Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

safas

mercado para quem quer iniciar?

Recommended Posts

Ola pessoal,

é a primeira vez q posto neste espaço do forum imasters, atualmente trabalho com design, de materiais impressos e para web.

Porem, acredito que a tendencia de meus trabalhos com o tempo é começar a trabalhar com animações e efeitos em 3D.

 

A principio, o que quero fazer nesses programas sao ilustraçoes sem animaçao, nao tenho certeza, mas pela logica acredito que animar um trabalho deve ser bem complexo também ne?rs

A prioridade é aprender a desenvolver material tanto para web como impresso porem com as caracteristicas 3D, assim como exemplo os banners dos filmes em CG que ficam nos cinemas fazendo a divulgaçao, filmes como Madagascar, Bolt etc...estou atras de montar aquele tipo de material impresso/digital, e as animaçoes/movimentaçao penso em aprender num futuro, nao agora.

 

No entanto eu nao conheço mto, so o q falam a maioria das pessoas.

 

O que queria saber é o seguinte:

1.

Aonde fazer o curso?

- Aqui em sao paulo ja estou no senac e gostei, porem desconheço a metodologia de trabalho voltado para 3d, no entanto acredito q deve ser bom

Outro lugar q falam ser bom é uma empresa chamada cadritech, alguem conhece, possui boas referencias das metologias de trabalho deles?

 

2.

Qual programa é o mais facil pra trabalhar pra quem q como eu, nunca sequer mexeu nadinha com 3d rs..

os q tenho lido e parece ser bom sao: 3d max, blender e maya. Desses o mais facil pra se aprender é?rs....

 

3.

Preços. Como eh o mercado, quanto pagam em media por trabalho, tem sempre muito trabalho?

Por exemplo, vou fazer um banner impresso para quiosque em shopping, algo como 2m x 1,50m, um trabalho desses da forma "normal" eu possuo um preço de mercado, mas se eu resolvesse fazer uma arte assim, com algumas fotos do produto do cliente mas com um fundo totalmente 3d.

Quanto uma peça dessa mais ou menos iria custar?

 

Faço todas essas perguntas pessoal pois estou muito interessado nesta area, porem por mais legal que seja montar um trabalho em 3d tem que se ver o mercado, se existe, e se pagam quanto vale o trabalho, afinal estaremos investindo um bom valor num curso bom.

 

Espero poder contar com a ajuda de todos, com certeza esse topico nao so ajudará eu, mas tb todo mundo que quer começar a trabalhar com 3D

=)

 

Obrigado ^^

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, vamos tentar salientar para você o que aparentemente está te atormentando...

 

1º - O local do curso pode variar muito, também ouvi falar bem da cadritech, porém não conheço sua metodologia, teria também a Impacta e a Melies em São Paulo, da uma verificada nelas, e o que importa na verdade é não tanto a escola, e sim o seu empenho.

 

2º - Se você nunca mexeu em nada de 3D, o blender não tem uma interface intuitiva, e o software em questão pode variar muito, ainda mais da finalidade ao qual você pretende utiliza-lo, tem o Cinema 4D, Maya, XSI, 3DS Max, Lightwave, Rhinocerus, dentre outros, o que é mais conhecido creio que seja o 3DS Max e provavelmente o que tem mais cursos disponiveis e é o que eu mais me adaptei, embora que já tenha mexido nos outros que eu citei também e todos são muito bons, tanto que estudo eles também. Se você não sabe nada vezes nada de nenhum, qualquer um que você aprender estará valendo, pois o que importa é se dominar as ferramentas que o software te oferece para então conseguir resultados.

 

3º - Valores pagos variam muito de cada situação, pois como você trabalha com web como disse, sabe que nessa área se consegue ganhar valores justos, assim como sempre vai ter os clientes que não se importam com o justo e querem pagar mixaria, no 3D é a mesma coisa, assim como na programação e outras áreas... Em qualquer segmento da informática tem seus altos e baixos, onde tem clientes que priorizam preço e qualidade mediana ou apenas preço, e outros se preocupam mais com qualidade e dispostos a pagar pela mesma. Então o que vai variar em si é sua carta de clientes. Trabalho se você for "prostituir" o mercado sempre vai ter, porém sempre vai ser com prazos curtissimos e vai trabalhar feito condenado para ganhar mixaria, você vai viver para trabalhar e ganhar miséria. E tem mais um fator primordial, a qualidade final da imagem ou mesmo animação que você faça, isso vai influenciar diretamente nos valores que você pode e deve cobrar. Normalmente em animação se cobra por segundo de animação, enquanto que em still se cobra por projetos e vistas.

 

Valor é uma variante que não tem como quantificar, mas se você vai pagar relativamente caro por um curso... obviamente você não vai cobrar 50tão, como que se ve por ai por um pessoal que diz que faz sites por R$ 50,00... que seria a grana apenas para ir numa balada ou seja a porcaria que for.

 

Sei que não ajudei com relação a valores, mas, sempre procure cobrar o justo, pois se ficar "prostituindo" o mercado, você vai além de não ter tempo para viver, o que vai ganhar vai ser mixária e vai ainda estar contribuindo para a desvalorização desse mercado. Outra coisa é que ninguém vai chegar para você e falar "eu cobro X", pois dai vem um outro zé mané e vai nos clientes do cara e fala que cobra X-10 ou coisa assim apenas para roubar cliente.

 

Espero que entenda o que quis dizer, sei que é normal ter essas dúvidas no começo, mas, quando você estudar e apanhar bastante para chegar a um nivel de qualidade bom... vai entender perfeitamente o que quero salientar aqui.

 

Espero que ajude... Abraço!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu amigo, ajudou sim, dá ja pra ter alguma ideia e partir de um começo rs

vou procurar o curso de 3d max pelo jeito eh o q mais se usam e o aprendizado mais rapido.

 

Esses curso da cadritech aí parece q só dura 2 ou 3 meses senao me engano.

Existe um prazo para aprender e ter um nivel de criaçao? tudo bem que isso nao diz apenas aos cursos mais sim a desenvoltura do profissional, no meu caso, por ja trabalhar com imagens similares, tenho alguma facilidade de criar, porem, um curso de 2 ou 3 meses q custam seus 3 a 4 mil reais garantem um aprendizado suficiente para depois eu seguir meus passos "dominando" ao menos as ferramentas primordiais para criar banners impressos com efeitos 3d e material impresso e ou digital, porem, estatiscos nesse primeiro momento.

 

Obrigado pela ajuda =)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu amigo, ajudou sim, dá ja pra ter alguma ideia e partir de um começo rs

vou procurar o curso de 3d max pelo jeito eh o q mais se usam e o aprendizado mais rapido.

 

Esses curso da cadritech aí parece q só dura 2 ou 3 meses senao me engano.

Existe um prazo para aprender e ter um nivel de criaçao? tudo bem que isso nao diz apenas aos cursos mais sim a desenvoltura do profissional, no meu caso, por ja trabalhar com imagens similares, tenho alguma facilidade de criar, porem, um curso de 2 ou 3 meses q custam seus 3 a 4 mil reais garantem um aprendizado suficiente para depois eu seguir meus passos "dominando" ao menos as ferramentas primordiais para criar banners impressos com efeitos 3d e material impresso e ou digital, porem, estatiscos nesse primeiro momento.

 

Obrigado pela ajuda =)

3 a 4 mil reais??? ôh loko... eu baixei a biblia do 3Ds max e mais uns livros de v-ray e mental ray, e vô mete bala eu mesmo... :P :P :P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

uhuum, mais ou menos paguei isso no curso de animação completo que fiz do maya, tipo, coisa de 221,00 reais por mes...durante 3 anos e meio.

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o curso q vi os preços eh referente a uns 3 a 4 meses só rs..

 

uma duvida: eu trabalho com photoshop e programas similares da adobe, se eu instalar esse 3dmxs sem saber nada de nada de 3d eu consigo ao menos me virando sozinho ou eh complicado e nao da mesmo pra aprender sozinho como um photoshop da vida?

 

obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o curso q vi os preços eh referente a uns 3 a 4 meses só rs..

 

uma duvida: eu trabalho com photoshop e programas similares da adobe, se eu instalar esse 3dmxs sem saber nada de nada de 3d eu consigo ao menos me virando sozinho ou eh complicado e nao da mesmo pra aprender sozinho como um photoshop da vida?

 

obrigado

 

Naum, saum coisas completamentes diferentes, naum sei dizer a respeito do after effects, mas photoshop e 3ds max é bem diferente. tem q ter um tutorial iniciante, ou baixar algum livro e ir seguindo os primeiros passos pra descobrir. No maya eu passei uma meia hora e naum consegui fazer um mísero cubo, dae larguei mao e fui pro Max, achei mais intuitiva a interface, e com um algumas instrucoes de uns tutoriais em video eu consegui comecar a modelar alguma coisa.

 

Agora, na real mesmo, se o cara naum souber nada de nada de 3d, naum vai saber nem o q tem q fazer, muito menos o como fazer... hehehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.