Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Rafael C Bueno

Chat utilizando socket ou mysql e ajax

Recommended Posts

Pessoal preciso esclarecer algumas dúvidas, meu supervisor disse para gente implementar um chat

via socket, disse que era mais seguro e tal do que usar mysql e ajax, o que eu não consigo entender é que ao me conectar via socket está sendo executado no servidor correto?

nesse tempo de conexão como será retornado os dados para o cliente? não tem como né,

pq o php é executado no servidor depois retornado para o cliente somente o html

alguém pode me tirar essa dúvida de como é possivel criar um chat via socket com o php e como funcionaria?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal preciso esclarecer algumas dúvidas, meu supervisor disse para gente implementar um chat

via socket, disse que era mais seguro e tal do que usar mysql e ajax, o que eu não consigo entender é que ao me conectar via socket está sendo executado no servidor correto?

nesse tempo de conexão como será retornado os dados para o cliente? não tem como né,

pq o php é executado no servidor depois retornado para o cliente somente o html

alguém pode me tirar essa dúvida de como é possivel criar um chat via socket com o php e como funcionaria?

O socket vai servir de túnel para as mensagens, porém eu implementaria utilizando SOAP.

A vantagem do SOAP é que você poderia utilizar qualquer linguagem para implementar o cliente.

Compartilhar este post

Link para o post

Mais e no php quem vai ser o cliente e quem vai ser o servidor?

Vou dar uma lida sobre SOAP.

SOAP -> Simple Object Access Protocol

Permite objetos sejam enviados e recebidos entre duas aplicações.

O PHP pode ser:

O servidor (ele proverá o serviço),

O cliente (ele consumirá o serviço) ou

O servidor/cliente ele irá prover e consumir o serviço.

Se o PHP for o servidor e o cliente você irá criar uma sessão para o servidor e todos os clientes irão se conectar a esse servidor, com isso você conseguira fazer um sistema de chat com 2 ou vários usuários simultâneos.

Agora o PHP pode ser apenas o servidor e você utilizar outra tecnologia para fazer o cliente, o Flex por exemplo.

Compartilhar este post

Link para o post

Pegando um gancho no que o Rafael exemplificou, gostaria de saber se no caso for estabelecida uma conexão via socket onde ambos usuários estão conectados a um mesmo servidor, é possivel receber as mensagens em tempo real?

Pois segundo os exemplos e implemetações feitas, quando atualizo no browser executa o script porém, depois dessa execução só consigo atualizar as mensagens no F5, a principio a conexão está trazendo um conteudo de um arquivo txt.

<?php

$sock = fsockopen("localhost",80,$errorno,$error,30);

$requisicao = "GET /arquivo.txt HTTP/1.0\r\n\r\n";

fwrite($sock,$requisicao);

$resultado = fgets($sock,255);
while(!feof($sock)){ $resultado .= fgets($sock,255);}

$partes = split("\r\n\r\n",$resultado,2);

$header = $partes[0];
$body   = $partes[1];
echo $header;

echo $body;

?>

Quem puder ajudar posta ai.

Compartilhar este post

Link para o post

Era exatamente que eu queria saber, primeiramente eu perguntei como isso funciona mais não obtive uma resposta clara dos amigos do forum, ao se conectar via socket no servidor o cliente soh vai receber quando terminar a conexão como o Rogério disse, se for pensando dessa maneira teria que ter um script para ficar atualizando a página, então compensaria fazer o chat com ajax e mysql, pq uma das principais vantagens que vejo no socket está em saber em tempo real se o cliente está conectado ou não, apartir dai tomar outras decisões.

o que acham?

Atenciosamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.