Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

mediamaster

Hardware para renderizacao no 3Ds Max - Proc. DualCore ou QuadCore?

Recommended Posts

Fala galera!

Qual o hardware q vcs tem (processador/memoria/placa video) e qual o tempo aprox. q vcs levam pra uma renderizacao no 3ds max?

Sei que o tempo é mto relativo à complexidade da modelagem e etc... mas só pra ter uma ideia...

 

To comecando agora, fazendo uns testes ainda no Skectchup, e levei 9horas pra renderizar uma imagem em aprox. 1600x750. Achei tempo demais... entaum quero fazer um upgrade na maquina, pq senaum quando for fazer algo no 3Ds max to frito...

 

Gostaria de saber qual o hardware (especialmente o processador) que a galera ae tem e usa pra renderizacoes, e como vcs veem o desempenho dos processadores de 2 nucleos e de 4 nucleos para essa tarefa...

 

Pra ser mais especifico, to entre comprar um Core 2 Duo E8600 ou um QuadCore Q9300, todos da Intel. Alguem aqui tem algum desses processadores?

 

 

Abracos! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara...

 

São 2 ótimos processadores, difícil saber qual teria melhor performance, talvez o E8600 por ter uma frequência maior.

 

Não sou da área de 3D, mas sei que se faz necessário um bom conjunto de hardware para obter bons resultados.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara, seguinte, tenho um quad Q6600 com 4gb DDR2 800mthz e é ótimo..perfeito

 

tipo, se for pra fazer senas reais, qualquer computador vai (desde que rode o max ou o maya). o que muda é mesmo o tempo de render.

 

tipo c você pegar um p4 1 gb e fazer #@?$%~ cena realista e começar a renderizar no máximo, vai demorar umas 2 hrs + - dependendo da cena, estou flando uma cena realista simples.

 

essa cena renderizada num quad, vai demorar +- uns 30 min jno máximo bem máximo mesmo...uhauah

 

tende?? mas o q6600 recmendo. eh muito rox mesmo...

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E ae media, é o seguinte, o que mais tem influência na renderização é o processador e a memória RAM, a placa de vídeo não colabora na renderização, apenas na viewport do 3ds Max. A não ser que sua placa de vídeo seja da NVIDIA e que possua o novo sistema que eles estão disponibilizando (CUDA), mas mesmo assim os softwares 3D não reconhecem o CUDA.

 

Quanto ao processador, creio que um Quad Core renderizará bem mais rápido.

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para melhor performance em relação a renderização, o que mande realmente é o processador e memórias, como o Progress citou, porém entre processadores, não é apenas o número de GHz que você ve normalmente, tem que se analisar a quantidade de cache L2 que o processador possui, um Core2Duo pode ser melhor do que um Core2Quad se o cache foi maior.

 

Outra coisa que influência é o barramento e clock das memórias, pois não basta apenas ter GB a mais, um pente de 2GB pode ser mais lento do que um outro pente de 1GB...

 

Mais uma coisa... um Core2Duo é diferente de um DualCore, assim como um Core2Quad é diferente de QuadCore, ambos os Cores são melhores do que seus outros com nomes parecidos.

 

Mas, se tem alguma dúvida, da uma olhada nesses sites, eles fazem a comparação de processadores:

 

http://www.tomshardware.com/charts/cpu-cha...-Max-9,369.html (Esse mostra a comparação entre processadores usando o próprio 3DS Max, no caso a versão 9)

http://www.cpubenchmark.net/

 

Espero que te ajude... Abraço!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou usando um QuadCore(Core2Quad), Q9950. O tempo maximo que ja levei para renderizar uma cena em 1600x1200 foi de 28 minutos (ou algo parecido) com configuração boa de GI, Caustic e etc.

 

Olha, desde que eu mudei pro Quad eu to num sonho.

Eu recomendo! ;D

 

Em relação ao que o o cara disse, eu acho que uma imagem que leva umas 2 hrs no P4 1GB, leva aproximadamente 12 minutos num Core2Quad de 4GB. É um valor aproximado, mas te garanto que é quase certeiro. Por que? Eu tinha um P4 1GB e agora to com 1 Core2Quad 4GB. (;

 

Abrçs!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara, seguinte, tenho um quad Q6600 com 4gb DDR2 800mthz e é ótimo..perfeito

 

tipo, se for pra fazer senas reais, qualquer computador vai (desde que rode o max ou o maya). o que muda é mesmo o tempo de render.

 

tipo c você pegar um p4 1 gb e fazer #@?$%~ cena realista e começar a renderizar no máximo, vai demorar umas 2 hrs + - dependendo da cena, estou flando uma cena realista simples.

 

essa cena renderizada num quad, vai demorar +- uns 30 min jno máximo bem máximo mesmo...uhauah

 

tende?? mas o q6600 recmendo. eh muito rox mesmo...

 

[]'s

Uhn,, aproveitando, você usa pra games tmb o teu Q6600?Como ele se comporta?

 

 

Para melhor performance em relação a renderização, o que mande realmente é o processador e memórias, como o Progress citou, porém entre processadores, não é apenas o número de GHz que você ve normalmente, tem que se analisar a quantidade de cache L2 que o processador possui, um Core2Duo pode ser melhor do que um Core2Quad se o cache foi maior.

 

Outra coisa que influência é o barramento e clock das memórias, pois não basta apenas ter GB a mais, um pente de 2GB pode ser mais lento do que um outro pente de 1GB...

 

Mais uma coisa... um Core2Duo é diferente de um DualCore, assim como um Core2Quad é diferente de QuadCore, ambos os Cores são melhores do que seus outros com nomes parecidos.

 

Mas, se tem alguma dúvida, da uma olhada nesses sites, eles fazem a comparação de processadores:

 

http://www.tomshardware.com/charts/cpu-cha...-Max-9,369.html (Esse mostra a comparação entre processadores usando o próprio 3DS Max, no caso a versão 9)

http://www.cpubenchmark.net/

 

Espero que te ajude... Abraço!!!

Muito bom esses comparativos, pena q só vai até o q6600, depois ja pula pros CoreeXtreme...aff

Mas a julgar por esse comparativo, fiquei afim de pegar um core2duo mesmo, a unica coisa q o Quad foi superior foi na renderizacao, no restante ele perde em tudu pro E8500... :blink:

 

Estou usando um QuadCore(Core2Quad), Q9950. O tempo maximo que ja levei para renderizar uma cena em 1600x1200 foi de 28 minutos (ou algo parecido) com configuração boa de GI, Caustic e etc.

 

Olha, desde que eu mudei pro Quad eu to num sonho.

Eu recomendo! ;D

 

Em relação ao que o o cara disse, eu acho que uma imagem que leva umas 2 hrs no P4 1GB, leva aproximadamente 12 minutos num Core2Quad de 4GB. É um valor aproximado, mas te garanto que é quase certeiro. Por que? Eu tinha um P4 1GB e agora to com 1 Core2Quad 4GB. (;

 

Abrçs!

Q9950? Um AMD Phenom entaum?

 

huhauaha

 

eu tbm tinha p4 1gb..huahauha

 

[]'s

Eu to com um Athlon 2.2... e 2GB de mem... êh tristeza... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/upset.gif http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/upset.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara, seguinte, tenho um quad Q6600 com 4gb DDR2 800mthz e é ótimo..perfeito

 

tipo, se for pra fazer senas reais, qualquer computador vai (desde que rode o max ou o maya). o que muda é mesmo o tempo de render.

 

tipo c você pegar um p4 1 gb e fazer #@?$%~ cena realista e começar a renderizar no máximo, vai demorar umas 2 hrs + - dependendo da cena, estou flando uma cena realista simples.

 

essa cena renderizada num quad, vai demorar +- uns 30 min jno máximo bem máximo mesmo...uhauah

 

tende?? mas o q6600 recmendo. eh muito rox mesmo...

 

[]'s

Uhn,, aproveitando, você usa pra games tmb o teu Q6600?Como ele se comporta?

 

 

ah, tipo...nun curto muito jogo n...mas instalei um Mass Effect aki e foi de boa na configuração máxima de grafico.

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, escrevi errado o numero do meu... É um 9550! ;P

 

Não Media, os QuadCores não vão só até o 6600. Eles vão do 6600 até o 9650 que é o top, sem entrar na linha Extreme. O meu 9550, está 2 abaixo do 9650.

 

Tem o Cache 1.5 maior em comparação ao 6600 (8MB para 12MB), um clock e barramento um pouco maior também. Isso numa visão geral.

 

Abrçs!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, escrevi errado o numero do meu... É um 9550! ;P

 

Não Media, os QuadCores não vão só até o 6600. Eles vão do 6600 até o 9650 que é o top, sem entrar na linha Extreme. O meu 9550, está 2 abaixo do 9650.

 

Tem o Cache 1.5 maior em comparação ao 6600 (8MB para 12MB), um clock e barramento um pouco maior também. Isso numa visão geral.

 

Abrçs!

è... pq 9950 é o quad da AMD, mas é equivalente a um Q6600 +/- bem diferente do teu Q9550 da Intel que é mais potente.

Mas eu naum disse q os Quad só vaum até o 6600, eu disse q a tabela q o Evilwata la em cima passou de benchmark, só tem até o quad 6600, ela naum compara o 9300, 9400 e etc, entendeu?

 

Esse Q9550 é muito bom, 2.8Ghz... coisa fina... mas ta muito caro, a naum ser q eu pegasse pela net, dae pagava uns 1000,00... mas acho meio arriscado pra esse tipo de produto, questao de garantia e tals... Vô compra o q der agora e depois quando baxar o preco eu compro um core eXtreme, coisa linda!

 

você usa pra games tmb???

 

Abrcs!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.