Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

PauloS

Prostituição do mercado

Recommended Posts

Muito se fala sobre o mercado prostituido que é o desenvolvimento web, que fulano de tal cobra 500 reais para o desenvolvimento de um site e uma agência cobra 5 mil.

 

Mas me ajudem a entender isso, porque eu não estou conseguindo entender direito.

 

O que pude notar é que muitas agências que desenvolvem sites para o comércio em geral, indústria, lazer, shopping, usam o mesmo layout, diferenciando algumas coisas apenas no design, seja dinâmico em flash ou estático.

 

Estou falando no contexto web para serviços em geral, hoje, ninguém mais gasta horas programando em javascript ou php, os códigos estão ali, ninguém vai perder tempo para criar um simples sistema de banco de dados apenas para jogar as notícias, e mesmo que fosse algo um pouco mais complexo, já existem algumas ferramentas que cumprem esse papel.

 

Sites como o Ministério da Educação, Instituto Militar de Engenharia, usam Joomla. Fóruns usam IPS, phpBB. Para E-commerce existem várias ferramentas semelhantes.

 

Então qual a diferença do sujeito que cobra 500 reais e sabe trabalhar com línguagem de programação, pacote creative suite para aquela agência de dois andares que paga água, luz e telefone ? Não estou desmerecendo, apenas tentando entender, porque a agência fatura uma bolada e o webdesign que desenvoleu acaba ganhando bem menos do que esses 500 que ele ganharia como freelancer.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso é business.

 

A principal vantagem de uma empresa em relação a um freelancer é a segurança prestada aos serviços.

 

Um freelancer geralmente trabalha sozinho e não tem condições de oferecer um suporte 24hs, ou dar continuidade vitalícia a um serviço.

Quando precisa se ausentar por motivos de saúde, por exemplo, todos os serviços ficam abandonados, prejudicando os clientes.

 

Muitos dos aspectos estão além dos conceitos técnicos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

PauloS

 

como o hinom disse, isso é business.

 

Para entender mais fácil, pega outro exemplo... Vamos supor que você quer precessar alguém, independente do motivo. Você lembra que alguém te deu o número daquele aquele advogado freelancer, mas você também pode optar por um escritório de advocaia com muito mais renome. Pode sair mais caro, mas com certeza o escritório te passa mais confiança, não é?

 

Mesmo o advogado ganhando menos do que ele ganharia como freelancer, ele vai fazendo o nome dele. E é mais fácil ganhar dentro de uma empresa do que como freelancer.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma coisa que eu aprendi quando começei a trabalhar numa grande empresa é que outras grandes empresas nao pagam por um bom produto ou serviço, elas pagam pra ter quem culpar quando da errado, e se o futuro culpado prestar um bom serviço , melhor ainda.

 

Eh comun ateh mesmo entre empresas realmente grandes contratar serviços de empresas de porte medio ou q estejam começando, com contratos os quais os contratantes sabem q sao impossivel cumprir, jah pensando em multas contratuais, algumas empresas chegam a pagar pra trabalhar... parece uma inversao de papeis, mas ocorre.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

no caso citado por giesta ocorre a prostituicao por parte destas outras empresas

 

o importante no caso é saber valorizar o seu serviço

 

nao da para se comparar com empresas que como disseram tem uma estrutura por tras mas tambem nao precisa se comparar com aqueles que nao mericiam estar no mercado pois prestam pessimos trabalhos e aceitam remunecoes irrisorias

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como todos já deram excelentes razões ai acima, a unica coisa que quero citar é que: Não cobre 500 reais por apenas você já ter o código pronto de outro serviço e você vai aproveitar, o nome disso é reaproveitamento de código, nao tem que cobrar mais barato por ja ter pronto. Se você desenvolve bem cobre proporcional ao tempo que você vai levar desenvolvendo.

 

Ex:

 

você vai gastar 6 horas por dia trabalhando no projeto. Quanto vale 6 horas do seu dia? Quais são os custos que você ta tendo?

 

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já vi empresas escolherem as prestadoras de serviço pelo Capital Social, por exemplo, empresas com capital social menor que R$ 20,000 não servia. Provavelmente muitas das empresas eliminadas nesse processo eram boas, mas não tiveram oportunidade de provar isso.

 

Quem cobra 500 reais é quem pega código pronto na internet. Eu particularmente, até por questão de manutenção e adaptações posteriores, prefiro desenvolver tudo do zero, então não poderia cobrar 500 reais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Depende muito da necessidade de quem vai comprar o serviço! Se você precisa de um site para o açougue da esquina o carinha de R$500,00 funciona muito bem. Agora se você pretende investir numa forte presença online! Você precisa lida com profissionais com conhecimento e experiência consolidadada. Coisa que o carinha de R$500,00 não vai te oferece! Grandes projetos! Exigem grandes profissionais. Pequenos projetos não exigem nada. Felizmente hoje o contratante tem essa opção de escolher do simples ao avançado.

 

Abraço !!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o assunto se distorceu no segundo post...

 

O problema não é o freelancer, até pq o freela, ele em 50% dos casos é terceirizado pela agência que foi contratada...

 

O problema é sim os sobrinhos, que acham que depois de uma visita a banca de jornal( e depois de comprar a revista www com 213491284678462378 codigos prontos ) já sabem programar, e (acham que) fazem serviços por 500,00, esses mesmos serviços que um profissional freelancer não poderia fazer por menos de 2000,00, por que claro, o profissional vive disso, e ele tem contas a pagar, ele não trabalha por lazer como o sobrinho, que normalmente é sustentado pelos pais ou tem alguma renda diferente...

 

E muitas vezes a questão vai alem do preço, na maioria das vezes (já aconteceu comigo), por causa de um sobrinho desses, os profissionais de web são taxados de "uns caras doidões, irresponsaveis, que somem, e não entregam, ou não entregam direito"...

 

Já vi muito acontecer de quando eu passo o preço, o cara diz, poxa mas tem um estagiario ali do escritorio de contabilidade que faz isso por R$1000 a menos do seu preço... nesses casos, a minha resposta é bem clara... "OK, faça com ele... depois você vai pagar mais caro pra eu fazer denovo"...

 

Vale lembrar, que eu considero sobrinho aquela pessoa que acha que mesmo sem estudar (nao estou falando de faculdade nem nada disso), isso pra mim é programador de banca!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

Isso acontece em qualquer profissão. Por exemplo, você vai da uma consultoria e e cobra 2X , vem outro com menas experiência e habilidade e cobra X/2 logo você é desvalorizado. E ai fica os dizeres que os consultores são poucos confiaveis, prazos não são cumpridos e entregas demoradas.

 

Vejamos grandes empresas de sucessos no ramo de prestação de serviços para web. Sobrevivem muito bem e são cada vez mais requisitadas.

 

Se o cliente quer apenas um site institucional, em joomla com poucos recursos qualquer um faz, se o cliente quer somente um site com efeitos bonitos , transição de telas, qualquer um faz. Agora se o cliente quer uma solução para aumentar o seu número de vendas ou aumentar a fidelização com os clientes não é qualquer um que faz, mesmo com o joomla ou outro cms não faz.

 

Devemos lembrar quando temos um cliente, nos não vendemos um produto neste caso um website, e sim uma solução que vai atingir o desejo desse cliente.

 

Um site como http://www.unileverfarma.com.br/ não era qualquer um que podia fazer, tinha que pesquisar o mercado, o que seria mais atraente para o público alvo, precisou de uma equipe bem preparada. Alguém que meche com o joomla e faz bonitos websites sem esses conhecimentos não consiguiria, uma empresa bem estruturada e com trabalho sério consegue muito bem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

também não entendi o comentário

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.