Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Warcraft ~

Curso Intensivo - [Aula 01]

Recommended Posts

Tópicos da Aula:

Aula 01 - Algoritmo

• Introdução à Lógica de Programação

• Itens Fundamentais do Algoritmo

• Variáveis

• Exercícios Propostos

 

[iNICIOAULA]

 

• Introdução à Lógica de Programação:

Para um computador executar operações é necessário que ele seja programado, e esta programação é feita através de uma linguagem que "ele" entenda. Os computadores só executam instruções expressas em linguagem de máquina (forma numérica) e isto gera vários incovenientes para o ser humano. Diante de tais problemas, surgiram as linguagens simbólicas de fácil compreensão para o homem, que são traduzidas para a linguagem de máquina por um programa chamado compilador.

 

A primeira destas linguagens foi o Fortran, com característica técnicas e científicas. Com o passar dos tempos, muitas outras linguagens surgiram, especificamente voltadas para problemas de natureza comercial e administrativa.

 

Para elaborar um programa é necessário ter toda a sequência de passos e operações estabelecidas de modo formal para a resolução do problema. Para isso, encontraremos, neste curso, uma técnica muito útil e ficiente que é o algoritmo.

 

• Algoritmo:

Um algoritmo é uma estratégia para resolver um desejado problema. Ele está associado ao desenvolvimento de uma técnica capaz de encontrar uma solução para este problema.

 

Os dados do problema são a entrada do algoritmo e a solução corresponde à saída deste algoritmo. Considera-se a entrada como uma variável independente básica, a partir da qual são produzidas as saídas do algoritmo.

 

Os algoritmos são escritos quase que livremente em língua portuguesa, apresentando a estratégia desejada, contendo algumas sentenças especiais com formato predefinido.

 

A apresentação de um algoritmo é formada por uma sequência de instruções ordenadas em linhas de maneira a dar em seu decurso a solução do problema.

 

Exemplo de um algoritmo:

 

algoritmo "semnome"
var
nome: caractere
sexo: caractere
idade: inteiro
altura: inteiro
peso: inteiro
totalm: inteiro
totalf: inteiro
idm: inteiro
idf: inteiro
maiorpeso: inteiro
menorpeso: inteiro
menoralt: inteiro
medm: real
medf: real
i: inteiro
inicio
menorpeso <- 1000
menoralt <- 1000

para i de 1 ate 2 faca
escreval ("Nome: ")
leia (nome)
escreval ("Sexo: ")
leia (sexo)
escreval ("Idade: ")
leia (idade)
escreval ("Altura: ")
leia (altura)
escreval ("Peso: ")
leia (peso)

se sexo="M" entao
totalm <- totalm + 1
idm <- idm + idade
fimse
se sexo="F" entao
totalf <- totalf + 1
idf <- idf + idade
fimse
se (sexo="M") e (peso > maiorpeso) entao
maiorpeso <- peso
fimse
se (sexo="M") e (peso < menorpeso) entao
menorpeso <- peso
fimse
se (sexo="F") e (altura < menoralt) entao
menoralt <- altura
fimse
fimpara
medm <- idm/totalm
medf <- idf/totalf
escreva (medm, medf, maiorpeso, menorpeso, menoralt)
// Seção de Comandos 
fimalgoritmo

Se você ainda é iniciante, não tente entender este algoritmo, você entenderá ele apenas daqui a algumas aulas.

 

• Variáveis:

Uma variável corresponde a uma posição de memória cujo conteúdo poderá variar durante a execução de um programa. Em uma equação matemática A + B = 7, A e B representam posições de memória que conterão as parcelas da equação, e os valores da mesma são infinitos.

 

As variáveis são identificadas por um nome que é composto de um ou mais caracteres, o primeiro caractere deve ser uma letra e não poderá conter caracteres especiais (?/']^&%$#@) e nem ser uma palavra reservada da linguagem utilizada.

 

Os nomes das variáveis deverão ser claros e objetivos, até mesmo para outros poderem entender o mesmo. Se em um algoritmo for necessário armazenar o total de vários números, um bom nome para esta variável seria soma ou total.

 

As variáveis só armazenam valores de um mesmo tipo, isto é, precisaremos declarar no algoritmo, qual o tipo de dedado que a variável irá trabalhar, e não poderemos atribuir a esta variável valores diferentes do tipo declarado.

 

• Exercícios Propostos:

 

1) O que você entende por algoritmo?

 

 

2) O que você entende por variável?

 

 

3) O que você entende por lógica de programação?

 

 

4) O que é um compilador?

 

 

5) Cite algumas linguagens de programação baseadas no algoritmo:

 

 

[FIMAULA]

 

 

Vocês devem ter percebido que não comecei a construção de algoritmos como prometido na 1ª aula. Fiz isto pois acho que primeiramente vocês devem aprender a teoria. Respondam as questões discursivamente e me mande por e-mail, responderei corrigido.

 

Abraços,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O ponta pé foi dado (rs.)

vamos ver se o pessoal do fórum mostra interesse.

Pois esse é o principio para quem qr se tornar um programador ;D

 

[]s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo estou chegando agora! Posso começar este curso apartir de amanhã? E as respostas posso mandar amanhã com as duas aulas? Por favor espero orientação!

Obrigado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo estou chegando agora! Posso começar este curso apartir de amanhã? E as respostas posso mandar amanhã com as duas aulas? Por favor espero orientação!

Obrigado!

 

butterball, seja bem vindo ao Fórum, conheça nossas regras: Regras do Fórum

 

Você pode começar a qualquer momento, e qualquer dúvida só postar no fórum principal de Lógica de Programação e Algoritmos.

 

Abraços...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fazendo uma pesquisa na net vi este curso achei a iniciativa ótima porém não acho importante que quem não conseguir seja tirado do curso, pois muitas pessoas tem dificuldade, eu mesma estou no ultimo ano de sistemas e tenho muita dificuldade. A minha maior dificuldade é ser auto didata, por este motivo estava mesmo procurando um curso presencial, na minha busca encontrei este online eu vou me esforçar a fazer porém se eu não passar em alguns testes não me tire assim do forum eu vou me esforçar, talvez estes primeiros tópicos não sejam tão dificeis mais pra mim, porém é sempre bom testar. Estou grata a Deus e a vocês por esta iniciativa. Hoje mesmo já vou começar. Este forum me ajudou muito nas aulas de asp, e creio que vai me ajudar agora em logica também.

 

Edna

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Warcraft,

 

Gostei muito da iniciativa, espero que tenha o meio e fim também!

 

já havia feito um curso de algoritmo, mas como faz tempo e não pratiquei já esqueci tudo, vou me esforçar pra acompanhar.

 

Mandei as respostas no seu e-mail, abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

gostaria de saber se há tempo para entrar neste curso ainda ou não não tenho experiência,

em programação e gostaria de aprender logica e este curso parece ser muito bom gostaria

de saber se a tempo para aprender e se poço aprender ainda.

grato pela colaboração aguardo resposta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom não vi + postagens do curso galera.

O jeito é baixar umas apostilas e ir postando as dúvidas, claro para isso poste no fórum principal de Lógica de Programação e Algoritmos;

 

[]s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu fiz um Algoritmo bem mais simples que o amigo la em cima...mais tbm funciona e detalhei cada ação para ninguem ter duvida...beleza...espero ki ajude a alguem pq o PARA sempre e um problema...no meu caso...hehehehe....abraços...a todos...

 

 

 

 

var //variavel

num: inteiro //idendentidade de variavel

inicio //inicio do algoritmo

para num <- 0 ate 50 faca //ação do algoritmo OBS: "num" recebe algum valor nesse caso ZERO ponto de partida e o 50 e meu limite desejado.

   escreval(num) //ação para ecrever o Algoritmo na tela "escreval - escreve um em baixo do outro" e o "escreva - normal insere uma informação do lado da outra".

fimpara // assim que começamos a ação identificamos o "para" e se esse PARA tem um inicio ele TBM tem um FIM...no caso FIMPARA.

fimalgoritmo //fim ABSOLUTO

 

---------

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1) O que você entende por algoritmo?

algoritmo pode ser considerado uma seqüência de procedimentos

Finito que, se forem executados em determinado período de tempo

Chegar ao seu objetivo.

 

 

 

2) O que você entende por variável?

Variável e um jeito de marcar todos os dados que são inseridos em um determinado

Problema .

 

 

 

3) O que você entende por lógica de programação?

Lógica de programação nada mais é do que uma forma de se escrever um programa de computador com uma linguagem de fácil entendimento para nós seres humanos

 

4) O que é um compilador?

Compiladores são responsáveis por traduzir e interpretar os programas que estão nas diferentes linguagens de programação para a linguagem que a maquina entende.

 

5) Cite algumas linguagens de programação baseadas no algoritmo:

 

Cobol, Fortran ,Basic, Pascal ,[/font]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera, sou um retardatário, pois sou novato nesse forum. Espero que ainda de para participar desse curso.

 

E pela iniciativa do curso ... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif

 

abraços http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.