Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

educadorgustavo

Rodapé automático nos websites do portal

Recommended Posts

Olá pessoal!

Estava construindo um projeto de portal para armazenar websites estáticos, só que pensei no conceito atual (web 2.0) e resolvi planejar armazenar websites dinâmicos.

Estou aprendendo a utilizar o Joomla 1.5.10 para construir o meu portal e construir também os websites dinâmicos dos futuros clientes.

 

Meu intúito é fazer com que o meu servidor envie um "rodapé" (rodapeServer.php) para todo e qualquer website que for hospedado em meus domínios (tipo essa barra azul da UOL, em cima do fórum).

 

Um colega nosso informou em outro tópico que bastaria configurar o "rodapeServer" diretamente no servidor que hospeda o portal, assim:

include("default.php");
include("rodapeServer.php");

Será que com isso, ao acessarem diretamente o endereço do website do cliente, o servidor enviaria o rodapé?

E se alguém digitar o endereço completo para uma página distinta do cliente, que não seja a "default.php", o "rodapeServer" apareceria?

 

Quem souber a solução... grato pela ajuda!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gustavo, tome cuidado com este tipo de include ele pode virar uma falha de segurança, mas bem tem varios artigos na area de php que explicam como fazer isso veja este mais antigo:

 

http://forum.imasters.com.br/index.php?showtopic=234244

 

Veja este Materia do Portal iMasters:

http://imasters.com.br/artigo/3273/php...no_dreamweaver/

 

Dependerá tambem da hierarquia de pastas, para acessar um site externo ou somente esta barra externa (sendo ela uma include) seria mais facil utilizar iframe, ou se os sites forem Joomla! utilizar um wrapper com o tamanho personalizado conforme o seu banner.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu Edultra, o artigo citado era o que precisava para entender melhor.

A princípio, havia pensado em contruir o rodapé em um frame (não em iframe) para fazer o include("rodapeServer.php"), só de tanto "falarem mal" do frame, estou com receio.

 

Em relação ao wrapper citado, não sei como fazer. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/cry.gif

Encontrei essa porção de links AQUI que, segundo o usuário, são extensões para o Joomla que servem para este propósito. O que acha?

 

Quanto a hierarquia das pastas, não entendi sua colocação. :(

Quer saber como o portal irá organizar seus websites? Se for... planejo assim:

 

Dentro da pata www do joomla:

 

> Portal - index.php (home do portal)

>> categoria 1.php (artigos e matérias do portal)

>> categoria 2.php (artigos e matérias do portal)

 

>> seção 1.php (ramo x das empresas)

 

>>> cliente 1 - default.php (home do cliente)

>>>> seção a.php

 

>>> cliente 2 - default.php (home do cliente)

>>>> seção a.php

 

>> seção 2.php (ramo y das empresas)

 

>>> cliente 1.default.php (home do cliente)

>>>> seção a.php

 

>>> cliente 2 - default.php (home do cliente)

>>>> seção a.php

 

Idem...

 

Na pasta www do Joomla estará o portal; dentro da pasta portal estarão as pastas relativas a cada categoria, as pastas relativas ao ramo das empresas e o arquivo rodapeServer.php; dentro da pasta dos ramos, estarão as pastas com o nome das empresas referente àquele ramo; dentro das pasta de cada empresa, estarão suas seções particulares.

 

Conseguiu visualizar?

E aí, o que acha(m) que devo fazer para chamar o rodapé para todas as páginas de todos os websites?

Ah, outra dúvida: será que quando um cliente incluir um pop-up em seu website o rodapeServer.php virá junto? Tenho que colocar uma configuração para que isso não ocorra.

 

Valeu pessoal!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Gustavo, bem vamos por partes para ver como funciona o wrapper aconselho que ative-o na area administrativa do Joomla! va em extenções>Administrar modulos filtre por wrapper , acesse-o e ative-o, em URL escolha um link para teste(uma pagina externa que deseja que seja carregada no wrapper), escolha a posição onde deverá aparecer o wrapper na combobox Posição (a posição deve existir no seu index.php para que apareça no site) va em visualizar site e veja onde é carregado o wrapper, dai para definir o tamanho do wrapper você pode ajustar tambem la em parametros do modulo na mesma tela onde você escolheu a posição que ele aparecerá na pagina.

 

Quanto a organização do site gostaria de perguntar... os sites serão feitos tambem em Joomla?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi Edultra, agradeço a resposta, mais uma vez.

E sim, pretendo criar os websites dos clientes também em joomla. Acha que vai ter algum problema?

Sei que a pasta www vai se tornar GIGANTE, mas...

Tem alguma idéia melhor?

 

Lembro que todos os websites dinâmicos que eu construir para os meus clientes serão hospedados em meu servidor (da Insite) e eles estarão em meus sub-domínios. Caso alguém queira possuir, também, um domínio www.nome.com.br, pegarei os dados DNS deste endereço e jogarei em meu servidor para que ele redirecione este domínio ao meu sub-domínio.

 

Ok?!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendido, não haverá problemas em utilizar joomla apenas beneficios, e não haveria grandes problemas em utilizar mesmo um include ou um wrapper com este cabeçalho, porêm não seria possivel fazer este tipo de organização que você propõe acima, visto que o joomla possui varios arquivos, e mesmo que os index sejam diferentes os outros arquivos e pastas do joomla são iguais (ha não ser que você deseje hackear (alterar) todos os nomes e códigos) aconselho sim a fazer o seguinte dentro da sua pasta raiz www do seu site você insetir outras pastas para os clientes por exemplo pasta <nome do cliente> onde estarão os arquivos do joomla do cliente, veja este exemplo de hierarquia de pastas:

 

www/arquivos do meu site joomla!

www/pasta cliente1/arquivos do site joomla do cliente1

www/pasta cliente2/arquivos do site joomla do cliente2

www/pasta cliente3/arquivos do site joomla do cliente3

 

Pois assim cada cliente terá sua própria area administrativa, proprío banco de dados e etc, será mais facil a organização.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi.. quer dizer que se o cliente vir com o site pronto você será responsável apenas pela hospedagem por isso você quer algo que o servidor ja inclua acima esta include não? por isso não é interessante a história do wrapper pois ele pode entrar lá e retirar não? hum... para melhor manutenção da barra caso um dia você venha a muda-la seria interessante um include (ou um arquivo html somente com esta barra ;) ), para posicionamento desta barra nos sites dos clientes seria interessante um iframe vou estudar o caso mas para q você saiba como criar um iframe vou te passar a seguinte matéria:

 

http://imasters.com.br/artigo/1684?cn=1684&cc=48

 

Veja o exemplo que eu criei:

 

<iframe id=banner name="iframe01" src="http://forum.imasters.com.br" width="1024" height="22" scrolling="no" border="none"></iframe>

Copie a cole o texto no bloco de notas salve como html e abra ai no seu browser veja se é isto que você deseja.

 

Qualquer duvida é só postar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu hinom, mas aí você me quebra! :wacko: Agora fiquei com "medo" do PHP 6! :D

Mas creio que para o meu caso, um include().php deve resolver.

Se não resolver, postarei aqui.

Valeu galera!

Sucesso!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/grin.gif Valeu hinom!

Mas eu havia lido sim! O negócio do PHP 6 foi uma brincadeira, por isso coloquei o smile http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/grin.gif

Mas valeu pela dica! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

 

Pelo que percebi, deverei colocar, além do include() um include_path.

Não quero que os websites dos clientes retornem um erro CASO ocorra algum problema com a minha barra de menu, por isso, creio que um include() para o iframe irá resolver, né?!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nao precisa de include ou require

 

na descrição diz algo assim:

 

"Especifica o nome do arquivo que é automaticamente mesclado antes do arquivo principal. O arquivo é inclu´pido como se fosse chamado pela função require(), portanto, include_path é usado"

 

no php.ini basta especificar:

 

auto_prepend_file = pre.php

isso incluirá um arquivo único chamado "pre.php"

 

exemplo prático

 

 

vamos supor que num mesmo server tenham 3 websites com a seguinte estrutura de diretórios

 

c:/www/sites/site1.foo.bar
c:/www/sites/site2.foo.bar
c:/www/sites/site3.foo.bar

 

supondo-se que include_path esteja assim

.;c:/php/include

o sinal ; é um separador de paths.

é usado quando é necessário definir mais de um path na diretiva "include_path"

 

no exemplo acima, são dois paths (caminhos)

 

1) . significa que o diretório do arquivo em execução será definido como path de inclusão.

 

2) c:/php/include significa que esse path, também será incluído

 

exemplo,

 

c:/www/sites/site1.foo.bar/index.php

<?php
include "file.php";
?>

se o arquivo "file.php" naõ existir na mesma pasta do arquivo que está o chamando

c:/www/sites/site1.foo.bar/

 

o php buscará pelo arquivo dentro do diretório seguinte,. definido em include_path

"c:/php/include/file.php", entretanto, se não existir, será procurado no diretório seguinte. Como nesse caso não tem um terceiro path, o PHP retornará erro.

 

Para o seu caso, basta adicionar ao include_path um diretório privativo, onde os outros sites não tenham permissão de acesso.

Dentro desse path privativo, coloque o arquivo que deseja incluir automaticamente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.