Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Kay_

Trabalha como Web Designer?

Recommended Posts

Olá Bob, isso não é nada bacana.

 

Pooo, se você ta começando não é legal você pegar modelos de coisas que você não fez, acabaria soando como plágio pois você taria pegando templates feitos pelos outros dizendo que foi criação sua, isso queima e muito a sua imagem, e outra, dependendo dos trabalhos que pegar, vai que você pega algo que na realidade não sabe fazer e o cliente quer exatamente aquilo no site dele, ou se não , o cliente olha o trabalho dos templates, acha que você tem um nível, e quando você entrega o trabalho dele ve que é outro.

 

Cara esquece essa idéia, assume que ta no começo, tem gente que não gosta, porem tem outras que valorizam a sinceridade, faça projetos próprios e coloque no site.

 

Por enquanto, não faça um site de portfólio, por que se não fica daquele jeito que você falou, vazio, acharia mais interessante você ir fazendo trabalhos próprios de qualidade, seja um blog, ou um site de games, não sei, uns 2 sites seus bacanas para mostrar para clientes como trabalho seu, mas mostrar diretamente em reuniões e não com site.

 

Se faz o site quando ver que já tem um número bacana de trabalhos e tal.

 

Nos fóruns web, muitas vezes tem pessoas procurando designers e programadores para montar uma equipe para fazer sites todos juntos, eu mesmo já participei ^^

 

Sei lá, tem muitas formas bacanas de montar seu portfólio, seja sozinho ou com equipe, mas faz tudo com calma, pois será o trabalho que você apresentará aos seus clientes

:)/>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

entendi cara...

é pelo jeito nao rola o portfolio mesmo..

mas tpw.. o modelos que eu falei... iam ser modelos criados por mim.. eu nem ia pegar da internet nao... pq eu sei que nao da certo... até imagens.. na hora de fazer um site e tal...

e tpw.. só ia fazer o que eu desse conta mesmo... que é o basicao... home | empresa | produtos | contato

algo assim..

 

aaaaaaaaaahh.. apareceu outra duvida aqui..

tirando esse "basicao"

o que mais os clientes pedem? algo diferente?

 

valeu a ajudaaa aee

abraçooooo

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif/>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que você diz com o que mais ele pede???

 

Eu sei que uma coisa que é complicado é quando o cliente nem sabe o que quer de conteúdo, nem sabe como elaborar um texto para o site, e acha que você é o encarregado disso.

 

JAMAIS FAÇA ISSO, a não ser que você seja formado em letras e conhecer muito bem de marketing, publicidade, da empresa do cliente e além disso ele queira te pagar mais por isso.

 

Mas muuito mais, o máximo que você pode se propor a fazer é uma análise no que tem na concorrência e mandar pra ele se virar.

 

Tudo que ele mandar de texto, jamais digite, sempre copie e cole, e guarde muito bem os e-mails, pois após deixar bem claro para ele que você não é redator é designer (pois tem muitos que pensam que você tme a obrigação de corrigir erros gramaticais deles), tudo que ele mandar de conteúdo copie, cole e salve bem o e-mail pois se tiver algum erro gramatical não foi teu e se tem o e-mail para provar.

 

Guarde sempre TODOS OS E-MAILS, sem excessão, até se ele te mandar um oi, pega o abto de guardar numa pastinha com nome dele, que sempre que você apagar algo por engano ou tiver conflito com ele de alguma informação que ele passou, se tem a prova lá com você.

 

Aprenda a formalizar tudo, eu disse TUDO por e-mail.

 

Até mesmo o acordo do contrato fechado, tudo isso é muito importante para qualquer necessidade futura.

 

=)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ah ta entendi.. nossa.... parece bom o site hein

vo dar uma fuçada

 

tpwww.. se os clientes pedem efeitinho ali... efeitinho aqui...

sisteminha de nao sei o que no site... essas coisas mais diferentes..

 

e tpw.. vcs fazem e-commerce tb?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aaa isso sempre tem.

 

Tem clientes que dão idéias que fazem a maior diferença no seu projeto, coisas que você se pergunta (porque não pensei nisso antes ^^), porém a maioria das vezes tem uns que pedem umas coisas que se fica até vergonha de botar o site dele no seu portfólio, por que ele estragou tudo.

 

Sistemas também é comum, as vezes eles pensam que fazer um sistema é coisa de criança, aee perguntam quanto fica o site, e passado uns dias quando manda o orçamento se assustam com o valor, dizem que o filho de um amigo cobra 900 reais em um site que ficaria 2.300 com a complexidade do que ele pediu.

 

Aee vai de você saber como lidar com isso, vender seu peixe e tentar sobresair seu conhecimento em comparação ao valor cobrado, fazer ele perceber que vale apena ele -não gastar- investir esse dinheiro no site, eu sinceramente se o cliente tenta "me explorar", perco o trabalho mas não faço, só se tiver precisando muuuuito do dinheiro, se tiver numa situação financeira tranquila. Não faço mesmo, acho que o profissional precisa se valorizar.

 

Uma vez que se já consegue ter um número de trabalhos e um portfólio que você tem certeza passar segurança para o cliente da qualidade e competência de seus trabalhos, aee da pra dar uma valorizada nos seus projetos.

 

Como vocês viram sempre que mando um orçamento, é detalhado, fala o porque de cada coisa, pois o cliente vai saber pelo que ta pagando, ele não vai olhar pra mim e pensar que só quero sugar o dinheiro dele.

 

Não pode passar a imagem de ganâncioso.

 

Precisa mesmo é mostrar lá, na lata que vale apena o investimento.

 

Então, mas não da para falar o que o cliente pede, pois varia de projeto, já cheguei a desenvolver logo, cartões, papel timbrado, para ai sim fazer o site.

 

É relativo de projeto para projeto.

 

=)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Comentando a questão do portfólio: é melhor primeiro juntar trabalhos para depois formar um portfólio. Na minha visão o melhor continua sendo começar criando trabalhos para conhecidos e pessoas próximos, pra depois se aventurar na "selva" dos trabalhos remotos vendidos pela internet.

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aee vai de você saber como lidar com isso, vender seu peixe e tentar sobresair seu conhecimento em comparação ao valor cobrado, fazer ele perceber que vale apena ele -não gastar- investir esse dinheiro no site, eu sinceramente se o cliente tenta "me explorar", perco o trabalho mas não faço, só se tiver precisando muuuuito do dinheiro, se tiver numa situação financeira tranquila. Não faço mesmo, acho que o profissional precisa se valorizar.

Sim sim, isso depois que você já tiver se firmado no mercado, não adianta querer chutar alto logo de começo, faça um trabalho excelente e barato que seus clientes serão seus garotos-progaganda, mas deixe bem claro pra eles que esse é um preço "especial"...

Estou fazendo um sistema para um cliente, tá saindo quase de graça, mas ele já tem mais 2 amigos que também querem sites, os 2 são projetos um pouco maiores, então dá pra faturar mais http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/assobiando.gif/>

 

Como eu estive meio fora do mercado por mais de 1 ano e meio devido a um trabalho fixo que eu tinha na área (que não posso nem por em portfolio por questões de segurança), tive que voltar a "estaca zero", mas dessa vez até que foi mais fácil, com maior experiência...

 

 

Como eu já falei num post anterior, sempre demonstre SEGURANÇA ao falar com um cliente, mostre que você entende do assunto...

 

Não entendo muito de SEO, entendo o básico, mas o básico pra mim é "avançado" pra um leigo, então o pouco que sei falo tbm, td que for adicionar valor ao seu trabalho é válido... Saiba vender seu peixe, mas tenha certeza que tem um peixe pra vender...

 

Não adianta pegar um projeto complexo só pq vale muito e não dar conta, você se queima legal...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá amigos,

Tenho uma dica para quem está com dificuldades em vender os primeiros projetos, seja por preconceito contra a idade ou por alguma outra razão que geram a falta de crédito.

Vocês já pensaram em fazer um layout do projeto, só a imagem da pg inicial, no Fireworks ou Photoshop e enviar junto com o orçamento para demonstração no cliente. Aí se ele se interessar paga 50% para inciar o desenvolvimento da estrutura do site e o restante na conclusão do projeto.

Eu acho que se fizer um bom layout já ganha a confiança do cliente, caso não ganhe desse cliente já tem um layout pronto oferecer a um outro cliente do mesmo ramo. Dependendo do projeto o layout é relativamente rápido, e depois de aprovado já é um bom caminho andado para concluir o site, o desenvolvedor ganha em tempo de entrega.

 

O que acham?

 

abraços

Clau Johnson

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A idéia é boa sim Clau Johnson

Mas corre o risco do cara roubar seu layout ainda.

 

Porém para quem não tem trabalhos para mostrar e precisar começar de alguma forma (como eu)

Realmente pode ser uma dica valiosa para salvar um trabalho.

 

:)/>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1. Como vocês divulgam seu trabalho para converter em clientes? (Através de um próprio web site, vai em lojas em busca de clientes...)

Até alguns dias atras, indo de loja em loja e com amigos do meu pai.

Recentemente fiz um portifa provisório até o fim do ano, para segurar as pontas: http://dmolin.com.br/.

 

2. Vocês conseguem em média quantos projetos para vender por mês?

Por enquanto ta corrido hehe, to fazendo 3º ano e estou tendo aula de manha e tarde quase todos os dias, sabados e as vezes domingos.

Nesse ritmo eu to pegando 1 por 40 dias, mas creio que ano que vem melhora.

 

3. Creio que o primeiro projeto seja difícil de conseguir o cliente, você demorou quanto tempo para conseguir vender seu primeiro projeto?

De quando eu começei com desenvolvimento web, demorou uns 3 meses para pegar meu primeiro cliente.

 

4. Você tem quantos anos? Atua como web designer à quanto tempo?

Tenho 17, começei com a atuar como desenvolvedor em Abril de 2009.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1. Como vocês divulgam seu trabalho para converter em clientes? (Através de um próprio web site, vai em lojas em busca de clientes...)

Resp: Todos meus trabalhos são por indicação ou por contato através do meu site.

 

2. Vocês conseguem em média quantos projetos para vender por mês?

Resp: Hoje trabalho em uma agência, mas a média é de 3 trabalhos por mês.

 

3. Creio que o primeiro projeto seja difícil de conseguir o cliente, você demorou quanto tempo para conseguir vender seu primeiro projeto?

Resp.: Quanto tempo desde o inicio da prospecção do cliente? 2 dias.

 

4. Você tem quantos anos? Atua como web designer à quanto tempo?

Resp.: 21 anos, trabalho na área desde os 16 anos.

 

 

 

O segredo é: tenha diferencial. Não é só fazer layouts bonitos. Não é só fazer um sistema que facilite muito a vida do cliente. Cliente quer mais. Tenha sempre algo novo na mão para oferecer. Entenda que ele esta INVESTINDO, ou seja, ele quer RETORNO (o famoso ROI). E claro, entender de marketing e propaganda é FUNDAMENTAL! Se você não sabe os conceitos dessas áreas, esta na profissão errada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1. Como vocês divulgam seu trabalho para converter em clientes? (Através de um próprio web site, vai em lojas em busca de clientes...)

Resp: A grande maioria dos trabalhos são por indicação, e a segunda fonte é meu site. O segredo para sempre ter trabalhos, é atender seus clientes com a maior atenção possivel, cumprir prazos a risca, interpretar corretamente um briefing. Isso é muito importante, o briefing é a chave para a satisfação do cliente diante do seu projeto, se você conseguir atingir o que o cliente tinha em mente, ele ficará muito satisfeito e se tornara um divulgador "gratuito" do seu trabalho. É assim que trabalho.

 

2. Vocês conseguem em média quantos projetos para vender por mês?

Resp: A media de trabalhos mensais gira em torno de 5 a 6, com valores médios variando entre 1000 e 1600 reais, dependendo do projeto (se terá CMS, animação em flash, etc.). Porém se for trabalhar como freela guarde sempre uma reserva financeira para dezembro e fevereiro, são os piores meses para fechamento de contratos. (é, o pessoal se preocupa mais com o carnaval, natal e ano novo, do que com o trabalho).

 

3. Creio que o primeiro projeto seja difícil de conseguir o cliente, você demorou quanto tempo para conseguir vender seu primeiro projeto?

Resp.: Vendi meu primeiro projeto durante meu primeiro curso de Web, para uma consultoria em imóveis de um conhecido, e claro foi vendido por um valor simbólico. Algo que falo muito para Web Designers que estão iniciando, é que não cobrem pelos primeiros serviços, procurem instituições de caridade, ONGs, etc, e façam os primeiros trabalhos sem cobrar nada. Se você for cobrar, vai cobrar pouco, vai prostituir nossa profissão e baratear nosso trabalho no futuro, e aposto que no futuro você vai querem ganhar bem, certo?

 

4. Você tem quantos anos? Atua como web designer à quanto tempo?

Resp.: 24 anos, fiz meu primeiro curso de Web em 1998, aos 13 anos, Graduado em Comunicação Digital e Pós Graduado em Design de Interfaces.

São 11 anos ao todo. O tempo todo trabalhando e estudando, nunca pare de estudar, sempre procure por novas tecnologias, estude-as, se destaque dos demais.

 

 

Pra mim o maior segredo, é além de se especializar na parte técnica, se especializar também na área comercial, fazer cursos de vendas. Um muito interessante e voltado para nossa área é o curso de "como vender sites" do Bruno Ávila.

 

Recomendo alguns livros:

- Como fazer amigo e influenciar pessoas

Foi lançado em 1937 pelo escritor americano Dale Carnegie, e se mantém muito atual até hoje! Um ótimo livro para aprender a convencer pessoas, inclusive a comprar seus serviços.

 

- Não me faça Pensar

Pelo escritor Steve Krug – Uma obra prima da usabilidade

 

Também recomendo assistirem o DVD “Profissão Web Designer” de Bruno Ávila.

 

Boa sorte, e bem vindo a profissão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1. Como vocês divulgam seu trabalho para converter em clientes? (Através de um próprio web site, vai em lojas em busca de clientes...)

Os únicos meios de divulgação que foram úteis para mim até hoje foram um site próprio e um banner no provedor de hospedagem (na época Hostnet). A maioria dos meus trabalhos foi por indicação e posso dizer que trabalhos por indicação normalmente são os melhores que existem.

 

2. Vocês conseguem em média quantos projetos para vender por mês?

De 2 a 4 por mês. Trabalho full-time como freelancer no momento (se bem que isso vai mudar em breve).

 

3. Creio que o primeiro projeto seja difícil de conseguir o cliente, você demorou quanto tempo para conseguir vender seu primeiro projeto?

Na verdade não é muito difícil, o importante é ter um pouco de divulgação e qualidade no trabalho. Com o tempo você vai formando uma rede de contatos e as coisas começam a andar.

Lembre-se que você cria o seu posicionamento. Se você sempre cobrar barato, vai atrair clientes que querem pagar pouco. Você tem que se valorizar e valorizar o seu trabalho com o tempo.

 

4. Você tem quantos anos? Atua como web designer à quanto tempo?

Tenho 24 anos, trabalho na área desde os 18, freelancer full-time desde os 21.

 

Espero que ajude!

 

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1 - Divulgo pelo meu portfolio, e também com indicações de clientes e amigos, mas prospecção de clientes é muito importante pra quem quer entra nesse mercado web/freela

 

2 - Média de 4 a 6 projetos, contando com os projetos da agencia onde trabalho, ainda não sou freelancer fulltime.

 

3 - Não me lembro muito bem, mas creio q não levou muito pro meu 1º projeto profissional. Acho q foi numa conversa de buteco se não me engano.

 

4 - Tenho 23 anos, trabalho com web e gráfico desde os 17, mas nesse mercado freela somente a uns 2 anos.

 

Algumas dicas que queria deixar aqui pra vocês.

 

Quanto você cobra? É um site simples. - Tá ai uma palestra q eu amei assistir, foi muito instrutiva, consegui absorver milhares de coisas dela, é pra minha sorte eu assisti qdo estava começando, nem me dei tão mal. É uma pena q essa escola é somente no Rio, moro em Sampa. =/

 

Fala Freela - Sem dúvida o melhor (o único eu acredito)PODCAST nacional pra freelancers. exelentes dicas, macetes, "formulas" vale a pena ouvir. Já tinha cido citado pelo Thiago Retondar, mas vale o RT

 

E também o Carreira Solo - dezenas de dicas para freelancers.

 

E pra quem precisar de inspiração deixo esses 2 aqui, que são sempre os primeiros q consulto na busca de referencias

 

smashingmagazine - em inglês

 

inspirationti - em inglês

 

abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1)Na verdade eu montei uma empresa especializada em web Design, com isso temos varias estrategias de conseguir nos mostrarmos ao mercado, desde anuncios na internet, a representantes comerciais que ganham comissão por cada venda.

 

----------------------------------------

 

2)Olha, 2009 foi um ano de introdução no mercado, então tivemos muitos ALTOS e BAIXOS em relação a movimentação de fluxo de sites, mas de uns meses pra ca deve ter ficado entre 3 a 4 por mês.

 

----------------------------------------

 

3)O primeiro site que eu fiz foi para a TIA da minha esposa, demorou para eu a convece-la e o preço não fui muito alto, como muitos aqui já fizeram tive que trabalhar quase de graça algum tempo até conseguir um bom portfolio de sites.

 

----------------------------------------

 

4)Tenho 27 anos, eu já atuava no ramo de informática desde os meus 18 anos e já mechia com desenho e astes plasticas desde os 14 anos, dai decidi juntar os dois conhecimentos de maneira mais aprimorada em 2008 e alguns meses depois já estava produzindo sites, na base tenho 2 anos de profissional do ramo de Web Design e Programação para internet.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1. Como vocês divulgam seu trabalho para converter em clientes? (Através de um próprio web site, vai em lojas em busca de clientes...)

Vou ser sincero, nunca divulguei nenhum trabalho meu em forma de publicidade seja por rádio, impressos ou blogs e sites. Tenho muita vontade de tê-los mas não encontrei tempo ainda.

Acredito que a melhor forma de divulgação seja o reconhecimento do seu próprio trabalho, acredite se você for realmente bom, as pessoas vão te dar valor e te encontrar http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif/>

 

2. Vocês conseguem em média quantos projetos para vender por mês?

Já cheguei a ter 6 projetos em um mês, se você tiver uma metologia de desenvolvimento e conseguir organizar seus projetos em um padrão fica fácil ! Mas a média é 3/mês

 

3. Creio que o primeiro projeto seja difícil de conseguir o cliente, você demorou quanto tempo para conseguir vender seu primeiro projeto?

O meu primeiro projeto foi de um vizinho, é sempre assim começamos com o vizinho, com o parente, com o primo e assim vamos pulando de porta em porta até sermos conhecidos de verdade no mercado de trabalho... Indicações são sempre bem-vindas...

 

4. Você tem quantos anos? Atua como web designer à quanto tempo?

Tenho 20 e mas não atuo com web designer, e sim desenvolvedor , mas achei interessante responder esse tópico para compartilhar as experiencias com vcs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma duvida cruel, que eu sempre tive foi o seguinte. Nos textos em um portfolio, fala na primeira pessoa (EU fiz,Eu sou) ou na terceira pessoa(Randal fez,Randal é), plural(Equipe Randal) ou singular(Randal sozinho). O que vocês acham ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.