Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

JonJon CS

[Tutorial] Desinstalando programas

Recommended Posts

Tutorial: Como desinstalar programas sem deixar rastros

 

Quando nós desinstalamos programas de nosso computador, nem sempre todos os seus arquivos e pastas são removidos.

 

Estes resquícios acabam somente ocupando espaço em disco e muitas vezes você nem consegue lembrar onde estão para apagá-los manualmente.

 

Para resolver este problema existem diversos desinstaladores. Um dos mais populares é, sem dúvidas, o Revo Uninstaller. Com ele você poderá desinstalar programas de maneira simples ou eliminá-los completamente de sua máquina, sem deixar nenhum vestígio.

 

Iremos lhe ensinar agora a usar este ótimo programa, indispensável para quem quer desinstalar por completo qualquer programa de seu computador e deixá-lo funcionando corretamente, afinal ele também possui ferramentas para otimização do seu sistema.

 

DESINSTALADOR

 

Ao abrir o programa pela primeira vez, você terá na tela a exibição da guia Desinstalador. Como o próprio nome deixa claro, aqui é o lugar onde você retirará programas de seu computador.

Imagem Postada

Os programas são listados na tela, mas para encontrá-los você também pode usar a opção de pesquisa. Conforme você vai digitando, os resultados vão sendo filtrados.

 

Imagem Postada

Quando você encontrar o programa que deseja remover, dê um duplo clique sobre ele para iniciar o desinstalador. Uma janela aparecerá na tela com quatro opções diferentes de desinstalação. Escolha a que melhor lhe convier e pressione o botão Avançar.

 

 

Imagem Postada

Neste tutorial ensinaremos o processo mais complexo de desinstalação, o modo Avançado. Este processo é feito em quatro passos. No primeiro será criado um ponto de restauração do sistema, no segundo será feita uma análise dos dados do aplicativo antes de desinstalá-lo, logo em seguida será executado o seu próprio desinstalador. Confirme a desinstalação normalmente e vá para o último passo.

 

Imagem Postada

Depois desse processo, o Revo Uninstaller verificará o seu sistema atrás de sobras do programa que acabou de ser desinstalado. Finalizada esta análise, clique em Avançar.

 

Imagem Postada

Na próxima tela, serão exibidos todos os itens que restaram à desinstalação. Tome cuidado para não apagar arquivos e/ou pastas úteis a outros programas. Certifique-se de que está apagando somente os arquivos presentes na pasta do programa desinstalado e clique em Excluir para apagá-los. Terminada esta etapa, clique em Avançar e sua desinstalação estará terminada.

 

Imagem Postada

 

A opção Módulo de Caça permite que você aponte com o mouse um ícone na Área de Trabalho (inclusive atalhos) e então elas sejam desinstaladas. Apenas clique sobre o símbolo em formato de mira em seu desktop e arraste-o até o ícone do programa a ser desinstalado.

 

Imagem Postada

 

FERRAMENTAS

 

O Revo Uninstaller, como dito logo no início do tópico, é um programa completo. Além de desinstalar arquivos, ele também possui recursos para melhorar o desempenho de seu computador e eles estão presentes na guia Ferramentas.

 

Existem dois grupos diferentes de ferramentas para melhorar o desempenho de seu PC: Otimização e Limpador de Rastros.

 

 

Otimização

 

Na guia Otimização, você encontrará três ferramentas: Gerenciador de Autoinicializações, Ferramentas do Windows e também o Limpador de Arquivos-Lixo.

 

O primeiro, Gerenciador de Autoinicializações é responsável por ativar e desativar a inicialização automática de programas em seu computador, bem como prestar informações acerca do programa. Para habilitar a inicialização automática, deixe marcada a caixa do programa.

 

Imagem Postada

Clicando com o botão direito do mouse você terá acesso a outras opções como mais informações, acessar a pasta onde está o programa e também o próprio aplicativo.

 

Imagem Postada

 

O segundo, Ferramentas do Windows, reúne em uma única tela todas as ferramentas do seu sistema operacional, facilitando seu acesso direto. Clicando uma vez sobre qualquer ferramenta é possível obter informações sobre ele. Dê um duplo clique para acessá-lo.

 

Imagem Postada

Por fim, o Limpador de Arquivos-Lixo é capaz de fazer uma varredura em seu sistema atrás de arquivos inúteis e lixos que só ocupam espaço em seu disco rígido. Remover estes arquivos contribuirá para ampliar o espaço livre em seu disco bem como para melhorar o desempenho do sistema.

 

Clique no botão verificar para que a pesquisa por estes arquivos citados acima se inicie. Depois de finalizada a pesquisa, é possível desmarcar alguns arquivos antes de clicar em Excluir para apagá-los.

 

http://baixaki.com.br/imagens/materias/tutrevun11.jpg

Limpador de Rastros

 

Nesta guia existem cinco ferramentas para você limpar todos os vestígios de utilização do Windows, deixando-o mais ágil e evitando problemas subseqüentes. Lá você encontrará o Limpador de Navegadores, responsável por remover os históricos dos navegadores Internet Explorer, Firefox, Opera e Netscape. Escolha o que deseja limpar e clique em Executar.

 

http://baixaki.com.br/imagens/materias/tutrevun12.jpg

Outra ferramenta, o Limpador do MS Office, serve para limpar o histórico de arquivos recentes dos programas desta suíte. Selecione os históricos de quais programas deseja remover e então pressione em Limpar.

 

http://baixaki.com.br/imagens/materias/tutrevun13.jpg

O Limpador do Windows é um recurso para remoção do histórico de utilização de ferramentas do Windows. Para utilizá-lo, apenas selecione quais os rastros que deseja apagar e então clique em Limpar.

 

http://baixaki.com.br/imagens/materias/tutrevun14.jpg

Em outra ferramenta de limpeza de rastros, chamada Remoção de Evidências, o Revo Uninstaller irá remover por definitivo arquivos que foram apagados da lixeira, mas que ainda permanecem em seu disco rígido. Este processo pode ser um pouco demorado.

 

http://baixaki.com.br/imagens/materias/tutrevun16.jpg

A última ferramenta, Exclusão Irreversível faz exatamente o que seu nome já deixa bem claro: exclui arquivos de maneira definitiva. Insira arquivos e/ou pastas nos campos apropriados e clique em Excluir Permanentemente.

 

http://baixaki.com.br/imagens/materias/tutrevun17.jpg

Fonte: Baixaki

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo tutorial.

Não conhecia o programa, parece ser otimo.

Vou experiemntar!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou falar para o Silas pois eu não sou Moderador desta Área ( http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/cry.gif http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/cry.gif ).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

JonJon CS,Utilizo e recomendo o Revo, certamente é uma ferramenta de grande utilidade.

 

Parabéns pelo tutorial.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

JonJon CS,Utilizo e recomendo o Revo, certamente é uma ferramenta de grande utilidade.

 

Parabéns pelo tutorial.

 

Eu também o utilizo ! Ele é ótimo !

 

E ainda é grátis e também tem a versão Portable !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ótimo tutorial

 

bem simples didático e principalmente útil

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu depoimento: :rolleyes:

 

Estava com problemas no MSN com o Erro 8e5e05f6, após consultar vários tutoriais e todos falharam.

Vi num site que a possivel solução seria formatar o computador para assim novamente instalar o MSN e funcionar corretamente.

Acabei que deixando e usando o MSN somente através de sites.

Então o RafaelSonyLock, me passou a ideia então fiz todo o processo, reiniciei o computador (só para garantir), então instalei o MSN novamente... Está funcionando que é uma beleza, deu até vontade de que ele desse erro de novo só pra eu remover ele :rolleyes:

 

Além de ser um excelente tutorial como já foi dito por eu antes, é um excelente programa que funciona perfeitamente.

Não deixa a desejar.

 

Mais uma vez parabéns pela contribuição.

 

Grato!

 

Jackson

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu depoimento: :rolleyes:

 

Estava com problemas no MSN com o Erro 8e5e05f6, após consultar vários tutoriais e todos falharam.

Vi num site que a possivel solução seria formatar o computador para assim novamente instalar o MSN e funcionar corretamente.

Acabei que deixando e usando o MSN somente através de sites.

Então o RafaelSonyLock, me passou a ideia então fiz todo o processo, reiniciei o computador (só para garantir), então instalei o MSN novamente... Está funcionando que é uma beleza, deu até vontade de que ele desse erro de novo só pra eu remover ele :rolleyes:

 

Além de ser um excelente tutorial como já foi dito por mim antes, é um excelente programa que funciona perfeitamente.

Não deixa a desejar.

 

Mais uma vez parabéns pela contribuição.

 

Grato!

 

Jackson

 

Deixe esse programa ai no cantinho do seu Desktop, ele ajuda muito, eu já o substitui, só uso ele, o do Windows nem abro !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"Revo Uninstaller" Execelente programa!

 

eu o conheci "fuxicando" no baixaki.com.br

baixei testei e uso até hoje otimo programa

ele cria automaticamente um ponto de restauração do sistema

caso haja algum erro da desinstalação de algum software .

Mto boom '

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caramba, nem assinei este tópico para ver as outras respostas.

 

Que tutorial é esse rapaz? Show viu. Uma excelente iniciativa.

Parabéns!

 

Tem mais outros?

 

 

Abraços!

 

Jackson

Normalmente não costumo postar tutoriais, mas quando eu ver novidades (ou coisas velhas mesmo) que ninguem conheçe ainda eu vou postando uns tutoriais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.