Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Jackson Dias

[ENTREVISTA] Maujor - O Dinossauro das CSS

Recommended Posts

Olá iMasters,

 

Com uma enorme satisfação que publico a entrevista realizada com o ilustre Maujor

 

Imagem Postada

ABERTURA DA ENTREVISTA

 

-------------------------------------------------------------------------------------------

 

Entrevistadores:

 

Edultra

Thiago Retondar

William Bruno

 

Coordenação:

 

LunG_ShiH

 

(Observação: foram enviadas algumas perguntas por membros da comunidade, mas por serem bem parecidas com algumas que já tinha sido feitas, foram apenas mescladas).

 

 

Entrevistado:

 

Maujor

 

http://www.maujor.com/

http://www.maujor.com/blog

 

Imagem Postada

-------------------------------------------------------------------------------------------

 

 

 

iMasters: - No HTML5 com as novas propriedades como ficara o CSS? Como acha que ficará o suporte dos browsers?

 

Maujor: (X)HTML e CSS são camadas do desenvolvimento web criadas para serem empregadas conjuntamente, mas totalmente independentes. HTML5 pertence a camada estruturação, ou de marcação, assim sendo não tem qualquer ingerência com CSS que é a camada da apresentação. Portanto CSS não sofrerá qualquer modificação em função da HTML5.

 

É sabido que o suporte pelos navegadores a qualquer tecnologia, seja HTML5 ou outra qualquer é um processo que evolui de maneira mais lenta do que aquela que nós desenvolvedores gostariamos.

 

 

iMasters: Com a chegada do CSS3 como ficará a curva de aprendizado? O nosso CSS atual poderá ser reaproveitado com as novas propriedades ou terá de ser reescrito?

 

 

Maujor: Respondendo às duas perguntas eu ressalto que novas versões das CSS não invalidam versões anteriores, pelo contrário elas as aprimoram e evoluem.

O que muda radicalmente nas CSS3 é a filosofia do seu desenvolvimento e implantação que agora tem o caráter modular até então não presente nas versões anteriores.

 

Como o nome sugere, modular significa a divisão das especificações em módulos independentes podendo ser desenvolvidos segundo cronogramas diferentes.

 

São 51 módulos entre eles: módulo para seletores, para textos, para templates, para layouts multi-colunares que estão em fases diferentes de desenvolvimento.

 

Sem dúvida, o aprendizado e consequente domínio de todos os módulos vai demandar um tempo muito maior do que aquele necessário para aprender CSS2.1, por exemplo.

 

 

iMasters: O que você acha sobre as especificações da W3C quanto ao CSS3 e HTML5? Já está na hora de colocar em prática o uso delas, mesmo não se sendo Crossbrowser?

 

Maujor: O clássico debate: HTML5 e CSS3 usar já ou não? tem dividido opiniões e muitas são as argumentações dos prós e contras. A primeira e na minha opinião a mais equivocada condicionante para análise da conveniência ou não de uso é a falta de suporte pelo navegador X.

 

Considero que não ser crossbrowser é apenas um dos aspectos a analisar. Várias funcionalidades das CSS3 podem e devem ser usadas, mesmo não sendo crossbrowser, porque as especificações embora não tendo se tornado ainda uma Recomendação do W3C atingiram um nível de maturidade que as chances de serem abandonadas são mínimas ou desprezíveis, como por exemplo bordas com cantos arredondados. O navegador X não suporta bordas com cantos arredondados então nele as bordas serão em ângulo. O cliente aceita? Então use CSS3.

 

Com a HTML5 não se aplica o mesmo raciocínio, pois a especificação ainda é muito instável. Quer um exemplo: os elementos <datagrid> e <nest> existiam na HTML5 em abril 2009 e desapareceram em agosto 2009. Tiveram vida útil de 4 meses. E se você tivesse criado um site em setembro usando estes elementos? Vai ligar para seu cliente e pedir desculpas porque usou no site dele um elemento inexistente? Que argumentos eu disponho para afirmar que os atuais elementos não irão desaparecer?

 

Cabe a você, desenvolvedor, estudar e decidir se deve ou não usar HTML5 e CSS3. Mas, por favor, não analise apenas o aspecto crossbrowser.

 

 

iMasters: E por falar em Crossbrowser, acha que os programadores devem, ainda, dar suporte ao Internet Explorer 6 e seus antecessores?

 

Maujor: O Internet Explorer 6 ainda é o navegador de uma considerável fatia de usuários para ser simplesmente ignorado.

 

Contudo é preciso analisar o público alvo para decidir o suporte para estes navegadores.

 

iMasters: Ainda falando de Crossbrowser: devemos fazer algo para acelerar a morte do Internet Explorer 6? Pois o principal objetivo do HTML5 é a usabilidade e acessibilidade e o IE6 de certa forma bloqueia isso ou acaba dificultando esse "contato" com o usuário.

 

Maujor: Qualquer movimento no sentido de incentivar o usuário a instalar uma versão standard de navegador é válido.

 

 

iMasters: O que acha de inciativas como a WHATWG (Web Hypertext Application Technology Working Group)?

 

Maujor: Foi exatamente a iniciativa do WHATWG que fez o W3C alterar o rumo de desenvolvimento da HTML, reconhecendo que a (X)HTML não cumpriu seu maior objetivo (ser servida como XML) e voltar a desenvolver a HTML em sua versão 5.

 

 

iMasters: Sabemos que a melhor opção é trabalhar de acordo com os padrões estabelecidos pela W3C. Qual a forma/método que você recomenda para que alguém inicie seus estudos nesses padrões?

 

Maujor: O que caracteriza o desenvolvimento segundo os padrões web é a separação das camadas de marcação, apresentação e comportamento.

Aos iniciantes aconselho começar com estudo da linguagem HTML, com especial atenção ao valor semântico dos elementos. O estudo deve terminar com a exata compreensão de qual elemento usar para marcar deteminado tipo de conteúdo, ou seja saber estruturar um documento conforme seu conteúdo.

A seguir estudar CSS para dar a forma visual ao documento estruturado. E, em uma terceira fase estudar JavaScript não obstrutivo para completar o estudo das três camadas do desenvolvimento.

Atingida esta fase seguir em frente com o aprendizado de linguagens de programação.

 

 

iMasters: Vemos muitos artigos no site do Maujor com data de 6/7 anos atrás, e alguns usuários já expressaram que tiveram receio de usar por conta de alguma incompatibilidade com técnicas e softwares recentes, isso é paranóia ou podemos continuar utilizando estas técnicas anteriores.

Maujor: Já disse (ver pergunta 2) e repito, novas versões das CSS não invalidam versões anteriores.

 

 

 

iMasters: Qual o futuro da internet?' browsers, navegação, HTML, CSS?

Se pudesse escolher, ficaria com o xHTML 2.0 ou com o HTML 5?

 

Maujor: Computação em nuvens, Google Wave, Twitter, etc. acompanho de longe como expectador e acanhado participante.

 

Peço desculpas, mas confesso que não tenho conhecimento e dados suficientes para fazer uma previsão ou mesmo emitir uma simples opinião sobre o futuro da Internet .

Se pudesee escolher eu ficaria com HTML5, pois em primeiro lugar a prática demonstrou que XHTML não cumpriu seu objetivo maior e segundo porque sem dúvidas trata-se de uma evolução fantástica do HTML com relação às versões anteriores, não só pela ênfase no valor semântico dos seus novos elementos como pelas incríveis funcionalidade de seus novos atributos.

 

 

 

iMasters: Em que projeto você está envolvido no momento com a 'clickmaujor'? Tem algum especial de qual você se orgulha?

 

Maujor: Na Clickmaujor eu desenvolvo HTML + CSS em parceria com o escritório de design Visiva e trabalhos freela com agências web em geral.

 

Atualmente estou desenvolvendo três sites de médio porte e me orgulho de todos os trabalhos que desenvolvi até agora.

 

 

iMasters: Pretende escrever algum livro sobre Jquery UI, qual será o tema do seu próximo livro, pretende lançar algum livro sobre HTML5 e/ou CSS3?

 

Maujor: Sim pretendo escrever livros sobre jQueryUI, HTML5 e CSS3 tão logo estas tecnologias se tornem estáveis o suficiente para produzir um livro com vida útil razoável.

 

Estou considerando com minha editora escrever, no ano que vem, um livro sobre JavaScript não obstrutivo para iniciantes.

 

 

 

BATE BOLA

 

iMasters: Maujor, resuma em uma palavra ou um único pensamento, os itens abaixo:

 

Mauricio Samy Silva - Um homem realizado na vida que plantou 6 árvores, escreveu 4 livros, tem 3 filhos e que enquanto tiver forças vai continuar na trilha atual.

 

Maujor - Um nome na internet que significa transmitir conhecimento e contribuir para o crescimento profissional de seus leitores.

 

Vida – Aproveite cada momento. Ela passa muito rápido.

 

Mulher bonita – Minha mulher, minha filha e minha netinha.

 

Esporte - Voleyball

 

Time de Futebol – Vasco

 

Morte – O único problema sem solução

 

Presente – Receber email agradecendo um conhecimento adquirido nos meus escritos.

 

Futuro - Mais velho com saúde.

 

Lugar perfeito – Minha casa

 

Amigo – Muitos, em particular meus filhos

 

Perfeição - Fonte de stress

 

Arte - Óleo sobre tela

 

Detestável - Esperar

 

Cor - Azul

 

Inesquecível - Nascimento de netos

 

Desejável - Viver mais para mais ensinar

 

Frase - Vou citar uma frase de Platão que eu gosto muito: "A coisa mais indispensável a um homem é reconhecer o uso que deve fazer do seu próprio conhecimento."

 

 

 

 

iMasters: Maujor, nós da equipe iMasters agradecemos a sua colaboração com a entrevista, sem dúvidas só tem a enriquecer o conteúdo dos maiores beneficados - nossos leitores.

 

 

 

LunG_ShiH: comunidade, o Maujor estará visualizando esse tópico de acordo com o tempo disponivel a ele.

 

- Cada membro terá direito ao máximo de 3 perguntas.

- Perguntas ofensivas serão excluídas sem aviso prévio (e de acordo com a ofensa o membro poderá ser punido).

- Perguntas repetidas serão excluídas. (sem aviso prévio)

 

 

 

 

Atenciosamente,

 

 

LunG_ShiH

Edultra

Thiago Retondar

William Bruno

 

Equipe iMasters

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Showwwww, Maujor disse tudo, ele é o cara!

 

Parabéns Major pelo excelente trabalho e parabéns equipe imasters por mai uma ótima entrevista.

 

Sucessos.

 

Maujor a única coisa que vou contra ti é em relação ao seu time kkkkk o resto assino em baixooo!

 

* Cara fui ver o contador de usuários online e ta marcando 27 pessoas visualizando o tópico neste momento... caraleo rsrsrsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Off-topic:

 

Showwwww, Maujor disse tudo, ele é o cara!

 

Parabéns Major pelo excelente trabalho e parabéns equipe imasters por mai uma ótima entrevista.

 

Sucessos.

 

Maujor a única coisa que vou contra ti é em relação ao seu time kkkkk o resto assino em baixooo!

 

* Cara fui ver o contador de usuários online e ta marcando 27 pessoas visualizando o tópico neste momento... caraleo rsrsrsrs

 

 

Chegou a ficar com 95 visualizando.

 

 

Registrado nos 10 minutos após a postagem do tópico:

 

Imagem Postada

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ficou muito boa mesmo a entrevista! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif

 

Gostei das respostas bem diretas, sem lenga lenga. ^_^

 

Parabéns, Maujor por sua vontade de sempre estar passando o seu conhecimento.

 

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns Maujor e a toda equipe iMasters, essa entrevista é admirável! Se não fosse o Maujor hoje não trabalharia com o que mais gosto. Maujor sou muito grato a você.

Força sempre!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Adorei a entrevista. Já o admirava antes, e agora muito mais.

 

Sua frase é a melhor Majour..realmente não adianta nada ter conhecimento, se não o usa da melhor forma.

 

Parabéns.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns a equipe que formulou a entrevista, e ao Maujor parabéns pela bela entrevista.

Maujor uma pergunta: Já pensou em criar um curso online sobre linguagens padrão web?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá @Silas

Já pensei em criar cursos online sim.

Contudo não consegui visbilizar o projeto por falta de tempo.

O Maujor não tem uma equipe, é um só para manter site, blog, escrever livros e desenvolver.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado maujor pela oportunidade, nos da equipe de moderação do iMasters somos todos gratos pelos ensinamentos e pela oportunidade em entrevistar Mauricio Samy Silva que é um grande icone da internet, esperamos que em outra oportunidade quando estabilizado o CSS3 e o HTML5 possamos retornar com uma nova entrevista.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quero parabenizar a imasters e ao Maujor pela bela entrevista. É muito bacana isso que o Maujor faz de compartilhar conhecimento. Queria ter 10% do conhecimento dele sobre as tecnologias web hehe.

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Maujor parabéns pelo seu trabalho.

 

Não sou desse ramo, mas sempre vi o seu trabalho e seu conhecimento pela internet.

 

Parabéns!!

 

Off:

No momento estamos com 71 usuarios lendo esse tópico!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Maujor, me considero ainda um iniciante e tenho que reconhecer que lhe devo muito, pois no passado, naquelas noites mau dormidas tentando adaptar um templatezinho free, já quase em desespero vagando pelo google procurando respostas sobre CSS sempre surgia um artigo salvador do seu site para dar uma luz, de coração muito obrigado

 

abraço e sucesso sempre

 

Rafael de Souza

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Há alguns anos venho acompanhando o trabalho do Maujor, através de seus sites e suas participações aqui no fórum.

 

Maujor, para mim, você é realmente um exemplo de desenvolvedor, professor, esposo, pai, avô, escritor... A sua participação sempre acarretou na ampliação em alto nível do conhecimento, tanto dos desenvolvedores iniciantes quanto dos mais experientes.

 

Através do seu esforço, conhecimento e disposição, muitos de nós já fomos beneficiados e é sempre uma honra para nós aprender um pouco contigo. Por isso, deixo aqui o meu "muito obrigado" e que você continue sendo esse companheiro sempre pronto para ajudar, sem nunca ter pedido nada em troca.

 

Abraços a você e a toda sua família! Sucesso sempre!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns aos responsáveis por mais esta ótima entrevista

 

Parabéns Maujor por seu imenso trabalho e reconhecimento

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muita gente vai achar maluquice minha, mas eu estou estudando linguagens web e tudo mais faz uns 4 meses, e já me sinto pronto pra fazer um site.

 

Isso, em grande parte graças ao Maujor, que deve ter grande amor para ensinar... o site dele está nos meus favoritos desde que iniciei!

 

Grande entrevista, sem muito blá blá blá.

 

Parabéns!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Devemos agradecer tambem a ajuda do pessoal que postou perguntas lá no tópico de abertura da entrevista, como o Paulo Mardson e Deniw, que postaram suas perguntas, que passaram pela avaliação dos moderadores e contribuiram para essa bela entrevista, em breve teremos outras entrevistas e, que acredito que ficarão muito curiosos e satisfeitos pela próxima que ja esta sendo organizada.

 

Aguardem!!! o tio Lung ja ja ira postar a abertura.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.