Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Silas Martins

Reputação jogada no lixo - Comodo

Recommended Posts

No mercado de soluções para segurança sempre houve -e sempre haverá- empresas de todos os tipos, com políticas diversas para agradar os diferentes mercados existentes.

 

Uma destas empresas é a Comodo Group com produção de soluções diversas para segurança, como certificados de segurança para WebSites e antivírus e firewall como um dos mais populares softwares da empresa.

 

Nunca tive a oportunidade de testar o anvirírus Comodo, porém lendo relatos e as características do mesmo me parecia um software bem conciso. O firewall sim, pude testá-lo em diferentes versões e em pleno acordo ao testes efetuados pela Matousec, o firewall Comodo apesar de ser um produto gratuito, tinha desempenho superior a softwares de segurança considerados de excelência citando como exemplo o KIS -Kaspersky Internet Security-.

 

Com muito pesar e completa indignação é que recebo nos últimos dias a confirmação que esta empresa agora está com uma tática suja, onde a mesma se afiliou a uma pseudo empresa de buscas na internet, onde a cada instalação da suíte Comodo Internet Security é instalada a famigerada toolbar Ask.com que é de origem duvidosa, sem quaisquer possibilidades de não instalação.

 

Nesta parceria, a cada instalação da suíte Comodo a empresa receberá aproximadamente 1 dólar. Faça as contas de quantas instalações deste produtos diárias são efetuadas e terá o lucro que a empresa irá alcançar com o tempo.

 

Obviamente que em tempos de crise era esperado que algumas dessas empresas quebrassem ou até mesmo passassem a cobrar pelos seus produtos. Porém esta atitude da Comodo Group foi completamente absurda.

 

Aliar-se a uma empresa de origem duvidosa, com seu produto que em alguns casos é detectado como malware realmente é o fim da picada. É uma atitude completamente inadmissível para uma empresa que estava consolidada no mercado com produtos gratuitos e de qualidade.

 

E não para por ai…Há relatos comprovados de que a própria Comodo Group estaria liberando o trafego a sites maliciosos em seus certificados e esta é para com certeza jogar a reputação da empresa na vala -esgoto-.

 

Em virtude dos fatos, pessoalmente não recomendo mais a ninguém a utilizar os produtos da Comodo e se possível ao que já possuem soluções da empresa instaladas no PC, migrar para outras soluções em sinal de repúdio ao acontecido.

Material retirado do: Blog do Ciro Mota

 

Eu usei vejo com tristeza esse acontecimento e vejo outras empresas indo pelo mesmo caminho como a Pctools, claro que isso isso não diminui a qualidade dos produtos mas para quem sabe o risco que é navegar em sites com conteúdo malicioso já o bastante para abandonar a marca( meu caso).

Fica o alerta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

:) Oi Silas!

 

Tinha conhecimento que o Comodo Firewall instalava a Ask Toolbar, mas durante a instalação do firewall ele te perguntava se você aceitava esta toolbar ou não. Agora mudou esta questão? Ele já está instalando sem perguntar?

 

Sempre costumo indicar para as pessoas o Comodo Firewall mas digo para eles recusarem a instalação destes complementos no momento da instalação. Mas se esta instalação da Ask Toolbar passou a ser obrigatória, então vou ter que indicar um firewall mais seguro. E se for este o caso, qual firewall você considera seguro e fácil de ser utilizado pelas pessoas em geral?

 

e vejo outras empresas indo pelo mesmo caminho como a Pctools

Qual é o procedimento negativo que a PcTools está fazendo? Dependendo do procedimento será preciso escolher outros programas para substituir os programas desta empresa também.

 

Felicidades.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Antonio, a Pctools tem feito a seguinte política, você baixa um programa dito Free( porém você tem que cadastrar seu celular na Flycell, ou seja você vai gastar com a flycell mas não com o PcTools) acho tal política um absurdo.

 

Quanto a barra AskTollbar, no caso é o suite da COMODO que te obriga a baixar(Comodo Internet Security)

Agora no caso do Firewall Comodo creio que só realizando a instalação para descobrir (ainda não testei).

 

Eu abandonei o Comodo e estou utilizando o Outpost Firewall 2009 (free) simples de usar com a função Auto-Learn que "aprende" durante uma semana as tarefas mais comuns realizadas pelo usuário, dispensando assim aquele monte de balões.

Outra vantagem do Outpost é que ele reconhece os demais softwares de segurança instalado na maquina e diz qual a porcentagem de compatibilidade de tal software com o Outpost.

Em fim eu indico é de uso simples, funciona como um firewall deve funcionar(silenciosamente).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a partir de quando ta assim silas?

 

tenho o comodo instalado aqui mais a um tempo já

 

como faço para ver se instalaram esta barra aqui pois pelo menos visualmente não encontrei

 

ou é só para novas instalações?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A respeito da barra do Ask, não é verdade.

 

Baixei a nova versão do COMODO Internet Security 3.9 nesse último fim de semana e, de fato, tem a solicitação de instalação da barra, mas é opcional. Desmarcando ela não é instalada.

 

Outra solicitação é a adesão ao Suporte Técnico da COMODO, que é pago mas noamente opcional.

 

Sobre o COMODO não ser silencioso há controvérsias. Aqui no notebbok que escrevo agora, de fato, ultimamente ele se mostrou chato. O aparelho não é meu e o dono diz que o aplicativo deveria se chamar INCOMODO

 

Jáno PC Servidor (daqui da empresa) e o de casa normal, solicita só o de praxe, como acesso ao disco, tela, dispositivos e registros por parte de instaladores.

 

O que acho ruim é que desde que o instalei no Servidor estou com problemas na conexão com a Impressora (tem até um tópico meu aqui a respeito) e em casa fica acusando o status de "erro no firewall de rede" (ícone do COMODO na barra de tarefas com um sinal de bloqueado), sendo que a ferramenta de diagnóstico não acusa problemas na instalação.

 

Enfim, tem seus prós e contras, mas, de graça com Antivírus e Firewall integrados, aindasou mais o COMODO que Trio Maligno dos A's (quem usa ou usou sabe do que eu falo).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

se for realmente opcional é só desmarcar

 

eu o uso e até o momento é só alegria

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom depende de quando você fez o download, mas creio que a COMODO em vista das reclamações tenha mudado sua política, no meu caso foi sim sem meu consentimento ou seja obrigatório.

Mas repito isso não altera a qualidade do produto da COMODO só vai mancha a marca.

 

Mário, isso é só para novas instalações, para ver se a Ask está no seu pc é só verificar o adicionar e remover programas, se ela estiver lá remova.

O problema é que nem sempre todos os arquivos dessa Toolbar saem na desinstalação ai é só ir na pasta dela e deletar.

 

Trio Maligno dos A's, sem comentários você não leu o que eu disse.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

obrigado pelos esclarecimentos silas, será bom mesmo se o comodo mudar esta obrigatoriedade

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.