acumulei portfolio e experiencia sufciente pra poder procurar emprego em agencias e também começar a cobrar pois já tinha créditos no mercado, e noções sobre preços e serviços.

 

Procure clientes pequenos, desses que não querem gastar nada. Mas procure enxergar aqueles que possuem potencial de crescimento. Pois se o cliente cresce você cresce junto devido ao laço de fidelidade que se forma em consequência do trabalho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hinom, mas o trabalho que esse sistema dará é considerável, e com suas funcionalidades eles economizarão praticamente 2 funcionários... Eu não ofereci para fazer, eles que gostaram do sistema que fiz para uma clinica odontologica e me chamaram.

vou repetir o que mais ou menos irei fazer para que voces me ajudem a dar um preco justo:

 

Empresa de clinica quimica. Sistema em PHP5 e MYSQL

funções:

-> cadastrar e alterar clientes

-> cadastrar e alterar clientes dos clientes (de onde vem as amostras)

-> cadastrar e alterar formulario de recebimento de amostras, com respectivas analises a se fazer em cada amostra

-> cadastro e alteracao de relatorio de resultados para certo formulario de recebimento de amostras

->Cadastro e alteracao de novos usuarios com tratamento de permissoes dentro do sistema

-> cadastro e alteração das analises que são feitas pelos labs com seus respectivos precos por volume feito e outras propriedades

-> impressao de nota fiscal de um dado conjunto de amostras de um cliente.

 

 

EDIT: POR FAVOR DELETEM OS OUTROS TÓPICOS, TAVA DANO PAU AQUI

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nesse.. só você mesmo pode dar uma valor, pois é seu trabalho.

 

pense em quantas horas levou para desenvolver.

se houve custos, etc..

 

outro fator importante é a documentação, código fonte, treinamento, suporte, etc..

isso influencia no valor final do sistema

 

por exemplo.

 

"cadastro de clientes"

um sistema desses é muito comum.

existem softwares gratuitos.

 

se o cliente questionar isso e você tiver realmente interesse em negociar , você tem que saber o que argumentar.

 

vamos supor que eu sou o cliente.

 

você está me apresentando o sistma e cobra um valor X ( 5 mil reais ), entao eu digo

" encontrei esse outro programa no site do baixaki, custou 35 reais "

 

qual a sua resposta ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nesse.. só você mesmo pode dar uma valor, pois é seu trabalho.

 

pense em quantas horas levou para desenvolver.

se houve custos, etc..

 

outro fator importante é a documentação, código fonte, treinamento, suporte, etc..

isso influencia no valor final do sistema

 

por exemplo.

 

"cadastro de clientes"

um sistema desses é muito comum.

existem softwares gratuitos.

 

se o cliente questionar isso e você tiver realmente interesse em negociar , você tem que saber o que argumentar.

 

vamos supor que eu sou o cliente.

 

você está me apresentando o sistma e cobra um valor X ( 5 mil reais ), entao eu digo

" encontrei esse outro programa no site do baixaki, custou 35 reais "

 

qual a sua resposta ?

huahuauhahuauhauhuhahua

 

"Bom prezado hinom... veja bem.. você tem 3 funcionarios.. um para cadastrar os pedidos dos clientes e imprimir no formato legalizado pela associação fazendo manualmente no excel a cada pedido.. outro para fazer o resultado das amostras onde se faz regra de 3 em todas as amostras o que consome um razoavel tempo, e outro para nota fiscal de um programa q vcs compraram, ruim, que sai tudo desconfigurado na impressora. Se esse programa do baixaki satisfazer todas essas necessidades, eu faco um igual por igualmente 35 reais, caso contrario irei cobraaaarr..."

 

tem gente q ri qnd falo q vou cobrar 2000 que ta muito, q eh pra eu cobrar 800 reais.. tem gente que ri que quero cobrar 3000 e fala pra cobrar 5000... eu acho que vou analizar a situacao financeira da empresa mesmo, pq ateh hj nao fui na sede..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"Bom prezado hinom... veja bem.. você tem 3 funcionarios.. um para cadastrar os pedidos dos clientes e imprimir no formato legalizado pela associação fazendo manualmente no excel a cada pedido.. outro para fazer o resultado das amostras onde se faz regra de 3 em todas as amostras o que consome um razoavel tempo, e outro para nota fiscal de um programa q vcs compraram, ruim, que sai tudo desconfigurado na impressora. Se esse programa do baixaki satisfazer todas essas necessidades, eu faco um igual por igualmente 35 reais, caso contrario irei cobraaaarr..."

É um ponto fundamental.

 

Muitos desenvolvedores sabem somente desenvolver a parte técnica. Não sabem vender o peixe.

O modo como você explicou, pra mim na condição de cliente, não pareceu profissional, portanto, não vou dar valor.

 

 

veja bem.. você tem 3 funcionarios.. um para cadastrar os pedidos dos

Para dizer algo assim é preciso conhecer muito bem o cliente e os funcionarios. Se os funcionarios forem pessoas próximas do chefe.. você já teria queimado o filme.

Pode até dizer algo nesse sentido, mas usando outras palavras.

 

outro para fazer o resultado das amostras onde se faz regra de 3 em todas as amostras o que consome um razoavel tempo

Esse programa que encontrei por 35 reais, possui apenas controle de clientes e serviços. Gera relatorios em formato excel. Usando planilha do excel e integrado ao Access gero relatorios conforme quero, gráficos etc.., sem precisa pedir para um programador ficar alterando o sistema quando precisar mudar uma coluna ou layout.

 

 

Os seus principais argumentos foram rebatidos e provavelmente nao conseguiria me convencer. mesmo eu sendo leigo em informática.

Se você tem realmente um produto competitivo com os existentes no mercado, trabalhe no marketing dele.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

hinom, eu nao respondi sério, só estava exemplificano a utilidade do programa.

 

O fato é que fazer uma relação de banco de dados, entre AnaliseS pedido pelo cliente com cada Amostra que ele der, todas essas Amostras com um Orcamento, cada Orcamento com um Cliente e EmpresasProcedentes, tratar se é uma EmpresaProcedente ou o proprio Cliente que vai pagar, para tratar NotasFiscais de acordo.. cadastrar promocoes que eles definirem para os precos.. não é um trabalho banal... enfim, é muito mais que só isso, mas com certeza se houver um Software em uma loja para ele comprar, não será um software facil de se usar em que os leigos que trabalham la possam aprender faclimente..

 

o software que ofereco trata exatamente os requisitos que eles precisam, nao vai precisar de treinamento pois possui interface totalmente simples para qualquer usuário, fora o design...

 

enfim.... se eu contrato um pedreiro para fazer um muro em minha casa ele vai dar um valor... pode ser um valor caro ou barato, mas não vai ser um preço absurdo nem de graça, pois ele tem noção de quanto os outros pedreiros da cidade cobrariam...

 

já eu sou um pirralho que não sabe o que é trabalhar e joga pacman o dia inteiro... mas tenho um hobbie de fazer muros... fiz um muro em minha casa usando tijolos que achei na rua, um cara passou e me perguntou qnto eu cobraria pra fazer um igual pra ele.. eu aceitei pois acho fazer muros facil, mas aí quando fui falar o valor fiquei com medo de cobrar muito alto pq o cara ignoraria, e acharia outro pedreiro facilmente, e fiquei com medo de fazer papel de bobo cobrando 10 reais pra fazer um muro grande.. por tanto sai perguntano aos outros pedreiros quando eles cobrariam pra fazer, só para eu ter uma ideia, e dar um preco justo pro camarada!

 

entendeu meu dilema? hehehe

 

flou vlw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

entendo.

 

Mas se for calcular dessa forma ouvirá centenas de respostas diferentes.

 

Você poderia calcular o quanto precisa receber para cobrir todos os gastos operacionais e colocar uma margem de lucro.

Adicione também os valores de impostos.

 

Pense no quanto será investido para atender o cliente e vender o produto para ter uma base mínima de preços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu caros amigos eu sou iniciante nesta area de design, ultimamente vem me aparecendo muito serviço de fazer modelos de cartão de visita, logomarcas, Banner, Panfletos etc...

Já realizei alguns serviços e até agora eu não consegui ter uma ideia de valores referente a arte feita, depois de feita manda para uma grafica...

 

cartão de visita R$

logomarcas R$

Banner R$

Panfletos R$

 

Fico grato se alguem poder me ajudar, pois começar neste mercado sem nenhuma estrutura é uma pouco complicado.

 

Obrigado e sucesso a todos.

 

Flávio http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tipo, eu a algum tempo com meu primo fazeno uns sites e aprimorando a tecnica, desde então já fizemos 4 sites.. porem só dois no ar hoje...

só que estou com duas propostas de sites, e a duvida surgiu... qunato cobrar???

 

tipo, o primeiro site, é para um dj da cidade... ãi o cara quer o seguinte.. uma galeria de fotos, para que possa colocar as fotos dos eventos com marca d'augua dele.. e umas paginas de contato, para fazer a propaganda dele mesmo??? tipo, quanto posso cobrar por isso?? já que as fotos faria amarzenando todas em bd, com lightbox e a marca d'agua em GD2 com painel administrativo...????

 

o segundo, seria para um empresa da cidade... este já seria mais simples, apenas apresentacaum da empresa, com teus obejtivos e outras coisas.. ou seja, um layout massa e mais nada, porem só não sei ao certo se os caras vão querer uma parte para postagem de noticias, se sim, bd e mais uma painel admin para facilitar a vida....

 

tipo, o nivel dos layout são baseados nestes aqui...

www.escoteirosvicosa.org.br

www.jaiza15anos.rg3.net

 

que são os dois sites doqual havia falado...

e ai, qual a sujestaum de voce??? levando em conta que na cidade, eles não valorizaum este trabalho.. uma vez levamos um orcamento para uma imobiliaria e eles acharaum caro agente cobrar 400 mais 50 de manutencaum

 

vlw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

olá brahami

bem-vindo ao forum

 

levantando alguns pontos importantes:

 

- Quando redigir textos, faça segundo as normas gramaticais brasileiras por favor

- Evite expor daods reais de seus clientes ou contatos comerciais. Isso acarreta em quebra de privacidade.

- Em relação à sua dúvida,

 

consulte o tópico:

 

http://forum.imasters.com.br/index.php?showtopic=230534

http://forum.imasters.com.br/index.php?showtopic=228734

http://forum.imasters.com.br/index.php?showtopic=31014

 

 

A questão de preços depende também de sua valorização como profissional.

Avalie como um cliente olha para você e te avalia. Procure entender o lado oposto.

 

 

Brainstorm http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/seta.gif Consultoria

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.