Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

pester

Pantógrafo

Recommended Posts

Conversando recentemente com um desenhista/pintor sobre como manter a proporção na hora de fazer um desenho, ele me apresentou o aparelho que ele utilizava para transferir os desenhos para fazer suas pinturas. O pantógrafo – fiquei de queixo caído com a simplicidade do aparelho e imaginei o quanto ele poderia facilitar economizando tempo na hora de transferir uma imagem para uma tela, por exemplo. Eu gostei do aparelho e resolvi compartilhar com o fórum, acho que a aplicação vai da criatividade de cada um.

 

Imagem Postada

Pantógrafo

Pra quem não conhece (eu ñ conhecia), o pantógrafo é um aparelho utilizado para fazer transferência de imagens, fotos, figuras, mapas, etc., e pode ser regulado de modo a executar também ampliações, reduções e cópias perfeitas nas proporções desejadas com base em uma imagem de referência.

 

Abaixo postei o link para 2 vídeos que demonstram o uso do pantógrafo.

 

 

Pesquisando na internet vi que a Trident, fabrica 2 modelos diferentes e em melhor qualidade que podem ampliar ou reduzir em até 10X o tamanho da referência, os modelos de 40cm e de 60cm da trident são facilmente encontrados em lojas de arte (aqui em Brasília achei para compra o de 40cm por R$51,00 - não comprei, mas fica aí pra quem quiser ter uma noção de preço). Abaixo o modelo trident:

 

Imagem Postada

Pra quem não quer desembolsar essa grana, coloquei no Atelier de Arte um modelo que pode ser feitos em casa. Quem tiver paciência e quiser tentar fazer o seu próprio pantógrafo, basta dar uma olhada no Atelier de Arte ou acessar o link abaixo:

 

Construa seu próprio Pantógrafo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

otimo topico sobre pantografo tambem

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Usava isso p/ deesenhar mapas p/ trabalhos no colégio. Mão na roda total.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.