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Warcraft ~

Curso Intensivo - [Aula 01]

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Bom Dia

 

Warcraft, Parabens pela Iniciativa cara,

 

Curso fico show de bola e bem simples, com certeza vai ajuda o pessoal que ainda é não tem a lógica de programação

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Gostaria de parabenizar o grupo pela iniciativa quanto ao presente curso.

 

aproveito tb para manifestar minha vontade em participar.

 

Grande abraço a todos!

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Tópicos da Aula:

Aula 01 - Algoritmo

• Introdução à Lógica de Programação

• Itens Fundamentais do Algoritmo

• Variáveis

• Exercícios Propostos

 

[iNICIOAULA]

 

• Introdução à Lógica de Programação:

Para um computador executar operações é necessário que ele seja programado, e esta programação é feita através de uma linguagem que "ele" entenda. Os computadores só executam instruções expressas em linguagem de máquina (forma numérica) e isto gera vários incovenientes para o ser humano. Diante de tais problemas, surgiram as linguagens simbólicas de fácil compreensão para o homem, que são traduzidas para a linguagem de máquina por um programa chamado compilador.

 

A primeira destas linguagens foi o Fortran, com característica técnicas e científicas. Com o passar dos tempos, muitas outras linguagens surgiram, especificamente voltadas para problemas de natureza comercial e administrativa.

 

Para elaborar um programa é necessário ter toda a sequência de passos e operações estabelecidas de modo formal para a resolução do problema. Para isso, encontraremos, neste curso, uma técnica muito útil e ficiente que é o algoritmo.

 

• Algoritmo:

Um algoritmo é uma estratégia para resolver um desejado problema. Ele está associado ao desenvolvimento de uma técnica capaz de encontrar uma solução para este problema.

 

Os dados do problema são a entrada do algoritmo e a solução corresponde à saída deste algoritmo. Considera-se a entrada como uma variável independente básica, a partir da qual são produzidas as saídas do algoritmo.

 

Os algoritmos são escritos quase que livremente em língua portuguesa, apresentando a estratégia desejada, contendo algumas sentenças especiais com formato predefinido.

 

A apresentação de um algoritmo é formada por uma sequência de instruções ordenadas em linhas de maneira a dar em seu decurso a solução do problema.

 

Exemplo de um algoritmo:

 

algoritmo "semnome"
var
nome: caractere
sexo: caractere
idade: inteiro
altura: inteiro
peso: inteiro
totalm: inteiro
totalf: inteiro
idm: inteiro
idf: inteiro
maiorpeso: inteiro
menorpeso: inteiro
menoralt: inteiro
medm: real
medf: real
i: inteiro
inicio
menorpeso <- 1000
menoralt <- 1000

para i de 1 ate 2 faca
escreval ("Nome: ")
leia (nome)
escreval ("Sexo: ")
leia (sexo)
escreval ("Idade: ")
leia (idade)
escreval ("Altura: ")
leia (altura)
escreval ("Peso: ")
leia (peso)

se sexo="M" entao
totalm <- totalm + 1
idm <- idm + idade
fimse
se sexo="F" entao
totalf <- totalf + 1
idf <- idf + idade
fimse
se (sexo="M") e (peso > maiorpeso) entao
maiorpeso <- peso
fimse
se (sexo="M") e (peso < menorpeso) entao
menorpeso <- peso
fimse
se (sexo="F") e (altura < menoralt) entao
menoralt <- altura
fimse
fimpara
medm <- idm/totalm
medf <- idf/totalf
escreva (medm, medf, maiorpeso, menorpeso, menoralt)
// Seção de Comandos 
fimalgoritmo

Se você ainda é iniciante, não tente entender este algoritmo, você entenderá ele apenas daqui a algumas aulas.

 

• Variáveis:

Uma variável corresponde a uma posição de memória cujo conteúdo poderá variar durante a execução de um programa. Em uma equação matemática A + B = 7, A e B representam posições de memória que conterão as parcelas da equação, e os valores da mesma são infinitos.

 

As variáveis são identificadas por um nome que é composto de um ou mais caracteres, o primeiro caractere deve ser uma letra e não poderá conter caracteres especiais (?/']^&%$#@) e nem ser uma palavra reservada da linguagem utilizada.

 

Os nomes das variáveis deverão ser claros e objetivos, até mesmo para outros poderem entender o mesmo. Se em um algoritmo for necessário armazenar o total de vários números, um bom nome para esta variável seria soma ou total.

 

As variáveis só armazenam valores de um mesmo tipo, isto é, precisaremos declarar no algoritmo, qual o tipo de dedado que a variável irá trabalhar, e não poderemos atribuir a esta variável valores diferentes do tipo declarado.

 

• Exercícios Propostos:

 

1) O que você entende por algoritmo?

 

 

2) O que você entende por variável?

 

 

3) O que você entende por lógica de programação?

 

 

4) O que é um compilador?

 

 

5) Cite algumas linguagens de programação baseadas no algoritmo:

 

 

[FIMAULA]

 

 

Vocês devem ter percebido que não comecei a construção de algoritmos como prometido na 1ª aula. Fiz isto pois acho que primeiramente vocês devem aprender a teoria. Respondam as questões discursivamente e me mande por e-mail, responderei corrigido.

 

Abraços,

 

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1) O que você entende por algoritmo?

R=Um algoritmo é formalmente uma seqüência finita de passos que levam a execução de uma

tarefa.

 

2) O que você entende por variável?

R=variavel e um espaço reservado e no sistema e pode ser alterado no decorre do programa

 

3) O que você entende por lógica de programação?

R= Lógica de programação é a técnica de encadear pensamentos para atingir determinado

objetivo

 

4) O que é um compilador?

R=compilador e eo tradutor que transforma nossa linguagem para linguagem de maquina.

 

5) Cite algumas linguagens de programação baseadas no algoritmo:

R=Os programas de computadores nada mais são do que algoritmos escritos numa linguagem de

computador (Pascal, C, Cobol, Fortran, Visual Basic entre outras)

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• Exercícios Propostos

 

1) O que você entende por algoritmo?

R = Algoritimo é uma sequencia de passos especificos, afim de que se resolva um determinado processo e ou problema.

 

 

2) O que você entende por variável?

R = Variável é um espaço reservado da memória podendo ser alterada durante a execução do script ou não.

 

 

3) O que você entende por lógica de programação?

R = Lógica de programação é forma técnica de 'encaixar' os pensamentos de acordo com uma sequencia de etapas especificas e

formais da programação, afim de que se execute um processo ou a resolução de um determinado problema.

 

 

4) O que é um compilador?

R = Compilador é o tradutor e ou interpretador de uma determinada linguagem de programação para a linguagem de maquina,

assim como o DEV C++ por exemplo.

 

 

5) Cite algumas linguagens de programação baseadas no algoritmo:

R = C, Pascal, Cobol, Fortran, PHP etc.

 

 

 

ps: Melhor seria se o tópico das aulas contivesse apenas a aula e a resolução dos exercícios efetuado pelos membros. Isto é, se o autor ainda continuar com as postagens do curso.

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Tópicos da Aula:

Aula 01 - Algoritmo

• Introdução à Lógica de Programação

• Itens Fundamentais do Algoritmo

• Variáveis

• Exercícios Propostos

 

[iNICIOAULA]

 

• Introdução à Lógica de Programação:

Para um computador executar operações é necessário que ele seja programado, e esta programação é feita através de uma linguagem que "ele" entenda. Os computadores só executam instruções expressas em linguagem de máquina (forma numérica) e isto gera vários incovenientes para o ser humano. Diante de tais problemas, surgiram as linguagens simbólicas de fácil compreensão para o homem, que são traduzidas para a linguagem de máquina por um programa chamado compilador.

 

A primeira destas linguagens foi o Fortran, com característica técnicas e científicas. Com o passar dos tempos, muitas outras linguagens surgiram, especificamente voltadas para problemas de natureza comercial e administrativa.

 

Para elaborar um programa é necessário ter toda a sequência de passos e operações estabelecidas de modo formal para a resolução do problema. Para isso, encontraremos, neste curso, uma técnica muito útil e ficiente que é o algoritmo.

 

• Algoritmo:

Um algoritmo é uma estratégia para resolver um desejado problema. Ele está associado ao desenvolvimento de uma técnica capaz de encontrar uma solução para este problema.

 

Os dados do problema são a entrada do algoritmo e a solução corresponde à saída deste algoritmo. Considera-se a entrada como uma variável independente básica, a partir da qual são produzidas as saídas do algoritmo.

 

Os algoritmos são escritos quase que livremente em língua portuguesa, apresentando a estratégia desejada, contendo algumas sentenças especiais com formato predefinido.

 

A apresentação de um algoritmo é formada por uma sequência de instruções ordenadas em linhas de maneira a dar em seu decurso a solução do problema.

 

Exemplo de um algoritmo:

 

algoritmo "semnome"
var
nome: caractere
sexo: caractere
idade: inteiro
altura: inteiro
peso: inteiro
totalm: inteiro
totalf: inteiro
idm: inteiro
idf: inteiro
maiorpeso: inteiro
menorpeso: inteiro
menoralt: inteiro
medm: real
medf: real
i: inteiro
inicio
menorpeso <- 1000
menoralt <- 1000

para i de 1 ate 2 faca
escreval ("Nome: ")
leia (nome)
escreval ("Sexo: ")
leia (sexo)
escreval ("Idade: ")
leia (idade)
escreval ("Altura: ")
leia (altura)
escreval ("Peso: ")
leia (peso)

se sexo="M" entao
totalm <- totalm + 1
idm <- idm + idade
fimse
se sexo="F" entao
totalf <- totalf + 1
idf <- idf + idade
fimse
se (sexo="M") e (peso > maiorpeso) entao
maiorpeso <- peso
fimse
se (sexo="M") e (peso < menorpeso) entao
menorpeso <- peso
fimse
se (sexo="F") e (altura < menoralt) entao
menoralt <- altura
fimse
fimpara
medm <- idm/totalm
medf <- idf/totalf
escreva (medm, medf, maiorpeso, menorpeso, menoralt)
// Seção de Comandos 
fimalgoritmo

 

Se você ainda é iniciante, não tente entender este algoritmo, você entenderá ele apenas daqui a algumas aulas.

 

• Variáveis:

Uma variável corresponde a uma posição de memória cujo conteúdo poderá variar durante a execução de um programa. Em uma equação matemática A + B = 7, A e B representam posições de memória que conterão as parcelas da equação, e os valores da mesma são infinitos.

 

As variáveis são identificadas por um nome que é composto de um ou mais caracteres, o primeiro caractere deve ser uma letra e não poderá conter caracteres especiais (?/']^&%$#@) e nem ser uma palavra reservada da linguagem utilizada.

 

Os nomes das variáveis deverão ser claros e objetivos, até mesmo para outros poderem entender o mesmo. Se em um algoritmo for necessário armazenar o total de vários números, um bom nome para esta variável seria soma ou total.

 

As variáveis só armazenam valores de um mesmo tipo, isto é, precisaremos declarar no algoritmo, qual o tipo de dedado que a variável irá trabalhar, e não poderemos atribuir a esta variável valores diferentes do tipo declarado.

 

• Exercícios Propostos:

 

1) O que você entende por algoritmo?

 

 

2) O que você entende por variável?

 

 

3) O que você entende por lógica de programação?

 

 

4) O que é um compilador?

 

 

5) Cite algumas linguagens de programação baseadas no algoritmo:

 

 

[FIMAULA]

 

 

Vocês devem ter percebido que não comecei a construção de algoritmos como prometido na 1ª aula. Fiz isto pois acho que primeiramente vocês devem aprender a teoria. Respondam as questões discursivamente e me mande por e-mail, responderei corrigido.

 

Abraços,

 

Apesar de o tópico não ser recente, vou responder as questões... gostei muito!

Obrigada por ter esta iniciativa!

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Adorei a iniciativa vou fazer os exercicios, pena estar meio atrasdo hehehe

 

porem gostaria de dar um palpite, mods retirem os dois posts com as resposta

 

Assim quem ler o tópico já fica com a "cola", eu estava lendo tentando compreender e me deparo com as respostas, acho prejudicial ao aprendizado

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Muito interessante a iniciativa, parabéns!

 

Já tenho alguma noção, mas com certeza vou acompanhar as aulas.

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