Jump to content

POWERED BY:

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

hargon

Trabalhar demais aumenta risco de demência, diz estudo

Recommended Posts

Uma pesquisa liderada por cientistas finlandeses sugere que excesso de trabalho pode aumentar o risco de declínio mental e, possivelmente, de demência.

 

Demência é um termo genérico que descreve a deterioração de funções como memória, linguagem, orientação e julgamento. Existem vários tipos de demência, mas o Mal de Alzheimer, com dois terços dos casos, é a forma mais comum.

 

O estudo analisou 2.214 funcionários públicos britânicos de meia idade e descobriu que aqueles que trabalhavam mais de 55 horas por semana tinham menos habilidades mentais do que os que faziam o horário normal.

 

A pesquisa, divulgada na publicação científica "American Journal of Epidemiology", descobriu que os que trabalhavam demais tinham problemas com a memória de curto prazo e lembrança de palavras.

 

Ainda não se sabe a razão de o excesso de trabalho causar estes efeitos no cérebro.

 

Mas os pesquisadores afirmam que os fatores mais importantes podem incluir o aumento de problemas do sono, depressão, estilo de vida prejudicial à saúde e o aumento do risco de doenças cardiovasculares, possivelmente ligados ao estresse.

 

"As desvantagens das horas extras devem ser levadas a sério", afirmou a pesquisadora que liderou a pesquisa Marianna Virtanen, do Instituto Finlandês de Saúde Ocupacional.

 

Efeito cumulativo

 

Os funcionários públicos que participaram do estudo fizeram cinco testes diferentes para avaliar a função mental, uma vez entre 1997 e 1999 e novamente entre 2002 e 2004.

 

Os que faziam mais horas extras tiveram pontuações menores em dois dos cinco testes, que avaliavam raciocínio e vocabulário.

 

Os efeitos eram cumulativos, quanto mais longa a semana de trabalho, piores eram os resultados nos testes.

 

Os empregados que trabalhavam em excesso tinham menos horas de sono, relatavam mais sintomas de depressão e consumiam mais bebidas alcoólicas do que os que trabalhavam apenas no horário normal.

 

O professor Mika Kivimäki, que também trabalhou na pesquisa afirmou que os cientistas vão continuar com o estudo.

 

"É particularmente importante examinar se os efeitos são duradouros e se o excesso de trabalho pode levar a problemas mais graves como demência".

 

Cary Cooper, especialista em estresse no local de trabalho na Universidade de Lancaster, Grã-Bretanha, afirmou que já se sabe há algum tempo que trabalhar em excesso de forma regular pode prejudicar a saúde em geral, e agora este estudo sugere que também pode haver danos ao funcionamento mental.

 

"Isto deve enviar uma mensagem aos empregadores de que insistir que as pessoas trabalhem em excesso na verdade não é bom para os negócios", disse.

 

"Mas a minha preocupação é que em uma recessão as pessoas trabalhem mais. (...) As pessoas irão para o trabalho mesmo se estiverem doentes, pois querem mostrar comprometimento e garantir que não sejam os próximos funcionários demitidos", acrescentou.

 

 

Fonte: BOL

 

 

------

 

Isto deve enviar uma mensagem aos empregadores de que insistir que as pessoas trabalhem em excesso na verdade não é bom para os negócios

Até parece que se importam. A maioria pensa em sugar ao máximo e demitir o funcionário quando não servir mais.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Porque os cientistas finlandeses examinaram os trabalhadores britânicos? É tão desinteressante assim o cenário trabalhístico da Finlândia? Putz e eu que queria ir pra lá logo logo kkkkkk

Share this post


Link to post
Share on other sites

não vou ler isso. <_<

Baiano?... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/assobiando.gif

 

Ainda bem que tem o fórum pra gente não ficar só no trampo o dia inteiro né :rolleyes:

 

 

Não... Bahiano

 

Vou pra o boteco tomar umas geladas na conta do Beraldo. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/assobiando.gif

Share this post


Link to post
Share on other sites

Trabalhar demais aumenta risco de demência, diz estudo

Já estou doido há muito tempo.

Share this post


Link to post
Share on other sites

foram cientistas baianos os lideres da pesquisa?

 

brincadeiras a parte

 

faz sentido mas tem que ser num nivel muito grande de trabalho

 

da mesma forma que a falta dele deve fazer um mal terrivel tambem, ser um inutil e sem recursos

Share this post


Link to post
Share on other sites

na época que fiz matemática na universidade, tinha uns professores que tinha doutorado não sei aonde, uns tinham phD.

O pessoal não regulava bem. Uma vez um professor esqueceu de aplicar provas durante o semestre, foi uma beleza mesmo pq ninguém entendi porcaria nenhuma.

 

Mas conheci um físico de nano partículas (tinha phD), o cara mais ou menos novo mas tinha umm péssima coordenação motora, não conseguia nem dirigir.

Share this post


Link to post
Share on other sites

×

Important Information

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Terms of Use.